Já reparou que há algumas perguntas meio corriqueiras no nosso meio?
- Qual é o meu chamado?
- O que Deus quer de mim?
- Como posso agradar a Deus?
Quero convidar você a prestar a atenção no que Jesus ensinou em João capítulo 15
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda/limpa, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. João 15:1-6.
Logo, percebemos que Jesus deseja que cresçamos e frutifiquemos!
1. As videiras
Antes dessa videira, existiu outra. A primeira videira foi o povo de Israel. A segunda videira é Jesus e por consequência, nós o seu corpo aqui na terra.
O que era esperado da primeira videira?
Que eles crescessem, enchessem a terra e refletissem a glória de Deus nela.
Que transformassem as leis dadas através de Moisés em princípios interiorizados em um coração circunciso.
Que a morada do Senhor.
Porém eles não deram conta disso.
Então Jesus assume essa responsabilidade sobre si mesmo. Ele se torna a videira de Deus.
Acontece que Jesus voltou para o céu. Então onde está a videira hoje? O corpo de Cristo somos nós! E assim como um ramo liga no outro que liga no outro que liga no caule… Assim nós estamos interligados uns aos outros e todos ligados em Cristo.
Estarmos ligado à videira, implica necessariamente em estarmos ligados uns aos outros.
Jesus enfatiza que para permanecer nEle é necessário obedecer aos seus mandamentos (10). E em seguida diz que o seu mandamento é (12): “Amem-se uns aos outros como Eu os amei”.
Logo, uma parte importante do “permanecer para frutificar” é a unidade do corpo de Cristo.
2. A expectativa por frutos
Ao observar o uso de “videira” na Bíblia, percebemos que existe uma expectativa da parte de Deus pelos frutos que ela venha a produzir.
E isso é muito óbvio, afinal, quem vai semear sem esperar algum tipo de “retorno”? Até quem planta uma flor tem expectativa de um retorno, neste caso, a beleza, o aroma… E mesmo os ambientalistas que plantam árvores, tem expectativa que as condições do meio ambiente melhorem.
E se tem uma maneira de entender quais as expectativas de Deus e quais os frutos que a videira pode dar é olhando para a relação entre o ministério de Jesus na terra e sua relação com o Pai.
3. Quais frutos Jesus produziu?
Quais os frutos, resultados, consequências que foram geradas nos anos de ministério de Jesus e permaneceram após ele?
1. Fruto do Espírito.
Enquanto os dons do Espírito estão relacionados ao que Deus faz, o fruto do Espírito está relacionado ao que Deus é!
Ser cristão é também passar por um processo de transformação de caráter. Ter valores inexoráveis.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5:22,23.
Não resta dúvida que jamais alguém manifestou um caráter perfeito como Jesus. Ele é a própria personificação do fruto do Espírito...
2. Discípulos.
A obra de fazer discípulos começa no evangelismo, como costumamos dizer: Ganhar, Consolidar, Edificar, Treinar e Enviar.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20.
Jesus não apenas evangelizou; formou discipuladores! Formou pessoas capazes de ganhar outras e cuidar bem delas.
3. Testemunho.
Jamais alguém viveu como Ele. Nem mesmo os registros históricos que desconsideram o sobrenatural conseguem apresentar alguém que tenha influenciado tanto a história como Ele.
Este estilo de vida de Jesus é o que podemos chamar de vida cristã vitoriosa.
4. O que se espera de nós?
A primeira coisa que o Viticultor (Deus) espera de nós é que estejamos ligados a Videira (Jesus).
O foco desta parábola contada por Jesus é o “permanecer em Cristo”. A frutificação passa a ser uma consequência de um relacionamento.
Warren Wirsbi disse:
O cristão carnal pode produzir "obras", mas apenas o cristão espiritual produz frutos duradouros.
Quem desenvolver um relacionamento profundo com Jesus vai: Manifestar o fruto do Espírito, fazer discípulos e ter um bom testemunho.
É necessário que um discípulo (seguidor) de Jesus apresente transformação progressivamente. Conversão necessariamente implica em mudanças.
Desligar-se da videira gera a morte do ramo. Para permanecer ligado a videira é necessário obedecer aos mandamentos de Cristo (10) e amar uns aos outros (12) como Jesus nos ama.
O ramo que produz fruto, passa por poda/limpeza (2). E essa limpeza é feita pela Palavra (3). A Palavra é o tesourão de Jesus que tira da sua vida o que é ruim, mas, também o que não parece ruim, porém, atrapalha sua frutificação.
Já o ramo infrutífero (2) é cortado fora. Lembro do meu pai plantando tomates. Confesso que nós não éramos grandes plantadores, era algo mais para consumo próprio. De repente ele dizia: “Corta esse galho fora, é ladrão, só vai roubar a força do pé e nunca via dar tomates”.
Não está falando em jogar a pessoa no inferno. Afinal o próprio Jesus disse:
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6:37.
Aqui é um juízo sobre a falta de frutos. Uma pessoa que não frutifica desagrada o coração do Senhor. Como podemos identificar a falta de frutos?
1. Ausência do Fruto do Espírito: Falta de amor (indiferença, perda da sensibilidade, da empatia), irritação constante, tristeza (não patologia), ingratidão, incredulidade, maldade, malícia, infidelidade, descontrole, ansiedade…
2. Ausência de discipulado: Não prestar contas a ninguém (independência), não ajudar outros na caminhada. Não estar em constante desenvolvimento da salvação (Fp 2:12).
3. Testemunho Fraco: Não apresenta mudança de vida. Continua com as nódoas e deformidades de caráter. Recorrência nos mesmos pecados. Reprova nas mesmas provas.
Essa pessoa não gera fruto, porque não tem relacionamento (com Jesus e com os outros / igreja).
4. Constante e progressivo
A expectativa do Viticultor é que nós venhamos a produzir frutos constantemente e progressivamente.
Aquela pessoa que inicia a caminhada da fé e fica encalhada em algum ponto está desagradando a Deus.
O travar às vezes se dá por não aceitar a poda / limpeza feita pela Palavra. Por não querer abrir mão de coisas que dificultam a frutificação.
A expectativa de Jesus é que estejamos com Ele e como consequência disso haja frutificação.
Eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. João 15:16.
Quem se mantiver grudado em Jesus vai ser transformado e vai influenciar a vida de quem estiver ao seu redor!
Uma pessoa frutífera tem suas orações facilmente atendidas!
Nosso foco precisa ser relacionamento com Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!