Dentre as coisas essenciais, com certeza a FÉ possui um lugar de destaque, afinal:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam. Hb 11:6. NAA.
Não estamos falando sobre aquela coisa de: “Você acredita que Deus existe”? Possivelmente 99% da população dirá que sim. E destes, exagerando, no máximo 50% realmente creem.
Se você é um Cristão, precisa crer em Deus de uma forma pessoal; estabelecer um relacionamento concreto com Ele. Outro dia conversando com uma pessoa disse “Deus me falou” e ela indagou: “Como assim”? Eu respondi: “Ora, Deus fala comigo. E se não falasse, fecharia as portas da igreja e faria outra coisa da vida; como me atreveria ser um pastor com quem Deus não fala”?
E o texto ainda decreta que o crente precisa crer também na RECOMPENSA. Isso mesmo. Afinal, se olharmos apenas do ponto de vista dessa terra, o cristianismo não tem muito sentido. Porém, ao lembrarmos que nossa recompensa será estar com o Senhor para sempre na Nova Jerusalém onde não haverá mais dor e sofrimento, aí sim, mantemos a esperança!
Você tem o DEVER de crer na RECOMPENSA, todavia, precisa lembrar que ela não é aqui nessa terra.
Veja como foi com Tomé. Assim como os demais, esperava que o Messias fizesse a diferença aqui na terra. E quando viu o Messias morrer, suas esperanças se esvaíram. Jesus precisou ajustar o foco de Tomé para a Eternidade:
E logo disse a Tomé: — Ponha aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha no meu lado. Não seja incrédulo, mas crente. Jo 20:27. NAA.
A fé é então este alicerce invisível que nos dá coragem de seguir a obra. É este paraquedas que não conseguimos ver, porém, nos dá a certeza de que podemos saltar seguros. Enfim, a fé é a única coisa que nos permite viver em paz e alegria; pois, nos dá uma identidade, um propósito e nos garante um futuro.
Uma identidade é a resposta para “quem eu sou”: UM FILHO DE DEUS.
Um propósito é a resposta para “que existo”: GLORIFICAR A JESUS GANHANDO VIDAS E CUIDANDO DELAS.
Um futuro é a resposta para “onde vou”: ETERNIDADE COM DEUS.
1. O que é a fé
A Bíblia tem uma definição muito clara sobre a fé:
A fé é a certeza [firme fundamento] daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hb 11:1. NVI.
Embora a Bíblia faça muito sentido, não precisaria fazer. Embora a Bíblia explique quase tudo, não precisaria explicar. Ela é um livro do sobrenatural.
Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis. Hb 11:3. NAA.
Menos de 5% do universo é matéria bariônica (comum). Mais de 95% desse universo é invisível aos nossos olhos, intangível para nossas mãos.
A fé não está em seu corpo. Ela não pode ser totalmente compreendida por sua alma. Ela habita em seu espírito.
Vivemos no meio de uma geração que quer PROVAS. Ou até mais que isso, querem BENEFÍCIOS.
Bem, as coisas não funcionam desse jeito. Nós temos o privilégio de crer no Deus que é muito acima de qualquer dimensão conhecida pela humanidade. Deus cujas palavras podem criar ou aniquilar qualquer coisa.
2. Milagres existem
E já que cremos em Deus. Sim, no extraordinário poder de Deus, CREMOS EM MILAGRES!
Nos tempos de ensino médio um colega me perguntou: “Qual a diferença que essa igreja de vocês tem para as outras”. Eu respondi: “Nós acreditamos que Deus ainda faz milagres! Você acredita em milagres? Pois nós acreditamos e vivemos milagres”!
Quem pode dar um glória a Deus por isso?
Ah meus amigos! Eu vejo milagres quase todos dias, e se somarmos tudo o que acontece nas células, cultos, discipulados, vigílias… São tantas intervenções sobrenaturais… Isso é coisa de crente! A Fonte Church é uma igreja que acredita, que prega e testemunha milagres!
16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". Mc 16:16-18. NVI.
Precisamos exercitar a nossa fé!
A Fé sempre faz alguma coisa!
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Tg 2:17. NVI.
Por isso digo a vocês que tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será com vocês. Mc 11:24. NAA.
Quem aqui já recebeu um milagre da parte de Deus? Ah?
Eu tive uma retinopatia cerosa central no olho direito. Estava perfurado e havia entrado líquido no meu olho. Minha visão corria grande perigo. Meses de exames e tratamentos e a cura não tinha chegado. Operei a coluna em 13/11/24 e até 13/02/25 sentia dores todos os dias e a recuperação não estava saindo como o esperado. Naquela manhã o CIECS se reuniu aqui na Fonte, oraram por nós e NUNCA MAIS PRECISEI TOMAR REMÉDIO PARA COLUNA! E sabe o que mais? O RETINOLOGISTA LIBEROU MEU OLHO, ESTAVA COMPLETAMENTE CICATRIZADO!
Final de semana passado fiz a primeira viagem com mais de 3h que minha coluna não doeu em mais de 10 anos!
Quem mais já recebeu um milagre?
Diga: “EU CREIO EM MILAGRES”.
Diga: “EU CREIO EM CURA DIVINA”.
Confesse seus pecados. Tg 5:16.
Perdoe os que te ofenderam. Mt 6:12
Gás da minha avó
Nascimento do Josias
Atravessar a árvore
Multiplicar o pão
Orelha
Rancho na porta
Leite no portão
Rapadura
Escort 42 Km/L
Bomba ao contrário (veredas)
Chuva adolescentes
Certeza de que os jovens iriam para o retiro.
2x Parada cardiorrespiratória
Pessoas que não podiam ter filhos.
