A arte de curtir a paisagem
Introdução
A vida Cristã é sempre o correr na direção de um alvo, um grande objetivo chamado Nova Jerusalém, vida Eterna, Céu, etc. E no caminhar nessa direção, temos a missão de evangelizar, fazer discípulos e batizá-los.
Porém, quem disse que não podemos curtir a paisagem? E se eu te disser que Deus deseja que você desfrute dessa viagem? Isso mesmo. A vida em si é uma grande batalha, uma guerra entre as trevas e a luz, cujo final nós já conhecemos muito bem, mesmo sem termos vivido ele ainda.
E no meio de todo esse turbilhão, existe uma coisa aqui na Terra chamada ‘vida’ que Deus preparou para que dela pudéssemos desfrutar. É bem verdade que nosso verdadeiro descanso será ‘lá’. Nosso maior prazer estará ‘lá’… Porém a delícias que Deus preparou para você desfrutar ‘aqui’.
1. O perigo do amanhã
Existem pessoas que são viajantes no tempo. Elas vivem no amanhã. E não falo isso de uma forma positiva. Elas estão no trabalho, porém, seus pensamentos no dia da promoção. Na faculdade e seus pensamentos no dia da formatura. Em casa, mas a imaginação no futebol com os amigos.
Vivendo uma gestação, todavia, ansiosas com a escola da criança. Levando para a escola, porém, sofrendo por antecipação pelo dia da puberdade.
Pessoas que estão sonhando com o final de semana e por isso não desfrutam da semana. Sonhando com as férias e por isso não observam a paisagem do ano.
Se você for feliz apenas aos domingos, serão apenas 52 dias felizes no ano. Se for feliz apenas nas férias, esse número cai para 30 dias. Por que não ousar ser feliz pelo menos uns 300 dias no ano?
Não há prolema algum em se organizar e preparar para o futuro. Na verdade é isso mesmo que precisa fazer. Entretanto, não pode se transportar e ficar morando lá.
Ei! Parabéns pelos teus sonhos para amanhã. Mas, venha cá, me conte o que você tem hoje!
Comece a observar a beleza do rosto do seus filhos. A riqueza do carinho de seu cônjuge. O sabor marcante de uma xícara de café. A beleza de uma mesa posta.
Volte a escutar o canto dos pássaro, a cheirar as flores, a observar a beleza!
Claro que seu objetivo é multiplicar a sua célula! Porém, desfrute a célula que você tem hoje. As pessoas que estão ali! Sim, você quer ir para uma casa melhor, agora, existem coisas boas no lugar que você já mora.
Inclusive, parece que perdemos o sentido das palavras DESFRUTAR e APRECIAR. E como sempre estamos caminhando para um lugar que obviamente não chegamos ainda; nos tornamos uma geração extremamente ingrata! A maioria de nós tem muito mais conforto e comodidades que nossos pais tiveram. E o que fazemos? Reclamamos! Isso está errado. Cadê a gratidão ao Senhor? Onde está o desfrute?
Quem só vive no amanhã e nunca desfruta do hoje, vai padecer de um mal terrível chamado ANSIEDADE.
A Bíblia já nos ensina como lidar com isso.
Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês. 1Pe 5:7
Mt 6:25-34 ARA. 25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos [pré-ocupado] pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber [dinheiro]; nem pelo vosso corpo [saúde], quanto ao que haveis de vestir [status]. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida [instinto de sobrevivência]? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé [ansiedade = pequena fé] ? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mt 6:25-34 ARA.
2. O perigo do ontem
Outro dia já disse isso aqui:
Passado, bom no presente, só o café!
Se por um lado temos pessoas que não conseguem viver o hoje porque já estão no amanhã; por outro, temos condutores colidindo de frente as suas vidas, porque estão olhando apenas pelo retrovisor.
Uma vez que a casa está pronta, não se reforma mais o alicerce. Você pinta as paredes, troca de lugar os móveis, faz e tapa furos num ciclo interminável que apenas as mulheres sabem explicar. Porém, eu nunca vi alguém reformando o alicerce da casa!
O passado, passou! E não há como restaurá-lo ou consertá-lo. Só existe a opção de ressignificá-lo, ou seja, transformar a dor em lição e o sucesso em aprendizado. Transformar os limões que a vida te dá em limonada e repetir aquele prato que sempre dá certo. Agora, mudar o passado, não dá!
Se doeu, se cure.
Se magoou, perdoe.
Ex.: Cavalo velho no buraco.
Se pecou, arrependa-se, peça perdão e mude de atitude.
Claro que em relação a Deus e a eternidade, o sangue de Jesus te limpa de todo pecado e te torna puro.
Porém, a Ceia do Senhor não causa amnésia.
Resolva esse passado todo dentro de você e siga em frente!
18 "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
19 Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Is 43:18-19. NVI.
3. Calibrando a língua e os pensamentos
A Bíblia nos manda olhar para as coisas e situações pela fé, de uma forma positiva. Até porque “tudo o que não provém da fé é pecado”. Rm 14:23. NVI.
Nm 13:27-33 NVI. 27 E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel [deboche?]! Aqui estão alguns frutos dela [mero relato].
28 Mas o povo que lá vive é poderoso [enaltecer o adversário], e as cidades são fortificadas [exaltar os percalços] e muito grandes [aumentar o problema]. Também vimos descendentes de Enaque. 29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão" [foco nos empecilhos].
30 Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos [somos perfeitamente capazes de fazer isso; fé nas promessas]! "
31 Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos [marqueteiro da desgraça ou engenheiro da solução?] atacar aquele povo; é mais forte do que nós". 32 E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura [eufemismo para as bênçãos, hipérbole para as desgraças]. 33 Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles". Nm 13:27-33 NVI.
28 Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram:
29 Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nm 14:28-29. [Murmurar diante da promessa é um ato contra Deus].
36 Os homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento daquela terra voltaram e fizeram toda a comunidade queixar-se contra ele ao espalharem um relatório negativo;
37 esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor. Nm 14:36-37.
Isso inclui uma profunda transformação da mente; quebrando as formas desse mundo. Ex.: Sidi ‘oprimido’.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12:2. NVI.
A Palavra também nos manda lembrar do que pode dar esperança.
Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. Lm 3:21. NAA.
As coisas ruins o diabo já se encarrega de tentar trazer a tona. Nosso esforço deve ser pelas coisas boas. Os pensamentos são como canais de televisão que você precisa trocar quando a programação está indevida.
Assim, você precisa encher seus pensamentos e palavras de gratidão pelo presente e esperança para o futuro. Se as coisas estiverem ruim; a nostalgia do passado ou a ansiedade pelo futuro não vão ajudar em nada. Nem mesmo a âncora nos problemas que aconteceram ou o imaginário de uma suposta felicidade quando alcançar algo. O que vai te ajudar mesmo é desfrutar esse momento, enquanto constrói cheio de fé um amanhã ainda melhor.
Ministração
Está ancorado no passado?
Sua cabeça já se mudou para o futuro?
Hora de calibrar seus pensamentos e palavras e desfrutar o que Deus tem hoje para ti.
Hora de desfrutar com as pessoas que estão ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!