sábado, 2 de setembro de 2023

Tipos de Perdidos e porque Evangelizá-los

      Somos cristãos e uma das verdades mais latentes sobre nossas vidas é que céu e inferno são reais.


O “chamado” céu, na verdade é a Nova Jerusalém (Ap 21:2), a morada eterna dos crentes em Cristo Jesus. Onde não haverá choro nem dor.

Em contrapartida, o inferno é o lugar de tormento que Deus preparou para castigar nele o Diabo e os demônios. Embora seja o desejo de Deus que todos os homens sejam salvos, Ele permite que cada um decida se deseja ser salvo por Jesus Cristo ou receber sobre si o julgamento e condenação por seus pecados e passar a eternidade no inferno.


Costumamos chamar essas pessoas que ainda não receberam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas e consequentemente, estão espiritualmente mortas e separadas de Deus de: PERDIDOS.


Não que sejamos melhores que elas. A questão é o julgamento.


1. ¹² Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram. Romanos 5:12


2. ²⁴ Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas [já] passou da morte para a vida. João 5:24.


3. ¹¹ Vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da presença dele, e não se achou lugar para eles.

¹² Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, que estavam em pé diante do trono. Então foram abertos livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros.

¹⁵ E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:11-15.




1. Visivelmente desgraçados


São aquelas pessoas que qualquer um, mesmo olhando de longe, consegue perceber que a pessoa precisa da graça de Deus e com urgência.


Um exemplo clássico é o gerasseno citado na Bíblia.


² Ao desembarcar, logo um homem possuído de espírito imundo veio dos túmulos ao encontro de Jesus.

³ Esse homem vivia nos túmulos, e ninguém podia prendê-lo, nem mesmo com correntes.

Porque, tendo sido muitas vezes preso com correntes e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e as correntes foram despedaçadas. E ninguém conseguia dominá-lo.

Andava sempre, de noite e de dia, gritando por entre os túmulos e pelos montes, ferindo-se com pedras. Marcos 5:2-5.


Milhares de demônios habitavam o corpo desde homem. Ele era um completo desgraçado. Certamente iria para o inferno se continuasse a viver dessa maneria.


Não sabemos como ele havia chegado nesse ponto de possessão. Pode ter começado com pequenas “brincadeiras” como objetos místicos, simpatias… Ou pode ter sido imediatamente em um pacto. Enfim, só o que sabemos é que ele era um pecador precisando da salvação. Alguém que Jesus amava, sim, Jesus o amava e mais, queria mudar sua vida na terra e ainda levá-lo ao céu!


¹⁵ Aproximando-se de Jesus, viram o endemoniado, o que antes estava dominado pela legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. Marcos 5:15.


Hoje em dia não seria diferente. Diriam que ele precisaria “tomar remédios” pelo resto da vida. Que ele “não merecia” a salvação. Que era perda de tempo de Jesus acreditar na mudança de um cara assim… Porém ele mudou e pregou em 10 cidades!


¹⁸ Quando Jesus estava entrando no barco, aquele que antes estava possuído pelos demônios pediu com insistência que Jesus o deixasse ficar com ele.

¹⁹ Jesus, porém, não o permitiu; ao contrário, ordenou-lhe:

Vá para a sua casa, para os seus parentes, e conte-lhes tudo o que o Senhor fez por você e como teve compaixão de você.

²⁰ Então ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe tinha feito; e todos se admiravam. Marcos 5:18-20.


Esse camarada, se fosse para o Juízo do Trono Branco, ser julgado pelo livro das obras, certamente seria condenado; todavia, ganhou um voucher com uma cruz desenhada nele, e não entrou em juízo, mas, passou da morte para a vida!


Outro exemplo é o “Ladrão da Cruz” (Lc 23:43).

Talvez toda a sua vida tenha sido de pecados, assassinatos e coisas erradas… E ali, aos 47min do segundo tempo… Recebe o perdão presidencial.

Não, o livro das obras não pode mais ser usado para condenar esse homem ao inferno! Ele foi adotado (Jo 1:12) com filho de Deus e nenhum filho de Deus descerá ao Lago de Fogo. O destino desse camarada é a Nova Jerusalém.


E o que dizer do “Filho Pródigo”.

Todos sabem que ele pediu a herança adiantada, gastou tudo arruaçando e no final nem comida de porcos ele tinha para comer.

Entretanto, o pai o recebeu de volta e o restaurou!


Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9.



2. Os poderosos


Zaqueu além de um baixinho curioso, era um poderoso na sua época. Muitas pessoas o ignoravam por ser rico, supostamente roubar e estar aliado ao governo opressor de Roma.


² Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos,

³ procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Lucas 19:2,3.


Jesus escolheu evangelizar esse homem, mesmo ele sendo um proscrito da sociedade judaica. Poderia ser comparado hoje ao status de um político corrupto.


Então Jesus lhe disse:

Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão.

¹⁰ Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19:9,10.


Às vezes temos nojo de pessoas que enriqueceram ilicitamente com dinheiro público. Mas, se não pregarmos o evangelho para eles, como vamos acreditar que eles poderão mudar? Vamos simplesmente fechar os olhos e deixá-los queimar eternamente no inferno?


Sabe aquele versículo que diz que Deus deseja que “todos os homens sejam salvos”… Já leu o que diz um pouco acima?


² Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito.

³ Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,

que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:2-4.


Ele estava falando dos governantes! Sim, precisamos pregar o evangelho para os políticos também!




