12/09/2025

Série Dons e Ministérios: MESTRES

Série Dons e Ministérios: Capítulo 5 - Mestres

🌟 Série Dons e Ministérios: Capítulo 5 - MESTRES 🌟

Introdução

Uma vez que as pessoas foram alcançadas no EVANGELISMO, consolidadas pelo PASTOREIO e mantidas sempre no propósito eterno através do PROFÉTICO; faz-se necessário que sejam edificadas, amadurecidas para que se tornem sólidas e resistentes aos desafios.

Uma das formas mais necessárias e desafiadoras para isso é o ENSINO, área explicitada pelos Mestres. Estes ajudam os cristãos a colocar raízes profundas na Palavra, para que, quando as tempestades da vida chegarem, eles, embora balancem, não venham a cair.

Em um mundo tão acelerado e com recursos tecnológicos cada dia mais fascinantes, estimular os cristãos a investirem seu precioso tempo em estudar e ensinar é um desafio e tanto. 🚀

Um exemplo clássico é a relação do cristão com a Bíblia. Embora falemos muito sobre “ler a Bíblia” ela mesma não tem essa instrução. Antes, o que lá se diz é para “meditarmos”. Os crentes hodiernos assistem vídeos curtos sobre a Bíblia, cortes de podcasts e de pregações. Alguns escutam a Bíblia em áudio, poucos de fato a leem e raridade mesmo são os que meditam nela dia e noite (Js 1:8). Então eu pergunto: Essa geração está preparada para enfrentar os dilemas da vida? 🤔

Não é à toa que temos um fluxo migratório intenso entre as denominações, inclusive com pessoas indo para seitas, neopaganismo ou simplesmente se tornando “desigrejadas”. Sem contar os que se dizem ateus, agnósticos e por aí vai.

A Bíblia já alerta há muitos anos.

⁶ O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Oséias 4:6. NAA.

¹⁴ …um povo que não tem entendimento corre para a sua perdição. Oséias 4:1. NAA.

O Cristianismo é uma fé extremamente documentada, organizada e palpável. Os cristãos praticamente fundaram o que temos como ciência moderna. Como agora, nós mesmos, abandonaríamos o conhecimento? Temos a obrigação de saber usar muito bem (2Tm 2:15) a nossa espada (Ef 6:17).

⁸ Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema. Gálatas 1:8.

Maomé acreditava ter visto um anjo e que este lhe entregou um novo ensino. Joseph Smith, disse ter visto um anjo que lhe deu um novo livro. Allan Kardec dizia ter conversado com espíritos e escreveu novas doutrinas. Porém de acordo com a Palavra de Deus se alguém pregar outro evangelho, ainda que seja um anjo, deve ser considerado um amaldiçoado, condenado. Todavia, como as pessoas vão saber disso se não conhecerem as Escrituras?

Cabe então aos Mestres, levantar um exército de apaixonados pelas Escrituras. Pessoas se apaixonem e conduzam outros tantos a esse amor. Isso requer tempo, dedicação e resiliência, afinal, é quase uma contracultura em um mundo e superficialidades. 💪

1. Você não é Burro 🧠

Uma das grandes pechas que se tenta colocar sobre a Bíblia é que ela é “difícil demais para ser entendida”. Isso é uma falácia. Você tem a mente de Cristo!

¹⁶ Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16. NAA.

Até as crianças judias do primeiro século decoravam porções enormes das escrituras. Se infantes conseguiam, nós também podemos! Além de capacidade natural, o Espírito Santo vai te ajudar nesse processo! Acredite, você é muito mais inteligente do que o mundo te convenceu. Não se amolde aos padrões desse mundo (Rm 12:2), tenha fé! 🙏

Será que Jesus nos cobraria algo impossível?

⁸ Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido. Josué 1:8. NAA.

⁶ Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. [De cor].

⁷ Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.

⁸ Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos.

⁹ E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas. Deuteronômio 6:6-9. NAA.

¹⁵ Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. ²¹ Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama… ²³ Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra… ²⁴ Quem não me ama não guarda as minhas palavras. João 14:15, 21, 23-24.

