domingo, 7 de julho de 2024

Um casamento cristão

 

Um casamento cristão


Introdução


Houve um tempo em que a maneira como a sociedade e inclusive as igrejas viam o casamento era muito retrógrada. Em alguns casos, até mesmo reprimindo as mulheres. Passou o tempo e hoje, tanto na sociedade em geral como até em alguns meios evangélicos, temos não apenas um ou o outro oprimidos, o que se vê é uma grande confusão onde ninguém mais sabe nada.


Por isso vamos buscar resgatar alguns valores bíblicos no afã de que seu casamento possa voltar a florescer, que o romance possa renascer e vocês como casal sejam felizes!



1. Seja homem, seja mulher!


Um recado simples para começarmos:

Marido, seja homem! Seja másculo! Seja Viril! Tenha hombridade!


Esposa, seja mulher! Seja feminina! Tenha feminilidade!


Isso pode parecer obvio. Mas, precisa ser dito.

Homens e mulheres são diferentes e precisam ser diferentes!


Como já dizia o Enéias:

Em cada célula do corpo de um homem está escrito macho. Em cada célula do corpo de uma mulher está escrito fêmea”.


Até mesmo exames de imagem do cérebro mostram que a maneira de pensar de homens e mulheres é diferente.


E se existem diferenças cromossômicas e de pensamento entre homens e mulheres é obvio que devem existir também diferenças no comportamento, modo de vestir, de falar… Quero afirmar com isso que existem alguns padrões bíblicos para o marido e para a esposa e devemos perseguir esses padrões com esforço.


Ef 5:22-33.

22 Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também a esposa se sujeite em tudo ao seu próprio marido.


25 Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo. 29 Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que "o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 No entanto, também quanto a vocês, que cada um ame a própria esposa como a si mesmo, e que a esposa respeite o seu marido. Ef 5:22-33. NAA.


O homem de modo geral é conectado com liderança, provisão e proteção. É aquele que vai enfrentar predominantemente as “coisas feias”, sejam elas trabalhos braçais, guerras até tarefas mais simples como tirar o lixo. Além disso, é chamado para ser o líder, disposto a dar a vida para proteger sua esposa.

Para executar essas tarefas é necessário que o homem tenha preferencialmente força física e um bom trabalho. Além de firmeza espiritual, moral e ética. Também a perseverança de lutar por sua casa, acima de sua própria vida.


Uma mulher pode trocar um pneu, mas, se o homem estiver no carro ele é quem vai trocar. A mulher pode tirar os lixos, porém, se o homem estiver em casa, ele vai tirar. Uma mãe pode disciplinar o filho, entretanto, se o pai estiver em casa é ele quem vai fazer isso. Uma mulher pode desentupir o ralo e a privada, todavia, se o maridão estiver presente é ele quem deve resolver isso. Uma mulher pode fazer quase tudo que um homem faz, porém, para Ele é um prazer servir a sua esposa no que é feio, bruto, sujo… Além disso, sobre os seus ombros está o peso de todas as decisões da família. Mesmo que ele opte por aderir a opinião da esposa, a responsabilidade pelas consequências será dele. Assim ele deixa a esposa leve para dar todas as opiniões e ideias criativas enquanto ele carrega a ortodoxia da decisão.


Já a esposa é apresentada como a embaixadora do belo e o termostato do lar. Pv. 14:1. Enquanto o homem vai perceber o básico para a vida; a esposa vai em busca de tornar essa vida feliz, bela e cheirosa. Ela vai precisar de muito domínio próprio, paciência e paz.


Um homem pode pôr a mesa, mas, a mulher o fará com beleza. Um homem pode limpar a casa, porém, a mulher verá os detalhes. Um homem pode fazer comida, todavia, a mulher saberá torná-la uma experiência de mesa. Um homem sabe preparar as flechas (filhos) para fora, entretanto, a mulher os fará viver em tranquilidade na aljava. Um homem pode fazer quase tudo que uma mulher faz, mas, para ela é um prazer servir o marido em tudo que é belo, delicado, limpo e cheiroso.


Então é normal que o homem tenha um falar um pouco mais pesado e as vezes duro, ainda que sensível com a esposa; obviamente sem palavrões. É normal e correto que as crianças temam mais a punição do pai do que a da mãe.


De forma semelhante, é normal que a esposa tenha um falar mais suave e que palavrões na boca de uma mulher soem ainda mais terríveis do que na boca de um homem. Expressões que parecem corriqueiras entre os homens, soam extremamente impróprias na boca de uma mulher.


A nossa liberdade como uma igreja jovem e atual, não é liberdade para desconfigurar os padrões bíblicos de masculinidade e feminilidade.


Embora a mulher possa trabalhar fora, o homem continua sendo o responsável principal pela provisão. Se houver falta na casa, o responsável perante Deus por isso, sempre será marido.


