23/02/2025

Armadilhas do Maligno II: As sutilezas de Satanás

 

Na última mensagem abordamos como o Inimigo esconde suas armadilhas e tenta nos aprisionar. Porém, falamos de coisas muito claras, onde é fácil discernir o perigo. Digamos que, em se tratando da estratégia do inimigo de nossas almas, falamos das correntes grossas. Acontece, que ele também gosta de trabalhar com finas linhas de nylon. Isso mesmo, é possível prender alguém usando uma grossa corrente. Porém, também com várias voltas de uma linha de pesca.

YouTube




E não é de admirar, porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. 2Co 11:14. NAA.



1. Deus é bom


Essa é uma das grandes sutilezas do Maligno.

Como diz o Pr. Abe: “O que é mais perigoso, uma garrafa cujo rótulo diz ‘veneno’, tem uma caveira desenhada e o líquido tem cor e cheiro de veneno ou uma caixa ‘de leite’, escrito leite, da cor do leite, com cheiro de leite, porém, contaminada de veneno mortal”?


O QUE IMPORTA É TER FÉ EM DEUS, você pode viver de qualquer jeito.


26 Porque, se continuarmos a pecar de propósito, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados. 27 Pelo contrário, resta apenas uma terrível expectativa de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Hb 10:26-27. NAA.


DEUS É BOM E NÃO CASTIGA


Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho. Hb 12:6. NVI.


NÃO SEJA RADICAL


43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno [geenna], onde o fogo nunca se apaga,

44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. Mc 9:43-44. NVI.


NÃO PRECISA SER TÃO REGRADO E SE ESFORÇAR TANTO


25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. 1Co 9:25-27. NAA.




2. Tensões e batalhas


Já te aconteceu de “do nada” bater aquela preguiça na hora de ir para o culto? Estava animado, curtindo o dia e “de repente”...


Ou passar a semana bem e perto da hora da célula surgir aquela dor de cabeça? Ou enquanto está sendo ministrado pela palavra do culto, vir “aquele” sono?


Ora e ora por um emprego, mas, quando se dá por conta o que mais tem feito é murmurar sobre ele?


Orou e orou para casar e depois que casou tudo que quer é voltar a ser solteiro?


Existem muitas sutilezas presentes nos pequenos detalhes. Quando os inimigos de Daniel não conseguiram pegar ele em nenhum erro, começaram a apelar para os acertos, inventando leis e instigando as autoridades contra ele. Assim o inimigo trabalha. Desta forma fizeram com Jesus.




3. Linhas de pesca


Vejamos então algumas linhas de pesca que o inimigo gosta de usar para amarrar as pessoas.


MURMURAÇÃO


Ouvi um pregador dizer que “a murmuração é para o diabo o que o louvor é para Deus.


27 "Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. 28 Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: 29 Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês. Nm 14:27-29. NVI.


VIVER NO AUTOMÁTICO


Davi quis fazer um censo. Não orou sobre isso. Não passava de uma armadilha.


Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo. 1Cr 21:1. NVI.


O rei Asa de Judá ficou donte e consultou os médicos. Qual o problema? Bem, ele não orou, não conversou com Deus sobre isso. E pasmem! Deus queria curá-lo!


12 No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do Senhor, mas só dos médicos. 13 Então, no quadragésimo primeiro ano do seu reinado, Asa morreu e descansou com os seus antepassados. 2Cr 16:12-13. NVI.


O rei Jeoás de Israel foi desafiado pelo profeta Eliseu para um ato profético, golpear o chão com flechas como se estivesse atirando na Síria o inimigo opressor daquele dias. Jeoás não levou tão a sério a realidade espiritual do que estava acontecendo.


18 Em seguida Eliseu mandou o rei pegar as flechas e golpear o chão. Ele golpeou o chão três vezes e parou.

19 O homem de Deus ficou irado com ele e disse: "Você deveria ter golpeado o chão cinco ou seis vezes; então iria derrotar a Síria e a destruiria completamente. Mas agora você a derrotará somente três vezes". 2Rs 13:18-19. NVI.


Tem gente que fica às vezes assim no culto, na célula, na vigíliaComendo moscas e não percebe a realidade espiritual que está ali. Olhando vídeos no celular, conversando, pensando no programa de TV, no jogo de futebol e paff, perde a bênção.

Muitas vezes já dei conselhos para as pessoas que Deus estava me dizendo para falar. Muitas vezes já falei aqui nesse púlpito palavras que Deus estava me entregando naquele momento… E algumas pessoas estavam caminhando, conversando, distraídas... PERDEU AMIGO! Jeoás venceu apenas 3 lutas contra os Sírios depois daquilo. E DEUS QUERIA DAR A ELE A VITÓRIA COMPLETA!


Herodes era um rei perverso, e certo dia entregaram para ele a glória e a exaltação que apenas Deus merece. Herodes gostou e literalmente, morreu por não dar a glória para Deus.


No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, morreu. At 12:23. NAA.



Mateus e o Jovem Rico tinham algumas coisas em comum. O primeiro, uma prospera carreira muito bem remunerada, o segundo, grandes riquezas para serem administradas. Se Mateus tivesse seguido em frente com sua carreira, seria trágico: TERIA SUCESSO EM FAZER O QUE DEUS NÃO MANDOU E FRACASSO EM FAZER O QUE O SENHOR PEDIU. Agora, e Zaqueu? Deveria continuar na carreira; jamais seria um apóstolo!

