sexta-feira, 14 de abril de 2023

Ele Vive!

A Páscoa é com toda certeza uma das datas mais importantes do mundo. Ela é celebrada tanto por Cristãos quanto por Judeus. E o animal símbolo dessa festa é o… Cordeiro Claro! Alguém pensou em outra coisa?


Quando o povo de Israel estava escravizado no Egito, Deus levantou Moisés para ser o libertador. Depois de 9 pragas sobre o Egito, a 10ª seria a morte dos primogênitos. Porém, Deus avisou o seu povo que deveriam preparar um cordeiro para comer em cada casa de família naquela noite. O sangue deste cordeiro deveria ser passado nos umbrais das portas. Assim, quando anjo da morte passasse para levar os primogênitos, não entraria naquela casa, marcada pelo sangue do cordeiro. Por isso o cordeiro, e por isso a Páscoa (passagem); o anjo “passava” reto, sem entrar na casa.


Jesus era judeu e celebrou pelo menos 33 vezes a páscoa. Se como carpinteiro, ele trabalhou a vida toda com o material que seria usado para sua morte (madeira); como judeu, assistiu a vida inteira o sacrifício de cordeiros que eram um símbolo para o sacrifício que um dia Ele faria.

 

Baixar mp3 YouTube





1. Uma sexta-feira que caiu na quinta.


Na quinta-feira, Jesus preparou tudo para aquela que seria sua última páscoa nessa terra. Isso mesmo, na quinta. A páscoa era comemorada pelos judeus na sexta-feira, todavia, para eles a sexta-feira começava no que nós chamamos de quinta-feira a noite. Isso desde a criação, afinal a Bíblia sempre diz: “Houve tarde e manhã”.


Jesus reuniu os 12. Fez a Ceia. Lavou os pés dos discípulos. Depois iniciou um longo discurso que você encontra na sua Bíblia de João 13 até João 17.


Judas participou dessa ceia de forma indigna, com o coração decidido pelo pecado.


Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. João 13:27.


Não há outra ocasião que a Bíblia mencione Satanás entrando em alguém. Jesus mesmo em forma humana, enfrentou o mais alto nível de batalha espiritual.


Enquanto isso transcorria, aquele que deveria ser o seu braço direito, Pedro, foi advertido por Jesus de que o negaria 3 vezes.


Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará". Mateus 26:34.


Jesus, fez o inimaginável num momento como esse:


Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Marcos 14:26.


Que música era essa?




2. Uma noite de agonia


No Getsêmani, Jesus foi prensado. E seus ‘fiéis escudeiros’, Pedro, Tiago e João, tudo que souberam fazer foi dormir.

Judas então chegou com os soldados e traio Jesus com um beijo. Um beijo? Isso mesmo. Aquilo que deveria ser uma expressão de amor, de cumplicidade… Se tornou instrumento de traição.


Cristo não se escondeu, logo se entregou. Porém, quando indagaram quem era Jesus, deixou escapar seu nome divino:


"A Jesus de Nazaré", responderam eles. "Sou eu", disse Jesus. ( E Judas, o traidor, estava com eles. )

Quando Jesus disse: "Sou eu", eles recuaram e caíram por terra. João 18:5,6.


Pedro, imbuído de sentimentos humanos, esquecendo-se do vislumbre de glória que tivera; procurou resolver a coisa do jeito que sabia: Brigando.


Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco. ) João 18:10.


Foi quando Jesus aproveitou daquele devaneio de Pedro para dar uma lição. Quem vive para brigar, morrerá brigando.


Disse-lhe Jesus: "Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. Mateus 26:52.


Jesus mostrou que estava mudando o “ringue” do mundo físico para o mundo espiritual. Na verdade, não estava mudando, antes, abrindo os olhos da humanidade para entender que é o mundo espiritual que governa sobre o natural e é lá que as verdadeiras batalhas são travadas.


O processo de transformar a vara verde (Simão) em uma pedra (Pedro) ainda não estava concluído. E quando os ventos da adversidade sopraram sobre Simão Pedro, ele titubeou.


Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço esse homem!” Imediatamente um galo cantou. Mateus 26:74.


Aquele que deveria ser o lenitivo se tornou o agravante da pressão e das dores do Mestre. Jesus encarou face a face a rejeição.


Mesmo assim, o Sumo Pastor teve misericórdia de Pedro.


O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. Lucas 22:61.


Era como se Jesus tivesse dito: Você não está aqui para mim. Todavia eu sempre estou aqui para você.




3. Judas vai costurar e Pedro pescar


Pedro chorou amargamente depois de ter sido confrontado em amor pelo olhar de Jesus.

Judas, quando viu que sua provocação não fora o estopim da grande manifestação e revolta do Messias político-militar que ele imaginara, tentou achar uma solução humana, como Adão e Eva que no Jardim coseram folhas de figueira.


Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.

E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua".

Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo. Mateus 27:3-5


Pedro e Judas traíram Jesus de uma forma terrível.


Judas o vendeu.

Pedro o negou.


Jesus chamou Judas de “amigo” e advertiu Pedro sobre a tentação que lhe sobreviria.


Foi para Pedro que Jesus disse o “arreda-te Satanás” e Judas foi aquele em quem o Diabo entrou ao tomar a ceia.


Quando meu avô “abanava” o milho, a palha voava e o milho ficava. Quando a provação veio, ficou claro que:


- Judas esperava que Jesus fosse uma ferramenta para atingir seus próprios objetivos.


- Pedro mesmo que lentamente, entendeu que a ideia era que ele servisse aos ideais de Jesus.


E você? Como se relaciona com Jesus? Com a fé? Com a Igreja?

- Uma ferramenta para alcançar “seus” ideais?

- Ou uma forma de cumprir um propósito maior?


"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Lucas 22:31,32.


Jesus sabia que Pedro erraria o alvo (pecar) e que precisaria se converter (voltar a direção certa).


Aqui percebemos que existem 2 tipos de tristeza:


- O remorso de Judas (Mt 27:3).

- O arrependimento de Pedro.


A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte. 2 Coríntios 7:9.


A tristeza segundo o mundo é a “dor pelo que deu errado” ou ainda a tristeza pelas “consequências do pecado”. Não é o tipo de dor que leva a uma mudança de vida e amor ao Senhor.


Já a tristeza segundo Deus é que leva a verdadeira metanoia.


- A tristeza segundo o mundo é aquela que te afasta de Deus, da igreja, da bíblia. Se está passando por isso, acorde: É sua carne, seu orgulho e o diabo agindo.


- A tristeza segundo Deus pode doer até mais que a do mundo; porém, ela te leva para perto de Deus, da Igreja e de uma mudança genuína de vida.




4. A hora da cruz


Jesus depois de sofrer todo tipo de tortura, carrega sua cruz e às 9h (hora terceira) é pendurado nela. Ao meio dia (hora sexta) trevas cobrem a terra. E as 15h (hora nona) Jesus entrega sua vida.


Sim, Ele não “morreu”, antes, “entregou” sua vida. Ele fez isso de forma voluntária e poderia ter desistido. E essa morte apenas se consumou quando Ele tomou sobre si nossos pecados e recebeu a ira de Deus.


O véu do Templo que mantinha o lugar Santíssimo isolado, rasgou-se de alto abaixo, inaugurando a era da graça e nos concedendo acesso a presença de Deus.


No plano físico, o sábado foi de luto e descanso. O corpo de Jesus repousou em um túmulo novo e os discípulos se dispersaram. No mundo espiritual… Bem, você terá que vir em nosso curso de escatologia para estudar sobre isso.


A questão é que JESUS DISSE:


ESTÁ CONSUMADO!


Fim de papo. Fim de jogo. Ele venceu!




5. A hora da luz


Jesus está vivo!

O Túmulo está vazio!

O Espírito Santo foi derramado sobre nós!




Ministração






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!