Obviamente que somos favoráveis e homens atuantes nos afazeres domésticos e presentes na criação dos filhos. Somos a favor de mulheres fortes, que façam a diferença na sociedade. O que não podemos é ignorar toda a predisposição biológica que facilita para que o marido passe mais tempo trabalhando fora e a mulher dando mais atenção para a casa e para os filhos.


As vezes como cristãos, criticamos meninas que se interessam por rapazes “com dinheiro”. Mas me explique, se o cara não faz dinheiro, o que dará para essa esposa segurança durante a gestação e primeira infância da criança? Se por algum motivo ela precisar deixar o trabalho externo?


Ou criticamos os rapazes por se interessarem por moças bonitas e bem-arrumadas. Mas, se elas não conseguem nem manter a saúde do próprio corpo e a beleza de si mesmas, quem garante que saberão manter a saúde dos filhos, uma mesa posta e uma casa em ordem?


Sim, vamos ensinar as gurias a procurarem caras que estudam, trabalham duro e são fisicamente fortes. Vamos ensinar os guris a buscarem moças belas e bem-arrumadas; e não estamos falando de sensualidade.




2. Acabe e Jezabel


Talvez o pior casal de todos seja esse: Acabe e Jezabel.

Acabe queria um terreno onde existia uma parreira de uvas. Foi até o dono Nabote para negociar e não conseguiu.


4 Então Acabe voltou para casa aborrecido e indignado com o que Nabote, o jezreelita, lhe havia falado, quando disse: "Não lhe darei a herança de meus pais." E se deitou na cama, voltou o rosto para a parede e não quis comer. 1Rs 21:4.


Acabe não tinha firmeza, não tinha força em nenhum aspecto. Era moralmente fraco. Não tinha ética e sua fé era rasa e interesseira.

Jezabel era uma satanista declarada, manipuladora do marido, sínica, vingativa e agressiva.


Acabe não foi o provedor do lar. Embora fosse rico e seu dinheiro sustentasse casa, ser o provedor não reside apenas nisso. Ele não proveu espiritualmente sua casa, permitindo que sua esposa adorasse o demônio diante dos seus olhos, sem fazer nada.


Acabe não foi o líder da família, entregando, literalmente, sua autoridade (selo) para a esposa.


8 Então Jezabel escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o sinete dele e as enviou aos anciãos e aos nobres que moravam com Nabote na cidade dele. 1Rs 21:8.


Jezabel, tinha aparência de submissão, o que ocultava sua verdadeira identidade: Usurpadora. Ela manipulava o marido, sob a desculpa de que o estava servindo. Sob a bandeira de ninguém fala assim com meu marido.


E qual o cenário que temos hoje?


Homens que foram criados por mulheres. E nessa frase quero dizer além do obvio. Homens que tiveram pais ausentes e cresceram escutando a tia da creche, a professora na escola e a mãe em casa. Eles não sabem ser homens porque nunca aprenderam, não tiveram um referencial.


E mulheres que tiveram pais abusivos ou desleixados em seus lares. Aquelas que tinham pais machistas, ficaram feridas com suas atitudes. Já as que tinham pais omissos, cresceram acreditando que deveriam fazer tudo sozinhas.


A consequência é que esses homens criados por mulheres casaram com essas mulheres meio macho.


E o dito popular de que todo homem banana cria uma mulher abacaxi pode ser lido ao contrário também: toda mulher abacaxi gera um marido banana.


Pronto, agora que já descobrimos vamos sentar e curtir casamentos terríveis protagonizados por homens fracos e mulheres dominadoras… NÃO!


Lá em 1517 o que hoje chamamos de evangélicos eram chamados de “protestantes”, pelo simples fato de que “protestavam” contra as coisas que estavam erradas, fora dos padrões bíblicos.


O progressismo, a cultura woke; as coisas que estão sendo ensinadas as escolas, novelas e nos filmes especialmente nos últimos 20 anos geram homens inúteis e mulheres infelizes!


Cada vez que os homens abdicam de seu papel de liderança, proteção e provisão; se tornam inúteis.


E cada vez que as mulheres se sobrecarregam assumindo além de todas as suas funções, também a liderança, a provisão e a proteção, ficam infelizes e sobrecarregadas.


E esse é um dos motivos porque a nossa geração é a que menos faz sexo!


Que atração a mulher vai sentir em um homem espiritualmente fraco, fisicamente fraco, moralmente fraco, eticamente fraco, que não lidera, não provê e não protege?

Meu irmão, quer transar? SEJA FORTE!


Que atração o homem vai sentir em uma mulher que não se cuida, é relaxada com a casa e com os filhos e está sempre cansada, sobrecarregada e estressada?

Quer saúde na vida íntima? Pare de tratar seu marido como um mendigo!


