terça-feira, 10 de outubro de 2023

Lázaro, entre o natural e o sobrenatural

 

Jesus tinha um grande amigo chamado Lázaro. Inclusive, Jesus era amigo de toda aquela família e tanto Lázaro com suas irmãos Maria e Marta o amavam muito.

Assim que Lázaro adoeceu terrivelmente, mandaram chamar Jesus:


¹ Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.

² Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos.

³ Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, aquele a quem amas está doente". João 11:1-3. NVI.




1. Tipos de enfermidades


Sabemos que existem enfermidades de ordem natural; causadas por fatores diversos como acidentes, má alimentação, poluição e etc. Também é sabido que existem enfermidades causadas por demônios e ainda algumas que se manifestam por causa de pecados não confessados. Jesus explica mais uma categoria: Enfermidades para glória de Deus.


Ao ouvir isso, Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela". João 11:4. NVI.


Assim como mais tarde, Paulo teria um “espinho na carne” que o protegeria da soberba, aqui, o grande amigo de Jesus, Lázaro, fica doente para glória de Deus. E é obvio que ninguém deseja ser usado por Deus dessa maneira. Porém que seja feita a vontade dEle e não a nossa.


Nas situações que passamos na vida, precisamos sempre refletir. Isso de alguma forma pode dar glórias a Deus?




2. Na hora certa


Lázaro morreu não apenas adoeceu como veio a falecer. E do ponto de vista das irmãs e de qualquer outra pessoa “normal”, Jesus demorou demais. Todavia, vemos que ele “demorou de propósito”.


No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. João 11:6 NVI.

¹⁴ Então lhes disse claramente: "Lázaro morreu,

¹⁵ e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele". João 11:14,15. NVI.


Pasmem! Jesus estava feliz porque Lázaro, seu amigo, tinha morrido!


Jesus já sabia o milagre que faria. A questão é que apenas Jesus sabia o que aconteceria. Esse milagre seria a base para transformar os apóstolos em fazedores de milagres. Ele precisava operar o milagre da ressurreição para gerar fé no coração dos discípulos e assim capacitá-los para fazer “obras maiores”.


As irmas estavam apavoradas, pois o mito judeu é que alguém poderia ressuscitar no máximo até o 3º dia e Lázaro já estava no 4º. Para elas, Jesus tinha chegado tarde demais para curar e agora, tarde demais para ressuscitar.


³⁹ "Tirem a pedra", disse ele. Disse Marta, irmã do morto: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias". João 11:39. NVI.


Para elas, Jesus estava duplamente atrasado. Para Deus, essa era a hora exata: A HORA DO MILAGRE!


Jesus restaura casamentos, restaura vida acadêmica, restaura vida financeira, restaura empresas, restaura empregos, restaura saúde…


Entretanto, não apenas restaura: Jesus RESSUSCITA casamentos, estudos, finanças, empresas, empregos, saúde… Até sonhos!


Contanto que você siga DUAS REGRAS:

1. Desenvolva uma amizade com Jesus.

2. Chame Jesus para te ajudar!




3. Vencendo o orgulho e a vergonha


As irmas primeiramente precisaram vencer o orgulho. Estavam chateadas com a “demora” de Jesus.


²¹ Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.

²² Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires".

²³ Disse-lhe Jesus: "O seu irmão vai ressuscitar".

²⁴ Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia".

²⁵ Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

²⁶ e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? "

²⁷ Ela lhe respondeu: "Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo". João 11:21-27. NVI.


Marta começa lamentando o “atraso” de Jesus. Ela precisava logo entender que estava diante de Deus e que para Ele não há limites!

As irmãs também precisavam compreender que Jesus estava muito acima da compreensão delas do possível e do impossível. Sempre souberam, sempre acreditaram, todo mundo dizia… Que se fosse acontecer de um morto reviver, isso só poderia se dar em 3 dias.


Ou elas abriam mão da “pré-mágoa” e dos pré-conceitos ou correriam o risco de perder a maior oportunidade de suas vidas. Evidentemente elas decidiram se humilhar e abrir as portas para o NOVO de Deus.


DEUS NÃO TEM OBRIGAÇÃO NENHUMA DE FAZER AS COISAS DO SEU JEITO!


O corpo já estava em decomposição, e agora era necessário superar a vergonha do “cheiro” de morte.


Como diz o Pr. Abe: “Quando virem a ressurreição, nem vão lembrar mais do cheiro da morte”.


O que está morto em sua vida?


Abra a caixa-preta da sua existência e deixe Jesus ressuscitar as áreas que morreram.


Para quem está em Jesus, a morte não é o fim. Seja da pessoa, seja das áreas da vida.


Ele mesmo disse que o morrer gera fruto.


²⁴ Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. João 12:24. NVI.


Talvez esteja na hora desse grão de trigo que foi a sua célula, a sua empresa, a sua graduação… Quem sabe essa é a hora dele renascer não mais como um grão de milho; antes, como um pé de milho com espigas!




4. Quem crer, verá a glória


Na caminhada com Jesus, precisamos crer que o sobrenatural faz parte do nosso dia a dia. Devemos estar crentes de que a qualquer momento, a glória de Deus há de se manifestar.


⁴⁰ Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40. ARA.


Você pode dizer isso para a pessoa ao seu lado? SE VOCÊ CRER, VERÁ A GLÓRIA DE DEUS!


Você precisa ter fé!


Igreja é fé!


Cristianismo é fé!


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6. NVI.




5. Tirem as faixas


Claro, Jesus fez o milagre. Lázaro voltou a vida. Agora, repare em 2 acontecimentos:


1. Jesus mandou tirarem a pedra.

2. Jesus mandou desatarem Lázaro.


Perceba o sobrenatural de Deus se manifestando e exigindo uma contrapartida de AÇÃO humana.


³ Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora! "

⁴⁴ O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir". João 11:43,44. NVI.


Vivemos milagres, mas, não vivemos de milagres. Os milagres acontecem, o sobrenatural se manifesta, porém, isso não nos isenta de AGIR. Ao contrário, os milagres precisam nos impulsionar a nos mexermos, a agirmos, a fazermos alguma coisa!


O milagre que Jesus operou, atraiu a raiva e os ciúmes dos religiosos a ponto de daquele dia em diante, decidirem tirar a vida de Jesus e conspirem para fazer isso. Depois da ressurreição de Lázaro, Jesus precisou andar pelos desertos e ter muita cautela em suas aparições públicas.


Pois os milagres de Deus não atraem apenas a inveja, eles atraem a ira do inferno. Quem vive milagres, precisa permanecer vigilante, pois, o inimigo detesta que eles aconteçam.




Ministração


Você precisa de um milagre?


O que “morreu” em sua vida?


Ei! Jesus nunca chega atrasado!


Você tem coragem de “tirar a pedra”.


---


Está pronto para ser uma agente de milagres?

O sobrenatural se manifestando através de você?


Está na hora de você ser aquele que FAZ, que VAI e desata as mãos de Lázaro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!