terça-feira, 4 de maio de 2021

Como ser cheio do Espírito Santo

Geralmente quando falamos do Espírito Santo, lembramos de um grande mover dos dons com línguas, curas, profecias, pessoas caindo… Bem, isso tudo realmente faz parte do mover do Espírito. Porém, existem muito mais coisas além disso.

Para começar, é bom salientarmos que a Pessoa do Espírito Santo é muito mais importante do que a obra do Espírito Santo. Quem Ele é, nos interessa muito mais do que aquilo que Ele pode fazer.


E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. João 14:16,17.


Jesus ensina seus discípulos que havia algo melhor do que contar com Sua presença, a saber, Jesus, Deus em carne e osso. Porém o que poderia ser melhor do que a presença física de Jesus ao seu lado dia a dia?

Jesus explica que viria “outro”. Escolhe a palavra “allos” em vez de “heteros”. Eu poderia estar com uma chave de fenda na mão e dizer: “Me alcance outra chave” e isto poderia significar uma chave inglesa ou phillips. Todavia, se eu gritasse: “Me alcance outra chave como essa” talvez até você me entregasse uma chave de outra cor, mas, seria uma chave de fenda, ou seja, com a mesma natureza da chave que eu estava usando. Jesus escolhe “allos” porque este que viria, seria do mesmo tipo que Ele; logo, plenamente apto para dar continuidade a obra que Jesus havia iniciado.

 

Baixar mp3 AQUI

 


 

 

1. A Pessoa do Espírito Santo


O Espírito Santo é Deus. Tão Deus como o Pai e Jesus. Ele não é uma força ativa, nem um ventou ou energia. Ele é tão real como o próprio Deus Pai e você pode conversar com Ele da mesma forma que conversa com Jesus. Ele possui sentimentos e emoções e precisamos desenvolver um relacionamento com Ele.


Assim como o Pai e Jesus, o Espírito Santo estava presente no até da criação do universo e na criação de Adão, o primeiro ser humano. Ele nunca foi criado e sempre coexistiu com Jesus e o Pai.


No princípio Deus criou os céus e a terra.

A terra veio a ser sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1:1,2.


No primeiro versículo, a palavra usada para Deus não está no singular ou dual. Está no plural, que pode ser usada para indicar majestade ou mais do que duas unidades. Ou seja, o Espírito Santo estava presente na criação da Terra e permanece presente, no primeiro versículo da Bíblia.

Já no verso dois, a terra por algum motivo havia se tornado sem forma e vazia. Talvez a extinção das criaturas pré-adâmicas ou até mesmo dos dinossauros, não sabemos que transformou a perfeita criação de Deus para este estado. E ali Está também o Espírito Santo, chocando a terra para sua re-criação.



2. O Espírito Santo e o Novo Nascimento


Da mesma forma como foi com a Terra, o Espírito Santo estava presente em nossa concepção, permitindo que a união de um óvulo e um espermatozoide pudessem gerar vida.


Igualmente, é o Espírito Santo que age em nós para o novo nascimento.


Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. João 3:5.


Todos aqueles que nasceram um dia naturalmente (da água) precisam agora passar por um novo nascimento do Espírito.


E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Romanos 8:9.


Quando uma pessoa de fato, arrepende-se dos seus pecados e recebe Jesus em sua vida, o Espírito Santo vem morar nela e ela nasce de novo.


A certeza da salvação que todos querem; um lugar para morar Eternamente no céu… O relacionamento de Pai e Filho com o próprio Deus… Tudo isso é exclusivo para quem tem o Espírito Santo habitando dentro de si.



3. A obra do Espírito Santo


A primeira missão do Espírito Santo pode ser subdividida em 3 partes.


- Convencer o mundo de:

- O pecado.

- A justiça.

- O juízo.


Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. João 16:8.


Vemos de cara que o Espírito Santo atua convencendo as pessoas do pecado de não crer em Jesus.


Quando nos relacionamos com Ele, ou seja, desenvolvemos intimidade; Ele gera fruto em nossas vidas.


Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5:22,23.


Ele também nos dá ferramentas para fazermos a obra de Deus, conhecidas como dons.


Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, , pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. 1 Coríntios 12:8-10.


O fruto está relacionado com quem Ele é. Os dons estão relacionados com aquilo que Ele faz.


Ele nos ensina a Verdade através da Palavra


Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14:26.


Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. João 16:13.


