segunda-feira, 18 de março de 2013

Fervor Bíblico

     Paulo encontra Priscila e Áquila e começa a discipulá-los. Iniciaram uma célula. Paulo, Priscila e Áquila. Depois de prepara-los, outros discípulos de Paulo chegam e então Paulo sai a pregar. Quando muda de cidade, levou junto aqueles preciosos líderes e deixou-os em Éfeso. Ali eles iniciaram novamente uma célula em sua casa.


Então surge Apolo. Atos 18-24-28.
Apolo era um homem culto, profundo conhecedor da Palavra, pregador eloquente e fervoroso. Sua pregação era contundente e correta, porém incompleta. Os experientes líderes de célula, Priscila e Áquila o levaram para sua célula e o edificaram. Depois disso, Apolo cresceu tanto no Senhor que as pessoas chegavam a comparar quem era maior, Paulo ou Apolo.
Quero lhes falar a respeito de fervor! Apolo era fervoroso no Espírito!
Só de ouvir esse nome, Apolo, já sinto algo diferente. Foi dado a um grande homem de Deus. Naqueles dias, o símbolo do conhecimento e da ciência estava no continente Africano. Lá, no Egito, estava a cidade de Alexandria com sua fabulosa biblioteca. Tudo indica que o próprio Lucas, discípulo de Paulo e escritor do Evangelho que leva seu nome e Atos, tenha estudado no Egito, pois uma elite intelectual morava naqueles arredores.
Apolo tinha as portas do mundo abertas para ele. Com certeza tinha cesso a tudo que se pode imaginar. Para o mundo da época, o que Apolo tinha era mais do que hoje para nós uma internet banda larga, mais do que estar no campos da USP ou da URGS. Era como crescer em Harvard ou Oxford.  Ou ainda crescer dentro da Microsoft ou Google.
Muitas pessoas dizem que cristãos são cristãos porque não tem conhecimento. Pois bem, ai está Apolo, que tinha acesso ao mais profundo conhecimento da época. O verdadeiro e sincero conhecimento nos leva para perto de Jesus. Jesus é a verdade. Se algo não te leva para perto de Jesus, desconfie!
E infelizmente, até alguns cristãos chegam a dizer que cristão do Reteté é assim porque não tem conhecimento, não tem teologia. Pois eu lhes apresento Apolo. Apolo tinha conhecimento, tanto das escrituras, como teológico, mas também cultural e secular. Paulo com certeza foi uma das mentes mais brilhantes de toda história da humanidade, mas Apolo, no geral, o superava em conhecimento.
Eu quero te contar uma coisa meu querido. Sempre fui destaque onde estudei. Já li muita coisa, já tive acesso a muita informação. E cada vez mais eu vejo que preciso, que necessito do fogo do Espírito Santo ardendo em meu coração! Cresci em uma igreja tradicional e tinha em minha mente sofismas provenientes da mesma. Comecei a visitar uma Assembleia de Deus e ali o conhecimento tradicional europeu que eu havia recebido foi confrontado com a tradição pentecostal. Examinei os dois mundos que me cercavam pela escritura. Comecei a ver um povo que buscava um tal de “batismo no Espírito Santo” como algo muito importante. E quando eu o recebi, repreendi, achando que as línguas estranhas que saiam da minha boca era obra de Satanás. Comecei a estudar mais a fundo as escrituras e ver que tudo aquilo provinha do Senhor. Um outro povo, que se diz igreja começou a querer me doutrinar e mostrar que aquilo não vinha de Deus, que não era bíblico. Seus argumentos não me foram convincentes. Mais outro pessoal, começou a querer me dizer que as coisas que estavam acontecendo em minha vida tinham a ver com “vidas passadas”. Tal argumento também não me trouxe paz.
Começamos então uma busca pelo Espírito Santo. Queríamos adentrar a fundo e viver tudo aquilo que a Escritura falava. Queríamos viver o Atos dos Apóstolos pra agora! Pra hoje! E nos dedicamos em vigílias, em jejuns, cultos, pregações, retiros, discipulados, células... No atiramos de cabeça no Espírito Santo! E ele nos pegou de jeito! Cada acontecimento era motivo para conversarmos, para subir o monte, para sairmos orando de madrugada ou fazer quilômetros para congregar, fosse a pé na chuva, de moto no frio, ou de fusca superlotado.
Sai do meio daquele movimento pentecostal Bíblico e cai numa faculdade teológica. Tive acesso a opiniões das mais diversas. Professores estrangeiros, de denominações diferentes, de linhas teológicas diferentes. Colegas pastores de diversos ministérios. Uma miscelânea completa. Era um tal de “no grego” pra cá e “no hebraico” pra lá, e professores querendo que lêssemos em inglês, espanhol e alemão. Uma conversa sobre contexto, etimologia, práxis... Pessoas rindo de minha fé Pentecostal.
Mas vidas foram sendo salvas ali até hoje tenho meu cartão de visitas, filhos na fé gerados por esse maluco que crê no Poder do Espírito Santo para transformar vidas e não só elas, mas também toda a realidade ao redor. Quem crê nisso, glorifica ao Senhor! Vá atrás, visite as cidades onde já morei depois de ter me convertido e em todas elas eu te mostrarei pessoas que foram transformada por pelo poder do Espírito Santo através de minha vida.
E aqui estou eu. Morando nesta cidade desde fevereiro de 2011. E eu tenho certeza que pelo menos uma vez sua vida foi impactada por Deus através de mim. E se isso ainda não aconteceu, te prepara porque você não sai daqui hoje sem ser impactado pelo Espírito Santo! Se quer guardar uma recordação de mim, espero que seja a recordação de um homem cheio do Espírito Santo!
Creia no poder do Espírito Santo. Abra sua boca, mova seu corpo e seja fervoroso!
Apolo cresceu como Judeu. Mas ficou sabendo sobre o Caminho de Jesus. Ele não era nenhum tolo. Sendo Judeu e conhecendo completamente as Escrituras, logo percebeu que Jesus era o Messias, o Salvador prometido. Saiu mundo a fora anunciando com muito fervor as Boas Novas. Sua pregação era incisiva e precisa. Conhecia o que chamamos de Antigo testamento com muita precisão. E como o AT revela Jesus, sua pregação era contundente.
Porém, faltava-lhe algumas coisas mais... Por isso, Priscila e Aquila, os fazedores de tendas, o aperfeiçoaram no Senhor. O tornaram um homem melhor ainda. Como assim, curtidores de couro aperfeiçoarem o grande Apolo? Isso é discipulado, uma transferência de vida espiritual que Apolo precisava para regar seu conhecimento e direcionar seu fervor.
Apolo poderia debater com qualquer pessoa sobre qualquer assunto. Tudo indica que era invencível em debates. Mas Apolo persuadia ATRAVÉS DA ESCRITURA! Assim é um verdadeiro cristão fervoroso!
Não adianta ficar dizendo que é do Reteté, que é louco por Jesus, que é fervoroso. Um verdadeiro fervor no Senhor é a ligação de uma paixão intensa, de um fogo impetuoso, com uma dedicação e fidelidade a escritura. Apolo era expressivo e FERVOROSO, cheio do Espírito Santo e profundíssimo conhecedor das escrituras.
Gerações são impactadas é pela Glória de Deus e não por homens poderosos.
Viajando por toda parte, Pedro foi visitar os santos que viviam em Lida. Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos. Disse-lhe Pedro: "Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama". Ele se levantou imediatamente. Todos os que viviam em Lida e Sarona o viram e se converteram ao Senhor. Atos 9:32-35.