Acho que nesse ponto vale a reflexão: Será que nós amamos mesmo Jesus? 🤔

Você sabe a escalação da seleção brasileira e do seu clube, entretanto, não sabe o nome dos 12 apóstolos. Sabe o nome dos estados e capitais do Brasil e ainda não decorou o nome dos livros da Bíblia. Conhece o nome dos juízes do STF e não lembra de um juiz sequer da Bíblia.

Se Jesus é o seu Mestre, você precisa viver pelas Palavras d’Ele! Se Ele é o Amado de sua alma, precisa conhecer a linda carta de amor chamada Bíblia.

É estranho pensar que os cristãos pedem tanto: “Deus fale comigo!” E ao mesmo tempo não valorizem o que Ele já falou!

O Salmo 119, o maior da Bíblia é uma grande poesia exaltando a Palavra de Deus. A Bíblia além de linda é uma obra literária de uma perfeição incomparável e repleta de intertextos. Por isso a célebre frase: A Bíblia se interpreta pela Bíblia. 📖

Depois de ler a Bíblia quase todos os dias desde 2000 até hoje e estudá-la em diversas versões na língua portuguesa, cursar faculdade de teologia (inclusive grego e hebraico instrumentais) e me dedicar ao ministério desde 2007… Posso afirmar com toda a convicção de que versões que chegam até nossas mãos como a NAA e a NVT (entre muitas outras) transmitem com extrema fidelidade o que foi escrito nas línguas originais.

2. Quem são os Mestres 🎓

Além de obviamente Jesus ser O MESTRE, chamado assim (Rabi, Rabôni) por seus seguidores e até mesmo opositores na Bíblia, existem muitos outros mestres ao longo das Escrituras. O ensino sempre foi uma das figuras centrais tanto no AT como no NT.

Os mestres olham para baixo, bem para dentro do objeto de seu estudo, como se estivessem usando um microscópio. 🔬 Mesmo sendo o contraponto dos profetas (que olham com telescópio, para cima), padecem de um mesmo desafio: Não tropeçar naqueles que estão ao seu redor, enquanto estão focados em sua observação.

Os Mestres costumam ser bem focados em suas pesquisas a ponto de em alguns momentos agirem como se o que eles estivessem fazendo fosse a coisa mais importante do mundo e se não tomarem cuidado, podem acabar sendo um pouco grosseiros ou insensíveis com aqueles que estiverem ao redor. Alguns apresentam temperamentos melancólico e/ou colérico.

Os Mestres precisam estudar muito para não ensinarem heresias. Isso mesmo! O dom não acresce sobrenaturalmente o Mestre com todo o conhecimento. Ele recebe uma capacitação sobrenatural para compreender e ensinar aquilo que estuda. Entretanto, se não estudar, ou beber das fontes erradas sem uma vida sensível ao Espírito Santo, pode acabar doutrinando hereticamente os fiéis.

Um bom Mestre considera a Bíblia como a obra máxima do conhecimento e na unção do Espírito Santo, estuda outras fontes complementares para expandir sua visão e compreensão.

Quando ouvimos um Mestre ensinando, ficamos a pensar: “A Bíblia dele não deve ser igual à minha; como eu nunca tinha percebido isso”?

Ele fala da Palavra de Deus com um brilho nos olhos. Sua paixão é passar horas e horas estudando, meditando, refletindo, debatendo até escavar todos os aspectos possíveis de cada vírgula da Escritura. Quando alguém lhe faz uma pergunta, isso gera um fogo em seu espírito, pois eclode de seu interior prazer por ensinar. Não é exagero; o ensino gera de fato prazer ao Mestre. Jamais se contenta com o conhecimento básico. Exige os pormenores, as variantes, o contexto e muitas vezes recorre às línguas originais em que a Bíblia foi escrita. 🔥

Esse é um dos ministérios com o qual me identifico e compreendo um chamado e uma capacitação da parte de Deus para exercê-lo. Certa vez ouvi que nosso propósito está relacionado com os problemas que somos chamados a resolver ou ainda, com aquilo que nos irrita. Certamente a ignorância (no sentido de não saber algo específico) é algo que me incomoda demais e tanto o estudar como o ensinar me geram um prazer indescritível. Estudar Bíblia e ensiná-la são alguns dos maiores prazeres que tenho na vida.

