terça-feira, 12 de setembro de 2023

Como desperdiçar a sua vida

        Desde sempre as pessoas desejam ser felizes! Desejam encontrar um lugar onde se sintam bem, úteis, felizes… Já nós, os cristãos, sempre queremos encontrar a “vontade de Deus”.


Baixar MP3 YouTube





Pois hoje falaremos de um camarada que com toda certeza não foi feliz e também não cumpriu o propósito de Deus para sua vida. Inclusive, vou apresentar a vocês este camarada como um exemplo negativo, a não ser seguido, de alguém que desperdiçou a sua vida.


Após o início da conquista da terra prometida debaixo da liderança de Josué, iniciou-se o período dos juízes. Estes eram homens escolhidos por Deus para darem direções ao povo, tendo Deus como único Rei da nação. Acontece que nem os juízes e muito menos o povo conseguiram entender isso. Resultado?


Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. Jz 17:6; 21:25.


Quando se levantava um grande juiz, o povo se endireitava. Quando o Juiz não era tão perfeito assim, a nação se desviava.

O que vou relatar hoje, se passa nos últimos dias de um dos maiores e melhores juízes, seu nome era Samuel. Samuel era tão santo e poderoso no Senhor, que as autoridades do povo tremiam quando ele se aproximava e várias pessoas ao chegar perto dele ou de seus discípulos, ficavam cheias do Espírito Santo e começavam a profetizar.


Todavia ele não era perfeito, e seus filhos não seguiram o mesmo caminho que ele. O povo por sua vez. Queria seguir a “modinha do mundo”.


19Todavia, o povo recusou-se a ouvir Samuel e disse: “Não! Queremos ter um rei. 20Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas”.


E aqui já aprendemos que sua mãe estava certa:


VOCÊ NÃO É TODO MUNDO!


Eles, sendo O POVO DE DEUS, nutriam em seus corações o desejo de SER COMO OS OUTROS.


Não meu querido, não podemos ser assim!

Conosco as coisas são diferentes porque somos diferentes. Somos o povo chamado por Cristo e não somos todo mundo!


1. Um completo alienado


Saul era um homem rico (1Sm 9:2), alto, forte e bonito (1Sm 9:2). As jumentas de seu pai haviam sumido e ele sai atrás delas com um servo.

Depois de procurar muito e não encontrar, o servo dá uma ideia para Saul. Consultar o profeta Samuel.


Por mais estranho que isso possa parecer, Saul não sabia quem era Samuel, o profeta, líder espiritual e civil da nação. Seria como hoje você não saber quem são o presidente do país e o pastor da sua igreja.


Como?


Esse é o primeiro passo para desperdiçar a vida: Ser um alienado.


Não saber, não perceber… As coisas vão acontecendo ao redor e pessoa nunca sabe de nada, nunca percebe nada, nunca entende nada… Só vive na sua BOLHA.


Não percebe as necessidades da igreja, da célula, nem dos familiares. É só o seu mundinho!


É um grande perigo não saber quem são seus líderes espirituais.


Se você não sabe quem são, muito menos saberá o que está no coração deles, qual a visão, a direção que Deus está dando.




2. Não entender as oportunidades


Antes mesmo de Saul chegar até Samuel, a questão das jumentas já estava resolvida. Samuel já havia recebido a revelação de que Deus atenderia ao desejo mundano do povo lhes daria um rei segundo as nações.


15No dia anterior à chegada de Saul, o Senhor havia revelado isto a Samuel: 16“Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre Israel, o meu povo; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim”. 1Sm 9:15-16


O sumiço das jumentas foi obra de Deus! Isso mesmo, há momentos onde Deus tira algo da sua vida para lhe dar a oportunidade de receber o novo da parte dele!


No início, Saul era humilde, e ele e Samuel passaram horas conversando no terraço.


25Depois que desceu do altar do monte para a cidade, Samuel conversou com Saul no terraço de sua casa. 26Ao romper do dia, quando se levantaram, Samuel chamou Saul no terraço e disse: “Levante-se, e eu o acompanharei, e depois você seguirá viagem”. Saul se levantou e saiu com Samuel. 1Sm 9:25-26.