3. Fé em quê?
a) No batismo
Acredite no que estava acontecendo no dia do seu batismo nas águas! Sim, por um lado ele representa externamente muitos processos que já aconteceram no seu coração. Por outro lado, ele também é algo novo sobre sua vida, uma confissão pública, o colocar de uma aliança no dedo. Mexeu com a Noiva, mexeu com Cristo!
Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:4,5.
Todos os documentos são elaborados a partir de um primeiro documento, tirado tão logo a criança nasce: A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
Você já desceu as águas? Você é filho de “papel passado”.
b) No amor de Deus
Tenha fé no amor de Deus por você! Creia!
Não pense que Deus ama mais a uns ou a outros, ou porque você não faz isso ou aquilo que Ele não te ame. Preste atenção:
NÃO HÁ NADA QUE VOCÊ POSSA FAZER PARA DEUS TE AMAR MAIS DO QUE JÁ TE AMA! Ele já te ama com todo o amor do universo!
Veja na parábola do Filho Pródigo.
O amor do pai continuou o mesmo pelo filho, inclusive quando ele estava perdido. Ei! Volte para casa!
Agora, e se aquele rapaz tivesse morrido longe do pai? Talvez seu corpo fosse atirado em qualquer lugar. Perderia tudo!
O amor do pai por ele continuou o mesmo, porém, quantos anos de intimidade ele perdeu? Quanto amor, deixou de receber? Quanto sofrimento desnecessário e sem propósito ele passou?
c) Na oração
É estranho pensar, todavia, existem orações que são feitas sem fé. Basicamente, oração é uma conversa com Deus. Porém, para algumas pessoas, é um ritual da religião. Algo que simplesmente “tem que ser feito”.
É preciso que tenhamos fé de que a oração é realmente uma conversa com Deus. O Grande Deus Todo Poderoso está ouvindo cada uma das suas palavras! Vejam só:
Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. Marcos 11:24.
Claro que você não vai sair por aí pedindo qualquer coisa maluca…
Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Tiago 4:3.
d) Nos ensinos de Jesus (Bíblia)
Se Ele é Senhor e Mestre, precisamos ter Fé em tudo que Ele ensinou; o que necessariamente implicará obediência.
Não importa neste caso se o resultado já foi manifestado ou não.
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6:9.
e) Na Páscoa
Isso mesmo. Precisamos ter fé que Jesus morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou!
Essa é a data mais importante do ano para os Cristãos! Logo, não perca o culto de Páscoa semana que vem!
Faça a melhor festa possível!
Marque isso no coração das crianças!
f) Fé na Igreja de Jesus
A Igreja de Jesus é a maneira como Ele escolheu para dar continuidade a sua obra aqui na terra.
Então não desista, não desanime. Somos uma família!
4. Situações que precisam de fé
a) Tentações
A tentação é como um ônibus que passa todos os dias em frente a sua casa. O letreiro ora diz “felicidade” outras vezes está escrito “prazer”, “fama”, “dinheiro”… Porém, a escolha é sua se vai entrar ou não. Tenha fé de que você pode vencer qualquer tentação!
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13.
b) Casamento
Você precisa ter fé de que seu casamento pode melhorar.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.
O padrão desse mundo para casamento é muito medíocre.
E nem estou falando de divórcio. Falo do que o mundo considera um bom casamento: AGUENTAR.
Outro dia chamei um motorista de aplicativo e acabamos entrando no assunto ‘casamento’. Ele me perguntou quantos anos de casado eu tinha ao que respondi “10”. Ele disse que isso não era nada, pois, ele já tinha 25 anos de casado. Depois de eu o parabenizar, ele por sua vez, indagou então se eu queria saber “o segredo”. Disse: “Ficar quieto”.
Francamente! Isso não resolve… Se bem que… Ajuda muito!
Porém o casamento, do jeito que Deus planejou pode ser muito mais do que simplesmente ficar quieto ou aguentar.
c) Criação dos filhos.
É obvio que cada um de nós quer criar os filhos da melhor maneira possível. Porém sabemos que eles não passam 24h por dia conosco. Eles estudam, tem amigos, contato com TV e internet.
Além de boa educação, precisamos evangelizá-los e ter fé que o Senhor os guardará.
d) Finanças.
e) Saúde.
Conclusão1
Fé não é apenas um conceito teórico, mas o alicerce da nossa caminhada com Deus. Aprendemos que:
Sem fé, é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Não basta apenas acreditar que Ele existe; é preciso confiar e se relacionar com Ele.
Fé é certeza e convicção (Hb 11:1). Mesmo sem ver, sabemos que Deus age e cumpre Suas promessas.
Milagres existem! Deus ainda opera de forma sobrenatural. Devemos crer, testemunhar e agir em fé.
Nossa fé precisa estar firmada em algo sólido: no batismo, no amor de Deus, na oração, nos ensinos de Jesus, na Páscoa e na Igreja.
Precisamos de fé em todas as áreas da vida: nas tentações, no casamento, na criação dos filhos, nas finanças e na saúde.
Diante disso, a grande pergunta é: como você vai viver sua fé a partir de hoje?
👉 Decida confiar em Deus, mesmo quando não vê respostas imediatas.
👉 Exercite sua fé diariamente, orando, obedecendo e permanecendo firme.
👉 Testemunhe o que Deus já fez na sua vida e incentive outros a crerem também.
Não seja como Tomé, que precisou ver para crer. Jesus disse: "Bem-aventurados os que não viram e creram" (Jo 20:29).
Que a sua fé seja viva, operante e inabalável! Você crê? Então viva como quem crê!
1Conclusão gerada por IA, baseada na mensagem acima e mediante as instruções do autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!