terça-feira, 7 de março de 2017

A Igreja de Atos; A Igreja que eu quero ser

A Igreja de Jesus revelada em Atos dos Apóstolos era uma Igreja Fantástica! O que perdemos de lá até aqui? O objetivo desta mensagem é restaurar os princípios vividos pela Igreja Primitiva.



A Igreja de Atos / A Igreja que eu quero ser.

A Igreja de Atos dos Apóstolos, conhecida como Igreja Primitiva, inicia com uma promessa de Jesus:

Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". Atos 1:5. NVI.

Batizar é: Imergir, submergir, mergulhar.

A Igreja de Atos começa com a promessa de ser submersa no Espírito Santo! Aleluia!
Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:14. ARA.

Como boa igreja que eram, não ficaram apensa na promessa. Sabiam que a parte de Deus estava garantida. Precisavam agora fazer a parte deles! IGREJA QUE VÊ AS PROMESSAS SE CUMPRIREM É IGREJA QUE ORA!

Depois de passar 40 dias aparecendo para os discípulos, Jesus finalmente é assunto ao céu. Dez dias se passam e a Igreja continua perseverando na oração.

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Atos 2:1-4. NVI.

A Igreja Primitiva era uma Igreja que orava em línguas! Você quer ser como a Igreja Primitiva? Havia no meio deles um vento impetuoso! Havia no meio deles fogo de Deus! Mas, lembre-se: Era uma Igreja que orava fervorosamente em unidade! Você quer tudo isso? Então não perca por nada nossas reuniões de oração. Sabia que sua célula tem todas as semanas uma reunião de oração? Sabia que aqui no prédio temos oração coletiva todos os domingos 18h e terças às 20h?

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:37-38. ARA.

Havia pregação da Palavra na Unção do Espírito! Existia arrependimento e ênfase no Batismo nas Águas e no Batismo do Espírito Santo para os recém convertidos!!! Por quê? Porque eles sabiam que a única maneira para uma pessoa ser salva era reconhecendo Jesus como Senhor e Salvador (Batismo nas Águas) e a única maneira para que essa pessoa se convertesse de pecadora invetera em cristã vitoriosa era sendo mergulhada no Espírito Santo!
Então para quem é o Batismo nas águas? PARA QUEM CRÊ EM JESUS! Quando deve ser batizada nas águas? LOGO APÓS A CONVERSÃO! E o BATISMO NO ESPÍRITO SANTO? Igualmente, PARA O RECÉM CONVERTIDO!!! Ei você que começou faz pouco tempo. Preste atenção, você já pode receber o Batismo no Espírito Santo! Isso mesmo. Inclusive você que hoje quer entregar o coração para Jesus, você pode hoje mesmo ser imerso no Espírito Santo e passar a falar noutras línguas!
E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’. Atos 22:16. NVI.

--

Diariamente perseveravam unânimes no [pátio do] templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2:46-47. ARA.

Essa igreja que queremos ser, inicialmente reunia-se para o que hoje chamamos de Culto de Celebração no templo. Ou melhor, no Pátio do Templo porque no Templo propriamente dito os gentios não poderiam entrar. Em 70 d.C. o Templo judeu foi destruído. Mais adiante, usaram também as sinagogas dos judeus para se reunirem. Porém, em muitos lugares nem isso mais podiam fazer. A construção de prédios próprios, hoje erroneamente chamados de Igreja começou apenas com Constantino (por volta de 312-325) e a instauração do Cristianismo como religião do império Romano por Teodósio.
Esse modelo de igreja focada em um prédio/templo ao redor de um ministro não existia na Igreja de Atos e não existiu por pelo menos 300 anos! Foi inventada depois, um verdadeiro desviu do verdadeiro cristianismo!
A Igreja Primitiva tinha sua vida centralizada de casa em casa! Você entende isso? Em Atos, as células não eram uma programação da Igreja. A Igreja era nas casas! O local principal da vida da Igreja de Atos era de Casa em Casa. O que você quer ser, uma igreja modinha que foca em grandes reuniões e passa a semana inteira sem vida cristã ou como a Igreja Primitiva cujo foco era de casa em casa e todos os dias?
O povo olhava para aqueles discípulos felizes, unidos, uns nas casas dos outros, diariamente comendo juntos, ninguém passando necessidades, vidas sendo transformadas… Eles conquistaram a simpatia do povo e o favor do Senhor. A consequência natural foi que dia a dia pessoas se convertiam!

