segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Gideão e a Teologia da Prosperidade

Olá meus amados leitores, quero recapitular de forma rápida e superficial a vida de Gideão para em seguida analisarmos alguns modismos que tem afligido a Igreja.

Jz 6. 15 “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.”

Gideão começa sua saga de forma muito humilde. ‘Eu sou o menor dos menores!’ “Eu não tenho capacidade para fazer isso!” Era um homem valoroso e Deus o chama para uma tarefa muito importante. Os inimigos haviam subjugado a Israel de tal forma que toda a produção era saqueada pelos midianitas. Então o Senhor chama este homem e lhe dá uma incumbência: “Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas...” Jz 6.14.

Em Jz 6.25-27 vemos que o Gideão derruba o altar de Baal e o poste ídolo, mata o boi de seu pai e oferece sacrifico ao Senhor! Ele era conta a idolatria! Por isso até o apelidaram de inimigo de Baal. Era um homem justo e temente ao Senhor. Este feito trouxe muita ira no coração dos idólatras contra Gideão. Depois disto, temos os famosos testes da lã. Lã molhada, lã seca... Jz 6.36ss. Falamos tanto destes testes que às vezes esquecemos que antes de fazê-lo ele foi corajoso servo do Senhor que se levantou contra o pecado!

Gideão sai em uma saga que daria um filme para Hollywood. Veja o exército que Gideão levou para enfrentar os poderosos midianitas.

Com apenas 300 homens, na força do Senhor, Gideão enfrenta um poderoso exército que os havia humilhado todo o povo durante sete anos! E quando o seu próprio povo se revolta contra ele, age com sabedoria, admitindo sua pequenez Jz 8.2. Assim a maravilhosa história de Gideão acaba, e começam seus desatinos.

“Disse-lhes mais Gideão: Um pedido vos farei: dai-me vós, cada um as argolas do seu despojo (porque tinham argolas de ouro, pois eram ismaelitas)”. Jz 8.24.

Gideão, o humilde homem, agora pede para si um presentinho por sua campanha militar. Esse não era o problema, mas sim o que ele viria a fazer com esse ouro. Jerubaal, o inimigo da idolatria, que libertou o povo na força do Senhor, junta o ouro e...

“Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal e a pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ela; a estola veio a ser um laço a Gideão e à sua casa”. Jz 8.27.

E tudo voltou ao que era. Qual era o principal interesse de Satanás? Que Israel lhe tivesse por deus, através da idolatria! Na cabeça dos povos da época, quem vencia as guerras tinha um deus mais poderoso. Os Israelitas venceram a guerra e os povos viram que o Senhor é ‘o mais poderoso’. Mas de que adiantou isso aos Hebreus se continuaram adorando a Satanás? Quando Deus chamou Gideão, mandou destruir um centro de idolatria e depois libertar o povo. Agora Gideão constrói outro centro de idolatria e ‘todo o Israel’ ali se prostituí (pratica idolatria).

É muito triste, quando vemos homens que no início de seus ministérios combatiam a idolatria, guerreavam contra tudo aquilo que afronta o Senhor e hoje, estão tornando-se idólatras. Combatiam/combatem muitos ídolos, mas tem se prostrado aos pés da ganância, do dinheiro, da fama, do ego, dos modismos!

Pregam, expulsam demônios, livram as pessoas do ‘mundo’ e as levam para a Igreja. Ensinam que não devem adorar imagens, que não devem ser viciados... Libertam o povo dos ‘midianitas’ e de ‘Baal’ mas os conduzem em uma adoração ao ‘Dinheiro’. Entendem? As pessoas olham e dizem “a Igreja Evangélica está crescendo”. Sim, tão certo como Israel venceu os midianitas. Mas o Satanás, o real adversário, bate palmas, como bateu para Gideão quando este falhou! Porque é vantagem ao inimigo, que pensemos que estamos ‘bombando’, vencendo, quando na verdade estamos nos destruindo!