Até a sombra de Pedro e Paulo curava os enfermos. Até os lenços e aventais de Paulo eram usados pelo Espírito Santo para trazer cura. At 19.12.

Felipe foi transladado, estava em um lugar, evangelizou e batizou um homem e Deus o transladou, ou seja, o fez desaparecer do lugar onde estava e aparecer em outro! At 8.39-40.
Certa vez os discípulos de Elizeu estava cortando árvores na beira de um rio e o ferro do machado voou. Elizeu jogou um pau na água e o ferro do machado boiou!
Conta-se que Charles Finney ao passar de trem por uma determinada cidade, a unção que estava em sua vida comoveu os homens que bebiam em um bar. Atônitos, eles correram até uma igreja, onde chorando copiosamente, entregaram suas vidas ao Senhor. Ele apenas passou de trem.[i]
Um dia pregando, Marco Feliciano bateu a mão sobre o púlpito de acrílico projetado para suportar toneladas e o púlpito quebrou!
Reinhard Bonnke em uma campanha reuniu 6 milhões de pessoas em uma campanha na Nigéria! Qual a estratégia dele? Ele chama de Evangelismo por fogo! Sem o fogo do espírito Santo vidas não são transformadas! Em uma de suas campanhas, uma mulher foi ao necrotério, roubou o corpo do seu falecido marido, carregou e o colocou debaixo da plataforma sobre a qual Bonnke pregava. Irmãos se reuniram ao redor e começaram a orar. O homem ressuscitou! Em suas campanhas é normal surdos ouvirem, paralíticos andarem e cegos enxergarem.
David Younggi Cho tomou uma criança aleijada, jogou no chão, pulou sobre ela até quebrar os ossos das pernas. Depois segurou pela mão e saiu correndo... A crianças estava 100% curada!
Eu sei do que eu estou falando! Já me deram socos que passaram por dentro de mim, já atravessei de carro por dentro de uma árvore sem me chocar com ela, já vi o chão pegar fogo, chuva de estrelas cadentes, já vi a Glória de Deus se manifestar através de um luz poderosa, ouvi a música do céu... Já fui levado em visão a África e ao Alaska para pregar, já entreguei muitas profecias e já vi muitas sendo cumpridas. Já vi morte e ressureição pessoalmente! Já vi e ouvi mudo voltar a falar! Não falo de coisas de minha imaginação, conto do que fui testemunha ocular!
Eu creio no poder do Espírito Santo! Eu creio no poder do Espírito Santo! E ser cheio desse Espírito maravilhoso é tudo que eu quero!


[i] http://www.ebdareiabranca.com/CidadCrist/Licao09CCAjuda2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!