VAMOS VOLTAR PARA O MODELO BÍBLICO! VAMOS VOLTAR PARA AS CASAS!!! Precisamos levar a ORAÇÃO para as casas. Precisamos levar o ensino da PALAVRA para as casas! Na Igreja de Atos a Igreja não se reunia apenas uma vez na semana nas casas! As casas são lugar de milagres, conversões, libertações, batismos no Espírito Santo e manifestações dos dons!

Em 1517 com a Reforma Protestante e seu ícone Lutero, muita coisa foi restaurada na Igreja de Jesus. Porém, nem tudo. Embora Lutero desejasse ver a Igreja reunida em grandes reuniões festivas e pequenos grupos onde uns pudessem dar a ceia na boca dos outros, não reformou a estrutura da Igreja.
Quando os católicos começaram a perseguir os cristãos, forçosamente, precisaram voltar aos princípios e reunir-se nas casas. Em 1738 John Wesley organizou pequenos grupos nas casas. Para ele converter-se e não participar de um destes grupos não valia muito. Lá, os discípulos animavam-se uns aos outros (testemunhos), oravam e estudavam a Bíblia. No final de sua vida John Wesley havia organizado em torno de 10 mil células com participação média de 100 mil pessoas1.
Em 1960 O Pr. David Yonggi Cho iniciou 20 células. Hoje contam com mais de 1 milhão de membros sendo a Maior Igreja do mundo!

Em 2005 o Pr. Samuel Piangers iniciou o trabalho que hoje é a Igreja Vida. Certo dia conversávamos e ele me disse: “Sidinei, precisamos de um modelo para a Igreja que estamos começando. Orando e estudando a Bíblia, já entendi que precisamos de discipulado e igreja nas casas”. Concordei com ele e fui para casa. Estudei a Bíblia, orei e escrevi um modelo de igreja em células ao qual dei o nome de Células Mosaicas. Mostrei para o pastor que por sua vez ficou muito surpreso. Naqueles dias ainda não conhecíamos o MDA.
Passado algum tempo, enfim tomamos conhecimento do Modelo de Discipulado Apostólico. E pasmem, eram exatamente os mesmos princípios que Deus havia colocado em nosso coração através da oração e do Estudo da Bíblia e com algumas vantagens!!! Em resumo, se o MDA não tivesse chegado até nós; nós o teríamos descoberto através da oração e do estudo da Bíblia!
Depois disso, o pastor Samuel passou adiante essa bênção, ao ponto de que toda aliança, que hoje é a Igreja Fonte de Vida, ficou conhecendo o material. Hoje, somos uma Igreja no MDA não porque alguém disse que teríamos que ser, mas, porque Deus nos direcionou a isso, antes de sabermos que existia Abe Huber, através do Estudo da Bíblia, do jejum e das orações! Como o encontramos? BUSCANDO SER UMA IGREJA COMO A DE ATOS DOS APÓSTOLOS!!!

Por isso eu amo células, amo discipulado, amo o Culto de Celebração. Por isso que Satanás é tão inimigo da oração em línguas, do Batismo nas águas, do discipulado, das células, do TADEL e do Culto de Celebração! Pode ter certeza de uma coisa. Mesmo que eu nunca tivesse ouvido falar de MDA e Abe Huber, hoje, nós aqui em Cristal seriamos uma Igreja em células, com discipulado e cultos de celebração; com certeza orando e estudando a Bíblia viveríamos estes princípios!

