quinta-feira, 13 de junho de 2013

Consolidação: Estabelecendo realidades que permanecem

Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos! Salmos 90:17 NVI

Introdução.
Boa noite. Graças a Deus é uma alegria poder estar aqui novamente ministrando a palavra de Deus para vocês. Graças a Deus mesmo! 
 Baixar mp3: 4shared mediafire
Baixar TADEL EXPRESS:
Baixar Slides: mediafire

 

    Não sei se vocês sabem mas muitos pastores se entristecem, se deprimem, quase choram quando chega a hora do culto. E sou sincero com vocês, algumas vezes eu mesmo já tive esse sentimento. Mas isso é passado! Por isso eu repito, graças a Deus é domingo, graças a Deus pela honra que tenho de poder estar aqui ministrando a Palavra para vocês. Hoje, de fato é um prazer estar aqui, um prazer ser o pastor desta Igreja. Afinal, não é mais a mesma Igreja que era quando cheguei aqui. É sem dúvida alguma, uma nova Igreja, aleluia!
As células estão funcionando, muitos discipulados começando. Estamos nos entendendo, buscando a Deus te todo coração... Por isso, nesta noite quero lhes falar deste verso, que nos ensina um princípio muito importante para que, não somente sejamos uma Igreja nova e viva hoje, mas, continuemos o processo de renovação e avivamento, ganhando multidões e cuidando bem delas.
Chama-se ‘consolidação’. O princípio da consolidação é essencial para que tudo vá bem. Outras versões usam ‘confirma’ a obra de nossas mãos e ainda a TB ‘estabelece’. Neste versículo a graça, formosura, beleza, bondade de Deus estabelece, confirma para e sobre nós a obra de nossas mãos.
Muitos bons movimentos de renovação surgiram ao longo dos anos. Em todos, um dos maiores problemas foi a falta de continuidade. Consolidar é firmar, estabelecer de forma sólida, concretizar. É visível que o que Deus está nos dando como Igreja é um diferencial para toda cidade. É visível que toda a Seara, toda a ALIA, está recebendo de Deus avivamento em todos os aspectos. Como é bom ver os jovens no TADEL a alegria nas células, pessoas entregando seus corações para Jesus. Mas tudo isso poderia se perder com o tempo, caso não houvesse consolidação. Sem consolidação, os grandes momentos e movimentos, se tornam apenas parte do passado e não agentes vivos e ativos hodiernos.
Não, eu não quero um dia olhar para trás e dizer que tudo que fiz foi em vão. Não desejo voltar para Cristal e ver que tudo isso que estamos vivendo foi um bom momento, uma boa fase que veio e passou, deixando boas lembranças mas descontinuado. Isso não serve para mim. E se teu projeto é apenas viver um bom momento aqui, mas depois jogar tudo para o alto, pegar novamente seu barquinho de pesca como fez Pedro e voltar para sua vida antiga, meu querido, então você ainda não está consolidado em uma visão de sucesso. Pode até ser que uma pessoa assim tenha sucesso, porém será um ‘sucessinho’, nunca um sucessão! Pois sucesso verdadeiro deixa sucessores, e onde existem sucessores, ali há ‘sucessão’ em duplo sentido!
Não quero treinar os discípulos de Jesus confiados a mim para que vivam o que estão aprendendo por um ou dois anos. Quero confiar a vocês o que a mim foi confiado para que por sua vez vocês transmitam isso a homens fiéis e idôneos, capazes de transmitir a outros 2Tm 2.2.
Por tudo isso e mais muito disso: É tempo de consolidar. Tempo de estabelecer, concretizar, firmar a visão, o estilo a maneira de viver que Deus nos tem dado. Consolidar o amor, o cuidado a alegria e a fé. Consolidar uma maneira de olhar para a vida cheia de fé, sonhos, perspectiva e ação.
Queremos ser uma Igreja que vive de fé em fé e não apenas de momentos de fé, não apenas de circunstâncias! Mais do que ser uma nova geração que um dia será a velha geração, mas a nova geração que estabelece as seguintes! Interessante que o verso mostra Deus consolidando para nós a obra de nossas mãos. É como se Deus estivesse dando seu aval, cooperando com a obra que nós estamos fazendo!
Creio de todo coração que o que estamos trabalhando para edificar é o Reino de Deus e podemos dizer: Estabelece, consolida para nós a obra de nossas mãos! Afinal nossas mãos estão trabalhando para edificar o Reino de Deus, através das MDA’s, os discipulados um-a-um, que edificam nossas células, elas então constroem esta Igreja Local que forte e sadia edifica a Igreja Mundial de Jesus e tal, Edifica o Reino de Deus. Aleluia. Sim, contamos com o favor de Deus. As mãos do Todo-Poderoso estão sobre nós para concluir as obras que Ele nos deixou a realizar!
1. Consolidar Vidas.
Está muito claro que é ‘Evangelizar ou Morrer’, precisamos ganhar vidas. Porém, não apenas ganha-las para Jesus levando-as a fazer uma oração recebendo Jesus como Senhor e Salvador. Inclui também consolidá-las. Conduzir essas pessoas a um discipulado profundo. Cuidar, curar, amar, integrar. Não queremos gerar filho e depois deixá-los morrer por ai. Queremos sim um evangelismo ‘agressivo’, mas um evangelismo responsável que inclua uma consolidação eficaz.
Uma das maneiras mais eficazes de consolidar alguém é através da integração. Auxiliar a pessoa a sentir-se um peixe dentro d’água. Integrar o novo membro da fé na comunhão diária da Igreja. Mostrar que ser um cristão é bom demais!
2. Consolidar o TSD.
Chega de inconstância. Não queremos ser daqueles que por alguns dias, por exemplo depois de um retiro, são super espirituais e dedicam muito tempo sozinho com Deus, porém os dias passam e o TSD volta a ser de baixa qualidade. Não mesmo! Nosso Tempo Sozinho com Deus deve ser diário e com muita qualidade. Uma relação de intimidade profunda com Deus. É tempo de consolidar o TSD. Chega de ‘fases boas com Deus’! É tempo de vida integral, diária com o Espírito Santo.

