09/08/2025

Série Dons e Ministérios: Capítulo 3 PA(I)STORES

Série Dons e Ministérios
Capítulo 3
PA(I)STORES 👨‍👧‍👦🐑

Introdução 📖

Esse domingo será o dia dos pais. E eu amo ser pai. Sério mesmo, só de escrever isso meus olhos já se enchem de lágrimas. Eu tinha 3 sonhos: Casar, tornar-me pastor e ter um filho. Em 2018, havia alcançado tudo que eu queria da vida. O dia em que minha esposa me contou que estava grávida, foi o momento da mais intensa emoção que eu já senti. Nada se compara a explosão de sentimentos que tive naquele momento, parecia que eu iria explodir.

 


 

E já que até rapadura é gostosa mas não é mole, ser pai carrega consigo muitos desafios. Nem sempre é fácil. Na verdade, acho que geralmente não é fácil. A cada dia, a cada instante, os desafios de nutrir, criar, educar e ser um exemplo me rondam. Com certeza a paternidade é um dos motivos mais presentes nas minhas orações. Essa é uma área onde absolutamente eu não posso falhar. Quando a criança é pequena, nós, os pais, somos o mais perto que ela pode compreender de Deus e não queremos que ela cresça com uma figura distorcida do Divino. Já que entrei nesse assunto: DEUS É PAI! Esse é o título pelo qual Jesus o chama. E ele é o PASTOR, assim boa parte da Bíblia o revela. Logo, Deus é nosso PA(I)STOR!

E seja naqueles dias onde meu filho me obedece, se comporta e me enche de alegrias ou naqueles onde não sei mais o que fazer uma coisa jamais muda: O AMOR QUE TENHO POR ELE. Não importa o que ele faça, meu amor pelo meu filho é incondicional.

E é dessa forma que o teu PA(I)STOR te vê. Você não se torna menos ou mais amado por Deus dependendo de sua conduta. O que muda é o relacionamento entre vocês. E o nível de relacionamento está diretamente relacionado ao nível de crescimento e favor. Quanto melhor seu relacionamento, mais poderá desfrutar do favor paterno.

Qual é o tipo de filho que todo pai gosta (e suponho que o Pai Eterno também) de passar tempo e ajudar? Aquele filho que é grato, obediente, ensinável e esforçado.

1. O dedo anelar 💍

Comparando o ministério pastoral com um dedo, seria o anelar. O dedo da aliança. Deus escolhe algumas pessoas e as torna Ministras deste dom. São os Pastores de ofício. Aqueles que são chamados a capacitar os santos (você e eu, a igreja de Jesus) para que cada um deles possa se mover no pastoral. Os pastores são sobrenaturalmente capacitados para ajudar a Igreja a ter um compromisso e um relacionamento saudável com Jesus e especialmente, uns com os outros.

O Pastor é o ministro que olha 'para dentro', para o rebanho dos salvos. Em alguns casos, pode apresentar um temperamento melancólico e/ou sanguíneo. E o que ele mais gosta é de estar com as ovelhas por muitos, muitos, muitos anos. De vê-las bem, estáveis e seguras. Ele ama ver aquela 'junção', aquele 'junta panelas', o tempo de comunhão e por aí vai.

Diferentemente do apóstolo (veremos adiante), o pastor não está 'treinando um exército'. Antes, semelhante a um pai de família, deseja ver todos dentro de casa, protegidos, alimentados, seguros. Para o pastor, muito mais importante do que aquilo que alguém pode fazer é quem essa pessoa é.

Em seu livro "O coração do bom pastor", Abe Huber (2012) trabalha profundamente a temática do Ministério Pastoral, bem como a necessidade de cada seguidor de Jesus ser também um pastor. Ou seja, ser equipado pelos Pastores para realizar a obra pastoral na Igreja de Cristo. Todos nós precisamos pastores em nossas vidas. Aquela pessoa que te ouve com carinho, te dá aquele abraço gostoso, um lanchinho e ainda de bônus com conselho sábio. Depois da barriguinha cheia, te exorta com firmeza e amor e ajuda a enxergar os lugares de arrependimento e os de vitória. Como é bom estar perto de pastores.

No capítulo 6, Huber explana que 'ovelhas' saudáveis e bem cuidadas, serão capazes de dar à luz a outras ovelhas. Agora, se não tiverem saúde nem para si mesmas, como poderão se reproduzir e cuidar bem de novas ovelhinhas? E é aí que entra o pastoral, trazendo consolidação, edificação e maturidade. Enquanto o evangelista 'gera', 'põe para dentro' o pastor estabiliza, torna sólida a decisão, cura as feridas, alimenta, ajuda a crescer.

Nem todos que são chamados de pastores têm o ministério de Pastor. A verdade é que existe uma grande confusão no uso de nomenclaturas. O comumente chamado 'pastor' nas igrejas (líder da igreja local) é na verdade o principal presbítero daquela comunidade. Pode ser que ele tenha o ministério de pastor, evangelista, apóstolo, profeta ou mestre. Aqui, estamos nos referindo a 'pastor' como aquela pessoa que tem o ministério de Pastor.

