segunda-feira, 13 de julho de 2015

As faces do discipulado

Esta mensagem é fruto da reflexão sobre algumas verdades muito importantes acerca do discipulado. A primeira delas é que o desejo de Deus para todas as pessoas da terra é que sejamos usados pelo Espírito Santo para fazer discípulos de Jesus. Ou seja: É mandamento de Deus que todos sejamos discipuladores! Esta mensagem traz alguns princípios muito importantes que precisam estar presentes no relacionamento entre discípulo e discipulador.
   Recomendo a leitura do texto pois contém alguns detalhes que não apareceram no áudio.


Baixar texto: SlideShare Scribd MEGA

As faces do discipulado.

1. Discipulado é para todos.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei”. Mt 28:19-20.

Ora, se todos devemos fazer discípulos então todos precisamos primeiramente ser discípulos! Ser um discipulador é um mandamento de Jesus!

Isso muito sério. Se o desejo de Deus é que todos nós sejamos discípulos e discipuladores precisamos levar isso realmente muito a sério! Se Jesus enquanto esteve aqui na terra investiu muito tempo nisso, precisamos dar muito valor para isso.
Por fim, quando entendermos que o discipulado é o mecanismo escolhido por Jesus para transformar vidas, edificar a Igreja, mudar o mundo e encher o céu, com toda certeza, vamos levar isso muito a sério!

Quantas pessoas você já ganhou para Jesus? Quantas você já batizou nas águas?
Jesus mandou você ganhar, batizar e ensinar! Você precisa fazer isso!
“Um cristão que ainda não discipula ainda não é um cristão normal”. Abe Huber.

A primeira coisa que precisamos entender sobre discipulado é que esse é o desejo de Deus e o mandamento de Jesus para nossas vidas!

2. Discipulado é cobertura.


Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada”. Êxodo 17:10-13.

Quem estava lutando? Josué! Vencer os amalequitas era uma missão de Deus para Moisés. Porém quem estava lutando aquela guerra era Josué. Josué estava em submissão. Enquanto Moisés mantinha as mãos levantadas Josué vencia. Arão e Hur auxiliavam Moisés a permanecer com as mãos levantadas.
E quando as mãos de Moisés baixavam? Eles começavam a perder! Josué lutava, mas sem a cobertura de Moisés ele morreria na batalha! Com Moisés por cima, dando cobertura espiritual, Josué era um grande herói, um general vitorioso! Josué, Arão e Hur eram os principais discípulos de Moisés. Quer ser vitorioso? Esteja debaixo de cobertura espiritual.
A cobertura espiritual eleva ao máximo o seu potencial!

Porque a rebelião é [como] tão ruim como o pecado de feitiçaria, e a teimosia [como] tão ruim como adorar a imagens”. 1Sm 15:23a Viva.

Parece que este versículo não tem muito a ver com cobertura espiritual. Mas tem!
Qual o pecado do feiticeiro? Invocar demônios. E a pessoa rebelde, fora do guarda-chuva, ela está anunciando “ei, estou sem cobertura, podem me atacar”.
E qual o pecado do idólatra? Adorar outra coisa que não Deus. O teimoso, o arrogante ele adora a si mesmo, pois não aceita ser instruído. Seu umbigo é seu Deus. Vive dizendo “assim é melhor, desce jeito não faço”… Ele é arrogante e não gosta de ser exortado. Tem “o rei na barriga”.

3. Discipulado é paternidade.

Quem é filho tem herança, legado. O discípulo é um sucessor.

A Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor”. 1 Timóteo 1:2
Interessante que Timóteo nem tinha sido ganho por Paulo. Sua avó era cristã, sua mãe era cristã. Timóteo, filho 'adotivo' de Paulo se tornou seu principal herdeiro espiritual!
Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: "O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? " Respondeu Eliseu: "Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético". Disse Elias: "Você fez um pedido difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido". 2 Reis 2:9-10
Eliseu queria porção dobrada de um dos maiores homens de Deus que já pisou na terra! Quando Jesus se transfigurou, apareceram para ele quem? Moisés e Elias! Dois dos maiores vultos de todos os tempos! Eliseu queria poção dobrada disso! Porém, existia um preço a ser pago para esse nível de discipulado: andar bem juntinho!
Quando viu isso, Eliseu gritou: "Meu pai! Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel! " E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio”. 2 Reis 2:12
Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas”. 1 Coríntios 4:17
Timóteo era realmente Paulo. Discipulado é transferência de vida e Timóteo vivia como Paulo, cria como Paulo, realizava milagres como Paulo, fundava Igrejas como Paulo… Timóteo era um Paulinho! Timóteo era Paulo onde Paulo não estava!


A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí”. Tito 1:5.

Tito era Paulo onde Paulo não estava. Paulo não estava em Creta consolidando o trabalho e escolhendo os pastores titulares para cada Igreja. Mas lá estava Tito, escolhendo os pastores de acordo com o que Paulo recebera de Deus!

