INTRODUÇÃO
Honra é um dos princípios mais fundamentais e recorrentes em toda a Escritura. Ela não apenas direciona o modo como nos relacionamos com Deus, mas também regula nossa convivência familiar, social, e eclesiástica. Honrar é reconhecer, valorizar e obedecer àqueles a quem Deus constituiu com autoridade sobre nós. Submissão é a expressão prática dessa honra, e ambas devem ser acompanhadas de expectativa e atitude, elementos que geram ambientes de glória.
YouTube
1. O QUE É HONRA?
Honra é considerar em alta estima, tratar com respeito e valorizar acima das conveniências. Envolve uma atitude interna que se manifesta em gestos e comportamentos externos (Malaquias 2:2; 1 Samuel 2:30). Não se trata apenas de palavras, mas de posturas que revelam reverência, temor e gratidão.
“Se não me ouvirdes e não me honrardes, dando-me as vossas primícias e as vossas ofertas com coração alegre, também eu vos amaldiçoarei, e as vossas bênçãos serão amaldiçoadas, porque não aplicastes o coração a isso.” (Malaquias 2:2, NAA)
“Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Eu honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.’” (1 Samuel 2:30, NAA)
2. A FONTE DE TODA AUTORIDADE
Romanos 13:1-2 e João 19:11 deixam claro: toda autoridade provém de Deus. Seja familiar, civil, social ou eclesiástica, se está em posição de liderança, foi estabelecida ou permitida pelo Senhor. Honrar uma autoridade é, portanto, honrar a Deus. Desonrar uma autoridade é, em essência, desonrar Aquele que a instituiu.
“Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.” (Romanos 13:1-2, NAA)
“Respondeu Jesus: ‘Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.’” (João 19:11, NAA)
3. HONRANDO A DEUS COM AS PRIMÍCIAS
A primeira expressão de honra é com as primícias. Provérbios 3:9-10 ordena que honremos ao Senhor com os primeiros frutos, não com sobras. Caim e Abel nos ilustram essa distinção: Abel ofereceu as primícias, e sua oferta foi aceita; Caim deu o que sobrou, e foi rejeitado (Gênesis 4:3-5). Maria ungiu Jesus com perfume caro, mostrando honra (João 12:3-6), enquanto Judas revelou desonra em sua crítica.
“Honre o Senhor com os seus bens e com as primícias de toda a sua renda; assim, os seus celeiros se encherão de fartura, e os seus lagares transbordarão de vinho novo.” (Provérbios 3:9-10, NAA)
“Aconteceu que, ao cabo de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irado, e o seu semblante caiu.” (Gênesis 4:3-5, NAA)
“Maria, pois, tomando uma libra de perfume de nardo puro, muito precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e a casa se encheu com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: ‘Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?’ Ora, ele disse isso não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.” (João 12:3-6, NAA)
4. JESUS E A HONRA
Jesus honrou o Pai em todas as suas atitudes (João 13:20). Ele também valorizou a honra dos outros: elogiou a mulher cananeia que o chamou de “Senhor”, reconheceu a generosidade da viúva que deu tudo, e valorizou a fé do centurião que se submeteu à autoridade espiritual.
“Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (João 13:20, NAA)
5. TIPOS DE AUTORIDADES
- Civil: Governantes, policiais, prefeitos (Romanos 13). Mesmo injustos, devem ser tratados com respeito. Exemplo: Davi poupou Saul por reconhecer a unção sobre ele (1 Samuel 24:6).
“Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.” (Romanos 13:1, NAA)
“Davi disse: ‘O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, o ungido do Senhor, estendendo a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor.’” (1 Samuel 24:6, NAA)
- Familiar: Pais, maridos, esposas, filhos (Efésios 5:22-33; 6:1-3). A honra na família estabelece unidade e proteção. Cão desonrou Noé e foi amaldiçoado (Gênesis 9:20-27).
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; [...] Maridos, amem as suas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” (Efésios 5:22, 25, NAA)
“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honre o seu pai e a sua mãe’ (este é o primeiro mandamento com promessa), ‘para que tudo corra bem com você, e você tenha longa vida sobre a terra.’” (Efésios 6:1-3, NAA)
“Noé, que era agricultor, começou a plantar uma vinha. Tendo bebido do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai e foi contá-lo aos seus dois irmãos, que estavam fora. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os ombros e, andando de costas, cobriram a nudez do seu pai; seus rostos estavam voltados, e não viram a nudez do seu pai. [...] Noé amaldiçoou Canaã, dizendo: ‘Maldito seja Canaã; servo dos servos será para os seus irmãos.’” (Gênesis 9:20-25, NAA)
- Eclesiástica: Pastores, discipuladores, liderança espiritual (Hebreus 13:17; 1 Tessalonicenses 5:12-13). Ana honrou Eli e recebeu seu milagre. Mesmo injustamente julgada como embriagada, respondeu com respeito e humildade.