Perceba que quando Jesus disse estas coisas, o Novo Testamento ainda não havia sido escrito. E Jesus não diz simplesmente que o Espírito Santo ensinaria alguma coisa; porém diz que seria tudo o que eu lhes disse.

Só é possível conhecer a Verdade através da Palavra de Jesus que é a Bíblia. Porém, a Bíblia só pode ser revelada pelo Espírito Santo.


O Espírito Santo nos capacita a vivermos em santidade.


Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. 2 Tessalonicenses 2:13.


Além de operar em nós para gerar a santificação posicional, aquela que recebemos quando entregamos nossas vidas para Jesus, Ele opera em nós no desenvolvimento da salvação (Fp 2:12-13).


Não temos como descrever toda a Pessoa e a obra do Espírito Santo aqui hoje. Porém, com estes exemplos, já ficou bem claro que precisamos ser cheios do Espírito Santo.


E se precisamos ser cheios do Espírito Santo, chegamos enfim na pergunta que motiva o título desta mensagem:


Como ser cheio do Espírito Santo?



4. Relacionamento


Primeiramente o obvio: Para desenvolver um relacionamento com Espírito Santo é necessário crer que Ele existe.


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6.


Você precisa acreditar, ter fé de que o Espírito Santo mora em você. Precisa crer que ele possui os 3 atributos infalíveis de Deus: Onipresença - está em todo lugar, onisciência - sabe tudo e onipotência - pode tudo.

Assim o Espírito Santo está dentro de você e também está ao seu lado, neste lugar e dentro do irmão. Quando você estiver no seu tempo de oração intercedendo por alguém, Ele estará tanto com você como poderá ir lá onde está a pessoa alvo do seu clamor.


Confesso que para mim a presença dele é tão real, tão real que acho muito estranho que outra pessoa não perceba que Ele está presente.

Por exemplo, SEMPRE que estou dirigindo, fico conversando com Ele. É muito estranho quando olho para o banco do carona e não vejo um corpo físico. É estranho porque Ele é tão real! Eu falo, ouço, sindo, só não enxergo com os olhos físicos.

Confesso também que já me aconteceu de caminhar na rua e virar o rosto para o lado para responder ao Espírito Santo. Realmente é muito estranho quando alguém me diz que não está sentindo a presença dEle. Afinal, se Ele mora em mim; qualquer lugar onde eu estiver, Ele está também.


Dois exemplos bem simples no trânsito. Esses dias indo para uma reunião da igreja em Canela, na entrada de Gramado avistei a polícia e o Espírito Santo me disse: “Hoje eles vão te parar. Mas pode ficar tranquilo, não vai acontecer nada”. Ora, em anos de carteira a polícia me parou no máximo 3 vezes. Seria isso mera coincidência de um pensamento? Não mesmo, Ele realmente falou comigo e aconteceu exatamente como me disse.


Outro dia, indo para a casa de minha mãe o Espírito Santo falou: “Ainda há resquícios de demônios aqui, eles vão tentar te matar”. Imediatamente reduzi bastante a velocidade do carro e depois de uma curva um cachorro enorme parado no meio da rua, bem no local que o Espírito Santo me falara. Consegui frear a tempo e desviar do cão. Seria isso apenas uma coincidência? Claro que não! Realmente estávamos conversando durante a viagem e Ele me alertou do perigo.


Você precisa começar a puxar assunto com Ele. Talvez no começo não consiga ouvir a Sua voz. Porém com o tempo vai aprendendo. Ninguém nasce falando.

É importante salientar duas verdades fundamentais.


1. O Espírito Santo JAMAIS vai dizer algo que contrarie a Bíblia.

2. O Espírito Santo JAMAIS vai lhe dirigir a pecar.


Assim, uma das maneiras de você começar a desenvolver um relacionamento com o Espírito Santo é orando para que Ele o ajude a entender as Escrituras enquanto você as devora com intensidade.

Muitas pessoas acabam sendo enganadas por demônios, pensando ser a voz do Espírito, porque não conhecem a Bíblia.


Agora quando eu conto sobre o meu relacionamento e a intimidade que eu tenho com o Espírito Santo, não quero de modo algum fazer você se sentir uma droga. Longe de mim. Escute: Nem sempre foi assim! Nem sempre tive esse tipo de relacionamento com o Espírito Santo.


Para você ter uma ideia, existiram dias, na verdade anos, 4 longos anos onde eu ia uma ou duas vezes por semana nas programações da igreja, lia a Bíblia todos os dias, orava e dizimava e muitas coisas seguiam erradas em minha vida.