Já para o Jovem Rico, o problema não eram as riquezas, porém, a relação do coração dele com elas. Existe uma grande diferença entre ter as coisas e as coisas nos terem.


Demas teve a oportunidade de ser pastoreado pelo próprio Apóstolo Paulo. Porém, amou mais o “presente século”.


Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou. 2Tm 4:10. NAA.


Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo irá preservá-la para a vida eterna. Jo 12:25. NAA.


15 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1Jo 2:15-17. NAA.


Até o grande adorador Asaph, começou a olhar ao redor e se sentir injustiçado (autocomiseração) e isso foi amargando a sua vida.


Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. 3 Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Sl 73:2-3. NVI.

Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência. Sl 73:13. NVI.

Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, 22 agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. Sl 73:21-22. NVI.



Aqui fala do líder do louvor na época de Davi, sentindo ciúmes dos ímpios. Já se percebeu fazendo isso? “Arrependido” de não ter ficado com aquela garota? Por não ter aceitado aquele negócio ilícito? Com ciúmes do carro ou da casa do ímpio?


E o que dizer quando é pior que isso, ciúmes entre os próprios irmãos? Por acaso você não sentiu ciúmes de algum irmão? Daquele que “entrou na igrejadepois de você e virou líder de célula ou professor dos kids ou está no ministério de louvor… Vá se arrepender e confessar isso diante do Senhor. Não é para isso que Jesus nos chamou, mas, para celebrar as vitórias de nossos irmãos!


Então o dono disse a um deles: "Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não combinou comigo trabalhar por um denário? 14 Pegue o que é seu e saia daqui. Pois quero dar a este último tanto quanto dei a você. 15 Será que não me é lícito fazer o que quero com o que é meu? Ou você ficou com inveja porque eu sou bom?" 16 — Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Mt 20:13-16.


21 Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: — Senhor, e quanto a este? 22 Jesus respondeu: — Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que você tem com isso? Quanto a você, siga-me. Jo 21:21-22. NAA.


Jesus e sua Igreja não são uma república e seus métodos não são democráticos.


28 " ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. 29 Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ ". Mt 25:28-30. NVI.



Assim já aparece outro ponto. O Inimigo quando não consegue derrubar, tenta levar para um vida sem servir e infrutífera. Já que não conseguiu impedir a pessoa de ser salva, investe para que ela fique bem confortável, sonolenta, e não gere frutos!


Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Jo 15:2. NVI.


7 Então disse ao homem que cuidava da vinha: "Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não encontro nada. Portanto, corte-a! Por que ela ainda está ocupando inutilmente a terra?" 8 Mas o homem que cuidava da vinha respondeu: "Senhor, deixe-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e ponha estrume. 9 Se vier a dar fruto, muito bem. Se não der fruto, o senhor poderá cortá-la." Jo 13:7-9. NAA.


A nossa vida precisa ser útil, frutífera, lucrativa! Precisamos gerar o fruto do espírito e o fruto de ganhar vidas!

Qual “lucro” você está gerando para Jesus? Qual a vantagem que você está proporcionando para seus irmãos? Para essa igreja?

SEJA UMA BÊNÇÃO! SIRVA! FRUTIFIQUE!


Falando em vida…

Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tg 4:17. NVI.


Uma maneira de tentar prender as pessoas, ou seja, mais uma linha de pesca, é fazê-la pensar que o mundo gira em torno dela. Com egoísmo, narcisismo, egocentrismo. Isso é muito parecido com o que acontece na política do Brasil. As pessoas de forma geral não pensa o que será melhor para o país, pensam no que será melhor para elas. Uma arrogância, uma mentalidade de cliente!


Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, 4 não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Fp 2:3-4. NAA.



Caim, depois de organizar seus bens, pegou algo e ofertou ao Senhor. Deus não aceitou. Em vez de perguntar para Abel como fazer algo agradável a Deus, matou o irmão. Assim é a natureza carnal; em vez de se humilhar, se arrepender e aprender, quer eliminar a luz para que sua sujeira não apareça.


3 Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, 5 mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara. Gn 4:3-5. NAA.




Conclusão1



Vimos hoje que as armadilhas do maligno nem sempre são óbvias. Ele não trabalha apenas com grandes correntes, mas também com finas linhas de pesca, quase invisíveis. É por isso que precisamos estar atentos e vigilantes.


Lembre-se: Deus é bom, mas isso não significa que podemos viver de qualquer jeito. A graça não é uma permissão para pecar, e a disciplina de Deus é uma prova do Seu amor. Não se deixe enganar por um evangelho superficial que ignora o chamado à santidade.


As tensões e batalhas espirituais são reais. O desânimo antes do culto, a distração na hora da Palavra, a murmuração contra as bênçãos recebidas—tudo isso pode ser sinais de uma guerra invisível. Daniel enfrentou oposição não por erros, mas por sua fidelidade. Da mesma forma, precisamos estar prontos para resistir e perseverar.


As "linhas de pesca" do inimigo são sutis. Murmuração, vida automática, amor ao mundo, inveja e egoísmo são formas de nos prender sem que percebamos. A negligência no servir, a falta de frutos e a ilusão de que Deus não se importa com nosso comprometimento são iscas usadas para nos enfraquecer.


O inimigo quer nos prender em uma vida de estagnação e frustração, mas Jesus veio para nos libertar! Se alguma dessas armadilhas tem prendido sua vida, hoje é dia de romper com elas e se render completamente ao Senhor.

1Conclusão gerada com auxílio de IA, segundo as orientações do autor e baseada na mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!