“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles, pois eles velam por vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.” (Hebreus 13:17, NAA)
“Irmãos, pedimos que reconheçam aqueles que trabalham entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham; tenham por eles o mais alto apreço e amor, por causa do trabalho que realizam. Vivam em paz uns com os outros.” (1 Tessalonicenses 5:12-13, NAA)
“Pois Ana falava consigo mesma, e apenas os seus lábios se moviam, mas não se ouvia a sua voz; por isso, Eli pensou que ela estava embriagada. Eli lhe disse: ‘Até quando você ficará embriagada? Ponha de lado o seu vinho.’ Mas Ana respondeu: ‘Não, meu senhor, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. Não considere a sua serva uma mulher vadia, porque, pela abundância da minha queixa e da minha provocação, é que tenho falado até agora.’ Então Eli respondeu: ‘Vá em paz, e o Deus de Israel lhe conceda a petição que você lhe fez.’” (1 Samuel 1:13-17, NAA)
- Social: Patrões e empregados devem agir com honra (Efésios 6:5-9). A integridade no trabalho é um testemunho de submissão ao Senhor.
“Servos, obedeçam em tudo a seus senhores segundo a carne, não servindo apenas quando vigiados, visando somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. [...] Senhores, façam o que é justo e direito para com os seus servos, sabendo que também vocês têm um Senhor no céu.” (Efésios 6:5, 9, NAA)
6. HONRA NÃO É CUMPLICIDADE
Submissão não é cumplicidade com o pecado. Quando uma autoridade nos comanda a pecar, devemos obedecer antes a Deus (Atos 5:29). Ananias, Misael e Azarias são exemplos: desobedeceram à ordem de adorar uma imagem (pecado de idolatria), mas fizeram isso com respeito (Daniel 3:16-18).
“Mas Pedro e João responderam: ‘Julguem vocês mesmos se é justo diante de Deus obedecer a vocês em vez de obedecer a Deus.’” (Atos 5:29, NAA)
“Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: ‘Ó Nabucodonosor, não precisamos responder-te a respeito deste assunto. Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Mas, se não quiser, fica sabendo, ó rei, que não serviremos aos teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.’” (Daniel 3:16-18, NAA)
7. MALDIÇÃO POR DESONRA
Malaquias 1 e 2 trazem palavras duríssimas sobre como Deus rejeita ofertas feitas sem honra. O culto sem reverência, a oferta sem amor e o ministério sem temor são desprezados. Até as bênçãos podem ser amaldiçoadas se forem sem honra (Malaquias 2:2). Em Mateus 13:54-58, Jesus não pôde operar muitos milagres em sua própria terra por causa da desonra. Isso se compara com o caso de Miriã (Números 12), que, ao criticar Moisés por orgulho, foi acometida de lepra por não distinguir a pessoa do irmão da função de profeta e líder.
“Se não me ouvirdes e não me honrardes, dando-me as vossas primícias e as vossas ofertas com coração alegre, também eu vos amaldiçoarei, e as vossas bênçãos serão amaldiçoadas, porque não aplicastes o coração a isso.” (Malaquias 2:2, NAA)
“Chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de modo que ficaram maravilhados e diziam: ‘De onde lhe vêm esta sabedoria e estes milagres? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não estão todas entre nós? De onde, pois, lhe vem tudo isso?’ E escandalizavam-se por causa dele. Mas Jesus lhes disse: ‘Não há profeta sem honra, exceto na sua terra e na sua casa.’ E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” (Mateus 13:54-58, NAA)
“Miriã e Arão falaram contra Moisés por causa da mulher cuxita que ele havia tomado; pois tinha tomado uma mulher cuxita. [...] Então a ira do Senhor se acendeu contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou de sobre a tenda, eis que Miriã estava leprosa, branca como a neve.” (Números 12:1, 10, NAA)
8. RECOMPENSAS DA HONRA
Jesus ensinou que quem recebe um profeta como profeta, recebe galardão de profeta (Mateus 10:41). A honra atrai o favor de Deus. Exemplos:
- Ana honrou Eli e recebeu Samuel.
- A mulher do vaso de alabastro teve sua oferta eternizada.