Governo da Igreja é outra coisa e não está diretamente relacionado aos 5 dons ministeriais. Uma coisa é governo, outra é ministério. Quando olhamos para a Bíblia, as funções de liderança e administração da igreja parecem ser exercidas por diáconos (semelhante ao que chamamos hoje de líder de pequeno grupo ou célula), presbíteros (líderes da igreja local, sendo um deles, o líder principal, que podemos chamar de presbítero sênior) e por fim o Bispo (que supervisiona um conjunto de presbíteros). Tt 1:5-7. Se um professor for eleito deputado, você poderá chamá-lo tanto de professor como de deputado. São categorias diferentes. Uma pessoa pode ser evangelista e diácono, presbítero e mestre, bispo e apóstolo...

2. Pastores ao Longo da Bíblia 📖

Jesus é sem qualquer sombra de dúvida o maior exemplo de pastor que existe. No capítulo 10 de João, Jesus faz afirmações impressionantes sobre um bom pastor. No capítulo 17, seu coração de pastor é exposto.

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (...) Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem. (João 10:11;14)

Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura. (João 17:12)

Se no capítulo 10 nos vemos Jesus assumindo seu compromisso de proteger as suas ovelhas, no capítulo 17 vemos ele, de forma muito responsável, 'preparando' tudo para sua 'saída'. Rogando ao Pai que protegesse as ovelhas, bem como que elas aprendessem a unidade. Se tem uma coisa que alegre o coração de um pastor é harmonia no rebanho. Ver as ovelhas seguras de todo ataque externo e interno, vivendo em completa paz e unidade umas com as outras. Saudáveis, limpas e tranquilas.

O apóstolo Pedro, cheio do Espírito Santo, chama Jesus de Supremo Pastor (1Pe 5:4). Jesus o amou e teve compaixão mesmo nos momentos de crises e erros de Pedro. Esse Bom Pastor realmente amou as suas ovelhas até o fim; deu a Sua vida por elas.

Agora, isso talvez possa chocar alguns: não há no novo testamento referência direta de 'pastor'. Sim, existem referências a obra do ministério, o pastoreio. Porém, na condição em que aparecem, o Profeta Ágabo e o Evangelista Felipe, não temos uma referência direta a um Pastor.

Ainda que, vemos fortes características pastorais em personagens como Barnabé e João. O primeiro, foi atrás de Paulo quando toda a igreja o rejeitava. O escutou, integrou e curou. Por sua vez João em suas cartas, usa de uma linguagem extremamente amorosa e voltada ao corpo de Cristo.

Agora, o que a Bíblia nos fala é sobre maus e falsos pastores. Como o mercenário, que nem chega a ser pastor de verdade. Ele não está ali por amor ao rebanho; antes, intenta obter algum lucro, algum benefício próprio, mesmo que isso custe a saúde e até mesmo a vida das ovelhas. É o tipo de pessoa que usa as ovelhas como degraus para subir na vida; todavia, não percebe que está na verdade descendo ao inferno.

O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. (João 10:12)

O segundo tipo, profetizado por Ezequiel, são de fato pastores. Porém, maus pastores. Colocam o seu bem-estar pessoal acima do cuidado com as ovelhas. Muito diferentes de Davi, que até mesmo dormia com o rebanho e enfrentava leões e ursos por amor a elas; e por amor a seu pai, afinal, todo bom pastor precisa saber quem é o dono das ovelhas e a Ele prestar contas. Deus é o Dono de nossas ovelhas; são as ovelhas do nosso Pai. Repare na diferença entre o pastor Davi e os maus pastores.

Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. (1 Samuel 17:34,35)

Veio a mim esta palavra do Senhor: "Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: 'Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho. Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade. Por isso elas estão dispersas, porque não há pastor algum, e, quando foram dispersas, elas se tornaram comida de todos os animais selvagens. As minhas ovelhas vaguearam por todos os montes e por todas as altas colinas. Elas foram dispersas por toda a terra, e ninguém se preocupou com elas nem as procurou." 'Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor: Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que visto que o meu rebanho ficou sem pastor, foi saqueado e se tornou comida de todos os animais selvagens, e uma vez que os meus pastores não se preocuparam com o meu rebanho, mas cuidaram de si mesmos em vez de cuidarem do rebanho, ouçam a palavra do Senhor, ó pastores: Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra os pastores e os considerarei responsáveis pelo meu rebanho. Eu lhes tirarei a função de apascentar o rebanho para que os pastores não mais se alimentem a si mesmos. Livrarei o meu rebanho da boca deles, e ele não lhes servirá mais de comida. (Ezequiel 34:1-10)

Os maus pastores não cuidam do rebanho. Eles deveriam fortalecer as ovelhas fracas, curar as ovelhas doentes e enfaixar as feridas. Além de cuidar para que nenhuma se desviasse do caminho, deveriam também buscar a desgarrada e proteger a todas com sua própria vida de todo tipo de perigos. Um pastor que em vez de cuidar do rebanho, tão somente se aproveita dele; que é pastor nas horas boas, porém, em meio às lutas abandona o rebanho... Tal pastor mau, enfrentará o Supremo Pastor (1Pe 4:17;5:4).

