terça-feira, 14 de novembro de 2023

Be Salt

      O sal é uma substância indispensável para nós. Ele está presente em muitas coisas ao nosso redor e claro, especialmente nos alimentos. Por mais que ele passe despercebido, ali, baratinho na prateleira do mercado, quem consegue fazer uma refeição sem sal? Exaltamos uma infinidade de temperos e simplesmente deixamos o sal na sombra do anonimato, quando, em termos de importância, ele é o principal agente de sabor da nossa culinária. Bem, talvez seja esse mesmo o lugar dele, no anonimato, fazendo toda a diferença!

Baixar mp3 YouTube


⁴⁹ Cada um será salgado com fogo.

⁵⁰ "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros". Marcos 9:49,50. NVI.




1. Sal transforma


Quem já tinha lido ou escutado este versículo. Já reparou no que Jesus estava falando quando soltou esse?


⁴⁷ E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno,

⁴⁸ onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.

⁴⁹ Cada um será salgado com fogo.

⁵⁰ "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros". Marcos 9:47-50. NVI.


Jesus fala primeiro de “verme e fogo” e depois de “sal e fogo”. Ele faz o paralelo entre “sal e verme” e “fogo e fogo”.


Não vamos nos fixar hoje no fogo, mas, vale lembrar que o fogo do inferno e o fogo do pentecostes, ambos, são o fogo de Deus. Se o fogo vai te queimar ou te purificar depende de qual lado você está nessa história: Amigo ou inimigo de Deus!


Agora, em relação ao verme e o sal. A Bíblia sempre fala sobre matar a carne, se referindo aos desejos errados e pecados. E sabe de uma coisa? Com a quantidade certa de sal na carne e a exposição ao fogo, o verme morre!


Sodoma era uma cidade onde as pessoas haviam se entregado a tudo que a carnalidade humana deseja. Foi purificada com fogo e sal.


Os sacrifícios do AT eram temperados com sal (Lv 2:13, Ez 43:24). Hoje nós somos sacrifício ao Senhor (Rm 12:1). O sal além de saneante é um símbolo de aliança (Nm 18:19).


Até mesmo a água sanitária que usamos para limpar tudo, pode ser obtida por uma simples eletrólise, misturando água e sal e em seguida uma descarga elétrica. Piada do shampoo.


Em suma, o sal limpa, purifica, dá sabor.


E NÓS somos chamados a sermos o sal dessa Terra.

VOCÊ é chamado a ser o SAL dessa Terra!


¹³ Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Mateus 5:13. NVI.


Por questões de produção (impurezas) e armazenamento, o sal perdia o sabor. Uma vez que isso acontecia ele se tornava um lixo contaminante. Precisava ser descartado longe das terras férteis sob a pena de tornar o solo estéril.




2. O sal e o saleiro


Devido a um susto que tive com meu pai e a história de morte precoce do pai dele, por um período da minha vida adotei um estilo de vida praticamente sem sal. Resultado, desmaios e pressão arterial de 10/4.


O sal não existe para aparecer, ele existe para transformar, influenciar. A medida certa de sal é quando não percebemos sua ausência nem sua presença. A ausência deixa a comida insípida e mais propensa a contaminação. No excesso o sabor do próprio sal aparece e oculta a comida.


Embora o sal seja tão importante, nunca vi alguém comendo sal de colher… Alguém já viu?


Inclusive, alguém aqui gosta de sal “embolado”? Aquele sal que se une em “pedras” dentro do saleiro, você gosta?


É um dilema, porque se você não chacoalhar bem, não cai sal. Se chacoalhar demais, cai a tampa e estraga sua comida.


Paraí… Embolado ninguém gosta; demais estraga a comida…


Chegamos a conclusão de que todo grão de sal tem unidade com o restante do saleiro. Porém, nenhum grão de sal nasceu para viver no saleiro. Sua existência se tornaria totalmente inútil. E não é isso que fazemos? Jogamos o sal velho, embolotado, no lixo!


Está entendendo?


Nós nascemos para fazer a diferença!


Vamos influenciar a educação desse país; não precisamos tornar ela uma educação “religiosa”. / A educação está poluída, contaminada. Um exemplo disso é o ENEM. Precisamos de cristãos professores. Temos um dos piores sistemas educacionais do mundo! Saia do saleiro e vá ser professor.

Você vai deixar os ímpios escreverem todos os livros didáticos que seus filhos e netos vão usar? Através da educação uma grande transformação para pior está acontecendo no Brasil e nós não estamos sendo sal lá!


