09/03/2025

Nossa Missão é o amor

 

Já que estamos falando sobre o “Essencial” não poderíamos deixar de fora o Top One: O Amor.

 

YouTube




Deus é amor. 1Jo 4:8. NAA.


O amor resume tudo!

Não o que as pessoas pensam que é amor.


Dizem “fazer amor” para se referir ao sexo. Chamam de “meu amor” a qualquer um...


Porém a verdade é que Deus é Amor


Somente conhecendo ao Senhor é que descobrimos o que é o Amor. Quem ainda não conhece Deus, não conhece a Pessoa do Amor.



1. Amar a Deus e ao próximo


Jesus deixou bem claro o que é mais importante!


30 Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força." 31 O segundo é: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." Não há outro mandamento maior do que estes. Mc 12:30-31. NAA.


Nosso chamado é amar a Deus acima de tudo e o próximo como a nós mesmo.

Amar a Deus com o “coração, a alma, o entendimento e as forças” certamente é amar a Deus COM TUDO QUE SOMOS, TEMOS E FAZEMOS. É focar a nossa existência em amar ao Senhor! Usar o raciocínio, os sentimentos, a sabedoria, o corpo… Tudo para amar a Deus. E isso requer treinamento, intencionalidade.


Abel amou a Deus mais do que suas posses e entregou suas primícias ao Senhor. Esse amor extravagante custou sua própria vida! Amar a Deus é assim, nos custa tudo! Já debocharam ou se enciumaram por sua liberalidade?


Noé amou a Deus com toda seu raciocínio e isso custou ser proscrito da sociedade e julgado como louco. Já zoaram você?


amou ao Senhor com seus mais profundos sentimentos mesmo diante das mais severas tribulações e não perdeu a sua . Seu amor intenso chamou a atenção de Deus e também do diabo e em certo momento ele chegou a ficar totalmente só, exceto por Deus, o seu amado que nunca o abandonou. Já te abandonaram?


Abraão amou a Deus a ponto de entregar a carne de sua carne, seu próprio filho! O patriarca amou a Deus acima de tudo, mais do que próprio filho! Deus o levantou como “pai dos que tem fé” e através dele abençoou todas as nações da terra, lhe dando uma descendência do tamanho das estrelas do céu.


Nenhum destes LOUCOS DE AMOR ficou desamparado!

E o que dizer de Moisés, que amou Deus mais do que a própria vida e foi jurado de morte por um dos déspotas mais poderosos da época! Entretanto, Deus enviou o próprio Arcanjo Miguel para arrebatar seu corpo e levá-lo para “Casa”, o Lar Eterno de seu Amado.


Davi foi um homem intenso. Muitas vezes agia antes de pensar. Entretanto, A PRESENÇA DE DEUS era mais importante do que tudo para ele.


Zacarias, Isabel e João Batista amavam tanto ao Senhor que era POSSUÍDOS pelo Espírito Santo. Uma família irrepreensível e em todas as leis e preceitos. Isso não impedia as pessoas de debocharem dos velhos sem filhos, especialmente depois de Zacarias ficar mudo. Inclusive, essa devoção completa custou a cabeça de João Batista. Porém, foi chamado “o maior” pelo próprio Mestre.


A viúva deu tudo que possuía para viver. Maria quebrou o vaso de alabastro, Barnabé doou seu terreno e Paulo perdeu sua gigantesca reputação. Pergunte se algum deles se arrependeu disso?


Poderíamos ficar aqui horas e horas falando de pessoas que amaram a Deus. E sabe porque podemos amá-lo? PORQUE ELE NOS AMOU PRIMEIRO!


O mais intenso amor que um ser humano pode ter por Deus, a mais profunda entrega apaixonada; serão no máximo REAÇÃO ao grande amor que ELE primeiro nos amou!


Uma vez que Ele nos amou sem merecermos, quando ainda éramos pecadores, é hora de amarmos o nosso próximo, mesmo aqueles que não merecem.


20 Se alguém disser: "Amo a Deus", mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão. 1Jo 4:20-21. NAA.


Logo, amar a Deus e amar as pessoas é indissociável. O que nos coloca na direção de duas outras verdades:

EVANGELISMO. Falaremos adiante.

CONGREGAR. Afinal, IGREJA é ideia de Deus e a Noiva de Cristo.


Se uma pessoa que já nasceu de novo tiver ódio por outra pessoa convertida como poderão ambas um dia morarem no mesmo céu? Será que já entenderam o que Deus fez por elas e como ambas não mereciam a salvação mas foram perdoadas de graça?



Jesus também deixou muito claro o que “prova” que alguém realmente o ama:


15 Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. João 14:15. NAA.

21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. João 14:21. NAA.

"23 Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra." João 14:23. NAA.

