sábado, 4 de dezembro de 2021

Que tipo de pessoa é necessário que sejamos

 

Você já parou para pensar “que tipo de pessoa quer ser”? Isso até que está na moda atualmente. “Ser a melhor versão de si mesmo”, “visualizar os objetivos”… E não estou dizendo que isso é ruim.

Porém a Bíblia tem um teste bem bacana para saber se o estilo de vida que estamos levando é bom ou ruim. Se a maneira como estamos levando a vida é saudável ou doentia. Quer saber? Tcharam…


- Queima no fogo?


Isso mesmo. Esse é o teste. Pense nas coisas que você mais quer, nas que você mais gosta… Agora responda: Se você jogar tudo isso em uma fogueira, queima ou não queima? Vamos para a Bíblia?


O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. 2 Pedro 3:9-12.

 

YouTube

Baixar mp3





1. O que queima com o fogo...


Verdade é que passamos boa parte do nosso tempo correndo atrás de coisas que vão queimar com o fogo.


- Roupas.

- Carros.

- Redes Sociais.

- Filmes e Séries.

- Comida.

- Eletrodomésticos.

- Imóveis.

- Diplomas.

- Dinheiro.

- Carreira.


E vai chegar um dia onde tudo que existe nessa terra vai ser queimado pelo fogo! O tempo que vivemos nessa terra é apenas uma mínima fração diante da eternidade.


E o que não queima com o fogo?


- O relacionamento com Deus.

- As vidas salvas.

- A pessoa que você se torna.


A humanidade passa a maior parte do seu tempo investindo no que vai queimar ou no que é eterno?


- A linda casa, vai queimar.

- A beleza, vai queimar.

- A riqueza, vai queimar…


- O tempo ensinando o filho, não.

- O tempo amando a esposa, não.

- O tempo amando os perdidos, não.

- As horas de cultos, oração e bíblia, não queimarão.


Sinceramente… A maioria das coisas que nos tira a paz, que nos irrita… São coisas que vão queimar pelo fogo.



2. Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?


Já que quase tudo que nós enxergamos e fazemos vai ser queimado pelo fogo, o que realmente vale a pena? Como podemos viver de uma maneira que faça sentido? Afinal quem gostaria de se esforçar a vida inteira e depois olhar para trás e ver que foi tudo tempo perdido? O próprio versículo que lemos já traz a resposta:


Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. 2 Pedro 3:11,12.


Uma vida cristã simples, apaixonada, dedicada… Um verdadeiro cristão devoto… Com valores clássicos de amor, paz, fé. Uma vida santa e piedosa. Afinal nosso tempo é apenas uma construção, um alicerce para a verdadeira vida que há de vir. Lá estará o nosso prazer. Lá estará o nosso descanso. Lá a verdadeira paz. É somente lá que você verá e entenderá o resultado final da sua fé, de uma vida santa e piedosa.



3. Apressando o dia


Já que todo o objetivo é “chegar lá”; então nosso desejo precisa ser chegar lá o mais rápido possível. Obvio que não vamos provocar e nem desejar a morte. Então como podemos fazer para ir mais rápido para o céu?

Antes de responder, vamos para mais uma pergunta. Você quer que Jesus te arrebate agora? Ou quer primeiro casar, ter um filho, formar na faculdade, trocar de carro, construir uma casa, ganhar mais dinheiro… Quando não desejamos a volta de Jesus, tem algo errado com nosso coração.


Vamos lá… Como “apressar” a vinda de Jesus? O próprio Pedro inspirado pelo Espírito Santo disse que deveríamos esperar e apressar a vinda de Jesus. Certo, como fazer isso então? Ele também já respondeu, um pouco antes:


O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3:9


Ele não está demorando, está esperando. A nossa lentidão em ganhar vidas é o que faz parecer a volta de Jesus demorada. Ele aguarda com expectativa que se complete o número dos salvos para então nos arrebatar dessa terra!

Já que nosso objetivo é chegar no céu o mais rápido possível o meio para alcançar isso é ganhando muitas vidas para Jesus! A pregação, as curas, e até mesmo nossos empregos, dinheiro, influência… São apenas meios para atingir esse objetivo: Estar o mais rápido possível na Nova Jerusalém com Jesus!

Porém, esse objetivo não deve ser buscado de forma egoísta. Precisamos entender porque o coração de Jesus é tão apaixonado pela salvação das pessoas. É que Ele não deseja ver elas queimando no inferno pela eternidade. E assim também nós precisamos ser sensíveis e perceber que há uma fome no mundo: FOME DE DEUS.

As pessoas estão mortas espiritualmente, desligadas de Deus, caminhando para o inferno e nós precisamos fazer alguma coisa para salvá-las.



4. Salvação pela graça, recompensa pelas obras


No dia do fogo, nossas obras serão reveladas. E aqui estão dois conceitos que as pessoas confundem. Salvação e Galardão. A salvação é concedida unicamente pela graça (Ef 2:8-9). Porém haverá sim recompensa para as boas obras.


Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,

sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.

Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.

Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo. 1 Coríntios 3:12-15


Logo, além de nós mesmos sermos pessoas “arrebatáveis”, nossos feitos daqui da terra precisam subir conosco para o céu. Nossas obras aqui na terra serão provadas pelo fogo.

Pense no que você fez essa semana. O que vai queimar e o que vai subir? O que vai desaparecer nessa terra e o que vai te gerar uma recompensa eterna?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!