Celebre esse privilégio!
1) Entregue seu coração para Jesus.
2) Receba o Batismo no Espírito Santo.
3) Receba o Batismo nas águas.
4) Apaixone-se pela Bíblia e viva-a em oração.
5) Seja um discípulo.
6) Congregue nas células, cultos, Tadeis e cursos.
7) Faça discípulos; lidere uma célula.

--

Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Atos 4:31. ARA.
A Igreja Primitiva vivia de oração, conhecia a Palavra e manifestava o poder do Espírito Santo! Você ora? Eles passavam horas orando. Oravam inclusive, muito em línguas e muitos em orações coletivas. Você conhece a Palavra? Eles meditavam nela dia e noite!
Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Atos 4:32. NVI.

Eles viviam em unidade. Não havia falsidade, deslealdade nem fofocas.

Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. Atos 4:34,35. NVI.

As pessoas chegavam ao ponto de venderem suas terras e entregar o dinheiro aos apóstolos para que se pudesse garantir que ninguém estivesse passando necessidades. Ora, como garantir que ninguém estivesse passando necessidades? Isso com certeza aconteceu através das células. Hoje buscamos fazer algo semelhante através da Marcha do Amor.

E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo. Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos… Atos 5:41,42; 6:1a.

Os cristãos da Igreja Primitiva tinha prazem em sofrer por Jesus. Não que procurassem sofrer, porém, quando era necessário sofrer por causa de Jesus, julgavam aquilo um imenso privilégio! Não ficavam de ‘mi mi mi’. Amavam a Deus, a Igreja e seus líderes. Amavam também os pecadores e desejavam vê-los salvos.
Todos os dias viviam igreja. Eles simplesmente eram igreja.

O resultado dessa unidade, dessa dedicação e perseverança é que o número de discípulos se multiplicava! Não fomos chamados para fazer convertidos. Somos chamados é para multiplicarmos discípulos! Amém!

Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos. Atos 6:7 ARA.

Paulo, um discípulo fazedor de discípulos.

Mas os seus discípulos o levaram de noite e o fizeram descer num cesto, através de uma abertura na muralha. Atos 9:25. NVI.

Pelo poder do Espírito Santo, muitos criam.

Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos. Disse-lhe Pedro: "Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama". Ele se levantou imediatamente. Todos os que viviam em Lida e Sarona o viram e se converteram ao Senhor. Atos 9:33-35. NVI.

Direção do Espírito Santo! Sabiam ouvir a voz do Espírito Santo!

Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: "Simão, três homens estão procurando por você. Atos 10:19. NVI.

E mutos continuavam sendo Batizados no Espírito Santo. Gente de todos os tipos.
Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. Pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. Atos 10:44;46a. NVI.

Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. Atos 19:6. NVI.

Era uma Igreja que amava, honrava e protegia seus líderes. Não se envergonharam das ‘cadeias’ de Pedro.

Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. Atos 12:5. NVI.

Dirigidos pelo Espírito Santo em cada decisão.

Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Atos 13:2,4.

Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós. Atos 15:28. NVI.

Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Atos 16:6,7. NVI.

Havia alegria e poder do Espírito Santo.
Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52. NVI. Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles. Atos 14:3. NVI.

Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo. Atos 19:11. NVI.

E o número de discípulos continuava aumentando.

Apesar dessas palavras, eles tiveram dificuldade para impedir que a multidão lhes oferecesse sacrifícios. Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto. Mas quando os discípulos se ajuntaram em volta de Paulo, ele se levantou e voltou à cidade. No dia seguinte, ele e Barnabé partiram para Derbe. Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". Atos 14:18-22. NVI.

Discipulado Profundo. Timóteo fica nu diante de Paulo. Paulo mora com Áquila.

Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:3. NVI.

Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas. Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos. Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo. Atos 18:2-5. NVI.

Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito [Fervia com o Espírito (Santo)], falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Aquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus. Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido; Atos 18:24-27. ARA.

Submissão as autoridades de perto e de longe. O resultado era mais crescimento!

Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, para que fossem obedecidas. Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia. Atos 16:4,5. NVI.

O Culto era no domingo e havia Santa Ceia.

No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Atos 20:7a. NVI.



 

Um comentário:

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!