quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A desgraça comum


Muito se fala na graça comum. Usamos Mt 5.45 para mostrar que Deus faz cair a chuva e brilhar o sol sobre os bons e maus. Falamos também que não fosse pelo sacrifício de Cristo conhecido antes da fundação dum mundo (1Pe 1.19-20) nada mais existiria ou a humanidade seria um inferno ainda maior (Rm 3.9-18).
Hoje quero falar um pouco sobre a desgraça comum. Já reparou que o mal atinge todos? Ímpios morrem afogados e na cidade em que pastoreio também um pastor morreu afogado. Ímpios morrem no transito, porém sei várias histórias de pastores que morreram no transito. Pagãos morrem no trabalho, entretanto conheci um homem crente que morreu arando sua terra... Pense mais um pouco e você verá uma infinidade de exemplos de que existe sim, uma espécie de desgraça comum. Verdade é que vivemos em um mundo que jaz no maligno (1Jo 5.19). Também que todos pecamos. A humanidade como uma unidade humana tem semeado muitas injustiças e deste cálice bebemos hoje. Por isso, bons e maus morrem de câncer, de HIV, de Hepatite... Se o sol vem sobre bons e maus também vem geadas, furacões, terremotos...
É a graça comum que impede que a desgraça comum tenha seu pleno efeito. É a graça específica que muda nossos olhos de focar nas desgraças e focar nas maravilhas do agora e do porvir. É a graça comum que desperta em nós, mesmo em meio a desgraça comum, o desejo pela graça específica, para que a desgraça específica (o salário do pecado) não se manifeste em nós.
A graça comum leva pessoas a lutarem contra a desgraça comum e buscarem uma vida melhor. Já a graça específica nos faz enxergar o padrão do porvir e gera em nós o desejo de implantá-lo, da maneira mais abrangente possível, no agora!
Deixe a graça de Deus te emocionar! Seja envolvido por ela! Comtemple com os olhos da fé o perfeito porvir e aja com todas as suas forças para que ele se manifeste no hodierno.
Mesmo que a desgraça comum nos atinja, sejamos ministros do céu, auxiliando mais e mais pessoas a se encontrarem com a graça comum e mais ainda, com a graça específica, na pessoa de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!