quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Salvação

 

Introdução


Todos nós precisamos de salvação. Primeiramente, aquela que nos transforma de criaturas em filhos de Deus (Jo 1:12). Que nos livra do salário do pecado e nos dá o dom gratuito de Deus, a vida eterna em Cristo Jesus (Rm 6:23).

Em seguida, uma vez salvos, continuamos precisando de um salvador que dia a dia nos salve das mazelas humanas.


Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11.


A palavra salvação que aparece na Bíblia, tem um sentido bem amplo. Segundo Charles Big:


- libertação de um perigo.

- libertação de uma enfermidade.

- libertação da condenação

- libertação do poder do pecado.



O Salvador da Família


Família é um dos temas mais importantes para Deus e uma das áreas principais na vida de qualquer pessoa.

É uma instituição criada antes da queda; ou seja, já estava lá no jardim do Éden.


Grandes ‘fantasmas’, traumas na psique das pessoas, muitas vezes se formaram como estalactites escorrendo lentamente ao longo da infância.


Os piores tormentos da vida adulta, para alguns, foram formados como estalagmites; um pingo após o outro, dia a dia…


As famílias estão precisando de Salvação e só vão encontrá-la quando deixarem o salvador entrar em casa; quando entenderem que a fé é um prato que não se deve comer sozinho.


A Páscoa judaica, só podia ser comida em família. O sangue deveria ser colocado no umbral da porta.

Josué respeitou a liberdade dos hebreus, porém, não se eximiu da responsabilidade por sua casa (Js 24:15).


Davi foi um dos maiores homens de Deus de todos os tempos. Todavia não cuidou adequadamente de sua família. Não foi um bom marido, não foi um pai exemplar.

Esse grande rei investiu ‘na rua’, na carreira, nos negócios, nas artes… Inclusive, investiu grandemente no seu relacionamento com Deus, ninguém há que questione isso.

Entretanto, suas terríveis falhas no âmbito familiar foram a causa dos seus maiores sofrimentos. Nada fez Davi agonizar tanto como as mazelas envolvendo gente do seu sangue.


Não adianta: Se você for bom em todas as áreas da sua vida, porém for relapso com sua família, cedo ou tarde, vai pagar caro por isso.


Se você pedir demissão do emprego vão encontrar outro para fazer a sua função. Se fugirmos da vontade de Deus no ministério Ele poderá chamar outro em nosso lugar.

Porém na sua família você é insubstituível. E dela, não há como pedir demissão.


Os maiores dilemas hodiernos estão entre quatro paredes. Os índices de divórcio estão assustadoramente altos.

A família é a célula mater da sociedade. O mundo que vivemos hoje é reflexo do que aconteceu ontem dentro das casas. E o que está acontecendo hoje nas famílias é o que veremos amanhã no mercado de trabalho, no trânsito, nas escolas, nos governos.


[Argumentar] Falta de respeito, falta de amor, rebeldia, dívidas, promiscuidade, preguiça, ansiedade, egoísmo, falta de paciência na rua muitas vezes são consequências do que não se viu em casa.


Porque aquilo que acontece nas famílias são as sementes; o que se vê na sociedade é a colheita.


Se alguém quer salvar a sociedade, precisa primeiro pensar em salvar as famílias. Você quer ganhar o mundo para Jesus, comece sendo um missionário dentro de casa.


Talvez você nunca tenha ouvido falar de Lóide (2Tm 1:5). Porém milhares e hoje até milhões foram influenciados por ela, pois viveu uma fé que pode ser herdada por sua filha Eunice e posteriormente por seu neto Timóteo; aquele, supervisor de inúmeras igrejas, sucessor do grande apóstolo Paulo.


Zacarias e Isabel, José e Maria com certeza tem um lugar especial no Reino de Deus; pois cumpriram a missão de ser uma família que enche a terra da glória de Deus (Hc 2:14; Gn 1:28). Os primeiros criaram João Batista, que segundo Jesus foi ‘o maior nascido de mulher’. O segundo casal, bom, dispensa apresentações: Além de Jesus o Messias, no seio dessa família foram formados: Tiago que se tornou um grande apóstolo e em certo período até líder da Igreja a quem Pedro e Paulo respeitavam (At 15:13ss); Judas que escreveu o livro que recebe seu nome e José apelidado de Justo (At 1:23).


As famílias precisam de salvação.

Então você precisa levar o Salvador para dentro de casa.