Eu já tinha nascido de novo? Sim!

Se morresse moraria no céu? Sim!

Estava crescendo em santidade? Sim!


Porém eu ainda não tinha um RELACIONAMENTO ATIVO com o Espírito Santo e tudo acontecia MUITO DEVAGAR.


Assim que o Pr. Samuel começou a me discipular, me ajudou a me tornar AMIGO do Espírito Santo. Ah meus amigos, vocês não tem ideia como as coisas ACELERARAM dali para frente!

E um dia orando em casa, palavras estranhas começaram a sair da minha boca. Eu repreendi achando que era algo do Malígno.

Porém, o meu discipulador, o Pr. Samuel me explicou que era o dom de línguas, que agora o Espírito Santo além de morar no meu coração, havia me mergulhado em sua presença e me dado dons sobrenaturais, poder sobrenatural e que através daquelas palavras, Deus faria em mim algo chamado “EDIFICAÇÃO PESSOAL”.

Passei a investir muito tempo orando em línguas e também em português. Depois de alguns anos o Espírito Santo me capacitou com o dom de interpretação de línguas e passei a entender boa parte do que oro em línguas.

Muitas vezes as pregações que trago aqui nos cultos são preparadas assim. Eu começo adorar, orar, interceder, clamar pela igreja, pelo culto… E no meio das línguas vem a mensagem. Eu logo anoto. Depois junto as anotações, encontro os ‘endereços’ dos versículos e então estudo o que Ele falou para trazer aqui no domingo.


Então se você não tem essa intimidade HOJE, não se assuste. Não se sinta mal; você pode desenvolver isso.


Aprenda a conversar com o Espírito Santo.

Ele é meu parceiro até para filmes. Sim! Quando estou sozinho assistindo algo (o que é raro) fico conversando com Ele sobre o que estamos vendo.


Enquanto converso com a minha esposa, eu fico conversando com o Espírito Santo e pedindo as palavras certas.


Agora, enquanto eu estou pregando esta mensagem, estou conversando com ele. Meu corpo e minha alma podem estar 100% concentrados anunciando esta palavra hoje; e meu espírito estar 100% conectado ao Espirito de Deus, zelando nós para que esta mensagem atinja o propósito de Deus para ela em sua vida.


Essa relação com o Espírito Santo é o que me sustenta!



5. Santidade



Sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14); e o Espírito Santo é o Senhor. Sem santidade ninguém verá o Pai, nem o Filho, nem o Espírito.

Se por um lado é o próprio Espírito que trabalha em nossa santificação; a nossa santificação retroalimenta mais da presença dEle em nós.


Ou seja: Quanto mais intimidade com o Espírito Santo, mais santidade. Quanto mais santidade, mais intimidade. É um ciclo de glória!


Por outro lado, “decidir de propósito” (perdão o pleonasmo) viver em pecado é cuspir na cara do Espírito Santo.

Você acha forte quando a Bíblia diz que cuspiram em Jesus? Pois bem, decidir de propósito; escolher viver em pecado é abominável.


Porque, se continuarmos a pecar de propósito, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados.

Pelo contrário, resta apenas uma terrível expectativa de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Hebreus 10:26,27.


Você precisa consertar a sua vida.

E em muitos casos vai precisar de ajuda para fazer isso.


Às vezes as pessoas não conseguem ouvir, sentir a presença do Espírito Santo porque seus pecados geraram uma barreira entre elas e Deus. Olhe para esta perícope da Palavra.


Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Isaías 59:2.


Pense em um lindo dia de sol. De repente, uma densa nuvem faz tudo escurecer. Eu lhes pergunto: O sol continua ali?

Sim, se você estiver passando em um avião, com boa altitude, verá que acima o sol brilha e abaixo há uma densa nuvem. Porém quem está no chão, não vê o sol, para estes, é quase noite.


Compreende? Deus aqui é escrito Helohim, o mesmo nome plural que aparece em Gn 1:1. Qual é a “face” de Deus para nós hoje? A face de uma pessoa é o que você primeiro vê dela. A Pessoa da trindade enviada para a terra nestes dias é o Espírito Santo. Na era do Espírito, ter um impedimento no relacionamento com a face do Senhor é ter um impedimento na comunicação com o Espírito Santo!


Viva em santidade; essa é uma das formas de ser cheio do Espírito Santo.



