A Bíblia relata a história de um homem chamado Zaqueu. Ele era conhecido por sua pequena estatura e também por sua profissão, um cobrador de impostos. Mas, não era um cobrador de impostos qualquer; ele exercia a chefia de um grupo de cobradores de impostos. Vale lembrar que Israel havia sido dominado pelos Romanos e este imposto era para o Império Romano.
Lc 19:1-10. NVI.
1 Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade.
2 Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.
A posição de Zaqueu rendia muito dinheiro para ele. Porém, não agradava nada sua vizinhança. Seu conforto e luxo, custavam sua própria paz.
3 Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.
Existem momentos onde as pessoas até querem ver Jesus. Entretanto, são impedidas pela multidão. Algumas pessoas até são impedidas pelos próprios cristãos.
Além disso, ele tinha uma limitação. Era baixinho demais.
4 Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.
A despeito de ser uma autoridade e membro da alta sociedade; Zaqueu abre mão de todo tipo de vergonha e altivez e SOBE EM UMA ÁRVORE!
Você consegue imaginar algum político fazendo isso? Algum grande empresário? Algum famoso? Zaqueu entendeu que se aproximar de Jesus era muito mais importante do que a sua reputação.
Zaqueu parecia ter tudo, mas lhe faltava o mais importante: Jesus. Então a verdade é que Zaqueu não tinha é nada!
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".
Do que Zaqueu tinha aberto mão? De sua reputação. Como Jesus reagiu? Abrindo mão de sua reputação também. Perceba que para os judeus, ir comer com um publicano, ainda mais com um chefe dos publicanos, era repugnante.
Jesus, além de conversar com ele, quis, ‘entrar em sua casa’.
6 Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
Zaqueu não ficou se fazendo de coitadinho. Recebeu Jesus com alegria. Foi rápido.
7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ".
Por mais que Jesus olhasse de um jeito diferente para Zaqueu, as outras pessoas continuavam olhando para ele do mesmo jeito.
As pessoas ainda te veem do mesmo jeito? Ainda te convidam para as mesmas coisas?
E você, como se enxerga?
8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".
Pelo simples fato de ser ‘aceito’ por Jesus e começar a andar com ele, imediatamente Zaqueu começou a mudar. Ele não ficou esperando Jesus pedir para que parasse de roubar. Também não ficou esperando que alguém dissesse que precisava reparar, resolver seus erros do passado.
Isso é o normal. O normal é que ao caminhar com Jesus, você comece a perceber que algumas coisas não podem mais fazer parte da sua vida.
Zaqueu perdeu muito dinheiro com isso. De cara, metade. E depois, devolveria 4x mais do que havia tomado de forma ilícita.
Há pessoas que ‘perdem’ muito dinheiro jogando suas bebidas fora. Outras roupas impróprias. Ingressos e alguns até empregos.
9 Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.
10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Lc 19:1-10. NVI.
Jesus nos aceita como somos. Todavia, uma pessoa que realmente nasceu de novo; começa a mudar tudo em sua vida, para agradar o seu Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!