Sobre Saul foi derramado o óleo da autoridade espiritual e da capacitação sobrenatural! Saul foi cheio do Espírito Santo! 1Sm 10:1,6,9-10.

Autorização e autoridade.

Capacitação.

Cheio do Espírito.


1Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o ungiu como líder da herança dele. 1Sm 10:1.


E quando chegou o momento de ser apresentado perante todo o povo como o rei do povo de Israel… SE ESCONDEU!


1Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o ungiu como líder da herança dele. 1Sm 10:22.


Percebam que inicialmente Saul se achava PEQUENO para missão. Depois se mostrou TÍMIDO.


Acontece que não é isso que Deus espera de nós! Se você é um discipulador, então SEJA! Se foi chamado para liderar uma célula, LIDERE! Simplesmente viva o que o Senhor está lhe pedindo.


8Mas, quanto aos tímidos [covardes], e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte. Ap 21:8 ARC.


A timidez ou covardia que te paralisa e impede de cumprir o propósito de Deus em sua vida é pecado!


Maldito aquele que fizer

a obra do Senhor relaxadamente!

Maldito aquele que retém

a sua espada do sangue! Je 48:10.




3. Princípios ou circunstâncias?


Saul começa a exercer seu governo, debaixo da liderança espiritual de Samuel. Porém, ao receber uma instrução clara da parte de Deus, prefere agir de acordo como que a circunstância pedia e não segundo os princípios.


11Perguntou-lhe Samuel: “O que você fez?”

Saul respondeu: “Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que não tinhas chegado no prazo estabelecido, e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, 12pensei: Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto”.

13Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor, o seu Deus, deu a você; se tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. 14Mas agora o seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor”. 1Sm 11:14 NVI.


No momento em que simplesmente precisava obedecer, Saul resolver agir não pelo pelo princípio (obediência), antes, pela circunstância (ansiedade, pressa).


As vezes a gente cansa. Especialmente quando são as mesmas pessoas que constantemente preferem agir pelas circunstâncias e não por princípios.


Não quero ofender ninguém, de coração mesmo… Porém, sempre orientamos os noivos a lerem um livro. Eu fico aguardando então que voltem para conversarmos sobre a leitura. Talvez não caibam nos dedos a quantidade de pessoa que já orientamos assim… E quantos voltam leem? Quantos volta para conversar?


Esse é só um exemplo. Raramente uso a palavra “direção” e sinceramente quando uso vejo tão poucas pessoas seguindo.


Há uma geração de pessoas que tem dificuldades para serem lideradas. Antes, a gente falava que se o médico mandasse tomar os remédios e fazer os exames a pessoa faria… Hoje nem isso. As pessoas têm alergia a sequer supor que possam estar seguindo alguém. E não estou falando de dominação, vocês sabem como sou contra o abuso da autoridade.


Às vezes parecem crianças mimadas fazendo questão por a língua pra fora. Se é pra viver desse jeito então pra que ter pastor?


Acontece que nem sempre dá pra corrigir uma desobediência. Saul poderia até voltar a ser um homem de Deus, se arrepender… Entretanto, sua oportunidade de ser o grande rei de Israel… Já fora por água abaixo.


Você precisa ter princípios inegociáveis em sua vida. E esses princípios precisam ser às ordens Bíblicas. Se você não sabe por onde começar, comece pelos 10 Mandamentos.


1. Amar a Deus sobre todas as coisas.

2. Não ter ídolos.

3. Não tomar o nome de Deus em vão.

4. Santificar o dia do descanso.

5. Horar os pais.

6. Não matar por prazer.

7. Não adulterar.

8. Não furtar.

9. Não mentir.

10. Não cobiçar.


Quando Samuel o confrontou, Saul não pediu perdão, ele deu desculpas!


Diga isso a pessoa do lado: Em vez de dar desculpas, peça perdão.


