18/09/2025

Jesus e a sociedade

Jesus e a Sociedade

Introdução

Acredito que vocês já tenham percebido que a todo instante, em qualquer lugar, sempre tem alguém tentando te influenciar. Tanto que “influencer” virou profissão, ou quase sobrenome em alguns casos. Seja uma propaganda para te fazer comprar algo, o algoritmo da rede social para te prender ali por horas e horas, o sistema educacional para formar pessoas que sirvam um projeto, uma ideologia de sociedade e por aí vai. Política então, talvez hoje sejam os mais exacerbados, parece que tudo virou motivo para briga.

Hoje, quero trazer alguns princípios para nos ajudarem a não sermos manipulados por este sistema mundano e corrupto e a nos firmarmos em valores do Reino de Deus. 🙏

²Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que [só então] sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. NVI.

Aqui, “amoldem” vem do Grego suschematizo e significa conformar-se [caber na forma, como um pão], seja na mente, no caráter ao padrão de outro. Moldar-se, de acordo com Strong.

Quando colocamos a massa de um pão na forma, ela lentamente vai tomando a ‘forma da forma’. Há muitos anos ouvi a notícia de que haviam produzido melancias quadradas, simplesmente fazendo-as crescerem dentro de moldes. 🍇

E depois que uma pessoa já se conformou, amoldou aos padrões deste mundo, como restaurar essa mente?

A palavra aqui traduzida por “transformem-se” é metamorphoo e significa mudar de forma, transformar, transfigurar. O exemplo dado pelo Léxico de Strong é a transfiguração de Jesus.

Você entende o que isso significa? Uma vez que a pessoa tenha crescido nesse mundo e se conformado, amoldado a ele, apenas o poder sobrenatural do Espírito Santo é capaz de “transfigurar” essa mente! 🔥

1. Guerra e Paz

Ainda que o título faça menção a Liev Tolstói, não vou falar dele. Antes, sobre o nosso posicionamento como cristãos em relação a violência. Como são vários assuntos, não vou elaborar uma teologia sistemática sobre eles.

Primeiramente, a Paz faz parte do fruto do Espírito e todos devemos desenvolvê-la. Em segundo lugar, Jesus tem uma “bem-aventurança” para os pacificadores – “Eles serão chamados filhos de Deus”. Mt 5:9. Não apenas para eles, também para os mansos – “herdarão a terra”. Mt 5:5.

Somos o povo da Paz, não hippies; entretanto, da paz e do amor! Isso é uma coisa, um lado da história. Afinal, foi Deus quem ordenou Israel obliterar os povos nefastos que sacrificavam bebês aos demônios no AT. Foi Deus quem levantou impérios no AT (e creio que faz isso hoje ainda) para punir povos que haviam passado dos limites. E o mesmo Deus, já no NT matou Ananias quando mentiu a Pedro (ao Espírito Santo) sobre a questão da oferta.

Vamos desambiguar isso:

Como indivíduos, somos da paz. Nós não nos vingamos (Rm 12:9), damos a outra face (Lc 6:29 – contexto de autoridade legal extrapolando limites), sofremos o dano (1Co 6:7). Não usamos de violência física para debater ideias ou resolver conflitos.

Já estamos dando a outra face. Os soldados romanos tinham autoridade para fazer um judeu carregar um fardo ou em alguns casos até confiscar algo. Porém, alguns soldados e autoridades romanas passavam desse limite, confiscando bens, agredindo e cobrando mais impostos. No Brasil, o governo de uma forma geral, está cobrando altos impostos e nós continuamos pagando. Não vamos pegar em armas por causa disso. Não é assim o jeito cristão de resolver as coisas. A forma como as coisas estão é pecado! Todavia não vamos sair daqui matando gente por causa disso. NÃO! 🚫

Assistimos estarrecidos à morte do pregador evangélico Charlie Kirk, assassinado por um militante de esquerda1 enquanto debatia com alunos no campus da universidade. Qual a resposta que nós cristãos devemos dar a isso? Uma coisa eu sei: NÃO À VIOLÊNCIA!

Vejam o que a Bíblia diz sobre esse assunto:

¹⁷Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos.

¹⁸Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas.

¹⁹Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos [nunca procurem vingar-se NVI], mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito:

"A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor."

²⁰Façam o contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele."

²¹Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. Romanos 12:17-21. NAA.

Nossa tática como cristãos é fazer o bem para aqueles que nos fazem o mal e orar por eles.

⁴⁴Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês. Mateus 5:44 NAA.

COMO NAÇÃO, se o Brasil entrar em guerra contra outro país, temos a liberdade de lutar. Salvo em casos muito específicos, Deus não apenas permitia, mas até incentivava Israel a se defender. Uma é a “lei da guerra” e outra é a “lei da paz”. Todos os países têm dispositivos de emergência, leis que são ativadas em dias de guerra e o país inteiro se foca naquilo. É óbvio que como cristãos, vamos fazer tudo que estiver ao alcance para evitar que as guerras aconteçam, afinal, guerras são terríveis!

