sexta-feira, 1 de setembro de 2023

A Rampa do Altar

 

Você já reparou que os altares feitos para Deus no antigo testamento tinham rampa e não escadaria? Parece um detalhe sem sentido, pouco relevante, porém ele carrega um grande ensinamento.


²⁶ Não subam por degraus ao meu altar, para que nele não seja exposta a sua nudez". Êxodo 20:26.



1. Deus que entende nossa humanidade


Talvez alguns até pudessem teorizar o porquê desse altar não possuir degraus. E se essa ordem de Deus fosse dada hoje, com certeza muitas teorias surgiriam.

Todavia, o motivo é muito mais simples do que se pode imaginar. Não existiam calças!


A natureza da proibição não era um fator espiritual. Era um fator totalmente humano, natural! Deus não queria que, ao dobrar as pernas para subir degraus, a nudez do sacerdote fosse exposta. Além disso, não queria que o povo se distraísse ou até pecasse devido a essa exposição.


Para proteger o sacerdote e o povo, Deus institui a rampa! Pronto!


O que me chama a atenção aqui é que Deus conhece nossa humanidade melhor do que nós mesmo e se importa com os detalhes que fazem a diferença em nosso dia a dia.


Sim, ele está interessado na sua alimentação, na sua saúde e bem estar! Ele se importa até mesmo com o teu lazer.


Embora creiamos e com razão que todas as coisas são espirituais, precisamos admitir que muitas delas também são naturais.




2. O muro de proteção


Domingo ouvimos no culto como a serpente tentou deturpar a imagem de Deus Pai, caricaturando ele como egoísta, mandão e etc.

Infelizmente muitas vezes as pessoas pensam em Deus e seus princípios como cercas, impedimentos, atrapalhos para uma vida verdadeiramente feliz. E isso não poderia estar mais equivocado.


Já viu aquele meme da cerca? O rapaz corre até a beira da contensão preparando-se para pular e grita: CHEGA DE CERCAS, VOU SER LIBRE! Logo outra pessoa, tentando impedi-lo grita: NÃO É UMA CERCA, É UM MURO E PROTEÇÃO. E ‘pafte’ o infrator se estabaca no chão, pois, ali era um penhasco


Assim é com Deus. O mesmo Deus que num deserto sem saneamento ou medicina, orienta que o povo não coma carne de porco e ande com um porrete e um saquitel de sal (‘banheiro’ químico’).

O mesmo Deus que dependendo o nível da contaminação das paredes com mofo, mandava derrubar a casa inteira.


Os princípios que a Bíblia ensina, muitas vezes entendidos como antiquados ou arbitrários, são proteção para nossas vidas! São rampas em vez de degraus. São muros de proteção e não cercas limitadoras.


As drogas (pharmakesis) são proibidas não porque Deus seja um careta que não deixa viajar. Antes, porque geralmente o usuário invoca demônios sobre si, além de destruir sua saúde e prejudicar todos aos seu redor.


Qualquer forma de sexo que não seja dentro do casamento entre o marido e sua esposa é proibida, não porque Deus esteja desatualizado. Além das DSTs e das crianças que não sabem o nome do Pai; sexo fora do casamento deixa marcas profundas e cria laços entre pessoas que nem mesmo queriam ligação uma com a outra. Músicas e mais músicas são lançadas, filmes e mais filmes divulgados, falando das dores e sofrimentos de relacionamentos quebrados.


A embriaguez é sempre repreendida, não porque Deus não queira ver o povo se divertir, porém, hoje no Brasil acontecem 3x mais mortes (120mil) por consumo de bebidas alcoólicas do que por armas de fogo (40mil)! Pasmem! Uma lei seca (geral) salvaria 3x mais vidas do que o desarmamento total! A proibição da embriaguez não é uma cerca, é um muro de proteção!


A Bíblia manda não ficarmos devendo; e isso não é porque o sistema daquela época já esteja obsoleto hoje. É proteção! De cada 10 brasileiros 7 estão devendo! De cada 10, 4 tem dívidas monstruosas e não estou falando de financiamentos.


Eu volto a dizer, a rampa, ou seja, os princípios de Deus, muitas vezes não são sobre Deus, são sobre você!


A Bíblia orienta que um cristão não pode casar com um não cristão. Isso não é cerca, é muro de proteção. A união entre duas pessoas crentes no Senhor, já guardas seus desafios, o que dizer então quando um dos dois não é filho de Deus e não tem o Espírito Santo morando em seu coração?




3. Rampa para quê?


Falamos muito sobre o motivo do altar tem rapa e não escadaria. Entretanto, qual a função básica de uma rampa? SUBIR!


Deus deu a rampa para que eles pudessem subir até o altar e ali sacrificar os animais; estes, que eram um símbolo de Jesus que morreria na cruz.


Deus se preocupa com todas as nossas questões humanas, porém, ele quer que subamos ao encontro dele, crentes no sacrifício de Jesus que garante o perdão de nossos pecados!




Ministração


Hoje você está aqui, subindo a rampa do Senhor que te leva até a cruz, e na cruz, você recebe o perdão. Não apenas o perdão, mas, também o ânimo, a alegria para seguir em frente de todo seu coração, sabendo que esse Deus te ama, pensa em você e criou todo um sistema para te salvar e cuidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!