Sabe, nesses anos como discipulador, líder de célula, pastor… Eu tento uma vez, duas, três… E se a pessoa sempre tem desculpas eu penso duas ou três vezes antes de corrigir da próxima vez.


Porque se nada é culpa dela, tudo é por causa do outros… Essa pessoa acaba sendo como Saul: O REI DAS DESCULPAS.


E isso aconteceu apenas uma vez? NÃO! Era um PADRÃO de Saul agir conforme as CIRCUNSTÂNCIAS, mesmo que para isso tivesse que desobedecer, mentir, fazer juramentos vazios ou colocar pessoas em risco.


1Sm 15:13-31

13Quando Samuel o encontrou, Saul disse: “O Senhor te abençoe! Eu segui as instruções do Senhor”.

14Samuel, porém, perguntou: “Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo?”

15Respondeu Saul: “Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para sacrificarem ao Senhor, o teu Deus, mas destruímos totalmente o restante”.

[Em outras palavras: Obedeci no que era fácil obedecer.]

16Samuel disse a Saul: “Fique quieto! Eu direi a você o que o Senhor me falou esta noite”.

Respondeu Saul: “Dize-me”.

17E Samuel disse: “Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel 18e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles até que os tenha eliminado’. 19Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos [tocou no que não podia tocar, como Adão] e fez o que o Senhor reprova?”

20Disse Saul: “Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas. 21Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor, o seu Deus, em Gilgal”.

22Samuel, porém, respondeu:

Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios

quanto em que se obedeça à sua palavra?

A obediência é melhor do que o sacrifício,

e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

23Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria;

a arrogância, como o mal da idolatria.

[Muitos desviados se tornam também endemoninhados].

Assim como você rejeitou a palavra do Senhor,

ele o rejeitou como rei”.

24“Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que tu me deste. Tive medo dos soldados e os atendi. 25Agora eu te imploro, perdoa o meu pecado e volta comigo, para que eu adore o Senhor.”

26Samuel, contudo, lhe disse: “Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel!”

27Quando Samuel se virou para sair, Saul agarrou-se à barra do manto dele, e o manto se rasgou. 28E Samuel lhe disse: “O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você. 29Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender”.

30Saul repetiu: “Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volta comigo, para que eu possa adorar o Senhor, o teu Deus”. 31E assim Samuel voltou com ele, e Saul adorou o Senhor. 1Sm 15:13-31.


Saul aceita perder a bênção.

Saul aceita a maldição.

Saul aceita perder a autoridade.

Aceita perder a porção do Espírito Santo.

MAS NÃO ACEITA PERDER O STATUS!




4. Um triste fim


Daquele menino alienado e tímido, não sobrou mais nada. Agora o que existia era um rei arrogante que só se preocupava em não perder o trono.

E já que “a rebelião é como o pecado de feitiçaria”, Saul fica endemoninhado. 1Sm 18:10.

Em sua síndrome de “Cavalo Velho”, fazendo de tudo para matar Davi, agindo como às vezes alguns políticos brasileiros agem, ou seja, ferrando o povo para se manter no poder; Saul chega ao cúmulo de mandar matar 85 SACERDOTES! 1Sm 22:17.


E já que “um abismo chama outro abismo”, o mesmo Saul que há um tempo atrás havia mandado matar as médiuns, agora endemoninhado, resolve consultar uma. 1Sm 28:6. O rei das desculpas agora era também o rei das incoerências.


E aquele que teve a oportunidade de SER QUEM DAVI FOI, acaba fazendo o que Judas fez. Sim, Saul se matou, lançando-se sobre a própria espada 1Sm 31:4.


Assim, Saul conseguiu não apenas desperdiçar a própria vida, atrapalhar a vida dos filhos e bagunçar o país… Ele desperdiça a sua própria eternidade.




Ministração


O que você tem feito da sua vida?


Você pede perdão ou arruma desculpas?


Assume responsabilidades ou coloca a culpa nos outros?


Obedece ou é rebelde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!