terça-feira, 24 de outubro de 2017

Honra


De uma maneira bem prática… Em uma festa, quando o aniversariante quer honrar alguém ele dá o pedaço do meio não é isso? Não! Ele dá o primeiro pedaço. O que é isso? HONRA. Precisamos aprender a honrar Deus e as pessoas ao nosso redor.






O que é honra?

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. Provérbios 3:9,10 NVI.

Fiquei muito feliz durante essa semana ao ouvir os relatos sobre o resultado que a mensagem do domingo passado surtiu. De fato, foi algo direcionado pelo Senhor para nós nesses dias. Porém, foi um começo de algo muito maior que o Senhor quer tratar conosco neste final de ano: A HONRA.

De uma maneira bem prática… Em uma festa, quando o aniversariante quer honrar alguém ele dá o pedaço do meio não é isso? Não! Ele dá o primeiro pedaço. O que é isso? HONRA.

O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? … Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Ml 1:6
8Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o Senhor dos Exércitos. 9Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? — diz o Senhor dos Exércitos. 10Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta. Ml 1:8-10.

Será que Deus estava com fome? Não, isso parece mais com a epopeia de Guilgamesh. Será que Deus precisa do nosso dinheiro? Verdade é que tanto Deus como o diabo são seres espirituais e não precisam do seu dinheiro!
Deus merece a sua honra acima de tudo. Logo, o diabo quer impedir você de honrar a Deus.
O que levou Deus a rejeitar completamente a oferta daquele povo? Não havia honra!

E dizeis ainda: Que canseira! E me desprezais. Ml 1:13 – Serviço / Obras / Ministério.

Fazer a obra de Deus com desprezo é desonra.

Não apenas no ofertar. Na hora de servir ao Senhor, que no caso deles era através de rituais, faziam, porém se honra.

Ofertas podem ser rejeitas. Obras podem ser rejeitadas. Até o seu evangelismo pode ser rejeitado se você estiver fazendo isso sem uma postura de honra dentro do seu coração.

Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração. Ml 2:2.
Precisa existir no seu coração um propósito: HONRAR A DEUS.
Aquele povo ofertava. Aquele povo servia. Porém Deus os amaldiçoou. E transformou aquilo que ele mesmo havia dado e que eram bênçãos em sua vida em maldição também.

Deus não gosta de ‘ceninha’! Ele é Deus, Ele é Rei, Ele é Senhor. Então ou você o HONRA TOTALMENTE ou se prepara para o juízo.

Atirarei excremento ao vosso rosto Ml 2:3.

Você precisa hoje tomar uma decisão de PERTENCER ao Senhor. Que Ele seja seu DEUS, DONO, SENHOR, REI, PAI…

Talvez alguém possa dizer: “Então é melhor nem tentar”. Olha, não sei você, mas eu prefiro correr o risco de errar e ser castigado sendo filho, do que já de antemão carregar sobre mim um sentença de condenação terna no lago de fogo que queima com enxofre. Eu prefiro ter Deus como Pai e apanhar desse Papai que me ama, do que apenas como Rei do Universo e sofrer eternamente na masmorra dos desertores.



Honra a Deus

Primícias: Tempo, recursos, disposição, bens...


Honra as autoridades. Rm 13

Espirituais
Civis
Familiares

Honra ao próximo

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2:3.

É a honra que enche o celeiro – Pv – Honra é distinção

Deus não estava interessado no dinheiro. Porém o dinheiro expressa o coração. Ananias. Se fosse o dinheiro o diabo teria se esforçado para que Ananias não desse nada. A questão era a honra.

Davi Saul – Autoridades civis – Rm 13

Eli e Ana; Paulo e a bofetada (sacerdote) – Autoridades Espirituais – Pregadores, autores recomendados.

Então Paulo lhe disse: "Deus te ferirá, parede branqueada! Estás aí sentado para me julgar conforme a lei, mas contra a lei me mandas ferir? "Os que estavam perto de Paulo disseram: "Você ousa insultar o sumo sacerdote de Deus? "Paulo respondeu: "Irmãos, eu não sabia que ele era o sumo sacerdote, pois está escrito: ‘Não fale mal de uma autoridade do seu povo’ ".Atos 23:3-5.

A mulher dos ‘cachorrinhos’ – Jesus honra a humildade.


Miriã e o cuspe / Coré, Datã e Abirão/ Serpentes – O amargo preço da desonra.


Pedro e a didracma – Impostos e licitudes

Família /

Honra a Deus – Primícias (tempo, coração, dinheiro, etc) / Pecado é desonra

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Provérbios 16:18

O seu líder, o seu Deus; Jesus deu a vida pela Igreja e você não quer se esforçar nisso?

Toda honra, um dia terá recompensa

Indicação: Bevere.

Quebrando maldições com a honra / Expulsando espíritos com a honra / Destravando

Lc 7:3-10 - “Servos sujeitos”…

A lição dos recabitas

Eles, porém, disseram: "Não bebemos vinho porque o nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe, nos deu esta ordem: ‘Nem vocês nem os seus descendentes beberão vinho. Jeremias 35:6

Más conversações corrompem os bons costumes. NÃO FIQUE PERTO DE GENTE QUE DESONRA.

Honra e a ‘alta consideração’. / Alta Estima.

Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. 1 Tessalonicenses 5:12,13.

Quem ajuda na lavoura tem parte na colheita – Semeie! – Ex. Samuel: ‘Não estamos te ajudando, estamos semeando em terra boa e vamos colher muito’. / Ex. Luciano.

Honra e desonra nos relacionamentos – Não defraudar

Dupla honra, porção dobrada – A herança do primogênito

Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: "O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? " Respondeu Eliseu: "Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético". 2 Reis 2:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!