Mas o atribulado do colega de trabalho dela, carrega caixa pesada pra ela, segura a porta para ela passar e até percebe quando ela corta o cabelo…

Vigia irmã, o diabo sabe das suas carências e vai tentar mandar um atribulado pra te tentar.


Mas a colega Dalila lá da firma, está sempre bem arrumada quando ele chega no serviço, pega um café a mais para ele, escuta quando ele está falando sem interrompê-lo…

Vigia irmão, o diabo sabe das suas necessidades e vai tentar te fazer dormir no colo da Dalila.


Precisamos PROTESTAR contra isso!

Não podemos aceitar a cultura do mundo entrando dentro da igreja!

Como você acha que vai conseguir ter um casamento feliz vivendo do jeito que o diabo gosta?

E a melhor forma de protestar começa em VIVER DO JEITO CERTO!


Precisamos restaurar HOMENS FORTES, que lideram, protegem e provem suas casas, que são líderes servos dispostos até a morrer se for preciso pelo bem dos seus!

De MULHERES FEMININAS que se esmeram pela saúde, beleza e bem-estar da família e apoiam a lideranças de seus maridos!




3. Como se fosse a primeira vez


Precisamos dar o nosso melhor pelo casamento não por causa do cônjuge, mas, para a Glória de Deus.


Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1Co 10:31 NAA.


23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Cl 3:23-24. NAA.


Ser uma boa esposa, é servir ao Senhor.

Ser um bom marido, é servir ao Senhor.


Talvez você já tenha assistido a comédia “Como se fosse a primeira vez”. Em certo sentido, quando casamos, precisamos conquistar de novo e de novo e de novo… A mesma pessoa!


Segundo o COPILOT, a as principais razões para o adultério são o tédio e a solidão.


Se o casamento caiu na mesmice, na rotina… A luz amarela está acessa, conversem logo! Sejam criativos! Pelo amor de Deus, CONVERSEM! Por que tanta vergonha? Por que tantos tabus? Por acaso Deus não criou Adão e Eva nus no jardim? É isso que o casal precisa. Um diante do outro, expondo os sentimentos, os pensamentos e até os corpos.


E a solidão. Como pode alguém se sentir sozinho se todas as noites dorme com alguém? Exatamente por isso. Só dormem. Não conversam, não se engajam, não servem um ao outro. Não compartilham as alegrias e as dificuldades.


E os motivos para o divórcio segundo o COPILOT?


1. Prioridades e expectativas diferentes.

Claro, uma casa sem líder não tem direção, não tem missão, cada um faz o que quer, ninguém sabe para onde está indo.


2. Vícios.

Geração de pessoas viciadas em TELAS! Quanto tempo você passa no instagram, tiktok, facebook, youtube, Netflix.

E outros como pornografia, masturbação, cabeleireiro, futebol, álcool…




4. O que fazer?


Irmão, coloque um pouco de músculos nessa carcaça ai. Seja pelo trabalho, seja pelo esporte, seja pela academia…


Irmã, dá uma vigiada aí na saúde na aparência.


Maridão, se fortaleça no Senhor. Se torne um homem de oração e de Bíblia.

Aprenda a escutar a sua esposa e a expressar os seus sentimentos para ela.


Esposa, coloque sua ansiedade aos pés da cruz. Busque na Bíblia as suas respostas.

Aprenda a honrar e cuidar de seu marido.


Marido, sua mulher quer saber que você se importa com ela. Que os sentimentos e necessidades dela são importantes para você.


Esposa, seu marido quer que você ache ele um super herói. Um campeão. Para os homens tudo é uma competição; ajude ele a se sentir o campeão.


Irmão, você se esforçou para conquistar essa mulher. Fez surpresas, levou ela para passear, deu presentes… Bora, segue o fluxo, continue fazendo isso “como se fosse a primeira vez”.


Meninos podem até conquistar uma mulher por dia; porém, só os homens são capazes de conquistar a mesma mulher todos os dias.

A sua esposa quer ser conquistada por você! De novo, de novo e de novo!


Mulheres, se o seu marido não se posiciona como líder, dê uma força para ele. Talvez no começo, até ele pegar mais firmeza, siga as ideias ruins dele, mesmo sabendo que vão dar errado. Porque se o camarada é fraco, e quando ele por um milagre resolve dar uma direção você já faz observações e objeções… Ele vai voltar pro casco dele…


Tire sua armadura. Faça ele perceber que você está totalmente nas mãos dele. Ao perceber a sua exposição e fragilidade, o hombridade de protetor vai aflorar nele.


Obs.:


Abusos psicológicos e físicos devem ser tratados com muita seriedade e inclusive levados as autoridades legais. Não admitimos violência doméstica em hipótese alguma.




Ministração



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!