3. Os religiosos


E o que dizer daquelas pessoas que só “amolavam” Jesus. Que não entravam no reino de Deus e nem deixavam os outros entrarem? Isso mesmo; existem pessoas que passam o dia com seu livro religioso na mão, que às vezes pode ser até a Bíblia; e no final, terão uma surpresa ao perceberem que não vão morar no céu!


¹³ Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês fecham o Reino dos Céus diante das pessoas; pois vocês mesmos não entram, nem deixam entrar os que estão entrando! Mateus 23:13.


Muitos e muitos lideres religiosos vão para o inferno! Sim e essa gente também precisa ser evangelizada! Já pensou que coisa mais triste a pessoa se dedicar a vida inteira em ensinar o “bem” aos outros e como ter uma “espiritualidade” e no final, ser condenada a eternidade no inferno e ainda saber que levou muitos junto com ela par ao fogo eterno? Precisamos ajudar essas pessoas, seguindo o exemplo de Jesus.


Então Nicodemos perguntou:

Como pode ser isso?

Jesus respondeu:

¹⁰ — Você é mestre em Israel e não compreende estas coisas? João 3:9,10.


Nicodemos era daqueles que acreditava que guardando o sábado, não comendo algumas coisas, fazendo o bem e indo nos cultos seria salvo. Porém, Jesus abre os olhos dele explicando que era necessário “Nascer de Novo”. A religião de Nicodemos jamais o salvaria sem a fé no Messias, o Cristo Jesus!


Algo semelhante se passou com Paulo.

Esse era um promissor líder religioso. O melhor aluno que Gamaliel (Harvard da época) tivera. Paulo acreditava ser irrepreensível em sua religião e que isso agradaria Deus.


¹ Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote

² e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, tanto homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Atos 9:1,2.


Paulo era o mais cruel perseguidor da Igreja de Jesus naqueles dias. A perseguição de Paulo contra os cristãos era ao nível que hoje existe em países comunistas ou islâmicos. Porém, Deus decidiu evangelizá-lo e Barnabé colaborou no processo.


²⁵ Depois Barnabé foi a Tarso à procura de Saulo. Atos 11:25.


Existem muitos pastores, padres, pais de santo, pajés, rabinos, médiuns e outros tipos de líderes religiosos que ainda não nasceram de novo! Ainda não receberam Jesus como único, suficiente e exclusivo Senhor e Salvador de suas vidas. Quantos religiosos, beatos, devotos… Existem por aí, acreditando que algum tipo de religião, rito, intermediador ou qualquer coisa parecida pode salvar e não entender que Jesus é o único mediador entre Deus e o homem!


Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus. 1 Timóteo 2:5.




4. Os bons


Exatamente, os bons também precisam de salvação. E você precisa anunciar o evangelho para eles. Quer um exemplo?

Maria era uma mulher boa ou não? Essa adolescente que logo cedo recebeu a incumbência de ser mãe de Jesus e não apenas isso, criou filhos extraordinários como Tiago, José, Simão e Judas (Mt 13:55). Ela mesma admite:


⁴⁶ Então Maria disse:

"A minha alma engrandece

ao Senhor,

⁴⁷ e o meu espírito se alegrou

em Deus, meu Salvador. Lucas 1:46,47.


Mesmo sendo uma das melhores pessoas que já pisou nessa terra, Maria sabia que estava condenado ao inferno por seus pecados e que precisava que o Salvador fizesse uma intervenção na vida dela, perdoando-a. E é exatamente este o nome que Deus dá ao filho que dela Nasceu: Deus Salva!


Existem muitas pessoas “boas” por aí. Como Timóteo, João Batista… Todavia, verdade seja dita:


²³ pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23.


¹⁰ Como está escrito: "Não há justo, nem um sequer. Romanos 3:10.


¹⁰ Se afirmamos que não pecamos, chamamos Deus de mentiroso e mostramos que não há em nós lugar para sua palavra. 1 João 1:10


Pessoas que tentaram a vida inteira fazer o bem e obedecer a religião com alguns fariseus da época de Jesus, irão par ao inferno!

E pessoas que fizeram o mal a vida inteira, porém, crendo se arrependeram, como o ladrão da cruz, vão para o céu!


E se você acha isso injusto, eu te pergunto: Você realmente quer o que é justo, o que merece?


JUSTO É QUE TODOS OS SERES HUMANOS SEJAM LANÇADOS NO LAGO DE FOGO QUE ARDE COM ENXOFRE, ONDE O VERME NÃO MORRE E A CHORO E RANGER DE DENTES!


Qualquer coisa diferente disso NÃO É MERECIMENTO é GRAÇA!



Ministração


Só pode receber a salvação de graça quem primeiramente admite seu status de CONDENAÇÃO.


Quem não admite que é um pecador condenado ao inferno não pode ser salvo pois ignora sua doença.


¹⁷ Ao ouvir isso, Jesus lhes disse: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes. Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores”. Marcos 2:17.


Todos estão doentes, todos precisam do Médico dos Médicos, porém, Jesus apenas salvará aqueles que admitirem sua enfermidade.


1. Receba hoje Jesus como Senhor e Salvador de sua vida!


2. Peça perdão por não evangelizar e por menosprezar os perdidos.


3. Torne-se um evangelista!


¹⁵ E disse-lhes:

Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.

¹⁶ Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.


Marcos 16:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!