Semana passada aprendemos sobre a importância de mantermos nossos ambientes limpos, organizados e cheirosos e asseveramos que ainda mais importante que isso é mantermos nosso interior livre de mágoas, raivas e coisas semelhantes. Para ver, ouvir ou ler novamente basta CLICAR AQUI.
¹² Determinem um local fora do acampamento onde se possa evacuar.
¹³ Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar, e quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes.
¹⁴ Pois o Senhor, o seu Deus, anda pelo seu acampamento para protegê-los e entregar-lhes os seus inimigos. O acampamento terá que ser santo, para que ele não veja no meio de vocês alguma coisa desagradável e se afaste de vocês. Deuteronômio 23:12-14. NVI.
Assim, passamos pelo 1º estágio (limpeza externa) e pelo 2º (limpeza da alma). Finalmente chegamos ao ponto alto, o 3º estágio; a limpeza do espírito; a parte mais essencial do seu ser.
1. Um defunto cheiroso
É normal a parte “boa” da sociedade, as chamadas “pessoas de bem” como um todo, buscarem valores éticos e morais elevados. E na semana passada falamos sobre limpar por dentro e por fora e parecia que tudo tinha acabado bem assim.
Todavia, a parte mais importante começa hoje. Boa moral e ética não salvam ninguém. Já contei diversas vezes a história do Pr. Luiz sobre o metrô na Alemanha. Lá existiam duas cancelas, uma para quem tinha dinheiro e outra para quem não tinha dinheiro e todas as pessoas passavam pelas cancelas certas, sem nem sonhar em burlar. Aí te pergunto: Isso é algo bom? Isso salva?
Bom é, porém, não salva. Nada contra elevados princípios morais, éticos, filosóficos. Todavia se isso salvasse, a Europa não seria um dos principais continentes a serem evangelizados! O cristianismo cresceu no mundo e diminuiu na Europa nos últimos tempos!
Observemos Adão e Eva.
¹⁷ Não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá. Gênesis 2:17. NVI.
E como você sabe, Adão comeu e caiu durinho na hora. NÃO! Então, Deus estava mentindo? Deus não cumpriu o que falou?
De maneira nenhuma! Adão continuava respirando, porém, estava desligado de Deus.
² Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Isaías 59:2.
Morte eterna não é deixar de existir, é estar desligado de Deus.
Qualquer pessoa, desligada de Deus, está morta!
Pode caminhar, falar, fazer o “bem”. Pode ser limpinha, organizada e cheirosa por fora. Uma pessoa pode ter as emoções organizadas e enterrar seus lixos fora do acampamento… Pode fazer tudo isso e ainda casar virgem, ficar rica, trazer muitas pessoas para igreja ou para a célula, ter saúde, operar milagres, doar alimentos e depois morrer e ir para o inferno! Pois não importa o quão lindo, limpo e cheiroso estiver o seu corpo e a sua alma; se o espírito estiver morto continuará sendo apenas um cadáver! Um defunto cheiroso, mas, ainda assim, condenado!
¹ Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
² nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
³ Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
⁴ Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
⁵ deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:1-5. NVI.
Se morte é estar separado de Deus e vida é estar ligado a Ele, Jesus é o passaporte para a vida!
⁶ Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. João 15:6. NVI.
2. Nascendo na graça, vivendo na fé
A única forma de resolver, de limpar nosso espírito é aceitando esse presente oferecido por Jesus.
³ Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
⁴ Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! "
⁵ Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
⁶ O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
⁷ Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. João 3:3-7. NVI.
Jesus deixa muito claro que só verá o Reino de Deus quem nascer de novo. Esse nascer da água é interpretado de 2 formas e sinceramente chegam na mesma conclusão.
a) Todos nascemos da água (criação natural) e agora precisamos de um nascimento sobrenatural.
b) Batismo nas águas e no Espírito Santo.
De uma forma ou de outra, TODO SER HUMANO precisa nascer de novo. Se você ainda não nasceu de novo, está MORTO!
¹² Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
¹³ os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. João 1:12,13. NVI.
A salvação é um presente. Você precisa aceitá-lo.
⁸ Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. Efésios 2:8. NVI.
Caso ser bonzinho, limpo e cheiroso fosse o suficiente, porque enviaríamos missionários para a Europa? A verdade é que muitos estão indo limpinhos, cheirosos, éticos, morais para o fogo eterno, fazendo jus ao adágio que diz: “De boas intenções o inferno está cheio”.
Por isso que Jesus disse:
³¹ Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Mateus 21:31.
Os fariseus eram o povo mais limpinho por fora e ainda assim SUJOS NO ÍNTIMO, no espírito, desligados de Deus, condenados ao inferno!
Já os cobradores de impostos e as prostitutas, eram proscritos da sociedade judaica, porém, perceberam rapidamente que precisavam se arrepender, nascer de novo e viver uma vida diferente.
O que te salva não é o “bem” que você faz e sim o “BOM” que você pode chamar de Pai.
3. O que matou Adão?
Apresentamos primeiramente a cura e só agora falaremos do veneno. Entendemos que Adão morreu, seu espírito foi desligado de Deus e assim como ele, cada um de nós estava desligado de Deus; sendo nossa única alternativa reconhecer essa natureza e a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e assim, receber dEle gratuitamente a Salvação.
Agora, afinal de contas, o que matou Adão?
Muito simples: O PECADO!
²³ pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Romanos 3:23. NVI.
Por isso, o primeiro passo é reconhecer a condição de pecador e arrependido rogar a Jesus que te salve!
Nisso perguntamos: Depois de se arrepender e pedir a Jesus para te salvar… Você nunca mais pecou?
⁶ Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
[...]
⁸ Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
⁹ Todo aquele que é nascido de Deus NÃO vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 1 João 3:6.
Costumamos fazer a seguinte comparação: Uma coisa é a pessoa tropeçar em uma pedra e outra é chutar a mesma.
Quem, no zelo da santidade, peca, pode imediatamente pedir perdão ao Senhor e tomar as medidas cabíveis, sejam elas de confissão ou reparo. Já quem peca propositalmente e insiste em viver desta maneira, está caminhando por uma viela estreita e sinuosa, que dá para a perdição. Acaso não é justamente isso que significa pecado? Errar o alvo!
²⁶ Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,
²⁷ mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Hebreus 10:26,27.
Precisamos falar de pecado.
Precisamos lembrar que existe certo e errado.
Quando foi a última vez que você confessou pecados ao Senhor? Quando pediu perdão arrependido?
É tempo de rememorarmos que a CONFISSÃO faz parte do estilo de vida do Cristão.
¹⁶ Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16.
Quando foi a última vez que você pediu ajuda de algum irmão experiente como seu discipulador, líder de célula, pastor… Para confessar a ele seu pecado e fraquezas?
Esse já foi um dos principais temas tratados nas igrejas e não podemos deixá-lo morrer!
Precisamos ter zelo pela santidade!!!
Ministração
Você já nasceu de novo?
Tem pecados para confessar?
Quer procurar agora mesmo seu líder para abrir o coração?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!