Se fôssemos comparar os Mestres a um dos dedos, seria o mínimo. Não por ser o menor dedo, antes, por ser o mais minucioso e capaz de adentrar pelas pequenas brechas.

É difícil encerrar uma conversa com um Mestre. Ele sempre quer dar mais uma explicação, mais um exemplo ou ainda fazer uma indagação. Algumas vezes precisa ser lembrado que no muito falar há transgressão (Pv 10:19). Pois, como gosta de falar! Seus sermões às vezes são longos demais, tão compridos que dá até para pegar no sono. E não estou exagerando. Paulo (que também era Mestre, cf. At 13:1) pregou tanto, mas, tanto tempo que Êutico pegou no sono durante o culto (At 20:9), caiu do terceiro andar e aparentemente morreu! Mesmo assim Paulo virou a noite pregando (At 20:11)! Cruel? Não, apenas focado. Como sua mente é por deveras expandida, pode parecer prolixo aos ouvintes. Pedro, por exemplo, achava os escritos de Paulo muito profundos e em alguns trechos até complexos demais (2Pe 3:16).

Embora nem todos sejamos chamados a sermos Mestres (no sentido de ministério), há uma altura na caminhada da fé, na qual precisaremos alcançar um alto nível de conhecimento revelado da palavra.

¹² Pois, quando já deviam ser mestres, levando em conta o tempo decorrido, vocês têm, novamente, necessidade de alguém que lhes ensine quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus. Passaram a ter necessidade de leite e não de alimento sólido. Hebreus 5:12. NAA.

3. Jesus e os Mestres do NT ✝️

Jamais existiu ou existirá um Mestre como Jesus. A ponto de o Dr. Augusto Cury escrever uma série de 5 livros apresentando Jesus como O Mestre. Em Lucas, fica claro que Jesus não apenas foi, mas, ainda é o Mestre dos mestres.

²⁷ E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Lucas 24:27. NAA.

³² E disseram um ao outro: — Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras? Lucas 24:32. NAA.

Jesus foi capaz, de durante uma caminhada, explicar como toda a Escritura apontava para Ele. Não apenas isso, mas, de um modo que enquanto falava, seus corações ardiam. Ele “abria” o entendimento das pessoas a quem ensinava.

⁴⁵ Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24:45. NAA.

Já falamos um pouco a respeito de como Paulo era um Mestre. Na verdade, ele mesmo se considera assim (2Tm 1:11). Cremos que ele era um Apóstolo, porém, também foi chamado a ser Mestre. Paulo sistematizou a fé e foi usado pelo Espírito Santo para trazer revelações muito profundas acerca das Escrituras. Em Antioquia, Barnabé e Paulo trabalharam como mestres, ensinando durante um ano inteiro (At 11:26). Em Corinto, Paulo ensinou durante um ano e meio (At 18:11). Em Roma, Paulo ensinou por dois anos (At 28:31). Para Paulo, o ensino da Palavra de Deus era parte essencial e não algo complementar. Ele entendia a profunda necessidade dos santos conhecerem profundamente a Palavra de Deus.

Agora, se quisermos falar de um Mestre puro sangue, ou seja, de alguém que tinha esse ministério como ponto central de sua vida, esse alguém, com certeza, foi Apolo.

²⁴ Nesse meio-tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. ²⁵ Ele era instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. ²⁶ Apolo começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram falar, levaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus. Atos 18:24-26. NAA.

Nestes versículos podemos perceber o que já afirmamos anteriormente. Embora Apolo soubesse ensinar muito bem, desconhecia muitos detalhes da vida e obra de Jesus, ou seja, não conhecia toda a doutrina do cristianismo. Priscila e Áquila levaram Apolo não apenas para sua igreja no lar, mas o discipularam. Certamente, depois de receber essa base sólida, Apolo foi muito além de Priscila e Áquila no que tange ao conhecimento do Evangelho. Porém, esse período de discipulado foi essencial na vida e ministério do Mestre que pode seguir em frente.