3. As ferramentas do pastor 🛠️

O dom de Palavra de Sabedoria é uma das principais ferramentas de um pastor. É assim que ele é capacitado para dar aqueles conselhos tão sábios que transcendem a compreensão humana. Muitas vezes pastores com um nível de educação muito simples conseguem dar conselhos que nenhum PhD poderia dar. A que isso se deve? Certamente a manifestação do dom de palavra de sabedoria. Estamos falando de uma sabedoria sobrenatural que age através dos pastores para resgatar as ovelhas dos penhascos e curar as ovelhas enfermas. Um Pastor de ofício, será sempre um bom conselheiro. Além disso, este dom pode operar também em suas preleções, conduzindo assim as ovelhas para pastos verdejantes (Sl 23). Suas mensagens muitas vezes tocam em temas do dia a dia e visam a edificação pessoal do rebanho. Tem aquela pegada de 'vida cristã', santificação, família...

Muitos Pastores também são peritos na área de cura interior. Nisto, o Espírito Santo os assiste com o dom de Palavra de Conhecimento. Assim, com a revelação de fatos passados e eventos-chaves na vida da ovelha, podem apascentá-la; trazer cura, restauração e paz a sua alma.

Como o Dom de Línguas é uma manifestação não rara do Espírito Santo, grande parte dos pastores também se move neste dom. Assim, são edificados (1Co 14:4) e tornam-se pessoas e pastores melhores.

Pastores são ótimos Socorristas / Ajudadores. Dotados de uma capacidade sobrenatural de servir e também de Dar, claro, especialmente aos já convertidos. Tudo isso somado a sua infinita Misericórdia (com os de dentro, ovelhas), faz deles o tipo de pessoa de quem todos querem estar perto. Cuidam das pessoas como se todos fossem seus verdadeiros filhos, dispostos a tirar de dentro de casa para dar para as ovelhas. Enxergam a Igreja como uma família e quando falam em amar o próximo, jamais ficam apenas na teoria. Comunhão é uma das palavras de mais alta estima em seu dicionário. Em alguns casos, chegam até mesmo a serem gordinhos de tanto fazerem refeições juntos com os irmãos. Mesmo assim, nada disso os impede de atuarem fortemente no que tange a Exortar / Dar Ânimo às ovelhas.

Alguns são bons em Governos. Porém em questões que exigem presidir e liderar, às vezes mostram-se um pouco lentos. Nada que não possa ser corrigido com a presença de apóstolos, profetas e evangelistas.

Dons Extraordinários (1Co 12:4-11): Palavra de Sabedoria; Palavra de Conhecimento; Variedade de Línguas.

Dons Complementares (1Co 12:28; Rm 12:6-8): Socorros / Ajuda; Administração / Governos; Servir; Ensino; Ânimo / Exortar; Contribuir / Dar; Misericórdia.

Conclusão

Queridos, hoje refletimos sobre o ministério pastoral, um chamado que espelha o coração de Deus, nosso Pai e Supremo Pastor. Assim como um pai ama incondicionalmente seu filho, Deus nos ama, independentemente de nossas falhas, desejando um relacionamento profundo que nos leve a crescer em graça e favor. Vimos que o pastor, como o dedo anelar, simboliza aliança, cuidando do rebanho com compromisso, protegendo e edificando a Igreja para que cada um de nós seja um pastor para os outros, promovendo comunhão e maturidade.

Na Bíblia, Jesus, o Bom Pastor, nos ensina a dar a vida pelas ovelhas, protegendo-as e buscando unidade, enquanto maus pastores e mercenários priorizam a si mesmos, negligenciando o rebanho. Pastores verdadeiros, equipados com dons como Palavra de Sabedoria, Conhecimento e Misericórdia, guiam as ovelhas com conselhos sábios, cura interior e serviço amoroso, tratando a Igreja como família.

Aplicação prática 🎯

Seja um pastor onde você está! Não precisa de um título, mas de um coração disposto. Escute alguém com atenção, ofereça um abraço, compartilhe um conselho sábio ou uma refeição. Ore por quem está ferido, exorte com amor quem precisa de direção, e trate os irmãos como verdadeira família. Lembre-se: pastorear é cuidar, proteger e nutrir com o amor incondicional que recebemos de nosso Pai celestial.

Que possamos ser reflexos do Bom Pastor em nosso dia a dia, construindo pontes de comunhão e sendo instrumentos de cura e restauração no corpo de Cristo. 🙏

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!