⁶ Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu.
O governo está
sobre os seus ombros,
e o seu nome será:
"Maravilhoso Conselheiro",
"Deus Forte", "Pai da Eternidade",
"Príncipe da Paz". Isaías 9:6.
Introdução
Todos os anos é a mesma coisa. Quando vai chegando época de natal criamos aquela expectativa insana de que será um período de muita paz e tranquilidade.
Que todas as pessoas vão andar pelas ruas com um sorriso no rosto, que as pessoas serão educadas no trânsito, que o 13° e o PPR trarão recursos infinitos e que a fatura do cartão daquele mês nunca precisará ser paga. Tenho um diagnóstico para você: ASSISTIU MUITA PROPAGANDA DA COCA-COLA.
É lá que o mundo de Noel se apresenta, e como ele é perfeito. Talvez você até julgue as criancinhas aí fora por acreditarem no bom velhinho, todavia, você não acredita no Noel, mas, acredita em todo o resto!
Amigo, eu nunca vi um natal “normal”. Nunca vi um natal sem correria, sem “loucuragem”, sem pessoas descontentes, bravas, irritadas e pecando umas contra as outras. Claro que a ideia é que nós não sejamos destes. Em nome de Jesus.
Embora não sejamos destes, isso não significa que nosso natal seja mais “tranquilo”. O diabo faz de tudo para que essa seja a pior época do ano e o mundo colabora.
1. Desde sempre
Só que nada disso é novidade. O natal não virou uma bagunça por causa do consumismo. Ele sempre foi uma bagunça. Natal é nascimento e sempre que algo ou alguém nasce, a ordem precisa ser reestabelecida.
Observe como é quando nasce uma criança na família. Tudo muda! Observe quando chega um convidado na célula. Tudo muda. E como é na empresa com um funcionário ou até mesmo gerente novo? E assim por diante. Até na escola a chegada de um coleguinha novo pode mudar tudo.
E o que comemoramos no Natal? O NASCIMENTO DE UM MENINO. Gente, quem quer filho, quer bagunça! Adultos tem uma tendência de sistematizar as coisas e se acostumar com a chatice. Uma tendência de se acomodar no nível que está dali para frente só lutar para manter a estabilidade.
Jesus já chegou chegando! Era anjo pra cá anunciando a gestação de Isabel. Era anjo pra lá nunciando a gravidez de Maria. Anjo em sonho falando com José; coral de anjos cantando para os pastores, estrela brilhante chamando os sábios… Só abrindo um parêntese: Aqui já vimos convites, música, presentes, luz, comida…
Pensa num negócio conturbado foi o primeiro Natal!
2. A bagunça do menino
Isabel e Zacarias eram idosos. Ela engravidou e ele ficou mudo.
Maria e José era jovens prometidos em casamento e de repente a moça aparece grávida! Imagine todos os sonhos de casamento, lua de mel… E ainda por cima ficarem mal falados… Depois os sonhos da gestação, do parto… E tudo por água a baixo… Por fim o crescer com o bebe em família e… Sim, tudo por água a baixo. Afinal quando Jesus entre e nasce na sua vida, Ele precisa assumir o controle e isso implica muitas vezes em você abrir mão e de coisas, abandonar sonhos e mudar de vida. Só faço uma observação para ti: SEMPRE É PARA MELHOR, ainda que no começo pareça um terremoto. Ele primeiro desconstrói sua vida, para depois reconstruí-la do jeito certo.
O sistema de governo e dominação já estavam bem estabelecidos. Então o menino nasce e o poderoso rei se sente ameaçado e resolve promover um genocídio. Tiranos são assim, gostam legalizar o assassinato de infantes e colocar a máquina pública para fazer isso.
3. E Ele continua bagunçando
Como acabamos de dizer, quando Jesus nasce na vida de alguém ele sempre faz a sua bagunça. É o elemento novo que vem para mudar tudo.
Ser pai do Josias mudou minha vida. E muitas coisas ficaram mais difíceis e as vezes até cansativas e onerosas. Entretanto quando eu olho para o sorriso dele; quando largo na porta da escola e ele diz: “Te amo de todo o meu coração”. Todas as dificuldades se tornam minúsculas perto do benefício desse amor!
Agora me diga: E Jesus?
Ser cristão muitas vezes é difícil. Ser o sal da terra e a luz deste mundo por vezes é muito difícil. Abrir mão de algumas coisas, negar a si mesmo, tomar a própria cruz e segui-lo por vezes é muito difícil.
Porém, olhar os olhos de Jesus e ser alvo seu amor, ouvir dele: “Te amo de todo o meu coração”. Não há o que pague isso!
E depois observar cada área da vida em que a reforma foi concluída e dizer: “Ficou muito melhor do que era”.
Quem aqui pode dizer que sua vida está melhor agora com Jesus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!