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27
Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?" Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus". João 6:67-69

O discípulo, como filho, precisa reconhecer a voz de seu pai. Precisa viver pela palavra de seu discipulador. Precisa saber quem é seu discipulador, sua identidade em Cristo. Precisa saber qual é a missão do discipulador para poder trabalhar em submissão. O Pr. Luiz perguntou há algum tempo ao Pr. Abe: “Para onde você está indo”. O Pr. Abe respondeu: “Para as nações”. Por sua vez o Pr. Luiz treplicou: “Então eu estou indo para as nações também”. Para onde seu discipulador está indo? Qual a missão dele? TRABALHE NA MISSÃO DE SEU DISCIPULADOR!

3.1 Filhos submissos.

Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: "Não fiquem alarmados! Ele está vivo! " Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou. Atos 20:9-12

Veja bem. O jovem caiu do terceiro andar e morreu. Paulo desceu até lá e disse que estava tudo bem! “Bora pessoal, o guri tá bem, vamos voltar pro culto”. E seguiram no culto até o amanhecer! Ninguém ficou de “mimimi”. Todos permaneceram unidos no mesmo pensamento de Paulo.
Estavam todos no barco do Paulo, confiando nele, dirigidos por ele.

Por que poderiam confiar em Paulo? Paulo se submetia a seu líder Tiago.

No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes. Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério. Atos 21:18-19.

4. Discipulado é honra.


Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos”. Filipenses 3:17
As vezes o discípulo fala: “Ouvi aquela pregação do fulando”… Mas, não ouviu a pregação que o discipulador orientou ouvir!!! Você precisa observar o padrão que seu discipulador tem dado!
E como precisamos crescer nisso. Amados, quantos de vocês já me ouviram falar sobre o livro “O Propósito da Família” de Luciano Subirá? E quantos já leram? Precisamos crescer em honra!


Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água [servia] sobre as mãos de Elias”. 2 Reis 3:11.
E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e o servia. 1 Reis 19:21


O Discipulador serve o discípulo, trabalhando para que ele atinja seu máximo potencial. Porém, cabe ao discípulo entender o discipulador como alguém que é uma autoridade sobre sua vida e que servi-lo é um grande privilégio. Eliseu era quem 'carregava a mala' de Elias. Eliseu deixou tudo para trás pois sabia que servir Elias era uma riqueza muito maior do que aquelas que ele deixou.
Eliseu entendeu que o que Elias tinha para ele era maior do que tudo que ele poderia um dia comprar.
Eliseu entendeu que 'ser' herdeiro do manto, do legado de Elias era muito mais do que herdar as riquezas de seu pai natural e muito mais do que poderia conseguir lavrando com 12 juntas de bois!
Eliseu entendeu que o propósito de Deus para sua vida revelado através da convivência com Elias era muito maior do que sua própria capacidade de ouvir a direção de Deus.

Queridos eu não sei até quando estarei com vocês. E o manto que carrego não é algo que surgiu do dia para noite. Muito da vida de Deus no Pr. Samuel Piangers foi e é derramado sobre mim! Muito mesmo! Muitas das virtudes que o Pr. Mário Silveira recebeu de Deus durante anos de ministério foram derramadas sobre minha vida. E muito daquilo que o Senhor tem derramado na vida do Pr. Wagner Enke tem sido semana após semana colocado sobre mim. É vida de Deus que vem inclusive do nosso líder o Pr. Luiz Scheidt. Não que eu seja alguma coisa, mas, homens de Deus tem transferido sobre mim a vida de Deus que está neles! Vocês vão receber através de mim tudo que Deus me deu para compartilhar?

Quem recebe um profeta porque ele é profeta, receberá a mesma recompensa de um profeta. E quem recebe um justo porque ele é justo, receberá a recompensa de um justo...” Mateus 10:41
Quando você honra um servo do Senhor naquilo que Ele o chamou o ministério de Deus na vida dele fluirá sobre ti com toda potência possível!

Outra questão que envolve honra: Discipulado precisa ter HDL: Hora, data e local. O que o discípulo está transmitindo se sempre chega atrasado no discipulado? Desonra! Está transmitindo que não considera o discipulado algo tão importante assim!
QUANTO MAIOR FOR SEU CONCEITO SOBRE SEU DISCIPULADOR MAIS USADO POR DEUS ELE SERÁ SOBRE SUA VIDA! Isso é honra! Se você pensa que seu discipulador não tem nada de Deus para transferir sobre sua vida, então será isso mesmo que você receberá! Agora se você crê que seu discipulador tem muito da vida de Deus para transferir sobre você, então, pode estar certo que essa vida de Deus fluirá sobre ti!
Percebemos isso quando vamos pregar em outras cidades. Quando a Igreja nos considera grandes instrumentos nas mãos do Espírito Santo, uma grande unção é derramada sobre eles e o Espírito Santo opera transformação de vidas!

O discipulado geralmente é na casa do discipulador ou no local que ele determina. Por que? Porque Jesus disse “vem e segue-se”.

