terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Um pouco sobre o Espírito Santo


Quando Ananias mentiu ao _________________ , Pedro  o repreendeu pois não tinha mentido à homens mas a ____________. At 5.3-4. Vemos então que o Espírito Santo é _________________.
Quando batizamos pessoas, fazemos isso para Deus. E por isso batizamos em nome do __________ do _________________ e do ______________________________________. Mt 28.19.
A Bíblia utiliza pronome Pessoal para se referir ao Espírito Santo. Quando nos referimos a um objeto, dizemos: Isto, aquilo, isso... Porém quando nos referimos a uma pessoa, usamos: Ele, tu, nós... Veja Jo 14.17.
A Bíblia se refere ao Espírito Santo como: (   ) Uma coisa/objeto. (   ) Uma pessoa.
Algumas seitas dizem que o Espírito Santo é uma energia, como a que usamos para ligar uma lâmpada. Isso é blasfêmia, é como dizer que não há diferença entre Deus e uma pedra.
O Espírito Santo fala conosco. At 28.25. E fala através de os discípulos (nós). Mt 10.20. O Espírito Santo nos conduz. Mt 4.1.
O Espírito Santo pode: Sentir (Ef 4.30); Consolar (At 9.31); Pensar (Rm 8.6); Falar (At 13.2); Orar (Rm 8.28); Ensinar (Jo 14.26); Exercer Sua vontade (1Co 12.11); Proibir (At 16.6) e fazer milagres (At 19.6)[1].
Todos os dons são dados por decisão do Espírito Santo. Ele distribui os dons como deseja e no momento que determina. 1Co 12.11.
Devemos buscar ao Espírito Santo e pedir seus dons 1Co 12.31.
Quando entregamos nossas vidas para Jesus, Deus passa a morar em nossos corações na Pessoa do Espírito Santo. Se uma pessoa não é habitada por o Espírito Santo ela não pertence a Deus Rm 8.9-11.
Além de habitar no coração daqueles que entregam suas vidas para Jesus, o Espírito Santo deseja nos dar o seu batismo. Assim como entregamos nossa vida para Jesus e depois somos batizados nas águas, assim o Espírito primeiro habita em nós e depois nos batiza com seu Fogo. O primeiro Batismo no Espírito Santo foi o de Jesus (Mt 3.16). Jesus não fez nenhum milagre antes de ser batizado com o Espírito Santo, porém depois, os sinais o seguiam e devem nos seguir também Mc 16.17-18. Jesus quer que seus discípulos sejam Batizados com o Espírito Santo At 1.4-5. Ora, se Jesus deseja que sejamos Batizados com o Espírito Santo, o mínimo que devemos fazer é desejar também e busca-lo!
Depois de Jesus, seus discípulos também receberam o Batismo no Espírito Santo, vejamos alguns batismos no Espírito Santo.
1.                      Os Apóstolos no cenáculo. At 2.
2.                      Os gentios na casa de Cornélio At 10.4ss
3.                      Os Efésios At 19.6-7.
Faça uma analise e escreva o que houve em comum em todos estes episódios:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Concluímos então que o Espírito Santo é Deus, uma das 3 pessoas da Trindade com quem podemos nos relacionar. Podemos conversar com o Espírito Santo. Devemos desejar Seu Batismo, pois Jesus deseja que o recebamos.
Foi através do Batismo do Espírito, da intimidade com Ele e a busca de um constante enchimento que Jesus, os apóstolos e os cristãos ao longo dos anos tem ganhado vidas, expelido demônios, curado os enfermos e feito tantos outros sinais.




[1] O Cajado do Pastor, Word Map, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!