terça-feira, 15 de março de 2016

Uma família Extraordinária



É bem comum olharmos e admirarmos a vida de João Batista. Porém, de onde veio João? De uma família extraordinária!!!
Zacarias e Isabel formavam uma família santa, irrepreensível e cheia do Espírito Santo. Embarque nessa viagem para aprender com eles como ter Uma Família Extraordinária!







Uma família extraordinária

No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada. Lucas 1:5-7.

Hoje quero falar para vocês à respeito de uma família extraordinária. A família de Zacarias.

No tempo de Herodes. Aqueles eram dias complicados. Herodes era um rei muito, muito mal. Para você ter uma idia, quando os astrólogos disseram que havia nascido um menino que seria o rei, ele mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo. Naqueles dias era muito complicado ser um judeu fiel ao Senhor.

Sacerdote.
Zacarias era um homem preparado para servir ao Senhor desde pequeno. Por centenas e centenas de anos sua família viveu para servir ao Senhor. Ele cresceu e envelheceu servindo ao Senhor; o que era, para ele, a paixão, o hobby, o emprego, a alegria, a fé e tudo mais. Alguém mais engajado no Senhor do que Zacarias seria difícil encontrar.

Turno de Abias / Filhas de Arão.
Isabel e Zacarias não apenas era da tribo de Levi (levitas). Eles eram também descendentes de Arão. Os levitas da família de Arão eram os mais importantes, inclusive, era desça família que saim os sumos sacerdotes.

Ambos eram justos aos olhos de Deus.
Zacarias não usava sua puxada jornada de trabalho como uma desculpa para ser um homem rude. Zacarias não usava seus muitos compromissos como desculpa para se tornar um religioso. Ele tinha um relacionamento com Deus. Profundo, íntimo. Era um justo e justo aos olhos de Deus! Não aos olhos da sociedade ou dele mesmo.

Isabel não se escorava no marido. Ela poderia se contentar com o fato de o marido ter um alto nível na sociedade eclesiástica. Ela sabia que ele era o sacerdote, no pleno sentido da palavra. Porém, buscava um relacionamento pessoal com Deus. Também não usava a desculpa de ser mulher; como algumas fazem e menosprezam a si mesmas como se fossem menores diante de Deus. Não mesmo, Isabel era uma mulher tremenda, fantástica aos olhos do Senhor! E você irmã? É justa aos olhos do Senhor? Não coloque no seu marido a culpa por suas frustrações diante do Senhor. Busque-o e torne-se justa ao olhos dele.

Além de tudo isso, o AT narra uma batalha entre os Tsadik (justos) e os Reshaim (ímpios). Meu professor de Antigo Testamento, Marcelo Moura, sempre falava desse comparativo feito nas escrituras. Por todo o AT, a busca o Senhor é pelos justos. Ao chamar Zacarias e Isabel de Justos, está dando a eles um dos maiores títulos de grandeza espiritual do Antigo Testamento.


Vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Tem ideia do nível de santidade deles? Eles eram irrepreensíveis! Não havia falha, não havia erro. Não existia nessa família algo no qual poderiam ser acusados. Eram pessoas santas, consagradas, trabalhadoras, amáveis, puras… Guardavam (obedeciam) todos os mandamentos do Senhor!

E como se não bastasse serem perfeitos no que pedia a leia de Moisés, eles ainda guardavam todos os preceitos específicos. Padrões de comportamento pessoas e relacionados a sua posição social. Eram o mais perto que se pode chegar do tempo que temos em português, ‘impecáveis’.

Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril.
Se atualmente gerar filhos é uma das missões mais incríveis das mulheres, imagine naqueles dias. Era tão sério que era normal o marido tomar uma segundo esposa no caso da primeira não ser fértil. Gerar filhos era algo muito, muito, muito importante mesmo!!!

Nem por isso eles deixaram de servir ao Senhor. Não murmuraram contra o Senhor. Não passaram a servi-lo com menor intensidade. Seus problemas não interferiam na paixão com a qual serviam ao Senhor.

Ambos eram de idade avançada. Isabel e Zacarias era o resultado de uma vida no centro da vontade do Senhor. Uma prova de que se dedicar inteiramente ao Senhor e viver a Sua vontade é o melhor para nós. Se a juventude não foi uma desculpa para se afastarem ou diminuírem a fé, a velhice também não. As coisas típicas da idade não fizeram com que os dois se encorujassem em casa na frente da televisão. Nem os levou a vícios e amargura. Eram idosos cheios de Deus!

Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno". Lucas 1:20.


Mudo. Em meio a tudo isso, o anjo Gabriel aparece e diz a Zacarias que ele seria pai. Ora, para um homem já idoso, casado com uma senhora idosa, estéril e que provavelmente já passara pela menopausa… Duvidar não era a cosia mais rara do mundo. Foi o mesmo caso de Abraão.