4.1 E se o discipulador errar?

Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha. Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda. Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora. Mas Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas para não verem a nudez do pai, cobriram-no. Quando Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho caçula lhe havia feito, disse: "Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos". Disse ainda: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem! Seja Canaã seu escravo. Amplie Deus o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo". Gênesis 9:20-27

E então disse a seus soldados: "Que o SENHOR me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor". 1 Samuel 24:6

Se o líder errar. Converse com ele. SEJA TRANSPARENTE se você acha que ele errou. Porém, faça isso com RESPEITO, sabendo que está diante de seu líder.
Caso você continue acreditando que seu líder está errado e não concordou com sua observação, peça autorização para FALAR COM O LÍDER DELE (ele não pode proibir). Faça isso com muito TEMOR e RESPEITO.
Porém, NUNCA, NUNCA FALE MAL DE SEU LÍDER PARA OUTRAS PESSOAS.
NUNCA, NUNCA FALE MAL DE SEU LÍDER NA FRENTE DE SEUS LIDERADOS.

Por exemplo, se um marido fala mal de seu discipulador na frente de sua esposa o que está ensinando à ela? Que pode desrespeitá-lo como líder da família! E se a esposa fala na frente dos filhos 'ah esse teu pai, tem cada ideia de gerico'… Como ela espera que os filhos a respeitem depois?
Observando a maneira como você me trata eu sei como você me honra em público, mas, olhando como seus filhos me tratam eu sei o que você fala de mim em particular.
De onde você tirou isso pastor? Do meu discipulador.

5. Discipulado tem propósito.

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. João 15:16
Deixar claro onde quer levar o discípulo. Hoje, o meu GD sabe que eu os estou treinando para serem pastores! Isso mesmo. Todos os meus discípulos estão sendo treinados para serem pastores! Podem prestar atenção nestes homens e mulheres, vocês verão eles serem pastores!
Agora, o que você deve ter como propósito para seus discípulos? CADA UM SE REPRODUZ SEGUNDO A SUA ESPÉCIE!
Olhe para seu discipulador. Quem ainda não tem discipulador olhe para seu líder de célula. O que ele é em Cristo hoje você será amanhã! Ele é um líder de célula? Assim você será amanhã. Ele é um supervisor? Assim você será amanhã!

6. Discipulado é modelagem via exemplo.

Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores”. 1 Coríntios 4:16
Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos”. Filipenses 3:17
O discipulador é alguém que vai a frente, dando o exemplo. Não vai atrás com uma vara tocando os bois. Vai à frente chamando as ovelhas.
Segue a metodologia do: “Eu faço e você olha, eu faço e você me ajuda, você faz e eu te ajudo, você faz e eu supervisiono”.

7. O discipulado tem a profundidade que o discípulo permite.


Fira-me o justo com amor leal e me repreenda”. Salmos 141:5a.

O bom discípulo ama ser corrigido. Não houvesse correção o discipulado ficaria muito vazio. Poderíamos contratar uma pessoa para nos elogiar. Porém, para nos corrigir e trazer de volta ao centro da vontade de Deus somente alguém escolhido pelo Senhor para essa tarefa.

Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados. Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho. Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores. Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas”. 1 Coríntios 4:14-17

Timóteo deu liberdade para Paulo tratar todas as áreas de sua vida! A maneira de viver de Timóteo era igual a de Paulo.

Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:1-3

Timóteo, já no começo do discipulado com Paulo ficou nu diante dele e permitiu que Paulo o circuncidasse! Queridos, discípulos nobres ao nível de Timóteo e Eliseu são raros, porém preciosíssimos!
Não estou aqui de maneira alguma incentivando você a ficar pelado ou a circuncidar alguém.
Porém, estou incentivando você a falar com todas as letras para seu discipulador até que ponto ele pode influenciar sua vida! Sugiro que você diga: “Meu querido discipulador, eu reconheço você como instrumento de Deus para me fazer discípulo de Jesus. Pode ministrar sobre qualquer área de minha vida. Pode me perguntar qualquer coisa! Pode me corrigir em qualquer área de minha vida”!

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade” 2 Timóteo 2:24-25

Ao discipulador cabe saber corrigir com mansidão e sempre, sempre na esperança de que o discípulo mude de atitude! Se você não tem fé de que ele possa mudar naquela área então está na hora de conversar com seu discipulador e talvez até mesmo arranjar um discipulador melhor para essa pessoa. O discipulador precisa ter fé na transformação de seus discípulos.

Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.” Provérbios 12:1

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Hebreus 12:11

Ninguém gosta de ser corrigido, porém, todos precisamos ser corrigidos. Todos nós alguma vez já perdemos o foco. A correção serve para nos auxiliar a voltar ao centro da vontade de Deus.

Conclusão.

O Discipulado foi o foco principal do ministério de Jesus.
Jesus ordenou que fizéssemos discípulos.
Precisamos levar o discipulado mais a sério.
Precisamos dar o discipulado o lugar de destaque que é dele por direito.
Vamos entrar na esfera sobrenatural do discipulado.
Vamos experimentar ainda esse ano essa revolução!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!