quinta-feira, 21 de julho de 2016

Amargura e Lealdade


Amargura.

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Efésios 4:31.
A amargura é algo terrível! E para vencê-la é preciso um caráter treinado no princípio de resolução para conflitos ensinado por Jesus.


 

Princípio para resolução de conflitos.

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mateus 18:15.
Ei! Não seja covarde. Não seja desleal. Se você crê que alguém pecou contra você, não pode ficar se escondendo atrás de uma falsa humildade (que na verdade é uma covardia travestida de humildade) dizendo: “Prefiro evitar o conflito”. Isso é pecado! O conflito você precisa evitar, mas não o confronto! Se você não ajudar a pessoa que pecou a se corrigir, está faltando em amor com ela. Está colocando seu medo acima da necessidade dela de se corrigir e abandonar o pecado. Isso se chama egoísmo. Pior é que algumas pessoas ao invés de irem para o confronto sadio e amoroso, falam, não para o pecador, falam pra qualquer um, menos para quem errou. Isso é fofoca! Em Mateus 18 Jesus de fato fala em procurar a liderança para ajudar a confrontar o irmão que errou. Mas apenas no caso de insucesso na abordagem um a um! Você crê na palavra? Então você já é corajoso o suficiente para não ficar amargurado, mas para confrontar com poder, amor e equilíbrio.
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7
Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade. 2 Timóteo 2:25.
Quero desafiá-los nesses dias. Pare de ser desleal. Não fique mais um dia com esse nó na garganta.
Além disso, é bom lembrar que:
1) Você já é capaz de perdoar.
Ninguém jamais será capaz de ofender você tanto quanto você ofendeu a Deus. Nenhuma pessoa é capaz de ser tão injusta contra você do que você foi contra Deus.
Recentemente a pastora Joyce Meyer disse ter sido estuprada 200 vezes pelo próprio pai1! E ela o perdoou? Sim! E você?
Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmos 147:3.
2) Quem não perdoa não é perdoado.
Já fez a oração do ‘Pai Nosso’? Lembra o que diz lá?
Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação’ ". Lucas 11:4.
Em outras palavras, ao orar o ‘Pai Nosso’, você está concordando com o ensinamento de Jesus:
E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados". Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados. Marcos 11:25-26.
É como se no final do ‘Pai Nosso’ você disse: “Se eu não perdoar as pessoas, me jogue no inferno”!

Lealdade.

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra. Provérbios 21:21
A lealdade é algo muito importante! Algumas pessoas pensam que evitar uma pessoa é melhor do que sentar para conversar. Pode até parecer mais cômodo, porém, é deslealdade. Outros pensam que algumas mentirinhas podem ajudar no casamento e no ministério. Não mesmo!
Ser um discípulo translúcido é deslealdade. Sabe a velha história da vaca? Conta-se que um dia o discípulo confessou ao discipulador: “Roubei uma corda”. O discipulador começa a tratar com ele… Porém, faltou contar um detalhe: Na outra ponta da corta estava amarrada uma vaca!
Ele confessou? Sim. Porém não foi transparente. Se queremos alcançar um discipulado mais que profundo, sobrenatural, precisamos ser mais fiéis já nesses pormenores. Aliás, pormenores nunca são pormenores.
Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas. Cânticos 2:15.
Quando um grande animal como um urso ou um lobo queria comer uvas, ele pegava o cacho e comia. Porém, as raposinhas chupavam a seiva do caule, matando o pé inteiro! Um pequeno problema com mentira, um leve desviu com os olhos, uma insignificante inclinação para a fofoca… São, na verdade, grandes armadilhas. Imensos icebergs dos quais enxergamos apenas uma pontinha.
Além de sermos leais com nossos líderes na questão de transparência total, também precisamos ser muito sinceros e expressar nossos pensamentos. Apenas ouvir sem nunca questionar não é submissão é falta de lealdade. Afinal, com certeza em algum momento você não concordou 100% com seu líder. Nesse caso, você tem o dever de expressar sua opinião. Claro que isso precisa ser feito com jeito, com respeito.
Porém, lealdade não é apenas com nossos líderes. Precisamos ser leais com nossos liderados. Não podemos ser vencidos pela covardia de não querer machucar. Não adianta pensarmos uma coisa sobre nossos discípulos se não conversamos com eles! Claro que existem coisas que precisam ser vencidas pela oração. Mas, sabe de uma coisa. Tenho visto que a maioria das coisas, seu liderado não vai descobrir automaticamente, você terá que confrontá-lo!
Opte pelo caminho da lealdade, ele nem sempre é fácil, entretanto, evita muitos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!