sábado, 23 de setembro de 2023

Guardando o coração

Hoje é um dia lindo, memorável, que jamais sairá das nossas mentes; inclusive, espero que assim seja em relação ao alvitre que lhes trago.


²³ Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração,

porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23 ARA


Por mais que pareça que este versículo fale de proteger nossos sentimentos, o que sem dúvidas é importante, ele na verdade está falando de guardar “o íntimo da razão”. Os antigos hebreus usavam “coração” da mesma maneira que hoje usamos “cérebro”. Inclusive a KJA traduz:


Acima de tudo o que se deve preservar, guarda o íntimo da razão, pois é da disposição do coração que depende toda a vida. Pv 4:23 KJA.


Cada um de nós tem um conjunto de valores, lá no íntimo da sua razão que é uma espécie de “óculos” usado para enxergar a vida. Uma chave interpretativa. Consideramos algumas coisas boas e outras ruins de acordo com esses valores. Você pode chamar isso de cosmovisão, kernel, filosofia de vida, life style ou até de vibe. A questão é que cada um de nós vê, ouve e sente o mundo, os acontecimentos e as pessoas segundo esse código bem firmado no íntimo da razão.


O mundo que você vive hoje, foi moldado por 3 elementos: A filosofia grega, o direito romano e a fé judaico-cristã. Nós ocidentais devemos tudo a estes 3 pilares sem os quais o mundo que você vive hoje ruiria.


Todavia, vivemos agora um declínio acentuado do ocidente, porque não guardamos o íntimo da razão, o óculos de enxergar a vida.


As grandes descobertas científicas e tecnológicas que elevaram nossa sociedade, surgiram de cristãos ou em instituições cristãs.

Inclusive, as maiores universidades e os maiores nomes da ciência eram cristãos. Pois o cristianismo é o cerne deste tripé.

Afinal, quando você une a resposta final da filosofia grega, o julgamento máximo do direito romano e o enlevo superior do judaísmo, a resposta só pode ser uma: O CRISTIANISMO.


O apóstolo João, um judeu, apresentou Jesus como o logos (Jo 1:1), respondendo assim à filosofia grega, que tudo que eles tanto procuravam estava em Cristo e de igual modo, João mostrou esse Jesus adotando legalmente (Jo 1:12) aqueles que nEle creram, satisfazendo assim o direito romano.


Qualquer pessoa com um mínimo de sinceridade será capaz de perceber que toda a natureza criada e toda lógica da vida são setas que apontam para o centro de tudo: JESUS CRISTO.


Então, se você não quer perder as partes boas deste mundo em que vive, VOLTE PARA JESUS e para a Igreja. E digo partes boas porque muito já foi perdido.


Conta-se que uma cidade era famosa por seu pão. Tudo na cidade girava em torno do maravilhoso pão que ela produzia. Aquele povo prosperou muito e a vida se tornou luxuosa e confortável. Avançaram na ciência, na tecnologia, no conforto, na medicina, na qualidade de vida e até na longevidade.


Certo dia a prefeitura aferindo o orçamento, encontrou um pagamento mensal destinado ao “guardião das fontes”. Procuraram saber do que se tratava e descobriram que ele era um senhor e habitava em uma cabana nas montanhas, cujo trabalho consistia em diariamente percorrer as matas, limpar as fontes e os canais pelos quais a pura água escoava até se juntar e na forma de um córrego chegar a cidade. Com a justificativa de poder investir mais em coisas “importantes”, demitiram o homem.


O tempo foi passando e as pessoas que vinham do mundo todo comprar os afamados pães começaram a sumir. Até mesmo o consumo interno dos pães diminuiu. As arrecadações de impostos e os níveis de emprego foram caindo.

Em consequência destes ocorridos a qualidade nas escolas já não era mais a mesma, as pessoas não viviam mais tanto, os casamentos não duravam muito e nenhuma grande descoberta científica ou produção cultural se fez naqueles anos.


Usando os últimos recursos que restavam, os habitantes inqueriram sobre o que estava acontecendo. Descobriram que as águas da cidade estavam contaminadas e isso é o que tinha prejudicado o trigo, subtraído o sabor do pão e adoecido a população. Relendo todos os registro da prefeitura, perceberam que a queda da cidade coincidira com a demissão do “guardião das fontes”. Logo subiram a montanha e encontraram todos os córregos entulhados de folhas, esterco e até animais mortos… Subiram mais um pouco e chegaram até a cabana do “guardião”, este, agora já idoso e então lhe suplicaram que voltasse a exercer sua função.


Tão logo o guardião voltou a limpar as fontes, a doença começou a sair, o trigo apresentou novamente suas qualidades e os pães exalavam aquele cheirinho indescritível. Então, os turistas de todo o mundo começaram a chegar, a arrecadação do governo aumentou e os níveis de ciência, educação, tecnologia, saúde e lazer também subiram. Até o número de divórcios e violência caíram drasticamente… Enfim; a cidade voltou a seu esplendor…


Sobre todas as coisas que se deve guardar, guarda o íntimo da tua razão, pois dele, procedem as fontes da vida…


Esse guardião é o cristianismo!

Ele que limpa a sua razão e descontamina seus pensamentos.

E por mais que lhe pareça “caro” ou “antiquado”; volte para Jesus, volte para o cristianismo, volte para a Igreja.


Porque sem o Cristianismo, tudo que o nosso mundo ocidental conquistou, vai se perder e já está se deteriorando.


A sua decisão hoje não pode mudar toda sociedade.

Porém, a sua decisão de agora, pode restaurar as suas fontes e mudar a sua vida!


Venha para Jesus e todas as outras coisas vão ir se ajeitando!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!