COMO FAMÍLIA é claro que vamos defender os nossos, inclusive fisicamente. Efésios 5 mostra a proteção de Jesus com a Igreja e nos convida como maridos a agirmos assim com nossas famílias. Se alguém tentar agredir a esposa ou os filhos, o marido é o primeiro que deve defender os seus. Em nossos dias isso exige muita sabedoria, pois é melhor perder algum bem do que uma vida.

Em suma, nosso caminho é a paz. Podemos até chegar a debater alguns assuntos de forma veemente. Em alguns casos isso é necessário. Porém, não partimos para agressão física, salvo em casos de guerra ou para salvar um ente.

Precisamos ser fortes e estarmos preparados; entretanto, isso não significa usar a força. O Jesus que mandou os discípulos comprarem espadas (Lc 22:36), as armas da época, levou um soco na cara e não reagiu (Jo 18:22). Então seja forte, esteja preparado e evite ao máximo o uso da violência. 🛡

2. Assistência Social

Vamos lá. Para começar é preciso entender que a Bíblia exorta veementemente ao trabalho! 💼

¹⁰Porque, quando ainda estávamos com vocês, ordenamos isto: "Se alguém não quer trabalhar, também não coma." 2 Tessalonicenses 3:10. NAA.

O trabalho NÃO É um castigo de Deus. Jesus e o Pai trabalham:

¹⁷Mas Jesus lhes disse: — Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17. NAA.

Logo, nem a Igreja, nem o Estado, tem qualquer obrigação de sustentar pessoas que não queiram trabalhar. Não querer trabalhar é diferente de não poder trabalhar. O primeiro, não trabalha por falta de vontade, o segundo, por não ter como: seja por idade avançada, enfermidade, etc.

Como já dizia Ronald Reagan: “O melhor programa social é um emprego”. 👍

Porém, existem situações temporárias que podem atrapalhar a vida de um cidadão trabalhador e a igreja precisa estar atenta a isso. Em 2 Coríntios 8 e 9 temos ensinamentos muito preciosos sobre ofertas e assistência social. Ali, vemos como os cristãos da Judeia estavam passando por um tempo de muitas dificuldades na região o que estava ocasionando até mesmo fome. Logo, Paulo encoraja os cristãos macedônios (norte da Grécia) a realizarem uma coleta financeira de uma oferta específica para a assistência social daqueles irmãos.

A própria ocasião da Ceia do Senhor, era algo semelhante ao que temos no momento de comunhão com lanche da célula. E mais uma vez Paulo orienta os irmãos a priorizarem na refeição aqueles que (supõe-se, mesmo sendo trabalhadores) não tinham o que comer em casa.

²⁰Quando, pois, se reúnem no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que vocês comem.

²¹Porque, quando comem, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia, e enquanto um fica com fome outro fica embriagado.

²²Será que vocês não têm casas onde podem comer e beber? Ou menosprezam a igreja de Deus e envergonham os que nada têm? Que posso dizer a vocês? Devo elogiá-los? Nisto certamente não posso elogiá-los. 1 Coríntios 11:20-22. NAA.

Assim, a Ceia do Senhor tinha também a função de alimentar aqueles que passavam por dificuldades. Por isso no culto de Ceia reunimos as doações para o Fonte Social e assim auxiliamos inicialmente os irmãos da igreja e se possível também os de fora. 🤲

3. O Cristão, o Dinheiro e a Propriedade

Claro que não vamos falar tudo sobre o dinheiro, isso requereria uma pregação exclusiva, ou até um curso. Quero falar aqui dentro do contexto que estamos abordando.

O desejo de Deus é que venhamos a trabalhar e multiplicar com o uso da inteligência o dinheiro. 💰

²⁷Então você devia ter entregue o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu."

²⁸—"Portanto, tirem dele o talento e deem ao que tem dez. Mateus 25:27. NAA.

Nosso Deus é de multiplicação e abundância e nós também somos chamados a ser. Satanás tentou implantar nos cristãos a ideia de que se alguém tem muito é porque outro tem pouco. Isso é mentira, é uma falácia. Que bom que existam os ricos, assim, mais empregos serão gerados e mais tecnologia será inventada.

Jesus foi sepultado no túmulo do rico José de Arimateia. Mulheres de posses investiam no ministério de Jesus e Paulo. E este último, mesclava seu tempo entre épocas onde se dedicava exclusivamente ao ministério com outras onde empreendia construindo tendas. Creio que prosperidade é ter ampla suficiência para cumprir todo o propósito de Deus.