²⁷ Quando ele resolveu percorrer a Acaia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos para que o recebessem bem. Tendo chegado, Apolo auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido; ²⁸ porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que Jesus é o Cristo. Atos 18:27,28. NAA.

Que tipo de ajuda Apolo poderia oferecer? Conhecimento! Um bom mestre sabe refutar ensinos heréticos, desmantelando pelo conhecimento todos os pilares das seitas. Chamamos essa área de “Apologética”. O Mestre pode fortalecer a Igreja, tornando os santos aptos para responder questionamentos e ajudando-os a amadurecer e não serem mais levados de um lado ao outro por doutrinas estranhas.

4. Os falsos mestres ⚠️

A Bíblia nos alerta para o perigo dos falsos mestres. Se por um lado, os falsos profetas podem causar grandes estragos, quase que imediatamente, no caso dos falsos mestres, a destruição pode ser ainda maior, só que a longo prazo. Uma vez que um falso ensino é instalado no coração de alguns irmãos, corre-se o risco de que ele se dissemine de forma viral e adoeça a Igreja de dentro para fora. Para se proteger dos falsos mestres a Igreja precisa ser ministrada pelos verdadeiros Mestres e equipada por estes para realizar a obra da educação e do ensino.

³ Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.

⁴ Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 2 Timóteo 4:3,4. NAA.

¹ Assim como surgiram falsos profetas no meio do povo, também haverá falsos mestres entre vocês. Eles introduzirão heresias destruidoras, chegando a renegar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. ² E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, o caminho da verdade será difamado. ³ Movidos por avareza, eles explorarão vocês com palavras fictícias. Mas, para eles, a condenação decretada há muito tempo não tarda, e a destruição deles não caiu no esquecimento. 2 Pedro 2:1-3. NAA.

Os falsos mestres, cedo ou tarde acabam se voltando contra as lideranças que estão sobre eles.

²⁹ Eu sei que, depois da minha partida, aparecerão no meio de vocês lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. ³⁰ E que até mesmo entre vocês se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás de si. ³¹ Portanto, vigiem, lembrando que, durante três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, cada um de vocês. ³² — Agora, pois, eu os entrego aos cuidados de Deus e à palavra da sua graça, que tem poder para edificá-los e dar herança entre todos os que são santificados. Atos 20:29-31. NAA.

Paulo, além de ensinar em público, ministrava um a um. E advertiu que surgiriam pessoas dispostas a torcer a verdade. Hoje, vemos muitos falsos mestres com doutrinas estranhas. Um evangelho moldado de acordo com as necessidades do cliente, do público-alvo. Ao ponto de que há mestres por aí afirmando que os tempos mudaram e hoje sexo antes do casamento é normal. Dependendo do lugar, pode até ser que seja comum, mas, isso não muda o fato de que continua sendo pecado! E não para por aí. Há falsos mestres para todos os gostos. Por isso é muito importante meditar na Bíblia e confiar nos líderes. É estranho ver ‘ovelhas’ que confiam mais nos mestres da internet e da televisão do que nos líderes da igreja local. Isso é no mínimo uma deslealdade, além de uma grande brecha para a confusão. Por isso é tão importante ouvir Mestres que estejam alinhados com a Palavra e tenham o respaldo dos líderes da Igreja.

Caso haja indícios de que um ensinamento está sendo transmitido na Igreja não está correto, será importante procurar o ensinador e confrontá-lo (no bom sentido e com todo o respeito) com os textos Bíblicos (Mt 18:15ss). Caso isso não resolva o problema, pode-se procurar o líder do líder (líder em nível superior). É bem normal que nestes casos, a pessoa que percebeu o suposto equívoco, entenda que na verdade ela que havia compreendido mal. Porém, existem casos onde, de fato, o ensinador estava equivocado e humildemente deverá se retratar por isso.

