terça-feira, 26 de março de 2024

MESAS - Sirva os outros à vontade

 Sirva os outros à vontade


Introdução


A Bíblia é recheada de experiências que envolvem mesas.

A mesa é o lugar de comunhão, de ensino, de unidade. Em 2009 o meu TCC da faculdade de Teologia teve por título “A revolução das Mesas” [eBook disponível AQUI].

E hoje falaremos um pouco sobre esse assunto.

 

Baixar MP3 YouTube


 




1. A mesa dos filhos


A história de Maria e Marta é bem conhecida. E a verdade é que a mesa de Marta só pôde existir porque houve a mesa de Maria.


⁴¹ Mas o Senhor respondeu:

Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas,

⁴² mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. Lucas 10:41,42. NAA.


Maria só queria saber de estar aos pés de Jesus e desfrutar de sua presença. Em seguida, todos puderam desfrutar da mesa de Marta, com serviço e comida… Porém, a mesa de Marta só foi acrescentada depois da Mesa de Maria.


³³ Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33. NAA.


Quantas vezes agimos como Marta e esquecemos de colocar Jesus antes de qualquer outra coisa em nossas vidas. Até mesmo antes do serviço na obra de Deus.


³ Então Maria, pegando um frasco de perfume de nardo puro, muito precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E toda a casa se encheu com o cheiro do perfume. João 12:3. NAA.


Para Maria, a mesa da presença de Jesus era maior e mais importante do que qualquer outra coisa; inclusive maior do que seu trabalho e recursos financeiros.


Adoração e contemplação eram seus “sobrenomes”. A mesa de Maria nem era uma mesa externa. Era uma mesa posta no coração. Mesa que se põe no coração de cada filho que adora ao seu Deus e deseja a sua presença acima de todas as coisas.



2. A mesa da sabedoria


A mesa da sabedoria que desejo falar, também foi posta por mulheres. Afinal, elas realmente são superiores nesse negócio de mesas.


Enquanto Davi fugia de Saul pelos desertos com seus homens de guerra, protegeram os rebanhos de um homem chamado Nabal. Porém, quando Davi enviou mensageiros para pedir auxílio deste homem, ele os escorraçou. Isso enfureceu Davi que se preparou para atacá-los com seu exército. A fúria de Davi, esbarrou em uma mesa e ali se esvaziou.


¹⁸ Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos. 1 Samuel 25:18. NVI.


²⁸ Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti. 1 Samuel 25:28 NVI.


As pessoas sábias, entendem que a humildade é uma virtude e não um defeito. Quem não humilha a si mesmo, será humilhado por Deus. Ser humilde é ser sábio.


Você sabe parar uma briga com uma mesa? DR de barriga vazia jamais. Reunião importante sem comer? Só se estiver de jejum.


Outra mulher sábia que pôs uma mesa foi Ester; quando Hamã se preparava para matar os judeus do Império Babilônico, ela fez um jantar. Ali, com toda a pompa de uma Rainha, seguindo todos os protocolos e “fru-frus” da coorte, expôs para seu marido Xerxes (Assuero) os planos malígnos de Hamã.

Desta maneira, a mesa da sabedoria de Ester, salvou todo o povo de Deus.

Esta sábia mulher de Deus estabeleceu uma mesa de confronto dentro de um ambiente onde ela mesma estava segura. Hamã poderia vencê-la na rua, em um campo de batalha, porém não em uma mesa preparada debaixo de muito jejum e oração.


E para fechar a lista das mesas de sabedoria, nada melhor que a viúva pobre que atendeu a direção de Elias.


¹³ Elias disse a ela:

Não tenha medo. Vá e faça o que você disse. Mas primeiro faça um pãozinho com o que você tem e traga-o para mim. Depois, prepare o resto para você e para o seu filho.

¹⁴ Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: "A farinha da panela não acabará, e o azeite do jarro não faltará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra."

¹⁵ A viúva foi e fez segundo a palavra de Elias. Assim, comeram ele, ela e a sua casa durante muitos dias. 1 Reis 17:13-15. NAA.


Sua sabedoria e humildade foram tão grandes que a mesa jamais ficou vazia…


Ah… Já ia me esquecendo da mulher cananéia.

Ela não se importava que sua mesa tivesse apenas migalhas, desde que fossem as migalhas de Jesus. A sabedoria dela em se humilhar, proporcionou a completa libertação de sua filha.


²⁵ Ela, porém, veio e o adorou, dizendo:

Senhor, me ajude!

²⁶ Jesus respondeu:

Não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos.

²⁷ A mulher disse:

É verdade, Senhor, pois os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.

²⁸ Então Jesus exclamou:

Mulher, que grande fé você tem! Que seja feito como você quer.

E, desde aquele momento, a filha dela ficou curada [liberta]. Mateus 15:25-28. NAA.


Você teria a sabedoria dessas mulheres?

Você teria a humildade delas ou continuaria a sofrer para preservar o seu orgulho?




3. A mesa errada


Vocês sabem muito bem que Daniel não se assentou na mesa dos manjares do rei… E jamais aceitou que as mesas da Terra ocupassem o lugar que somente a mesa do céu tinha em sua vida.


O que às vezes não lembramos é que Josué não vigiou e acabou sentando em uma mesa errada, com os Gibeonitas.


Eles enganaram Josué, fazendo de conta que vinham de uma longa viagem e o poderoso general jurou a eles lealdade e proteção. No início isso não pareceu ser um problema, porém, quando mais tarde Davi era rei, eles começaram a enfrentar problemas militares e Deus revelou a Davi que o problema fora Saul ter matado Gibeonitas a quem Josué havia jurado proteção.

Perceba quantas gerações enroladas por causa de uma mesa errada.


Você precisa confessar a Deus as mesas erradas que teus antepassados sentaram, pedir perdão ao Senhor e cancelar essas influências sobre a sua vida.


Hei meus irmãos. Vigiem!


³³ Não se enganem: "As más companhias corrompem os bons costumes." 1 Coríntios 15:33. NAA.


Com quem você anda sentando?


E que mesas você frequenta nas redes sociais? No YouTube, na TV… Mesas virtuais também são mesas.




4. A mesa do sacrifício


A última mesa é o altar dos sacrifícios. Talvez tenha sido a primeira mesa semelhante a que usamos hoje. Ali eram sacrificados os animais representando o Messias que viria; e já veio.


Essa é a mesa do Pai e do Filho. Do Pai que precisa fazer justiça e punir o pecado e do Filho que expressa o amor e padece em nosso lugar. Do Pai que instaura a Lei e do Filho que instaura a graça.


Essa mesa, é a mesa da Páscoa!


A Mesa que resolve tudo. Que apaga o passado, edita o presente e permite escrever um futuro.


Quem chega até a mesa da páscoa fraco, derrotado e triste, se levanta dela forte, salvo, liberto e feliz!


Comemore a Páscoa!


Ela é mais do que chocolates e não tem nada a ver com coelhos.


Páscoa é a Mesa do Pai e do Filho onde comemos do Pão de do Cálice.


Decore sua casa, ensine seus filhos, assista uma programação… Essa é a Mesa da data mais importante do ano!




Ministração


Quais as mesas que você tem frequentado?


Está precisando rever as suas companhias?


Que tipo de mesa você oferece?


Qual cardápio você oferece para quem senta contigo?


Precisa cancelar os vínculos com as mesas que seus antepassados frequentavam?


Prepare-se a Páscoa vem ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!