- Abraão honrou Melquisedeque com o dízimo (Gênesis 14) e foi abençoado.
- Jônatas entregou seu manto e armas a Davi, selando uma aliança de honra (1 Samuel 18:3-4). Mais tarde Davi buscou poupar, honrar e cuidar de seus descendentes.
- Mulheres sustentaram o ministério de Jesus com seus recursos (Lucas 8:2-3), revelando honra prática.
“Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo receberá a recompensa de justo.” (Mateus 10:41, NAA)
“Então, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; ele era sacerdote do Deus Altíssimo. [...] E Abraão lhe deu o dízimo de tudo.” (Gênesis 14:18, 20, NAA)
“Jônatas fez uma aliança com Davi, porque o amava como à sua própria alma. Jônatas tirou a túnica, o cinto, a espada, a lança e o escudo que estavam com ele e os entregou a Davi.” (1 Samuel 18:3-4, NAA)
“Também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios, Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais ajudavam com os seus bens.” (Lucas 8:2-3, NAA)
9. AMBIENTES DE HONRA GERAM GLÓRIA
Ambientes como o Cenáculo (Atos 2), o Monte da Transfiguração (Mateus 17), o Tanque de Betesda (João 5) e o Monte Sinai (Êxodo 19) foram lugares de manifestação sobrenatural porque estavam cercados de honra, expectativa e atitude. Esses ambientes são gerados por corações alinhados com o Reino.
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” (Atos 2:1-4, NAA)
“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.” (Mateus 17:1-2, NAA)
“Havia em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tinha cinco pórticos. Nestes jazia uma grande multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos, esperando o movimento da água. [...] Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar são?’ [...] Disse-lhe Jesus: ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda.’” (João 5:2-3, 8, NAA)
“No terceiro mês depois que os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito, naquele mesmo dia, vieram ao deserto do Sinai. [...] E Moisés subiu a Deus; e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel.” (Êxodo 19:1, 3, NAA)
10. ATITUDE E EXPECTATIVA
A expectativa gera a preparação e a busca. Quando se tem expectativa, se age com atitude: entrega-se, serve-se, obedece-se. A falta de honra se revela em culto mecânico, em escárnio da autoridade, em desrespeito ao ambiente sagrado. A unção que você honra é a unção que você recebe.
11. O EXEMPLO DE NOÉ E SEUS FILHOS
Noé errou ao se embriagar, mas seu filho Cão errou mais ao expor sua nudez (Gênesis 9). Sem e Jafé, pelo contrário, cobriram o pai com honra. Não se trata de esconder o pecado, mas de tratar com respeito. O erro da autoridade não justifica a desonra.
“Noé, que era agricultor, começou a plantar uma vinha. Tendo bebido do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai e foi contá-lo aos seus dois irmãos, que estavam fora. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os ombros e, andando de costas, cobriram a nudez do seu pai; seus rostos estavam voltados, e não viram a nudez do seu pai.” (Gênesis 9:20-23, NAA)
12. JESUS E O PRINCÍPIO DO PRIMEIRO AMOR
Em Apocalipse 2:4-5, Jesus adverte a igreja de Éfeso por ter deixado o primeiro amor. O primeiro amor é aquele que coloca Jesus em primeiro lugar em tudo. Isso também é honra.
“Tenho, porém, contra você que abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se, pois, de onde caiu, arrependa-se e volte à prática das primeiras obras; caso contrário, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar, se não se arrepender.” (Apocalipse 2:4-5, NAA)
13. A RESTAURAÇÃO DO CULTO E DA HONRA
Em 2 Crônicas 29, o rei Ezequias restaurou o culto e a honra ao convocar sacerdotes, purificar o templo e consagrar o povo. O resultado foi o avivamento nacional. O mesmo pode acontecer conosco se restaurarmos a honra. Também devemos fazer uma “faxina espiritual” em nossas casas e vidas, eliminando livros, músicas e práticas que desonram a Deus.
“Ezequias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. [...] No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou. Fez vir os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praça oriental e lhes disse: ‘Santificai-vos agora e santificai a Casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santuário toda imundícia.’” (2 Crônicas 29:1, 3-5, NAA)
CONCLUSÃO
Honra é uma chave espiritual para acessar as promessas de Deus. Honra abre os céus, manifesta milagres e estabelece o Reino de Deus em nós. Que nossos corações sejam convertidos à honra verdadeira, e que cada área de nossa vida esteja sujeita à vontade dEle. Afinal:
“Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Eu honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.’” (1 Samuel 2:30, NAA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!