5. Os recursos do Mestre 🛠️

Quando Deus dá um Ministério, Ele também capacita o ministro com ferramentas para a execução de sua missão. No caso dos mestres, através da análise Bíblica e observação empírica chegamos a uma lista com os dons comumente manifestados. Claro, essa lista não é uma regra, muito menos uma doutrina.

Dons Extraordinários (1Co 12:4-11): Palavra de Sabedoria; Variedade de Línguas.

Dons Complementares (1Co 12:28; Rm 12:6-8): Administração / Governos; Ensino.

A Palavra de Sabedoria pode se manifestar na vida de um Mestre na forma de capacitação e revelação sobrenaturais para estudar e ensinar a Palavra.

Através do Dom de Línguas, o Mestre pode edificar a si mesmo e tornar-se alguém melhor.

Alguns mestres se apresentam como bons Administradores; para isso é importante tratarem seu temperamento que muitas vezes é colérico melancólico.

Obviamente o dom complementar de ensino está presente da vida dos mestres. São sobrenaturalmente capacitados para isso.

Para alguns, ver os outros ministros realizando muitos sinais e maravilhas pode ser um motivo de insatisfação. Porém, o mestre precisa entender que sua tarefa, embora atraia menos holofotes, é importantíssima e necessária ao Reino.

Conclusão 🌟

Meus irmãos, depois de tudo o que vimos sobre o ministério dos Mestres, precisamos transformar esse conhecimento em prática.

Você não é burro. Não aceite a mentira de que a Bíblia é difícil demais ou que você não tem capacidade de entendê-la. Você tem a mente de Cristo! Então, comece hoje mesmo a se dedicar à leitura, meditação e memorização da Palavra. Não se contente em apenas ouvir mensagens rápidas nas redes sociais. Reserve tempo diário para a Escritura. Quem ama a Jesus guarda as Suas palavras.

Talvez você não tenha recebido o chamado específico para ser Mestre, mas todos somos chamados a amadurecer no conhecimento da Palavra. Valorize e honre os Mestres que Deus tem levantado na Igreja, aprenda com eles, faça perguntas, anote, estude depois em casa. E se você sente essa inclinação em sua vida, abrace-a com zelo, disciplina e humildade.

Lembre-se: o maior Mestre é Jesus! Ele ainda hoje abre o nosso entendimento e faz arder o coração daqueles que O ouvem. Busque em oração que o Espírito Santo seja o seu verdadeiro Mestre e permita que Ele use homens e mulheres capacitados, como usou Paulo e Apolo, para expandir o seu conhecimento. Aplique o que aprende, porque ensino sem prática gera apenas orgulho.

Tenha discernimento! Compare todo ensinamento com a Bíblia. Se algo não bate com a Palavra, rejeite. Não se deixe seduzir por discursos bonitos, modernos ou adaptados aos “novos tempos”. A verdade é eterna. Seja fiel aos líderes que Deus colocou sobre sua vida e não caia na armadilha de seguir pregadores da internet sem filtro bíblico e sem responsabilidade pastoral.

Valorize os dons que Deus derrama sobre os Mestres, ainda que não sejam tão “vistosos” quanto os de sinais e maravilhas. O ensino firme e consistente é o que mantém a Igreja de pé em meio às tempestades. Ore pelos Mestres da Igreja, para que sejam cheios do Espírito Santo, sábios no estudo e humildes em seu caráter.

Se quisermos uma Igreja forte, madura e perseverante, precisamos valorizar o ensino e os Mestres que Deus levantou. Você, como discípulo, precisa assumir a responsabilidade de aprender e praticar a Palavra. Hoje o Senhor te chama a sair da superficialidade e a mergulhar fundo nas Escrituras. A decisão é sua: vai ser apenas consumidor de mensagens rápidas ou discípulo que mergulha na Palavra e se torna sólido como rocha? 🪨

📖 Ame a Bíblia.

🙏 Ore por discernimento.

🎓 Valorize os Mestres.

🔥 E acima de tudo, siga o Mestre dos mestres: Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!