Cantares ou Cântico dos Cânticos é um livro romântico e cheio de Mistérios. Faz alguns dias, eu estava em um momento difícil e resolvi ler os Salmos buscando um renovo para minha alma. Depois, segui para Provérbios e Eclesiastes buscando sabedoria para resolver problemas. Quando me deparei com Cantares, eu disse: “Ah não né Jesus”. E desprezei o romance do livro. Porém, o Espírito Santo me afirmou que nesse livro estaria a mensagem para o dia de hoje.
Esse livro retrata não apenas a jornada entre Salomão e sua amada, mas, também nos ensina preceitos para o relacionamento da Igreja com Jesus.
Vamos lê-lo hoje nessa perspectiva, de Jesus e sua igreja. E dentro disso, pensarmos no relacionamento de cada um de nós com nosso Senhor.
1. Uma noiva distraída
Essa bela jovem se dedicou em cuidar o que era dos outros e não do que era seu.
Não olhem para a minha pele morena, porque o sol me queimou. Os filhos de minha mãe se indignaram contra mim e me puseram por guarda das vinhas; mas a minha vinha, que me pertence, não a guardei. Ct 1:6. NAA.
Pelo que diz aqui e também no final do livro, uma das possibilidades é de que realmente ela tinha uma vinha para cuidar. Todavia, ela ouviu ao chamado dos outros, escutou ao pedido dos outros, relaxou naquilo que era sua própria missão e permitiu-se ser quem não era e fazer o que não deveria.
O problema disso tudo é que além de investir sua vida e os anos passarem fazendo o que não era de sua responsabilidade ela ainda deixou de executar o que deveria estar fazendo.
Veja a Igreja. Tantas vezes se preocupou mas com aparência do que com essência. Com a reputação do que com o caráter.
“Reputação é o que os homens pensam de nós; caráter, o que Deus sabe de nós.” (Thomas Paine)
Quer saber se você está cumprindo a missão que Deus te deu ou cuidando a vinha dos outros?
- Se a vinha é dos outros, você desanima se não receber elogios ou recompensas.
- Se é a vinha que Deus te deu para cuidar você fica tranquilo porque serví-Lo já é uma recompensa.
Pense comigo. Imagine que alguém que você admira, por exemplo Elon Musk, Michele Bolsonaro, Sílvio Santo… Te convidasse para servi-lo por uma semana. Você teria as despesas básicas cobertas, entretanto, não receberia nada para fazer isso. Iria mesmo assim? EU IRIA! Porque estar perto de pessoas notáveis já é algo recompensador em si mesmo.
Então imagine que cuidar da videira que Ele te deu! Saber que está servindo, trabalhando para Ele!
Por que então nos distraímos?
Seu cônjuge é a sua videira!
Inclusive, alguns supõe que a videira que a Sulamita não cuidou se refira a beleza e a saúde para o dia do casamento.
Sua saúde é um presente que você oferece ao cônjuge e aos filhos.
Sua formosura é um presente para seu cônjuge.
Se você não gosta de servir, não deveria ter casado.
Seus filhos são a sua videira.
Você precisa fazer de tudo por eles!
Sabia que existem relógios que valem mais de 200 milhões?
Um relógio que vale 66 pavilhões deste!
Se eu te pedisse para levar esse relógio até o Acre, você colocaria em uma mochila e sairia de moto?
Deus colocou no seu ventre, na sua casa… Ei pai! Na sua casa, algo que vale muito mais do que um relógio de luxo!
Você pode ser um sucesso no trabalho, com os amigos e até na igreja, mas, se não cuidar de seus filhos você é um lixo!
O que mais é “a sua vinha”?
Célula, essa igreja, sua empresa…
2. A vida tem suas estações
A poesia segue o seu fluxo e o Noivo declara!
10 O meu amado falou e me disse: Levante-se, minha querida, minha bela, e venha comigo. 11 Veja! O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram. 12 Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos. Ct 2:10-12.
O inverno tem um poder assustador.
Ele é capaz de transformar as mais belas paisagens em cenários de morte. Claro que o inverno também tem um certo tipo de beleza, mas, vamos focar no conceito tradicional de inverno.
Aquele lugar que um dia foi o abrigo de animais, crianças brincando e árvores frondosas, agora é apenas um reduto de galhos secos, serração, chuva, geada… As roupas não secam e para todo lugar onde vamos é necessário levar um guarda-roupas junto…
Mas, sabem de uma coisa… O Inverno não dura para sempre!
Ei! O Inverno não dura para sempre!
Diga isso ao irmão ao seu lado!
O mesmo cenário de alegria e festa, pintado nas cores do inverno traz reflexão, e às vezes tristeza e melancolia.
Todavia, quem sobrevive ao inverno, verá as flores da primavera. Sentira o perfume das flores e se entregara no labor do verão. E quando vierem os frutos do outono… Coma bastante, se alegre com cada fruto, com cada vitória, com cada conquista… Afinal, a vida ainda reserva outros invernos.
A vida é cheia de ciclos. E nenhuma estação dura para sempre. Precisamos ter a sabedoria de aprende com o que cada estação nos ensina!
