terça-feira, 22 de agosto de 2023

Jesus na frente e o diabo do lado

Privilégios e desafios no exercício da liderança



Introdução


Por 70 anos o povo de Deus do Antigo Testamento esteve exilado na Babilônia. Eles foram levados cativos por conta de seus inúmeros pecados. Porém, debaixo da liderança de Zorobabel, iniciaram uma jornada rumo a reconstrução de sua capital, Jerusalém.

 

Baixar mp3 YouTube


 


Nessa época, Ageu e Zacarias exerceram seus ministérios como profetas, e Josué foi o Sumo Sacerdote.


Muitas adversidades se levantaram contra eles, afinal, a reconstrução de Jerusalém estava nos planos de Deus e Satanás em pessoas se opunha fortemente contra, como já era de se esperar.


Para entendermos esse contexto, precisamos lembrar que o Templo era o lugar central do culto ao Senhor. E não apenas do culto. O Templo era o centro da vida nacional dos judeus.


Todavia, nesse regresso, eles estavam mais preocupados com sua própria prosperidade e conforto do que com o Templo. Deixar o Templo de lado, naqueles dias, mostrava exatamente um deixar Deus em segundo plano.


Diante dessa postura desajustada, antropocêntrica e egoísta é que Ageu e Zacarias recebem revelações da parte de Deus.


Para Ageu é revelado o que estava acontecendo de errado e para Zacarias, a capacidade de enxergar o mundo espiritual. Ageu narra o que se passa no mundo físico e seus consequências. Já Zacarias enxerga como isso tudo se passa no mundo espiritual.


E esse é o nosso desafio enquanto líderes na Igreja do Senhor. Nossas ações físicas tocam o mundo espiritual e nossas ações espirituais mudam o mundo físico.


² "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ".

³ Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:

"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "

Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram.

Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada".

Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram!

Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor.

"Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso? ", pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.

¹⁰ Por isso, por causa de vocês, o céu reteu o orvalho e a terra deixou de dar o seu fruto.

¹¹ Provoquei uma seca nos campos e nos montes, que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado". Ageu 1:2-11.




1. Jesus na frente, o diabo do lado


Já no começo do livro de Zacarias, algo assustador:


¹ Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo. Zacarias 3:1.


Uau! O próprio diabo estava ao lado do sumo sacerdote Josué! Talvez essa seja a informação que mais rapidamente salta aos nossos olhos quando lemos este texto.


Porém, há outra informação ainda mais importante: O ANJO DO SENHOR estava a frente do sumo sacerdote.


Quero que você visualize esta cena no mundo físico.


Josué está lá, representando o povo de Deus. Ele vai sacrificar um cordeiro (símbolo de Jesus) e ele próprio (Josué) é o representante do povo perante Deus naquele momento.


Quem olha a cena vê Josué e o cordeiro. O próprio sacerdote tem consciência de que ali estão ele, o cordeiro e o povo…


Todavia Zacarias enxerga o mundo espiritual! No exercício daquela liderança, Josué estava mexendo com o mundo espiritual:


Zacarias vê: Josué, Jesus na frente e o diabo do lado!


É preciso que você entenda isso. Liderança na Igreja é algo sobrenatural. Tudo que você fez, faz ou deixou de fazer; tem um diabo alucinado ao lado tentando te matar; porém não se apavore, tem Jesus Cristo a sua frente e é preciso que você fixe os seus olhos naquele que tem os olhos como chama de fogo porque se você focar na tempestade que está ao lado, no diabo que está ao lado… Você vai se afogar nas tempestades da vida!


Figuradamente: Receba a unção de Zacarias!


Cada convite, cada oração; o varrer, o repor, o servir… O aconselhamento, as escalas…


Cada coisa que você faz como liderança na Igreja de Jesus é correlacionado com o mundo espiritual!


Se fosse para brincarmos no parquinho a Bíblia não mandaria vestirmos armadura!




2. A confiança do líder


³ Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo.

O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você".

Disse também: "Coloquem um turbante limpo em sua cabeça". Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava.

O anjo do Senhor exortou a Josué, dizendo:

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui. Zacarias 3:3-7.



Josué estava impuro. Fosse cerimonialmente ou por pecados pessoais, fato é que a impureza também era referente ao povo, afinal, como sumo sacerdote ele precisava “levar” o pecado do povo diante de Deus.


É preciso que você entenda que muitas batalhas espirituais (com manifestações no seu dia a dia) podem estar relacionadas aquilo que seus liderados estão vivendo ou ao que Deus ministrará sobre eles através de você!


Ageu teve a revelação do pecado do povo, Zacarias viu o que isso causava: Satanás ao lado e vestes sujas!


Ageu recebeu a revelação de que o povo tinha deixado Deus em segundo plano e colocado suas vaidades, desejos… Sua vida pessoal acima de Deus!


Zacarias enxergou que essa condição de pecado colocava Satanás ao lado do sumo sacerdote para acusá-lo e com direito, pois, suas vezes estavam sujas!


Vamos lá, observe: Quem toma então a iniciativa de PURIFICAR Josué (povo)?


DEUS!


Quando? Ao incitar Ageu a profetizar!


Agora, não fosse pela REAÇÃO positiva do povo de começar a trabalhar na obra de Deus, Josué não teria sido purificado, a maldição continuaria sobre o povo e Satanás permaneceria acusando!


E assim é o processo de purificação espiritual:


Iniciativa de Deus, reação humana, restauração.


E essa é base da nossa confiança: AQUELE QUE ESTÁ DIANTE DE NÓS NOS DEU ROUPAS LIMPAS E UM TURBANTE!


Não estamos limpos e aptos por nós mesmos: É ELE QUEM NOS FEZ LIMPOS E APTOS!




3. O Espírito Santo e o exercício da liderança


Já entendemos a complexidade do exercício da liderança. Agora, veremos de onde vinha a força que Zorobabel precisava para exercê-la:


"Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6.


É isso que nos torna capazes de sermos líderes na Igreja de Jesus.




4. A universalidade da celebração


E depois de tudo isso… De toda essa dedicação, esforço…


Percebemos que existem aqueles que desde o começo reclamam, criticam e dizem que não vai dar certo.


Aqueles pelos quais batalhamos, oramos e que nunca vazem nada para ajudar.


Existe uma dica muito preciosa sobre como podemos lidar com esse tipo de gente:


¹⁰ "Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Zacarias 4:10.


Sim, nós vamos chamar os “esquentadores de cadeira” para celebrarem junto cada vitória, cada ministério que avança, cada célula que se multiplica, cada batismo…


Não somos o povo da vingança. Somos o povo da graça.



Ministração


1. Entenda que liderança na Igreja é sempre uma tarefa espiritual.


2. Deposite toda a sua confiança na obra de Jesus.


3. Seja capacitado pelo Espírito Santo.


4. Chame todos para celebrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!