sábado, 9 de dezembro de 2023

Sinais do novo nascimento

 

Final de semana passado tivemos o batismo e muitas pessoas desceram às águas. Explicamos que poderia ser batizado quem tivesse nascido de novo, ou seja, quem tivesse se arrependido de seus pecados, recebido Jesus como seu Senhor e Salvador e tivesse a disposição de viver essa vida nova!


Hoje quero falar um pouco sobre algumas evidências que nos ajudam a descobrir se de fato já nascemos de novo…




1. Habitação do Espírito Santo


A primeira coisa que acontece quando alguém de fato nasce de novo é que o Espírito Santo passa a morar no coração da pessoa.


Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9.


Animais seguem instintos, filhos de Deus podem tomar decisões. O Espírito Santo nos liberta do domínio da carne, dos instintos, dos vícios. Somos capazes de mudar de vida.




2. Mudança de vida


Uma vez que o Espírito Santo passa a morar em alguém, essa pessoa começa a MUDAR.


Isso mesmo, não há como afirmar que alguém nasceu de novo e é um filho de Deus que vai morar no céu se essa pessoa não apresenta frutos de arrependimento, mudança de vida.


Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: "Raça de víboras! Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima?

Dêem fruto que mostre o arrependimento!

Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

¹⁰ O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo. Mateus 3:7-10.


Os Fariseus valorizavam todo o sistema religioso, todavia, não tinham nascido de novo. Por mais que seguissem todos os rituais da religião, se morressem a maioria deles iria para o inferno porque ainda não tinham nascido de novo.

Os Saduceus, procuravam ser políticos e polidos, e estabelecer uma sociedade justa; entretanto, se morressem a maioria deles também iria para o inferno por não terem nascido de novo.


João Batista mostrou que não adiantava fazer “showsinho” para inglês ver; ERA NECESSÁRIO MOSTRAR MUDANÇA DE VIDA.


Eles diziam “somos descendentes de Abraão”. E hoje as pessoas dizem sou evangélico, sou católico, meu primo é pastor… E isso não vale nada se a pessoa não tiver uma vida que prove que ela nasceu de novo! Se ela disser qual a sua religião porém não seguir Jesus de perto e viver uma vida santa, de que valerá?


João Batista deixou claro que essa pessoa que tem uma religião, entretanto, não tem vida com Deus, não deixa o Espírito Santo mudar sua vida… Ela é como uma árvore prestes a ser cortada porque não produz fruto!


Que fruto você tem produzido? As pessoas conseguem ver alguma diferença em sua vida depois que você nasceu de novo? Se você continua do mesmo jeito, talvez ainda não tenha recebido a revelação do novo nascimento.


Efésios 4:25-31 ²⁵ Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo.

²⁶ Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês,

²⁷ nem deem lugar ao diabo.

²⁸ Aquele que roubava não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado.

²⁹ Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

³⁰ E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção.

³¹ Que não haja [longe de voz / Livrem-se] no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade [malícia]. Efésios 4:25-31.




3. Amor


Deus é amor! 1Jo 4:16.

Amor indica ação. O amor é como a fé, sempre faz algo.

Quem ama Deus odeia o pecado.


¹⁵ Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

¹⁶ Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo.

¹⁷ Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:15-17.


O amor denota uma decisão de exclusividade.

Quando você decide amar uma pessoa e casar com ela, você está decidindo não amar nessa intensidade a ninguém mais.


Quando você decide por Jesus, necessariamente está se decidindo que ELE será maior que tudo para você!


É isso ou não é nada. Ou Jesus é o centro de sua vida, pensamentos, ações ou apenas um desconhecido.


Não dá pra casar com duas pessoas ao mesmo tempo.


²⁴ Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Mateus 6:24.


Então essa é uma evidência muito forte de que alguém nasceu de novo: AMA JESUS ACIMA DE TUDO.


³⁰ Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força."

³¹ O segundo é: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo."Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30,31.



Ministração


Você já nasceu de novo?

O Espírito Santo mora em você?

Ama Deus acima de tudo?

Ama o próximo como a si mesmo e por isso evangeliza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!