quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Josué, um homem extraordinário

Poucos homens na Bíblia tem uma história tão marcante como Josué. Um exemplo de jovem, adulto, idoso... Um exemplo de discípulo, discipulador... Exemplo em todas as áreas de sua vida. Poderoso homem de Deus. Mergulhe nesta mensagem ministrada no TADEL e descubra quem foi este homem.





               
1. Coração de Filho.

Moisés decidiu fazer de Josué seu filho. Josué, aceitou Moisés como um pai.
Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés… Números 11:28a.
A Oséias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué. Números 13:16b.


2. Desejo pela Presença.

O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.
Êxodo 33:11.

a) Nem mesmo Moisés permanecia à porta da tenda do encontro.
c) Josué era um jovem cheio do Espírito Santo, da Palavra e guerreiro de oração.


3. Disposição para subir com o Líder.

Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus. Êxodo 24:13.
a) Disposição de tempo.
b) Disposição de energia. Subir um monte não era tarefa fácil.
c) Disposição para buscar ao Senhor. Homem de oração.


4. Submissão.

Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés. Deuteronômio 34:9.
Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Êxodo 17:10.
Tudo o que o Senhor tinha ordenado a seu servo Moisés, Moisés ordenou a Josué, e Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.
Josué 11:15

a) Josué se colocava debaixo das mãos de Moisés. Ele semeava e colhia obediência.
b) Josué obedecia irrestritamente a Moisés.
c) Os outros discípulos assistiram a guerra 'de camarote'. Josué não sentiu ciúmes.
d) Josué tinha certeza da vitória. Confiava na cobertura de seu líder.


5. Cheio de Fé.

Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! Nm 14:9.
a) Josué não era 'Maria vai com as outras.
b) As promessas de Deus eram a realidade para Josué. Ele se guiava pela Palavra, não pelo que se vê.
c) Josué entendia a incredulidade como rebeldia. Não ousou infamar a terra.


6. Era seguro de sua posição.

Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Josué 14:13.
a) Calebe era um líder muito influente e de personalidade muito forte. Talvez até mais reconhecido que Josué. Um possível 'rival' na sucessão de Moisés.
b) Josué não teve a 'síndrome do cavalo velho'. Não tratou mal a Calebe.
c) Josué abençoou Calebe.


7. Temente a Deus.

Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem de pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: "Você é por nós, ou por nossos inimigos? "
"Nem uma coisa nem outra", respondeu ele. "Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor". Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: "Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo? "
O comandante do exército do Senhor respondeu: "Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo". E Josué as tirou. Josué 5:13-15

a) O sucesso não subiu à cabeça de Josué.

8. Poderoso.

No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: "Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom! "
O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.
Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!
Josué 10:12-14

Naquela ocasião Josué exterminou os enaquins dos montes de Hebrom, de Debir e de Anabe, de todos os montes de Judá, e de Israel. Josué destruiu-os totalmente, e também as suas cidades. Josué 11:21
a) Se Moisés abriu o mar vermelho, Josué foi além: Abriu o Jordão, despedaçou a suntuosa muralha de Jericó, brecou o universo, e exterminou 3 povoados de Gigantes.

9. Líder da Família.

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15
a) Acima de sua posição de líder do povo, Josué sabia liderar a sua casa.
b) Na família de Josué, Deus era Deus. Ninguém tinha outra opção.

10. Santo.

Josué ordenou ao povo: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês". Josué 3:5.
a) Josué apenas se tornou esta pessoa extraordinária porque não compactuava com o pecado. Não aceitava o pecado e pronto.
b) Para Josué, não se negocia com o pecado. Se elimina o pecado.

11. Bem sucedido.

O povo prestou culto ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que continuaram vivos depois de Josué e que tinham visto todos os grandes feitos que o Senhor realizara em favor de Israel. Juízes 2:7.
a) Josué formou líderes que conseguiram guiar o povo.


12. Amante da Palavra.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Js 1:8.

Um comentário:

  1. Obrigada por este estudo, Josué foi realmente um líder exemplar. Irrepreensível

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!