segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Deus de Moisés


Moisés descobriu algo a respeito de Deus que poucas pessoas tem descoberto. Ele encontrou em Deus um amigo! O melhor amigo! Descubra você também como se relacionar com esse único e verdadeiro Deus que se faz próximo dos seres humanos e ama conversar e se manifestar na vida deles! Ouça e leia esta ministração, depois aplique estes princípios em sua vida e você nunca mais será o mesmo!

Baixar mp3: 4shared MediaFire

[Esboço].
Números 1:1 NVI: O Senhor falou a Moisés na Tenda do Encontro, no deserto do Sinai, no primeiro dia do segundo mês do segundo ano, depois que os israelitas saíram do Egito. Ele disse:

Números 1:1 ARA: No segundo ano após a saída dos filhos de Israel do Egito, no primeiro dia do segundo mês, falou o Senhor a Moisés, no deserto do Sinai, na tenta da congregação, dizendo:

Hoje quero refletir com os amados a respeito do 'Deus de Moisés'. Se prepare, será impactante! Não se assuste se algumas vezes eu me referir a Moisés como a alguém vivo e outras como a alguém morto. É que de fato Moisés já morreu, não está mais entre nós e não temos acesso a ele. Porém sabemos também que já ressuscitou pois o arcanjo Miguel buscou o seu corpo quando Lúcifer tentava roubá-lo e posteriormente Moisés apareceu ressurreto a Jesus.

O Senhor.
Este nome é o nome próprio Deus. Os judeus acreditavam que este nome não poderia ser pronunciado nem escrito tamanha sua santidade e sacralidade. Então utilizavam de quatro letras para descrevê-lo, o chamado tetragrama sagrado que em português é representado pelas letras YHWH. Alguns grupos da língua portuguesa também se utilizam da expressão D_us.
Felizmente temos em Jesus Cristo a liberação para chamarmos Deus de 'Papaizinho' quanto mais então de chamá-lo pelo nome, que em português tem sido Javé ou Jeová ou ainda como a maioria das Bíblias utiliza 'O Senhor'.

Esse Senhor todo poderoso, de quem as pessoas tinham mais medo do que temor falou com Moisés. E digo mais medo do que temor porque quando Moisés subiu ao monte para receber os 10 mandamentos o povo ficou com medo de chegar perto do monte, porém não demorou muito fez um bezerro de ouro. Isso não é um temor reverente que nos aproxima honrosamente de Deus, isso é um medo covarde que leva a agir na surdina, nas beiras e cantos escuros onde supostamente Deus não 'mexeria'.

Falou.
Logo em seguida vemos que com Moisés a questão era outra. Moisés tinha um temor reverente diante do Senhor ao ponto de que entre tantas pessoas, mais de 2 milhões, era através de Moisés que o Senhor poderia se revelar! O Senhor falava a Moisés!

Êxodo 33:11: O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.

Como a palavra diz que ninguém viu o rosto do Senhor, tudo indica que o próprio Jesus descia à terra para conversar com Moisés. Ele ouvia Deus e falava para o povo o desejo e as ordens do Senhor. Você realmente acha que a perfeita vontade de Deus era que apenas Moisés falasse com Deus? Com certeza não. Afinal ele colocou Adão no jardim e na viração do dia conversava com Ele. O Senhor quer se relacionar conosco.
Aqui mesmo, o que vê entre você e eu? Nada? Sabe o que eu vejo? Nada! Porém, se eu pegar um celular aqui posso discar para quem eu quiser! Mas você não vê as ondas do sinal de celular! Se pegarmos um rádio, podemos ouvir várias estações de rádio. Todavia nenhuma destas rádios está visível a seus olhos! E ainda se trouxermos aqui um especialista, com o mesmo rádio comum ele pode captar o sinal de rádios estrangeiras do outro lado do oceano com apenas alguns ajustes! E você vê estas ondas? Não, não e não!
Moisés era um rádio sintonizado na frequência de Deus. Ou ainda, Moisés era um televisor 7D sintonizado no Senhor pois podia vê-lo face a face, ao tremor dos montes, estalar dos raios e dedo de Deus nas tábuas de pedra!
Ei me escute! Deus está falando! Passarão os céus e a terra mas as palavras do Senhor não passarão! Segundo o Pr. Dr. David Youngi Cho, pesquisadores sérios tem trabalhado na hipótese de existir a 'camada etérea' e segundo eles se conseguirmos entrar/decodificar esta camada poderemos ouvir todas as palavras já ditas na terra desde o princípio.
Porém eu não posso sintonizar o rádio em duas estações ao mesmo tempo. Mesmo que conseguisse não existiria proveito nisso, pois ambas seriam ininteligíveis. O mesmo se dá para a televisão. Até mesmo aquelas onde é possível visualizar dois canais, um deles precisa estar sem áudio. Verdade é que você só pode estar em uma sintonia. Pergunte para a pessoa ao seu lado: Você está sintonizado no Senhor? Se você sintonizar no mundo não irá ouvir a voz de Deus! Se você sintonizar na carne, não ouvirá a voz de Deus!
No que você está sintonizado? O que você coloca diante dos seus olhos? Quais os programas de televisão que você sintoniza? Quais as músicas que você escuta? No que você coloca teus pensamentos? Como aprendemos no culto passado 'coloquem o seu pensamento nas coisas que são do alto e não nas que são terrenas'.

