terça-feira, 15 de maio de 2018

Quatro Passos para a Unidade - parte 1

Para Jesus, Unidade é algo de suma importância. Em Jo 17 isso fica muito claro. Como então vivermos em unidade com Deus e com o próximo?

Nessa primeira parte da mensagem, descubra os benefícios da unidade, o que é unidade e os dois primeiros passos para alcançá-la: Amor e Perdão.




Quatro Passos para Alcançar a Unidade

Introdução

Benefícios da unidade.

a) O Mundo crê que Jesus é o Messias; o Salvador enviado por Deus. Jo 17:21-23.

Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. João 17:21-23.

b) O Espírito Santo se manifesta na unidade; e concede poder.
Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Atos 2:1-4


c) Conversões.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E
o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:46,47.

d) Multiplicação do número de discípulos.
Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões tomadas pelos apóstolos em função de bispos e presbíteros hoje chamados pastores em Jerusalém, para que fossem obedecidas. Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia. Atos 16:4,5.

Assim1, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé. Atos 6:7.
1 Aconteceu um problema que ameaçou a unidade. Os cristãos de cultura grega acharam que os cristãos de cultura judaica estava esquecendo de prestar assistência social a suas viúvas. Os apóstolos então deram algumas instruções; que o povo seguiu e o problema foi resolvido.

e) Sinergia que gera maior resultado para o mesmo trabalho.
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Eclesiastes 4:9.

f) Segurança.
Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Eclesiastes 4:12.

g) Proteção.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25.

Torre de Babel: Tecnologia, crescimento…e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” Gênesis 11:7.

O que é unidade?

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 1 Coríntios 12:12.

Ex.: Muro / Taipa de pedra. As pedras embora diferentes umas das outras, estão em unidade. Quando alguém olha de longe não diz: “Que pedra bonita”. Diz: “Que belo muro /taipa”. As pedras maiores estão por baixo dando sustentação. As pequenas fechando os buraquinhos. Cada um cumprindo sua função para conter a terra ou formar uma divisa.

Unidade é entender que fazemos parte uns dos outros. Que fazer o bem ou o mal a um irmão em Cristo é fazer a si mesmo.
Unidade não requer que o braço se torne mão. Porém requer que o braço sirva a mão e a mão sirva o braço. Unidade requer que os olhos beneficiem todo o corpo com sua visão e que a boca alimente a todos.
Unidade requer que todos estejam unidos em um mesmo propósito; obedecendo a cabeça que é Cristo.
Ser um cristão, é necessariamente viver em comunidade.
Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. Provérbios 18:1.

1. Amor

Reciprocidade.

Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. Lucas 6:31.
+
O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12.

Fruto do Espírito.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5:22,23.

Caráter.

No curso teológico eu levo 30h para explicar isso. Vou tentar resumir em alguns minutinhos. Sem um coração cheio de amor, não é possível manter a unidade.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7.

Não inveja: Para que haja unidade não podemos ter inveja uns dos outros. Nem das células, nem das oportunidades, nem das bênçãos. É necessário que haja alegria em nosso coração por ver o irmão se dar bem e crescer.

Não se vangloria: Para que haja unidade, não pode haver em nós uma necessidade de receber aplausos dos homens. E daí se ninguém perceber o que eu fiz? Maior é minha recompensa. Fazemos para glória de Jesus; fazemos porque amamos servir. Não para sermos reconhecidos por homens.

Não se orgulha: A unidade é mantida com um coração de servo [TODOS DIÁCONOS]. Se todos quiserem ser os ‘bam-bam-bam’ será como no ditado muito cacique pra poucos índios. É necessário que tenhamos sem um coração ensinável. Capaz de aprender até com uma criança
Não maltrata: Precisamos tratar bem uns aos outros. Com amor [antônimo de falta de amor]. Com carinho. Com jeito. Com honra. Pequenos detalhes, pequenos agrados, pequenas palavras fazem sim a diferença.

Não procura seus interesses: Não somos igreja supermercado. Estamos aqui para servir. Somos Igreja para trabalhar! E enquanto servimos uns aos outros; enquanto ajudamos uns aos outros o próprio Jesus nos concede o que precisamos. Nossa ênfase não está em receber a bênção; está sem ser uma bênção. Cada um de nós é chamado a trazer benefícios aos que estão ao seu redor.

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:4.

Não se ira facilmente: Precisamos ter domínio próprio. Não dá para agir de sangue quente. Situações difíceis surgem. Os irmãos falham. Mas precisamos manter o domínio próprio. Jamais tome uma decisão com a cabeça quente.

Não guarda rancor: Jamais, jamais, jamais podemos guardar mágoas uns dos outros. Ficar rancoroso, magoado, é como tomar veneno esperando que o outro morra. A Bíblia chega a dizer que aquele que odeia seu irmão é assassino. 1 João 3:15.

Sofre, crê, espera, suporta: Somos chamados a ser aqueles que relevam, que dão mais chance, que suportam, que amam.

E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Romanos 5:5.
Aqui, quando fala que Deus derramou seu amor em nossos corações; em grego, mostra que Ele derramou de uma vez por todas, não precisando repetir. É no mesmo sentido de quando Jesus fala na cruz está consumado.
Você já está cheio do amor de Deus! Então você vai conseguir manifestar o caráter de Jesus que é o amor!


2. Perdão

Não existe unidade sem perdão. Até Deus precisou perdoar nossos pecados para que pudéssemos no unir a Ele.

Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe". Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé! " Lucas 17:4,5.

Aumenta-nos a nossa fé!

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? " Jesus respondeu: "Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21,22.

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". Mateus 6:14,15.

Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18. O servo do Senhor não pode ser encrenqueiro. Ele precisa buscar a paz. Você é um agente da paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!