terça-feira, 18 de julho de 2023

Unidade, o preço para manifestarmos Cristo

          Todos sabemos que “a Igreja é o Corpo de Cristo”. Cl 1:24.

Agora, de que maneira podemos de fato “ser” este corpo; “ser” essa manifestação de Jesus na terra?


Ou seja, como podemos ser essas testemunhas que vivem de tal forma que nossas vidas sejam uma reconstituição da vida e dos atos de Jesus enquanto esteve na terra? At 1:8.


Jesus respondeu: Jesus manifestou o Pai porque era um com Ele. E nós vamos manifestar Jesus da mesma forma, sendo UM com ele!


Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.


João 17:21


Quando os cristãos se tornou um com Deus e uma unidade uns com os outros, aí nos manifestamos Jesus!


Baixar mp3 YouTube

 


 



1. Espírito Santo, o elo da unidade


O primeiro passo para a unidade da Igreja é a unidade individual de cada crente com o Espírito Santo. E como já aprendemos, “se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo”. Romanos 8:9. Ao nascer de novo (Jo 3:7), a pessoa passa a ter o Espírito Santo morando dentro dela e agora precisa desenvolver um relacionamento com Ele. É uma dedicação diária.


Assim como um casamento exige uma dedicação diária, o relacionamento com o Espírito Santo também. Com a diferença de que Ele é perfeito. Assim, chega um ponto que não apenas conhecemos a “voz” do Espírito, como, já não sabemos mais quais ideias são deles e quais são nossas, afinal, passam a ser as mesmas ideias! Isso mesmo, com a convivência, o relacionamento com o Espírito Santo, vamos aprendendo pensar e agir como Ele.


Até pouco tempo, eu entendia a unidade da Igreja com o Espírito Santo assim:











Mas agora passei a compreender assim:













Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11.


NÃO EXISTE UNIDADE ENTRE UMA PESSOA GUIADA PELO ESPÍRITO E OUTRA GUIADA PELA CARNE!


Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11.


Por isso existem pessoas com quem é possível conversar questões espirituais e pessoas com quem precisamos falar por meio de parábolas e alegorias.


Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. 1 Coríntios 2:13.


Logo, quem não é guiado pelo Espírito Santo, ao ouvir a conversa de quem é guiado, vai achar que estão loucos! Há coisas que são IMPOSSÍVEIS de compreender para alguém não convertido.


Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 1 Coríntios 2:14.


E por fim, encerrando este texto de Paulo, o Cristão Espiritual é apresentado como aquele que discerne (julga, entende) todas as coisas, porém, não é discernido (compreendido) por ninguém (que não tem o Espírito).




2. Bíblia, o alicerce da unidade


Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".

Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

E eu lhe digo que você é Pedro [Pétros], e sobre esta pedra [pétra] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la. Mateus 16:16-18.



A palavra Pedro, que significa “pedra” foi apresentada aqui como um nome próprio. Já a palavra que aqui aparece traduzida como “pedra” se refere ao leito rochoso, onde, depois de escavar e chegar nela, é possível edificar uma enorme construção. A revelação de que Jesus é o Cristo, ou seja, o Messias prometido em toda a Escritura, é a Rocha sobre a qual a Igreja é edificada.


Não há como existir unidade entre pessoas que vivem debaixo de constituições diferentes. A constituição é a REGRA MÁXIMA de cada nação. Uma é a constituição dos EUA e outra é a constituição do Brasil. Algumas coisas que são permitidas aqui são crime lá e vice-versa.


Porém, para todos os cristãos do mundo, A BÍBLIA É A CONSTITUIÇÃO DA IGREJA!


NINGUÉM que viva por suas próprias vontades e não respeite a Palavra de Deus vai conseguir andar em unidade com a Igreja e logo, com Cristo!


Muitos por aí que dizem acreditar em Deus, porém, não congregam, olham para a Bíblia e dizem: “É que hoje em dia não é mais assim, isso era para aquele tempo”.


Que tempo meu filho?


A Bíblia que eu conheço descreve desde a criação até o fim dos tempos! Fala de como Deus criou todas as coisas e do final delas com a Igreja de Jesus na nova Jerusalém e os ímpios junto com Satanás no Lago de Fogo!