Lúcifer ama certos ‘avivalistas’ e ‘avivamentos’ que tem acontecido por ai! Há alguns dias fiquei abismado ao assistir um pequeno vídeo na internet. Nem tive corajem de colocá-lo no blog, pois é blasfemo. Um pastor falava sobre outro que estava ‘no espírito’ e não pregava a Bíblia há 3 meses! Apareciam imagens de tal homem virando cambalhotas e dando gargalhadas. Isso não é avivamento, são as portas do Inferno! Eu fiquei com nojo daquele vídeo! Nojo! NUNCA o espírito santo faria um pastor ficar virando cambalhotas e rindo dentro da igreja por 3 meses sem pregar a Palavra quando lá fora existem bilhões de pessoas caminhando na direção do inferno! Como diz John Piper, não podemos desperdiçar o púlpito!

Hoje li um belíssimo artigo no Voltemos ao Evangelho, que falava sobre os ‘dons’ que Deus derrama nos bastidores. Deus de fato levanta pessoas para estudar a palavra, legendar pregações, garimpar exegeticamente os textos... Isso faz parte do avivamento! Por favor, vamos nos policiar, ajudar uns aos outros para que nós não caiamos também! Fiquemos, pois, atentos. Para o mundo, quem tem mais dinheiro, saúde e carros, tem o deus maior! Mas de que vai servir provar ao mundo que temos o deus maior, se apenas estamos mudando o tipo de idolatria ao invés de eliminarmos ela de nosso meio? Não precisamos mostrar ao mundo quem tem o deus maior, porque o DEUS único e verdadeiro nos tem, e com ELE ‘ninguém pode’! Deixo as palavras de Paulo como apêndice desse estudo.

2Co 6.4-8

Pelo contrário, em tudo mostramos que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, os sofrimentos e as dificuldades. 5Temos sido chicoteados, presos e agredidos nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer. 6Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro, 7pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus. Por vivermos em obediência à vontade de Deus, temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender. 8Somos elogiados e caluniados; alguns nos insultam, outros falam bem de nós. Somos tratados como mentirosos, mas falamos a verdade;

4 comentários:

  1. Fala meu irmao. A palavra de Deus é poder para transformação do homem. nao precisa dessas loucuras para ser avivada. ela é a fonte de todo o avivamento. tenho pena desses homens que trocaram o pão do céu pelo pão que o diabo amaçou.

    grande abraço
    Guilherme Alexandre.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Barbara Goes, supervisora de conteúdo do portal Gospel+ (www.gospelmais.com.br).

    Olhando seu blog percebi que temos o objetivo mútuo de servir a Deus e ajudar os irmãos em cristo com conteúdo edificante que os ajude a se informar sobre o mundo cristão. Por termos o mesmo objetivo creio que podemos trabalhar juntos e servir cada vez mais e melhor ao nosso Pai.

    Por isso gostaria de pedir que colocasse um link simples para o Gospel+ (endereço: www.gospelmais.com.br) na lateral de seu blog e assim nos ajudar a continuar servindo a Deus.

    Como não cobramos pelos serviços prestados ao povo de Deus, nós vivemos de reconhecimentos e ajuda de outros. Por isso que pedimos como irmãos em cristo essa simples ajuda.

    Que o Pai te abençoe.

    Att.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bárbara Góes. Paz do Senhor seja contigo. Fico muito feliz por sua visita e seu pedido de apoio. Visitei o Gospel+ e não encontrei um banner padrão, então peguei uma das imagens de lá e coloquei o link na barra lateral de meu site conforme seu pedido. Também me cadastrei. Se precisar de mais alguma coisa, basta entrar em contato por contato@sbkauer.com . Um abraço, Sidinei.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Pr. Guilherme! Que prazer tê-lo aqui! Quando vai rolar o artigo? Saudades meu irmão, grande abraço!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!