Era melhor mesmo Zacarias ficar em silêncio. Em uma família extraordinária, palavras de incredulidade não são bem vindas. Amados, é muito melhor ficar em silêncio do que abrir a boca com palavras negativas, de incredulidade e que contaminem a fé de quem está crendo.

Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa. Lucas 1:24.

Engravidou e durante cinco meses não saiu de casa. Em uma família extraordinária, o casal tem intimidade. Zacarias voltou para casa, com muitas saudades de Isabel. O fato de serem idosos não os impediu te terem sua intimidade. E se eram assim quando velhos, imagem como não foi a juventude desse casal! E ela engravidou!

Isabel sabia como as palavras de incredulidade poriam ser um problema. Então, ela se encerrou em casa e esperou o barrigão crescer!

E ela dizia: "Isto é obra do Senhor fez! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo. "
Lucas 1:25.


Aqui fica evidente que a esterilidade causava uma certa perseguição por parte da sociedade. Sempre tinha um engraçadinho para dizer: “Ué, vocês não são os servos consagrados do Senhor? Por que não tem filhos?”

Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para a uma cidade da região montanhosa da Judéia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Lucas 1:39,40.
Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa. Lucas 1:56.

Maria ficou com Isabel cerca de três meses.
Não sabemos a idade exata em que Maria ficou grávida. Sabemos que já era Noiva de José, então tinha no mínimo mais do que 12 anos. Porém, não muito mais que isso, pois as moças casavam bem jovens naquela época. Talvez ela estivesse na casa dos 15 a 16 anos.

Uma menina dessa idade, prestes a se tornar mão do Senhor do Universo precisava ser preparada. Como Isabel, sua parente, era uma grande serva do Senhor, Maria foi procurar sua orientação e proteção. Isabel discipulou Maria. Preparou aquela jovem e foi um referencial de mulher.

Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. Lc 1:41 ARA.

Possuída do Espírito Santo.
Costumamos comentar que João foi o maior da Antiga Aliança. Porém, o que dizer de sua mãe? Possuída do Espírito Santo e Profetiza. Destemida sem deixar de ser mulher! Mesmo grávida, cuidando de sua discípula.

No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias; mas sua mãe tomou a palavra e disse: "Não! Ele será chamado João". Disseram-lhe: "Você não há nenhum parente com esse nome". Então fizeram sinais ao pai do menino, para saber como queria que a criança se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e, para admiração de todos, escreveu: "O nome dele é João". Lucas 1:59-63.

Não! Ele será chamado João. Como João estava mudo, perguntaram para Isabel como seria o nome do menino. Quando ela disse que seria João, discordaram veementemente e perguntaram por sinais para Zacarias, o que nos leva a perceber que ele também estava surdo.

Mesmo com o marido mudo e surdo, miraculosamente grávida , extraordinariamente cheia do Senhor, e depois de haver dado conselhos para a mãe do Salvador, Isabel não tinha interesse nenhum em usurpar o papel de Zacarias como o líder do lar. Você não vê ela se exaltando quando foram perguntar o nome da criança para Zacarias. Era uma mulher submissa a seu marido. Pois submissão não é morte, é bênção. Estes dias em um filme, uma personagem disse: “Tentar ser um homem é desperdiçar o potencial de uma mulher”.

Por outro lado, você não vê Zacarias reclamando o fato de precisar prover sustento para duas grávidas. Não vê Zacarias, mesmo surdo e mudo, fugindo de sua responsabilidade de ser o líder da família. Ele deu um jeito, escreveu na tabuinha. O homem da casa muitas vezes lidera com palavras, porém, sua maior influência é pelo exemplo. Não foi por acaso que foram escolhidos para educar João Batista. Ei irmão, você tem dado o exemplo? É o primeiro a tomar a iniciativa de vir ao culto? Quando sua esposa e filhos acordam, percebem que você já havia acordado antes para seu TSD?

Ainda neste episódio, vemos o casal em unidade servindo ao Senhor. Zacarias recebeu uma missão do Senhor e Isabel estava em submissão, ou seja, trabalhando debaixo da supervisão de Zacarias na missão de gerar João Batista, aquele que prepararia o caminho para a vinda do Salvador. 


Imediatamente sua boca se abriu, sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Deus. Lucas 1:64.

Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou. Lc 1:67 ARA.

Cheio do Espírito Santo, profetizou. Assim que voltou a falar, a primeira coisa que Zacarias fez foi louvar a Deus com suas palavras. Ele não murmurou pelo tempo de seu castigo. Ele não reclamou… Adorou ao Senhor.

Zacarias era um homem cheio do Espírito Santo e um profeta do Senhor.

Inclusive, como o líder da família, profetizou um futuro abençoado para Seu filho e revelou qual seria a missão da existência do bebê João. Zacarias deu uma identidade, uma missão e cobertura para João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!