NÃO EXISTE UNIDADE SEM BÍBLIA!


Quer viver em unidade como Igreja? VÁ ESTUDAR A BÍBLIA!


Não tem afinidade com a Bíblia? Jamais terá unidade como Igreja!


Quando alguém estuda a Bíblia na revelação do Espírito, está escutando o Próprio Jesus!


No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. João 1:1.




3. Submissão, a estrutura da unidade


Tudo que Deus é e faz é organizado!


O Pai, Jesus e o Espírito santo são iguais em poder, majestade, sabedoria e tudo mais. São tão unidos que chega a ser um só!

Porém mesmo Deus se organizou da seguinte forma:

Deus enviou Jesus à Terra e Jesus enviou o Espírito Santo a Igreja.


O mesmo se dá na família.


Marido, mulher e filhos são iguais perante Deus.

Porém Deus organizou a família com o Marido como líder, em seguida a esposa e por fim os filhos.


Se cada um fizer o que der na cabeça não haverá unidade, o que vai existir é bagunça!


Observe uma sala de aula. Se cada aluno fizer o que está com vontade de fazer, o que acha correto; como ficará o ambiente de aula? Sejamos sinceros, nem seria possível estudar em um lugar assim!


Submissão é entender que existe uma MISSÃO e cada um de nós trabalha em uma parte dela.


Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. 2 Coríntios 5:18.


O Pai deu a Jesus a missão de reconciliar a humanidade com Deus. Jesus abriu esse caminho e agora confiou a nós o progresso dessa missão. Evangelizar é trabalhar na missão (sub-missão) de Jesus de reconciliar a humanidade com Deus!


Quando você se submete, está aceitando trabalhar naquele pedacinho da missão de Cristo que cabe a você!

Submissão não é humilhação, nem opressão. É organização e proteção!


E como em qualquer organismo ou organização, é preciso que haja muita coisa em comum para que possa exisitir unidade.


O Brasil tem uma única constituição, porém, cada estado tem suas leis, símbolos e culturas próprias e o mesmo se dá com os municípios… Cada unidade tem suas peculiaridades e segue as diretrises da instância superiro.


Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Filipenses 2:2.

Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar. 1 Pedro 3:8.


Na sala de aula, um aluno pode querer estudar geografia e o outro gostar mais de matemática. Porém cabera ao professor definir a matéria que será estudada e só assim existir unidade na turma.


Como Igreja de Jesus, precisamos seguir as diretrises da Bíblia. Como Fonte Church, A Bíblia e em seguida a missão que Deus tem confiado ao Pr. Luiz Scheidt. Como região Sul ao Pr. Otávio, como RS a mim e em seguida aos líderes de rede, setor, células, discipuladores…


Jamais com manipulação, jamais com abuso, jamais com excessos. Respeitando a individualidade de cada um, porém, organizando para que cada um de nós consiga andar em submissão a grande Missão de Cristo que é reconciliar pessoas com Deus!




4. Ceia, a figura da unidade


Por fim, hoje é nosso culto de ceia. E temos no cálice a lembrança de que todos nós eramos pecadores condenados ao mesmo inferno e por causa do mesmo sacrifício recebemos a oportunidade de sermos salvos e levados a morar no mesmo “céu”.


E no pão, um exemplo sensacional, final, pão bom é aquele que apesar de levar farinha, sal, água… Depios de pronto ninguém mais consegue ver os ingredientes, apenas “o pão”.


Assim é a Igreja, a Missão de Jesus, formar esse grande e lindo pão. E também a submissão de cada um de nós em ser farinha, água, sal… E abrir mão do ego em prol do todo!


Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2:3.




Ministração

Hoje quero convidar você a farmos juntos essa jornada da unidade.


1. Sendo cheios e dirigidos pelo Espírito Santo, o elo da unidade.


2. Vivermos baseados na Palavra revelada de Cristo, a base de sustentação da unidade.


3. Nos submetendo uns aos outros, estruturando essa unidade.


4. E participando da ceia, o símbolo físico dessa unidade espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!