3. Consolidar a Meditação na Palavra.
De certa forma, também faz parte do TSD. Meditar na Palavra não deve ser apenas algo a ser feito quando precisamos levar uma palavra, ou quando o líder da célula nos dá alguma tarefa. A Bíblia não é um livro de receitas que você abre na página desejada cada vez que precisa fazer um bolo de cenoura. A Bíblia é a Palavra de Deus que nos conduz e ilumina, sim ela tem resposta para tudo, mas não deve ser apenas lida como ‘a solucionadora’ mas como a voz de Jesus para nós, tanto nas questões em que estamos buscando uma resposta como também naquelas que achamos que está bom e não precisam de mudanças.

4. Consolidar a Visão.
O Espírito Santo nos deu a honra de viver as verdades Bíblicas através do Modelo de Discipulado Apostólico. É tempo de deixar de lado qualquer rebeldia no coração e crer de fato que se os anjos da Igreja, os pastores a nível nacional, regional e local receberam do Espírito Santo essa direção, devemos seguir como ovelhas fieis. Consolide isso bem forte em seu coração. Duas visões é ‘di-visão’. Pois “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá”. Lc 11.17. E nós não iremos cair, iremos avanças unidos em uma mesma visão aleluia!

5. Consolidar as MDAs.
As Micro-Células de Discipulado Apostólicos precisam estar funcionando muito bem. Se as MDAs não fluem, os membros não crescem e pessoas estagnadas geram uma igreja que não cresce. Se queremos e com certeza queremos ganhar multidões e cuidar bem delas, precisamos crescer na seriedade com a qual encaramos os discipulados. Isso não é brincadeira. Precisamos realmente cuidar bem de nossos discípulos e nos deixar cuidar por nossos discipuladores. Sermos o máximo transparentes para com eles e honrá-los em tudo.
Valorizar cada encontro. Não ficar desmarcando sem um motivo sério. Não ficar se esquivando, mudando de assunto para não precisar tratar certas áreas... Os discipuladores são também homens e é natural que tirem mais tempo de oração e cuidado com aqueles que lhes honram e procuram mais.
6. Consolidar as células.
As células com toda certeza não são apenas ‘uma área’ da Igreja. As células são o verdadeiro coração da Igreja local. Isso precisa estar muito bem firmado, consolidado em nossas vidas. Um membro fiel da Igreja local, será certamente um membro fiel de sua célula. Damos muita importância para nossas células. Elas são a base da Igreja. Por isso que respeitamos muito os supervisores pois auxiliam para que tudo corra bem. As células são lugar de salvação, de vida, de alegria. Verdadeiras centrais de milagres.
Descubra o melhor de Deus para sua vida em uma célula! O Senhor quer que realmente venhamos a dar muito valor a isso. O Novo Testamento é cheio de igrejas nas casas. Isso só começou a mudar quando a Igreja se desviou unindo-se ao Império Romano. Antes disso, na Igreja que começou com Jesus e os apóstolos o centro da vida cristã era nas casas!
7. Consolidar a Multiplicação.
Com toda certeza, essa palavra é uma benção! O princípio Bíblico da multiplicação é muito claro. Desde o começo da humanidade o ser humano foi ordenado por Deus para crescer e multiplicar. No Novo Testamento não é diferente. A missão é multiplicar o número dos discípulos At 6.7. E por isso nossas células também multiplicam. Não podemos ser tão egoístas e desejar uma célula boa apenas para nós. Precisamos multiplicar, sair da acomodação. Não podemos e não vamos nos contentar com o ritmo de crescimento que estamos tento. Queremos mais e mais. Pois cada número é um ser humano que passaria sua eternidade no inferno e agora passará no céu aleluia.
Mas para que as pessoas sejam não somente salvas, mas consolidadas e bem cuidadas, precisamos multiplicar o número de discipuladores, precisamos de pessoas que cuidem de pessoas. Os pastores sozinhos não tem como dar conta de cuidar bem de todos da maneira como queremos que sejam cuidados. Por isso contamos contigo, que você, caso ainda não seja, irá se tornar um discipulador em nome de Jesus! Receba isso sobre sua vida! Esse é o desejo de Deus para todos nós! O ‘vão e façam discípulos’ foi uma ordem dada por Jesus para você! Você tem a missão dada pelo próprio Jesus de fazer discípulos, não estou inventando moda!
É tempo de consolidar as multiplicações para que elas sejam constantes e com muita, muita qualidade!
E com certeza, isso é só o começo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!