Não sei qual a estação você está vivendo hoje. Se está cheirando flores, correndo ao sol, comendo frutos ou lutando pela vida em meio ao gelo. Mas, lembre-se, essa estação também vai passar!
No inverno a vida não morre. Ela só está refletindo. Se preparando, se organizando; porque o amanhã virá, trazendo consigo os raios vívidos do sol da primavera!
Essa noiva percebe então que os GRANDES problemas muitas vezes são feitos de pequenas permissões.
Peguem as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor. Ct 2:15. NAA.
Ela compreende que o grande risco para as ‘lavouras da vida’ não eram os problemas que nasciam grandes, antes, os pequenos que se tornavam grandes.
É a velha história do sapo.
Dizem que se alguém jogar um sapo na água quente ele pulará para fora e salvará a vida. Porém, se o sapo estiver na água ambiente e ela for sendo aquecida aos poucos, ele morrerá cozido.
Assim é em relação aos filhos, ao casamento, a fé… Precisamos observar as pequenas linhas de nylon, afinal ninguém fica parado ao ver o inimigo chegar com pesadas correntes. Porém, milhares de voltas de uma linha de pesca prendem tanto quanto uma corrente.
O inimigo tenta prender nossos corações com centenas de pequenas tristezas, decepções, mágoas… Ele não costuma trabalhar com pré-moldados na hora de atacar o cristão. Gosta de construir uma prisão ao redor do crente, tijolo após tijolo.
Conta-se que um Cowboy quase foi atropelado por um trem na infância. Quando cresceu e foi passear na cidade grande, ao ver um pequeno trem de brinquedo exposto na vitrine, o alvejou com diversos tiros. Ao ser indagado pela atitude respondeu: “Esses bichinhos parecem inofensivos quando pequenos, mas, depois que crescem fazem um estrago que não tem tamanho”.
A noiva precisava se livrar das distrações que pudessem atrapalhar o seu amor.
É característico comparar as mulheres a fogões a lenha e os homens a micro-ondas.
Essa é uma parábola bíblica, então permitam-me usá-la. Jesus está sempre pronto para desfrutar da intimidade com sua Igreja. Porém, às vezes, a igreja é lenta em se dispor.
Meu querido, Jesus está sempre pronto para ouvir suas orações. Ele não precisa de um louvor tocando, de uma boa pregação. O Noivo está sempre disposto!
Assim como um casal que não desfruta de intimidade fica carrancudo, irritadiço, com menos disposição e saúde; filhos de Deus que não se entregam em oração, adoração, busca e renúncia; cristãos que não visitam o secreto uma hora ou outra ficam mais carrancudos, tristes e podem flertar com o legalismo ou a hiper-graça.
3. A beleza está nos olhos de quem vê
De uma forma surpreende este noivo olha para sua noiva e a chama de “perfeita”.
Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum. Ct 4:7.
Como diria o Pr. Marcelo: “Na, na, na, na, na”.
Como assim que essa noiva é linda, perfeita?
Ele não está falando daquela que largou o que devia fazer para fazer o que os outros queriam que ela fizesse?
Não é aquela que negligenciou o próprio casamento, o próprio noivo para se desgastar naquilo que não devia?
Como assim que agora ela é “perfeita”.
É que a beleza dessa noiva, não estava nela mesma, queimada do sol, castigada pela vida… A beleza dela estava nos olhos do noivo.
Essa é a beleza da Igreja. Essa é a sua beleza.
Se acha indigno? Tá certo!
Acha a igreja ruim? Tá certo!
Mas sabe de uma coisa? O NOIVO É APAIXONADO PELA SUA IGREJA!
JESUS TE AMA!
E isso não é mérito seu!
A sua beleza, a beleza dessa Igreja, está nos olhos dele!
A misericórdia é dEle, a beleza é dEle, o amor é dEle!
É tudo por Ele, para glória dEle!
4. Preguiçosa e distraída
Essa mulher se banhou, preparou e vestiu. Encheu-se dos melhores cremes e perfumes. Estava focada em desfrutar de uma noite inesquecível com seu amado.
Porém, as coisas não saíram exatamente como ela queria. Ele chegou fora do momento que ela gostaria.
Ela já havia até dormido, não conseguiu aguentar até a chegada de seu amado. E quando ele chegou, resolveu murmurar.
Porém quando finalmente se levantou, já era tarde demais. E aquela mulher ficou só, sem o seu amado.
E assim, ela apanhou.
De forma semelhante é uma igreja que se purifica, limpa e embeleza, todavia, perde o foco no seu amado, fica sem sentido e começa a apanhar da vida.
Ministração
Por último essa mulher entrega ao Amado tudo que tem, sem reservas.
Salomão teve uma vinha em Baal-Hamom. Ele a entregou a uns lavradores, e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil moedas de prata. 12 A minha vinha, que me pertence, dessa cuido eu! Você, Salomão, terá as suas mil moedas, e os que guardam o fruto dela, as suas duzentas. Ct 8:11-12. NAA.
Ela lhe promete o serviço, o lucro, o resultado. Não cobra nada, não pede algo em troca. No final ela simplesmente entende, que precisa se render completamente e tudo estará resolvido pelo Amor do seu Esposo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!