Não sou pregador da teologia da prosperidade. Porém, também não da teologia da miséria. Pense assim. Você é um Justo, um filho de Deus. Na mão de quem o dinheiro será usado da melhor forma, na sua ou na do ímpio?

Faça bastante dinheiro e use isso para impulsionar a Igreja de Jesus, para cuidar bem da sua família, para ajudar o próximo, para impulsionar as coisas boas! Deus nunca quis que os cristãos fossem endividados (Rm 13:8)! 🏦

Na verdade, ele deseja que venhamos a criar uma plataforma de lançamento para nossos filhos e netos:

²²O homem bom deixa herança aos filhos de seus filhos. Provérbios 13:22. NAA.

Se você fosse morrer hoje, o que chegaria nos seus netos? Teria herança para deixar? Faz parte de ser uma pessoa boa, deixar herança!

E herança é o que? Propriedade privada. A Bíblia defende a propriedade privada e o bom uso dela. Inclusive, que o dono faça o que quiser com seus bens e dinheiro.

¹—Porque o Reino dos Céus é semelhante a um homem, dono de terras, que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha.

²E, tendo combinado com os trabalhadores o pagamento de um denário por dia, mandou-os para a vinha.

³Saindo por volta de nove horas da manhã, viu, na praça, outros que estavam desocupados

⁴e lhes disse: "Vão vocês também trabalhar na vinha, e eu lhes pagarei o que for justo."

⁵Eles foram. Tendo saído de novo, perto do meio-dia e às três horas da tarde, fez a mesma coisa.

⁶E, saindo por volta de cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam desocupados e lhes perguntou: "Por que vocês ficaram desocupados o dia todo?"

⁷Eles responderam: "Porque ninguém nos contratou." Então ele lhes disse: "Vão vocês também trabalhar na vinha."

⁸—Ao cair da tarde, o dono da vinha disse ao seu administrador: "Chame os trabalhadores e pague-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até os primeiros."

⁹Chegando os que foram contratados às cinco da tarde, cada um deles recebeu um denário.

¹⁰Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um.

¹¹Mas, tendo-o recebido, começaram a murmurar contra o dono das terras,

¹²dizendo: "Estes últimos trabalharam apenas uma hora, mas você os igualou a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia."

¹³—Então o dono disse a um deles: "Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não combinou comigo trabalhar por um denário?

¹⁴Pegue o que é seu e saia daqui. Pois quero dar a este último tanto quanto dei a você.

¹⁵Será que não me é lícito fazer o que quero com o que é meu? Ou você ficou com inveja porque eu sou bom?"

¹⁶—Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Mateus 20:1-16. NAA.

Embora o foco de Jesus nessa história não fosse o dinheiro, é interessante notar algumas realidades.

- O dono da vinha foi JUSTO ao cumprir o contrato e pagar o que foi combinado aos diaristas.

- Os empregados murmuraram, foram ciumentos ao reclamar que os outros ganharam mais.

- Não houve injustiça.

- Cada um faz o que quer com seus bens e as propriedades que tem.

- Podemos ser generosos e pagar mais do que a pessoa merece. Todavia, nunca mesquinhos a ponto de pagar menos do que o combinado.

Como cristãos, não compete a nós sermos invejosos! 🙍

¹⁷Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo. Êxodo 20:17. NAA.

Se alguém tem algo bom: ADMIRE, PARABENIZE! 👏

Imagine o que seria de Caxias do Sul se hoje fossem embora a Randon e a Marcopolo? Que bom que grandes empresas existem, que bom que muitos empregos estão sendo gerados. E quem sabe, a próxima grande empresa de nossa cidade possa ser a sua?

Esse planeta é bem grande, tem espaço para todos! Não estamos em uma equação de soma zero. Seja alguém que cria riqueza para a humanidade e que desfruta das conquistas para a glória de Deus investindo em valores do Reino. 🌐

A mulher virtuosa de Pv 31 é um grande exemplo de empreendedorismo e diversificação. Ela trabalhava duro em diversos negócios e gerava dinheiro para casa e riqueza para a sociedade.

Por fim:

⁸cada um receberá a sua recompensa de acordo com o seu próprio trabalho. 1 Coríntios 3:8. NAA.

¹²"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Apocalipse 22:12. NVI.

4. O Governo, os Impostos, a Moral e a Liberdade

A Bíblia advertiu que ter um governo grande e centralizador seria um problema para o país. 🏧

⁵Por isso, queremos agora que você nos constitua um rei, para que nos governe, como acontece em todas as nações. 1 Samuel 8:5. NAA.

¹³Tomará as filhas de vocês para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras.

¹⁴Tomará de vocês o melhor das lavouras, das vinhas e dos olivais e o dará aos seus servidores.

¹⁵Ficará com uma décima parte dos cereais e das uvas que vocês colherem, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores.

¹⁶Também tomará os servos e as servas de vocês, os melhores jovens e os jumentos de vocês, e os empregará no seu trabalho.