Vamos influenciar a política, não precisamos instaurar uma teocracia. / A política está contaminada. Usam para impor ideologias. Usam em proveito próprio. Quem sabe você será o próximo conselheiro tutelar, vereador, prefeito, deputado… Alguém vai precisar ocupar essas funções e quem sabe seja você!


Vamos influenciar nossas famílias, sem nos tornarmos os chatos da roda. / A uma luta global contra os valores tradicionais de família. Não casar, não ter filhos, separar por qualquer coisa…


Vamos influenciar a cultura, sem transformar tudo em histórias bíblicas. / Precisamos de escritores, jornalistas, cineastas, precisamos de cristãos na cultura.


A sua presença vai “sanear” ambientes!


O seu ministério é ser sal!




3. Ekklesia, chamados para fora


A palavra igreja vem do grego “Εκκλησία” e significa, segundo Strong “reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público”.

Chega de ficarmos embolados no saleiro.

O principal lugar que você precisa ser crente não é na igreja, é fora dela!

Aqui nos reunimos, buscamos força, apoiamos uns aos outros. Mas é lá fora que você precisa ser sal!


Você precisa ir lá na sua escola, no seu trabalho, na sua família… E lá você precisa ser sal!


Não deixar salgada demais, não deixar insípida… Deixar no ponto que sejam totalmente transformados sem necessariamente perceber que você está ali!


É muito parecido com o trabalho da equipe de mídia de uma igreja. Se eles erram todos percebem. Se eles fazem muita firula todos percebem. Se eles fazem perfeitamente seu trabalho, as pessoas chegam a esquecer que eles estão lá. Os slides fluem no tempo certo, as luzes se movem do jeito certo. Tudo com excelência, mudando completamente o ambiente a ponto de que você é tão influenciado que nem percebe que eles estão ali!


Como cristãos, precisamos agir como um fotógrafo profissional. Você nem percebe que ele está ali durante as festas e os eventos. E depois vê as fotos maravilhosas e se pergunta? Mas quando foi que tiraram essa foto?


A galera aí no mundo anda chacoalhando o saleiro pra ver se cai algum sal na comida!


Acho que até Jesus anda chacoalhando as igrejas pra ver se cai algum sal na comida.


Diga para a pessoa do seu lado: Ou você é sal da terra ou Jesus vai te chacoalhar!


Genteeeee. Precisamos evangelizar!

Não tem sentido nós nos reunirmos todas as semanas aqui e nas células se não ganharmos vidas para Jesus!


Se fosse só para congregar, tocar a vida e reclamar que o mundo está perdido, seria melhor a gente já ir morar no céu.


Estamos ainda aqui na terra, porque precisamos ser Jesus na vida das pessoas!


Meus amigos, tudo que fazemos precisa de alguma forma caminhar na direção do evangelismo.


Não é sobre comprar pão; é sobre evangelizar o padeiro.


Não é sobre abastecer o carro; é sobre evangelizar o frentista.


Não é sobre estudar; é sobre ganhar os colegas e professores para Jesus.


Não é sobre ficar sarado, é sobre evangelizar o instrutor.


Não é sobre ir no médico, é sobre evangelizá-lo e também os demais pacientes.


Entendem?


Novamente eu digo. Não é ser chato. Não é estragar a comida!


É ser certeiro, na medida. O sabor está la dentro da pessoa, porque um dia ela foi criada para ser IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, você só vai ser o SAL que vai REATIVAR isso nela!


E tantas vezes você se pega pensando… Por que isso na minha vida agora Deus?


Simples, ele te colocou em contato com essas pessoas no trabalho, na escola, no hospital, na oficina… PARA QUE VOCÊ SEJA SAL NA VIDA DELAS!


Isso tudo é muito maior do que seus “probleminhas”. Estamos falando de seres humanos que passarão a eternidade na glória com Deus ou ardendo no lago de fogo!


Se nós não prestarmos para ganhar vidas então é melhor morrer!


É melhor morrer logo e parar de correr o risco de se desviar.

É melhor morrer logo e parar de sofrer!

É melhor morrer logo e ganhar um corpo que não fica doente!

Se for pra ficar vivo, que seja para ganhar vidas!


Se você não é SAL, sua vida não vale a pena!


Se você só sabe ser sal no saleiro, você está embolado e irritando a galera na sua volta!


Não estamos aqui para mudar as pessoas, só para ser sal. Quem vai mudá-las é o Espírito Santo.




Ministração


Essa é a hora de ganharmos vidas!

Vamos clamar a Deus para ganharmos vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!