Você já deve ter percebido que as antenas parabólicas oferecem uma qualidade de sinal e variedade de programação maiores que as antenas comuns. Porém, se você conectar uma antena parabólica diretamente no televisor obterá nenhum sinal ou raramente alguns canais com péssima qualidade. O que acontece? O sinal está chegando porém não existe decodificação. As informações estão sendo captadas porém não há como interpretá-las! Infelizmente muitos cristãos estão assim. Estão buscando ouvir a voz de Deus, oram, clamam, jejuam, vão aos cultos e as vigílias. Querem o fogo e a glória. Mas é tudo tão confuso e conturbado. Que se passa? São parabólicas, estão focadas na direção certa, porém está faltando o aparelho decodificador! E o aparelhinho é este que seguro em minha mão: A Bíblia!
Não há revelação divina que fuja do que está revelado aqui! Deus em sua perfeição criou esta biblioteca (é isto que significa a palavra Bíblia) e nela colocou princípios sobre todas as situações e circunstancias possíveis na existência de um homem. Creio que existem muitos profetas, glórias a Deus por isso. Quero inclusive contar um pouco de minha própria experiência neste sentido. Já recebi palavras proféticas que continham a revelação de Deus misturada com a carne do profeta e também já recebi palavras de Deus que interpretei segundo a minha carne e não de acordo com a Palavra. Isso é um perigo!
Você precisa conhecer a escritura. Você precisa conhecer a Palavra de Deus! E Deus escolheu justamente o Moisés para iniciar a compilação da Bíblia.

Moisés.
Quem era este homem com quem Deus falava? Moisés era o segundo filho homem de um casal de hebreus, no tempo em que ter um filho homem que fosse não era permitido. Também tinha uma irmã mais velha chamada Miriã.
Os hebreus eram escravos dos egípcios e com medo de que se tornassem muito poderosos e se rebelassem Faraó havia ordenada que os menininhos fossem assassinados. Moisés já estava grandinho e seus pais, Anrão e Joquebede não sabiam mais como escondê-lo. Então sua mãe preparou um cesto flutuante e largou o menino nas águas do nilo. Sua irmão ia vigiando. Resumindo a história Moisés recebeu este nome da filha de Faraó, que o criou como se fosse seu próprio filho. Até os 40 anos cresceu como príncipe do Egito, vendo seu povo de sangue padecer nas mãos dos feitores. Isso o indignou e num momento de descontrole assassinou um dos capatazes. Precisou fugir para o deserto. Lá casou-se e pastoreou as ovelhas de seu sogro Jetro (Reuel) por 40 anos. Aos 80 anos de idade, o Senhor esclareceu-lhe que o rio e as ovelhas, na verdade tinham tudo a ver com sua missão: Libertar os descendentes de Israel (Jacó) do Egito. Então ele foi, manifestou o poder de Deus através de 10 pragas que atingiram o Egito. Celebrou a páscoa onde um cordeiro era morto para salvar cada família (simbolizando Jesus, aquele que salva as famílias) e passou o mar vermelho a seco. Este Moisés subiu o monte fumegante, o Monte Sinai por duas vezes onde o Senhor lhe dera e repetira os 10 Mandamentos. Jejuou 80 (40+40) dias diante do Senhor, como que um dia para cada ano de sua idade. À sua tradição temos a revelação dos 5 primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. É desse Moisés que estamos falando. Não de um homem que serviu um dia ao Senhor, mas de alguém que construiu uma história com Deus e a Ele permaneceu fiel!

Tenda do Encontro/ Tenda da Congregação.
A NVI chama de Tenda do Encontro a barraca que Moisés armava fora do acampamento. A nuvem da glória do Senhor guiava o povo durante o dia no deserto. Mas quando Moisés entrava naquela tenda a coluna de nuvem se posicionava em frente a tenda. Era ali que Moisés tinha o seu encontro com Deus!
Cada pessoa corria para sua própria tenda e parado de pé em frente a ela adorava ao Senhor. Porém Josué se posicionava junto a tenda de Moisés. Sabia que o seu discipulador não era um homem comum, era um homem que falava com Deus! Diga para a pessoa ao seu lado: Meu discipulador não é uma pessoa comum! Ele fala com Deus!
A ARA chama de Tenda da Congregação. O lugar onde Deus congregava com Moisés. O lugar onde Moisés clamava em favor da congregação.
Você tem a sua tenda do encontro? Aquele lugar onde até o Josué precisa ficar de fora?
Moisés possuía uma vida de oração. Ele entendera que oração é muito mais que um ritual, é vida! Oração é um diálogo entre amigos. Eu não suporto ficar sem oração! Quando passo algum tempo sem orar, e não estou falando da oração de todo tempo, falo da oração feita na tenda do encontro, quando passo algum tempo sem essa oração, sinto algo muito estranho, um sentimento de tristeza, de medo, de ansiedade. Mas quando me apresento na tenda do encontro, tudo é diferente!
Deserto do Sinai.
Eles estavam em um deserto. Deserto é o lugar onde o pastor deixa as 99 ovelhas fiéis enquanto procura a 1 fugida. Mas este pastor é muito coerente e envia sua nuvem durante o dia e seu fogo durante a noite!
Sinai é o monte da revelação. Nenhum deserto é tão seco onde a manifestação de Deus não possa fazer sair água da Rocha. Nenhum deserto tem o sol tão escaldante que o Senhor não possa fazer chover maná e carne!
Deserto do Sinai é o lugar onde todos um dia passamos, lugar de provação porém também lugar de milagres pois o Senhor não nos deixa desamparados.

Primeiro dia, era um domingo. Segundo ano, muita coisa já tinha acontecido, mas o Senhor continuava falando! A despeito de estarem em um deserto, tinha saído do Egito! Saído da escravidão. Não importa o qual seja difícil um deserto, o que é ele perto da escravidão que você vivia?

Números 1:1 NVI: O Senhor falou a Moisés na Tenda do Encontro, no deserto do Sinai, no primeiro dia do segundo mês do segundo ano, depois que os israelitas saíram do Egito. Ele disse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!