16/07/2024

Caminho das Índias

 

No período das grandes navegações Portugal almejava levar sua fé cristã para todo mundo. Desbravar novas terras, trabalhar e através disso catequizar nações inteiras.

 

YouTube



 

Certa feita, diz-se que o intento era encontrar uma nova rota para chegar às ‘Índias’. Porém, acabaram chegando no que viria a ser o Brasil.

E assim, para alcançar a própria prosperidade e paz; precisaram ajudar nosso país a se desenvolver. E de fato, nos tempos do Império, o Brasil se tornou um dos países mais importantes, ricos e poderosos do mundo. Infelizmente em 15/11/1889 houve o golpe da Proclamação da República, a política como conhecemos hoje entrou em cena e dali para frente o Brasil se apequenou. Leia mais em “15 de Novembrohttps://a.co/d/72FA1zS .


E o que isso tem a ver conosco hoje?

Essa mensagem é para quem está procurando estar bem com Deus, ser feliz, inteligente, ter boa saúde, prosperar, ter uma família feliz… Você que quer ir para “às índias”. Acontece que Deus escondeu as coisas boas dentro do “próximo” e você só vai poder desfrutar de tudo isso se servir as pessoas ao seu redor. Você até quer ir para “às índias”, mas, vai chegar no Brasil, no amigo ai do seu lado.




1. Terra à vista


Quando os portugueses chegaram aqui perceberam que no Brasil existiam muitas coisas valiosas para eles e também riquezas desconhecidas no além-mar. Surgiu então um mercado de escambo com intensa troca de mercadorias.


Na vida, não somos uma ilha. E nenhum de nós tem em si tudo que precisa. É na interação com o próximo que crescemos.


Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. Pv. 18:1. NVI.


Inclusive, os dons e talentos que Deus nos dá vem em sementes. E toda semente precisa de um terreno. E mesmo quando você quer dar algo para Deus, isso é feito ao Semear em pessoas e estruturas humanas. Até os israelitas quando semeavam no Senhor, precisavam que os sacerdotes comecem as suas ofertas. A própria finalidade dos dízimos era “para que haja mantimento na minha casa”. Ml 3:10. Deus atrelou a bênção do povo ao bem-estar dos sacerdotes. Se o povo não dizimasse e os sacerdotes estivessem em privação, Deus retinha a benção. Quando o povo dizimava e os sacerdotes estavam supridos, Deus prosperava o povo.


Deus espera de nós ampla semeadura, e as pessoas com as quais você convive são terreno (fértil ou não) para isso.


E Deus, que dá semente ao que semeia e pão para alimento, também suprirá e aumentará as sementes e multiplicará os frutos da justiça de vocês. 2Co 9:10. NVI.


Há um mecanismo espiritual, emocional e físico no qual Deus escondeu a sua bênção dentro do próximo e você só destravará essa bênção servindo a ele.

Observe o que vivemos nas enchentes do RS. Servimos nossos irmãos gaúchos que estavam desprovidos de tudo!


Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e este lhe retribuirá o benefício. Pv 19:17. NVI.


Você emprestou para Deus! Todos vocês que ajudaram na assistência social aos atingidos pelas cheias do RS.

Será que Deus vai pagar? Será que ele vai pagar só o ‘capital’?

Semeou o que? Pois cada semente produz segundo sua espécia. Semeou tempo? Saúde? Dinheiro? Comida? Mão de obra?


Deus lhe pague” é uma frase real!


Embora a semente determine o tipo de colheita, o solo influencia na quantidade e qualidade da colheita.


Pessoas são terrenos (Lc 8). Por exemplo, algumas aceitam imediatamente quando nós anunciamos o evangelho. Outras demoram… Cada semente e solo interagem para um tipo de fecundação, crescimento e frutificação.


Quando você ajuda o próximo, no final das contas, está ajudando a si mesmo!


Até mesmo a ocitocina, hormônio importante para a saúde e bem-estar, é liberada quando conseguimos trazer benefício ao próximo!

Isso mesmo, seu corpo produz substâncias que te deixam menos ansioso, mais feliz, relaxado, em paz, quando você faz o bem para alguém!


Esse é o caminho das índias, você sai procurando uma coisa e acha outra… Sai para ajudar o próximo e no final das contas o mais beneficiado é você mesmo!


Pensa num pessoal privilegiado que são os líderes de células! Passam a semana inteira servindo os irmãos. O líder de célula pensa que está ajudando os irmãos e está; o que ele não sabe é que o maior beneficiado será ele mesmo!




2. Média dos 5


Dizem que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos.

A Bíblia afirma:


Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". 1Co 15:33. NVI.

Porque com prudência você deve fazer a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória. Pv 24:6. NAA.


Porém o pessoal por aí geralmente orienta a “trocar” os círculos de convivência. Vejo alguns problemas nisso.

Primeiro que pessoas não são descartáveis e não dá para simplesmente “substituir” um amigo porque ele “não atende mais meus objetivos”. Muito menos um cônjuge.

Segundo porque não é em todo ambiente que conseguimos controlar aqueles que nos cercam. Se a pessoa está em um ótimo emprego, com boa previsão de acensão profissional, não vai simplesmente se demitir porque o convívio ali está difícil.


Claro que, de certas companhias vamos ter que nos abster. Em alguns casos por um tempo, em outros para sempre. Entretanto, são casos bem específicos.


Todavia, podemos ser instrumento de cura e transformação para as pessoas ao nosso redor!


Ao curar o próximo, você curará a si mesmo!


Quando mais você ajudar o próximo a crescer, mais estará se colocando em uma posição de crescimento.


Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. 14 Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo". . Gl 5:13-14 NVI.


A carne é egoísta, não quer servir o próximo. A natureza humana só quer fazer o bem a si mesma. Mais um motivo pelo qual Deus escondeu a sua bênção dentro do próximo.


Eleve seus colegas de trabalho. Eleve os irmãos da sua célula. Eleve as pessoas de sua casa!

Sim, você vai assimilar características das pessoas que te cercam, então se esforce para tornar elas melhores!

Quer ser incendiado? Incendeie os outros.

Quer ter uma família feliz? Ajude outras famílias!

Quer prosperar? Ajude seus amigos a prosperarem.

Quer ter saúde? Estimule a saúde das pessoas ao seu redor!




3. As 3 mesas


Desde o Éden, 3 tipos de relações foram estabelecidas.


Deus e o homem. Homem e os animais. E por fim, Adão e Eva.


Vou exemplificar em 3 mesas.


1. Mesa dos filhos.

Nessa mesa você será servido pelo pai. Você e seus irmãos vão aprender, receber, crescer. Em contrapartida, se moverão com honra, respeito e submissão.


Levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, pegando uma toalha, cingiu-se com ela. 5 Em seguida Jesus pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Jo 13:4-5. NVI.


Mas aquele que está sendo instruído na palavra compartilhe todas as coisas boas com aquele que o instrui. Gl 6:6. NVI.


Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês. Hb 13:17.


2. Mesa do pai.


Nessa mesa “o pai” é você. Na primeira, você estava assentado como filho, aprendiz. Como quem recebe. Mas nessa, como aquele que dá.


Você sempre estará na posição de filho e de pai ao mesmo tempo. Sempre será equipado por um e equipará o outro.


3. Mesa dos irmãos.


Esses são os momentos de reciprocidade. Onde todos aprendem com todos. Nessas horas descobrimos se fomos bons filhos. Pois o bom filho é aquele que pratica o que aprendeu mesmo na ausência do pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!