"3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." 1 João 5:3. NAA.

"6 E este é o amor: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como vocês ouviram desde o princípio, para que andem nele." 2 João 1:6. NAA.


Algumas pessoas pergunta: “O QUE POSSO FAZER PARA EXPRESSAR MEU AMOR A DEUS”?


Bem, Jesus já deixou a dica: O-B-E-D-E-C-E-R!


E o que posso fazer para amar o próximo?

Interceder, Alimentar, Evangelizar, Suportar, Servir, Exortar…




2. Pedir perdão e perdoar


Só estamos aqui hoje porque Deus decidiu nos amar primeiro e esse seu amor se manifestou em nos perdoar.


Se você não for capaz de se arrepender e confessar pecados, tem algo errado com seu cristianismo.


Caso não lute para vencê-los, não há como estar bem em sua fé. Afinal sua carne costa das coisas deste mundo e gosta do pecado. Todavia, você precisa LUTAR contra seus próprios DESEJOS.


De igual forma, como seguir sendo um cristão se não for capaz de perdoar as pessoas? A amargura prende o coração.


Seja alguém que pede perdão também para as pessoas.


A falta de perdão tem bloqueado muitos cristãos.


Sem perdoar, algumas pessoas até conseguem permanecer na igreja, mas, vivem sempre aquém daquilo que Deus as chamou a ser. Jacó somente se tornou Israel quando se arrependeu, pediu perdão a Deus e (em seguida) ao irmão e liberou perdão de todo coração.




3. Evangelizar


Meus amigos a necessidade de evangelizarmos é real!


As pessoas estão indo para o inferno e não podemos ficar parados como se nada estivesse acontecendo.


Quando alguém tem uma inclinação política diferente da sua, isso não te incomoda? E aqui estamos falando de coisas terrenas.



Quantas pessoas estão partindo sem salvação?


Quantas religiões estão por aí enganando as pessoas fazendo elas pensarem que estão agradando a Deus quando na verdade estão servindo ao Diabo?


Pulando carnaval, celebrando o futebol...


Uso o exemplo da cura do câncer. Se uma pessoa descobrisse a cura e não contasse para ninguém e depois de sua morte encontrassem em seu computador a fórmula. Quantos o odiariam por nunca ter compartilhado? Quantas vidas poderiam ter sido salvas? Porém, essa pessoa achou a salvação e a escondeu.


Ah meus irmãos, ganhar vidas para Jesus é ESSENCIAL!


Marcos 16 e Mateus 28 são alguns dos muitos exemplos!


Ganhar vidas não é uma opção é NOSSA COMISSÃO!


SEJA INTENCIONAL! ISSO É AMAR!


Faça planos, use estratégias, tenha alvos… Use seus dons e talentos para ganhar vidas!


O que você tem?

O que sabe fazer?


Como vai usar isso para ganhar vidas?




4. Servir


Jesus que é o amor se fez servo de todos!

Existem diversas formas de servir o corpo de Cristo.


Portaria, estacionamento, Kids, GR, Louvor, limpeza, refeições, social, dízimos, cuidando de filhos, coral, visitas em hospitais, cestas básicas, livros, caronas, tirar os lixos, comprar descartáveis...



Conclusão1


Amados irmãos e irmãs, hoje refletimos sobre o essencial em nossa caminhada com Cristo, guiados pelo amor, que é a base de tudo. Primeiro, somos chamados a **amar a Deus** com todo o nosso ser — coração, alma, entendimento e forças — e a **amar o próximo** como a nós mesmos, vivendo esse amor de forma intencional e sacrificial, como vemos nos exemplos de Abel, Noé, Jó e tantos outros.


Em segundo lugar, falamos sobre **pedir perdão e perdoar**. Assim como Deus nos perdoou, devemos nos arrepender de nossos pecados e liberar perdão aos outros, quebrando as cadeias da amargura para viver plenamente em comunhão com Ele.


Terceiro, destacamos a urgência de **evangelizar**. Não podemos ignorar que muitos estão perdidos sem Cristo. Somos comissionados a compartilhar a salvação, usando nossos dons e estratégias para ganhar vidas com intencionalidade e amor.


Por fim, fomos desafiados a **servir**. Jesus, o maior exemplo de amor, se fez servo. Que possamos contribuir para o corpo de Cristo, seja na portaria, no louvor, na limpeza ou em qualquer área, com humildade e dedicação.


Portanto, que possamos viver esses pilares: amando a Deus e ao próximo, perdoando e sendo perdoados, evangelizando com fervor e servindo com alegria. Que o Espírito Santo nos capacite a aplicar essas verdades diariamente, para a glória de Deus e o avanço do Seu reino. Amém.

1Conclusão gerada por IA, baseada na mensagem acima e mediante as instruções do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!