terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Promessas, expectativas e realidades sobre o Natal

 Uma das grandes bênçãos e maldições da nossa natureza humana são as expectativas. Ex.: “Tramandaí” ou história abaixo.


Imagine comigo que você chega em uma churrascaria na qual nunca foi. Você não está assim, com muita fome, mas, estava passando por ali, deu o horário do almoço e mesmo o preço sendo um pouco salgado, preferiu comer ali para não precisar procurar outro lugar. Porém, enquanto almoçava ficou extremamente surpreso. Não tinha expectativa alguma sobre aquele lugar, porém foi o melhor churrasco da sua vida!

Então o tempo passa e você fica pensando naquele lugar. Se organiza para ir nas férias com a família e alguns amigos. Mesmo sendo muito caro, está disposto a pagar o preço que for para ter aquela experiência novamente. A carne começa a chegar e… Está horrível? Não, está boa. Na média de bons restaurantes. Como você se sentiria? Eu ficaria muito decepcionado. Porque queria “aquela” experiência de volta, não algo bom.

A sua falta de expectativa teria lhe ajudado no primeiro desfrute. A sua grande expectativa o teria feito juntar dinheiro, mobilizar a família, porém, essa mesma, o teria feito detestar uma saborosa comida.


Baixar mp3

YouTube


 


1. As promessas


Toda a Bíblia é um livro sobre Jesus, aponta para Jesus.

Sim, desde Gênesis até Apocalipse a Bíblia apresenta Jesus Cristo. Logo o AT é cheio promessas do Messias que viria.


O protoevangelho

A primeira referência a vinda de Jesus como um bebê já se encontra no começo da Bíblia em Gênesis 3:15. Adão e Eva haviam pecado e então Deus dá a sentença para a Serpente, que nesse caso era muito mais do que uma mera cobra, era Satanás.


Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". Gênesis 3:15.


Interessante que fala “o descendente dela” no singular. Este texto foi escrito muito tempo antes de Jesus nascer, em torno de 1440 anos antes, para ser mais preciso, por Moisés ou segundo a tradição de Moisés. O grande profeta de Israel já tivera a revelação de que Deus lá no começo da espécie humana, há no mínimo 6mil anos atrás, profetizara sobre a vinda do Messias através do ventre de uma mulher! Uau! Isso é fantástico!

Deus havia entregado toda a autoridade da terra para Adão e Eva. Porém Satanás usurpou essa autoridade para si quando Adão e Eva pecaram. E como Deus honra princípios, não poderia tomar de volta, só um humano poderia fazer isso. Assim, Jesus se torna um humano, um “segundo Adão” (1Co 15:45). Como filho de Eva (já escrevia C.S. Lewis) ele reavê a causa perdida da mãe e recupera o bem valioso, a autoridade sobre a Terra.

Esse é um dos grandes motivos pelos quais precisamos comemorar o Natal. Jesus veio como homem, arrancou a autoridade das mãos de Satanás e ao tornar a Igreja o seu corpo na Terra, nos passou a procuração para exercermos essa autoridade conquistada por Ele.



Você “era uma estrela”

Deus fala para Abraão que sua descendência seria numerosa como as estrelas. É claro que não estava falando exclusivamente dos descendentes dele; mas, de todo aquele que foi salvo por Cristo.


Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência". Gênesis 15:5.


O dono do Cetro Gn 49:9-12

Quando Israel (Jacó) tem a revelação do futuro de seus filhos e a descendência destes; ele vislumbra um descendente de Judá que seguraria o Cetro da Realeza pra sempre!


Judá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo?

O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sangue das uvas, as suas vestimentas.

Seus olhos serão mais escuros que o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite. Gênesis 49:9-12.


O Evangelho de Isaías

Isaías foi um profeta do AT que profetizou por volta de 700 a.c.

Ele descreve com riqueza de detalhes desde o nascimento de Jesus, passando pela cruz e até sobre fatos que ainda viveremos como Igreja. É como se toda a história de Jesus tivesse sido passada como um filme para este profeta. Ler Isaías é como ler o Novo Testamento escrito por alguém que não viu nada com os olhos naturais, apenas com a visão espiritual.


Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6.



Um profeta como Moisés

O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no. Deuteronômio 18:15.


E com era Moisés? Um profeta que tinha um profeta-sacerdote, um amigo-líder e um general-filho.


O menino de Belém

Mas tu, Belém Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. ” Miquéias 5:2.



2. O Natal


Zacarias e Isabel

Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,

entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.

Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. Lucas 1:41-44.


João Batista dentro da barriga de sua mãe foi capaz de reconhecer Jesus dentro da barriga da mãe dele. E você?


Gabriel anuncia à Maria

a

a o poder do altíssimo como a sombra


O anjo aparece a José e dá o nome do bebê.

No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia,

a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.

O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! "

Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.

Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!

Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Lucas 1:26-31


A manjedoura

Ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Lucas 2:7.


A comitiva dos astrônomos

Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.

Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. Mateus 2:10,11.


Jesus o refugiado

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo". Mateus 2:13.



3. Expectativa x realidade


O que esperavam dele

Os judeus esperavam que o Messias chegasse como um líder político e militar e deste modo, destruísse a dominação Romana.


O que ele realmente fez

Apanhou e morreu.

Claro, fiz um contraponto exagerado, mas, para os judeus foi bem isso. Esperavam alguém que batesse nos romanos e chegou alguém que apanhava. Esperavam alguém que matasse e chegou alguém que morria. Esperavam alguém que rasgasse os cofres públicos e e chegou alguém que pagava impostos.


Afinal a revolução de Jesus acontecia de dentro para fora.

Sem gritos, sem obrigar, sem machucar.



4. O resultado


A era do Espírito

Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens". Efésios 4:8.


A Igreja

Somos “Jesus” na terra (ceia).

Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. 1 Coríntios 12:27.


Palavra Criativa (verbo se fez carne, nós somos essa carne).

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. João 1:1-3.



5. Celebre o Natal


Essa é a maior festa do mundo.

E agora você conhece um pouco mais sobre ela.

Essa é uma oportunidade para ministrar o amor de Jesus sobre muitos.

De ganhar seus familiares, amigos, conhecidos e até estranhos.

As pessoas estão abertas, com fome!



Ministração


Qual é a sua expectativa sobre Jesus?

Às vezes está frustrado porque esperava que ele fosse quem ele não é ou fizesse o que ele não faz.


Você reconhece quem ele realmente é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!