¹⁷Ficará com uma décima parte dos rebanhos de vocês, e vocês serão seus servos.

¹⁸Então, naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que escolheram, mas o Senhor não os ouvirá naquele dia. 1 Samuel 8:13-18. NAA.

O povo queria um rei. O profeta Samuel os adverte das terríveis consequências, inclusive do altíssimo imposto de 10% sobre tudo.

Segundo texto publicado no site do Ministério da Fazenda em 28/03/2025 17h36: “Em 2024, a carga tributária bruta (CTB) do Governo Geral (governo central, governos estaduais e municipais) foi de 32,32% do PIB”2.

Se esses são os dados oficiais, imagine qual é o percentual real dos impostos que pagamos hoje. Samuel inspirado pelo Senhor mostrou 10% como algo ruim (alto).

Esses foram alguns dos pontos centrais da Revolução Farroupilha: Impostos altos, governo centralizado, cerceamento das liberdades. 🏁

Vivemos em uma sociedade caída onde somos extorquidos e oprimidos por aqueles que deveriam nos proteger e auxiliar. Precisamos sim nos envolvermos na política, incentivando a eleição de governantes que tenham moral, ética e valores. Que não roubem, não aceitem suborno, não sejam corruptos, respeitem a liberdade e tenham valores bons. Falo sobre isso na mensagem “O Cristão e a Política” disponível no site e no YouTube.

Que Deus nos abençoe e pelo menos um de vocês possa concorrer na política. Precisamos de professores, médicos, mecânicos, cozinheiros e também precisamos de vereadores, prefeitos, deputados… Que levem à pauta valores de uma sociedade melhor! Não há político que salve o Brasil, mas, podemos torná-lo um pouco melhor. Quem pode salvar é apenas Jesus, todavia isso não significa que devemos ficar quietos e aceitar o governo de corruptos e imorais. Podemos ser atuantes nesse cenário e contribuir por eleições melhores. 🗳

Precisamos de governantes que entendam que existe uma diferença óbvia entre coisas boas e ruins.

²²Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem chamam mal; que fazem das trevas luz e da luz fazem trevas; que mudam o amargo em doce e o doce mudam em amargo! Isaías 5:20. NAA.

Tanto pela palavra como pela própria lei brasileira, a família e as liberdades individuais precisam ser preservadas. Somos o povo que defende a vida, desde sua concepção (Sl 139:13,16), a família com pai, mãe e filhos como base da sociedade e as liberdades, entre elas a de culto e a de expressão. 👪

Minha grande expectativa junto aos governos é que eles NÃO ATRAPALHEM o povo! Quando menos um governo atrapalha com regras inúteis, impostos abusivos, restrições à liberdade; mais esse governo está “fazendo o bem” à sociedade. Trabalhamos por um estado mínimo e eficiente, com líderes que entendam que são funcionários do povo e não donos dele. 📓

Conclusão3

chegamos a uma verdade transformadora: não somos chamados a nos amoldar aos padrões deste mundo corrompido, mas a ser agentes de mudança através da renovação de nossas mentes pelo poder do Espírito Santo. 🔄

1. A Paz em Prática

Nossa postura individual deve ser de pacificadores. A aplicação prática é clara: responda ao mal com o bem. Busque o diálogo, não a violência. Orem por aqueles que lhes perseguem. Defendam suas famílias com sabedoria, mas como indivíduos, sigam o exemplo de Cristo que não revidou. 🕊

2. Assistência Social em Prática

Equilibramos a compaixão com a responsabilidade. A aplicação prática é: apoiem quem não pode trabalhar, mas não sustentem quem não quer. Sejamos uma comunidade que restaura dignidade através do trabalho e da ajuda verdadeira, não do assistencialismo perpétuo. 🤝

3. Prosperidade e Propriedade em Prática

Rejeitamos tanto a teologia da miséria quanto o materialismo desenfreado. A aplicação prática é: trabalhem com excelência, multipliquem recursos com inteligência e usem sua prosperidade para impulsionar o Reino. Celebrem o sucesso alheio, pois a riqueza de um pode gerar empregos e bênçãos para muitos. 💼

4. Governo e Cidadania em Prática

Exercemos nossa cidadania com responsabilidade. A aplicação prática é: participem ativamente do processo político, defendendo a vida, a família e as liberdades fundamentais. Elejam líderes íntegros, lutando por um estado que não atrapalhe a vida das pessoas. Lembrem-se, no entanto, que nossa esperança máxima não está em sistemas humanos, mas apenas em Cristo Jesus.

Em resumo, o desafio é viver esses princípios diariamente. Que sejamos cristãos que fazem a diferença onde Deus nos colocou, transformando nossa cultura através do poder do Evangelho. Que a nossa vida seja a verdadeira conclusão desta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!