sábado, 31 de maio de 2014

Vencendo pela Oração

     Através do exemplo de Ana podemos aprender a vencer situações de dificuldade não através da reclamação e brigas, mas sim, através de derramar a alma diante do Senhor!

Baixar mp3: MediaFire 4shared


[Esboço: Não corrigido, não revisado].

Sm 16:4 Tremeram de medo diante de Samuel
1Sm 1
1. Elcana provavelmente era um Levita que morava no meio de Efraim.
2. Cultura e leis antigas: Se a primeira fosse estéril poderia tomar a segunda. Ana era sua primeira esposa, sua esposa de verdade. A mulher a quem ele amava. Porém não podia gerar filhos. De acordo com Gn 4:19 vemos que a poligamia foi inventada pelo maldoso Lameque, o sétimo depois de Adão pela linhagem de Caim.
3. Elcana era homem piedoso e cumpria a lei.
4-5. Por algum motivo o Senhor ainda não havia permitido Ana de ter filhos.
6-7 Penina a irritava. Mas ela batalhava espiritualmente (jejum e oração). Um dos maiores homens de Deus da história estava para nascer dali!
8. Ana havia sido feita para ter filhos (1Tm 2:15 “Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos – se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso”.)
9-11 Fez um voto perante o Senhor e derramou sua alma em oração. Seu desejo pela fertilidade era muito grande. E você? Tem chorado por filhos espirituais? Se você não deixar filhos, o que restará?
12-14 o sacerdote erroneamente a acusa de estar embriagada.
15 Ana honrou o sacerdote. Mesmo ele sendo um homem rude, infiel ao Senhor e a tendo tratado mal.
17 o sacerdote libera uma palavra. Mesmo ele sendo um mal sacerdote, era o líder dela e suas palavras tinha autoridade.
18 depois de liberada a palavra ela creu e se alegrou! Mulher de fé!
19. Depois da viagem de ida, do período fora de casa e da viagem de casa, seria fácil para Ana e também para Elcana inventarem uma desculpa para pecar e não cumprirem seus deverem conjugais (1Co 7:3-5). Porém, foram fiéis ao Senhor e tiveram um relacionamento íntimo assim que chegaram do culto!
20. Assim, Samuel crescia em seu ventre!
21-23 Como o marido tem autoridade para anular ou validar os votos da esposa no primeiro momento em que fica sabendo deles, Elcana validou o voto de Ana e Samuel precisaria ser entregue ao Santuário de Deus.
1Sm 2:19. Sua mãe, uma intercessora! Sua mãe uma protetora! Provedora! Sonhadora, incentivadora!
20-21. Em nenhum momento você vê Ana e Elcana maldizendo Eli e seus filhos perversos. Ela o honrava embora com toda certeza não concordasse com os erros. Assim, ele a abençoou e ela gerou mais filhos!
1Sm 2:22 Aonde estava a mãe dos filhos de Eli?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!