terça-feira, 24 de abril de 2018

Hábitos do Cristão Saudável

     Ir ao médico e sair com uma receita na mão não cura ninguém. É necessário pagar o preço do remédio e fazer o uso nos horários determinados. Assim é na carreira da fé. Precisamos colocar em prática o que aprendemos e gerar hábitos espirituais, tais como: Orar, meditar na Bíblia, congregar, ser e fazer discípulos.



Hábitos do cristão saudável

Há vários meses fui em uma palestra com minha esposa. Quem falou foi uma nutricionista para um público de gestantes. Algumas das orientações fora:
Evitar: Refrigerantes, frituras, margarina, açúcares…

Passaram-se vários meses e fui novamente. Por coincidência, era a mesma nutricionista palestrando. Falou basicamente as mesmas coisas e pasmem: Muitas gestantes continuavam tomando refrigerante, comendo frituras, margarina e açúcares em excesso!

Meses, meses e mais meses. Médicos e nutricionistas repetindo as mesmas coisas e muitas das mulheres ali presentes simplesmente não mudaram! Mesmo sabendo que isso colocava a vida delas e dos bebes em risco!

Em certa altura, uma das gestantes protestou: “Eu como tal salgado nome alterado de manhã; mas, quem não come?!”
O médico por sua vez respondeu que a consequência disso seria um parto cesariano. Ela por sua vez retrucou, como que se o médico estivesse rogando uma praga.
Ele por sua vez reiterou que era apenas uma constatação clínica. O consumo exagerado de gordura e sal havia alterado os níveis dela e como já estava prestes a dar a luz, não havia tempo para reverter o quadro.

Sabe… Fiquei pensando um pouco nisso e comparando com o ministério de um pastor, de um obreiro cristão. Até mesmo de um discipulador, de um líder de células…
Toda semana nós dizemos as mesmas coisas: Ore, leia a Bíblia, ande em santidade. Faça discípulos, congregue…

Alguns colocam em prática e tem a vida transformada. Outros, continuam nas mesmas práticas, dia após dia e quando alertamos sobre as consequências, se assustam: “Pastor, vira essa boca pra lá”.

Nas palavras da nutricionista: “Não adianta vocês saberem qual o remédio tomar se não tomarem; assim é com a alimentação”.

O mesmo se dá com sua vida; aqui nesta terra e pela eternidade. Não adianta apenas você conhecer, você ouvir; precisa colocar em prática! Precisa viver!

Amém? Quantos aqui estão dispostos a colocar em prática o que eu vou ensinar hoje da Palavra de Deus?

Ok. São apenas 4 hábitos:

1) Orar
2) Meditar na Palavra
3) Congregar
4) Ser e fazer discípulos


1. Oração
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6.

De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. Salmos 5:3.

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17;

Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês. 1 Coríntios 14:18.
Quem fala em língua a si mesmo se edifica. 1 Coríntios 14:4.


2. Bíblia
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Josué 1:8.

Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:15-17.

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. João 14:21.

Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa. Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem. Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões. Deuteronômio 11:18-20.

A TV parece que tem um santuário. Sofá, painel, iluminação… Mas a mesma casa não tem locais propícios a leitura!
Meditação diária e sistemática. Objetivo de ler toda ela em 1 ano.
Ênfase no Novo Testamento.

Tem smartphone novo, mas, ainda não investiu em uma boa Bíblia!

Boa Bíblia (NVI, ARA, KJA), estudo (Plenitude, Shedd, NVI)


3. Congregar

Hebreus 10:23-25 KJF 1611: "Fiquemos, pois, firmes em nossa profissão de fé, sem nos abalar; porque fiel é aquele que prometeu; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não abandonando deserção a nossa congregação, como é costume de alguns, antes exortando-nos uns aos outros; e tanto mais, à medida que vedes que aquele dia se aproxima. Hebreus 10:23-25 KJF.

Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa. Colossenses 4:15.

à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa. Filemom 1:2.

A palavra Igreja só começou a ser usada para se referir ao lugar de encontro dos cristãos em 190. O primeiro prédio de igreja só foi construído em 327 pelo Imperador Romano Constantino a pedido de sua mãe Helena. A vida da Igreja é nas casas!

Então porque o culto de celebração? Embora eles não construíssem prédios, eles usavam prédios emprestados. Templo Judeu, Sinagogas judaicas, ‘escolas’, ‘teatrosTipo nós que hoje nos reunimos nessa sala comercial alugada.

Todos os dias, no templo espaço público e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo. Atos 5:42.

Como podemos ver, eles se reuniam todos os dias no espaço emprestado por outra religião/público (templo judeu / templo de Herodes) e de casa em casa. O Culto de Celebração e a célula tem a mesma importância e você precisa estar nos dois.

Perder o culto ou a célula é o mesmo prejuízo.
Pastor mas eu quero ir só no culto. Ou só na célula. Pode? Amado você é livre para fazer qualquer coisa que quiser. Assim como você é livre para para ou continuar comendo o que o nutricionista mandou. Assim como você é livre para tomar ou não o remédio que o médico mandou. A decisão é sua. A responsabilidade é sua. E as consequências de seus hábitos são suas também.


4. Discipulado

Além da célula, temos a microcélula de discipulado apostólico (MDA). É aquele coração amarelo da visão do MDA.

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos ganhar de todas as nações, batizando-os consolidar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo treinar o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:18-20.

E as coisas que me ouviu dizer 1ª geração / Timóteo na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis 2ª Geração / Fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros 3ª Geração / Outros. 2 Timóteo 2:2.

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. Efésios 5:1.

Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança. 2 Timóteo 3:10.

Conclusão

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1:22.

Depois de ouvir essa pregação o que você vai fazer?

Vai segurar a receita na mão e dizer: “Oba, eu fui no médico, vou sarar”.

Ou, vai pegar a receita, pagar o preço do remédio e dia após dia tomá-lo?

Vou passar a receita. Se você manter o hábito do uso desses 4 medicamentos sua vida nunca mais será a mesma!

1) Oração
Faça uso regular. No mínimo 1x ao dia. Podendo ser utilizado até 24h por dia sem restrições. O não uso pode levar ao óbito.

2) Bíblia
Que bom que consiga pelo menos 1 capítulo ao dia. Se não conseguir, pelo menos 1 versículo. O importante é que jamais passe um dia sem tomar.

3) Congregar
No mínimo 2x por semana. Podendo aumentar tranquilamente para 7 dias por semana.

4) Ser e fazer discípulos
A dose inicial é 1h, 1x por semana com HDL.
Podendo aumentar para 1 discipulador e 3 discípulos com contato regular.

Seja na dose mínima ou máxima, quero convidar a vir a frente apenas aqueles que querem iniciar ou aprimorar o tratamento.
Somente você que realmente quer crescer em uma ou todas dessas quatro áreas.

1. Oração
Você que deseja assumir um compromisso diário de oração.
Ou melhorar sua vida de oração.

2. Bíblia
Você que vai a partir de hoje ler a Bíblia todos os dias.
Ou você que deseja melhorar esse hábito.

3. Congregar
Você que daqui pra frente vai começar a congregar com regularidade.
Ou você que deseja crescer na comunhão e unidade.

4. Discipulado
E ainda, você que deseja essa semana começar a ser discipulado.
Também você que já está em discipulado, mas quer melhorar como discípulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!