Não sejas daqueles cheios do fogo no culto que não se presta nem para fazer uma oração pelas refeições em casa!

Ou daqueles outros que cantam alto o louvor na célula, mas, se alguém pegar o pendrive que está no carro vai se assustar.


Ei, seus filhos podem ver o que você acessa no seu celular? Seu cônjuge pode ler suas ‘conversinhas’. Ou você está quem nem a Eva de papinho com serpente?


Você que é filho, porque anda chaveando a porta do quarto quando só está a família em casa. O que anda fazendo que seus pais não podem saber?


Se você tem o privilégio de ter uma família cristã, sua primeira célula é o lar.


E aqueles que não tem uma família convertida? Sua casa é seu primeiro campo missionário. Você pode fazer missões sem nem sair de casa.


Ore! Deus salve a minha família.


Leia: O Propósito da Família de Luciano Subirá; As Cinco Linguagens do Amor de Garry Chapman. Siga o Josué Gonçalves nas redes sociais.




O Salvador da Alma


Antes até de buscarmos salvação para nossa família, precisamos de salvação para nossas almas. Nossos espíritos foram salvos quando entregamos nossas vidas para Jesus e nos tornamos novas criaturas (Jo 3:16; 2Co 5:17); porém nossas almas precisam ser salvas mediante uma transformação (Rm 12:2) contínua e progressiva.


Tenham cuidado para não acontecer que o coração de vocês fique sobrecarregado com as consequências da orgia [excessos], da embriaguez e das preocupações [cuidados, ansiedade] deste mundo [vida bios], e para que aquele dia não venha sobre vocês repentinamente, como uma armadilha [laço]. Lucas 21:34.


Vivemos em uma cultura de excessos. Temos mais do que precisamos: Roupas, comidas, brinquedos, filmes, eletrodomésticos…

Porém Jesus já fez um alerta a muito tempo: Cuidado para não sobrecarregarem os seus corações com os excessos!


Já reparou que em algumas versões da Bíblia aparece a palavra glutonarias e em outras versões não? É que a palavra em questão, lá no grego em que foi escrita, se refere a exageros em geral e inclui obviamente, a nossa palavra portuguesa ‘glutonaria’.


Os exageros sobrecarregam a alma. A alma fica obesa. Isso gera ansiedade. Isso prende os pés na terra. E Jesus alerta: Além de nos adoecer, esses excessos podem até incapacitar de perceber e se preparar para o arrebatamento.


[Argumentar] Excessos viciam, estressam, cansam, irritam e alteram o paladar, os sentidos e os sentimentos. Matam a alma.


Excessos tem uma fome insaciável. Como uma velocidade que quer acelerar. Uma fome que quer comer mais. A necessidade de aplausos que nunca cessa.

Aquilo que vemos em alguns políticos corruptos e nos perguntamos: “Porque pelo menos não parou de roubar quando já estava rico”? Acontece todos os dias na sociedade e talvez com você.


Nossas almas precisam de salvação.

A sua alma precisa do Salvador.


Tenho visto as pessoas lidarem com seus problemas emocionais geralmente dessas 6 maneiras:


1. Fazendo de conta que não existe problema e seguindo com o sofrimento.

2. Vivendo uma caçada por culpados para justificar os problemas.

3. Colocando a expectativa em pessoas e sangrando novamente a cada frustração.

4. Guardando tudo em silêncio até implodir.

5. Assumindo uma identidade de derrota.

6. Admitindo os problemas, buscando ajuda de Jesus, do discipulador, pastor e por que não, até mesmo profissional.


Jesus é o Salvador da sua alma: Da sua mente, da sua volição, dos seus sentimentos…

A Palavra do Senhor restaura sua alma.


A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma. Salmos 19:7.


Muitas pessoas adoeceram na alma em 2020 ou sua doença veio a tona, foi revelada. Precisamos de cura, precisamos de salvação para nossas almas, precisamos do Salvador.



Conclusão


Poderia seguir apresentando Jesus como o Salvador de tantas outras áreas de nossas vidas. Mas até aqui está bom por hoje.

Entenda de uma vez por todas que embora Ele tenha te salvador da morte Eterna um dia, precisa continuar sendo teu salvador todos os dias, de si mesmo, deste mundo, das forças das trevas.



Ministração


Quem hoje quer entregar a vida para Jesus e receber ele como Senhor e Salvador?


Quem precisa de salvação na sua família.

Quem precisa de salvação na sua alma?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!