6. Adoração, Gratidão...


Observe estes versos


Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, [como]

falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,

dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios 5:18-20.


A Bíblia orienta que não devemos nos embriagar com vinho e em seguida nos ordena que devemos nos deixar encher pelo Espírito Santo. Em seguida, dá o “como” fazer isso: Adoração, Gratidão e vida familiar exemplar.

Talvez alguém diga: “Pastor, adoração achei no texto. Gratidão também. Agora, onde está a vida familiar exemplar”? Simples, basta olhar para os próximos versículos. É o texto que estudamos no culto na semana passada. Isso mesmo, viver os princípios que você aprendeu na semana passada é uma das principais maneiras de ser cheio do Espírito Santo.


A adoração e a gratidão deve ser por todas as coisas.


Pela lógica reversa, podemos dizer que a murmuração, a autocomiseração, a reclamação, e o desleixe com a família impedem o encher do Espírito.



7. Serviço


Já vimos que uma das coisas que o Espírito Santo faz em nós é nos capacitar para servir (At 1:8).

Quanto mais servirmos em amor e obediência, mais Ele agirá em nós.


Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 1 Pedro 4:10.


O óleo é colocado em você para que você derrame sobre os outros!

Óleo velho fica rançoso! Você precisa embocar a sua botija para que o milagre aconteça e a sua própria botija receba óleo novo (2Rs 4:3-6).

Quer ser cheio do Espírito Santo?

Então sirva seus irmãos, sirva os perdidos, sirva a Cristo.



8. Alinhamento


Há um tipo de bênção que é ordenada por Deus naquele lugar onde os irmãos vivem em unidade.


Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.

É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor ordena a bênção da vida para sempre. Salmos 133:1-3.


Uma das maneiras mais comuns pela qual as pessoas eram cheias do Espírito Santo era quando os apóstolos impunham as mãos sobre as suas cabeças.


Debaixo das mãos de quem você coloca a sua cabeça?

Pescoços duros, costas que não se inclinam (dura cerviz) para debaixo das mãos de alguém não agradam ao Espírito Santo.


Pessoas com coração humilde, que aceitam ter pastores sobre sua vida, que aceitam ter alguém que imponha as mãos sobre sua cabeça e exerça autoridade sobre a sua vida são mais suscetíveis a serem cheias do Espírito Santo.


Ei! Quem é seu líder. Quem é que todos os dias, lá do seu lugar secreto, intercede sobre sua vida? Quem é que todos os dias repreende os demônios que se levantam para atacar a sua vida?


Se você tem um líder de célula, ou um discipulador, ou alguém que lhe convidou para estar aqui hoje… Dê graças a Deus por isso. A intercessão dessa pessoa tem chamado o agir do Espírito Santo sobre a sua vida.


Sabe o que mais? Quando você se alinha com os líderes que Deus coloca sobre você, além da submissão (propósito), da intercessão (proteção) e da imposição de mãos (óleo); você passa a ter direito a herança (legado).

Herança é algo que você não trabalhou para adquirir, porém pode usufruir por direito de filiação. Quem é filho tem herança.

A herança acelera processos. E é proveitosa para filhos que andaram ao lado dos pais. Para que os filhos não recebam apenas o resultado mas também sejam treinados nos processos.


Elias recebeu um grande porção do poder de Deus. Eliseu como seu filho espiritual recebeu essa herança porque era filho de todo coração. Estava alinhado com o pai e derramava água em suas mãos (coração de servo). Eliseu operou o dobro de milagres que Elias.



9. Ambiente


Para encerrar, há casos onde as pessoas são influenciadas pela manifestação do Espírito Santo que está no ambiente.

A glória de Deus encheu o Templo do rei Salomão em sua inauguração (2Cr 7). Todos que estavam ao redor foram impactados por isso.

A morte de Jesus na cruz rasgou o véu e ressuscitou mortos no cemitério; ou seja, Jerusalém foi impactada pelo ambiente espiritual (Mt 27:51-52).

Quando Saul se encontrou com um grupo de profetas, foi tomado pelo Espírito e passou a profetizar também (1Sm 10:10). Havia um ambiente profético naquele lugar.



Ministração


Agora que já vimos quem é o Espírito Santo, o que Ele faz e como podemos ser cheios dEle, lhe pergunto:

Você quer ser cheio do Espírito Santo?


Creio que este ambiente está preparado para um grande mover do Espírito nesta noite…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...