Existe um preço que já foi pago. Um alto preço que Jesus pagou por nós na cruz e liberou sobre nós uma enxurrada de benefícios.
A própria salvação foi paga na cruz. Todos que vão morar no céu, só vão porque Jesus resolveu pagar o preço.
Porém, existem muitas outras coisas que são fruto das nossas escolhas, ações, pensamentos, decisões. E em relação a cada uma delas precisamos ter capacidade de pagar o seu preço e assumir as consequências.
Levantar o Nariz sai caro
Algo que sai caro para sair e mais caro ainda para permanecer são os pecados do ‘nariz empinado’: Soberba, altivez, arrogância, prepotência,
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Provérbios 16:18.
Quanto tempo faz que você não diz: “Me perdoa”.
Quanto tempo faz que você não se ajoelha para orar?
Quanto tempo faz que você não diz: “Sim senhor, ou sim senhora” para alguém?
Tenho ensinado: “O nariz empinado de hoje é o nariz quebrado de amanhã”.
Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Tiago 4:6.
Uma pessoa que nunca aceita conselhos, que não se submete a ninguém… Tem Deus como seu adversário.
O prepotente possui um dos corações mais difíceis de ser transformado. Afinal, como alguém que “sabe tudo” vai ter um coração ensinável?
Há pessoas com problemas no casamento; mas que “sabem tudo” e por isso não pedem ajuda para o discipulador ou pastor, não são capazes de ler um livro sobre o assunto…
Outros com problemas de pecados, vícios… Porém, como alguém vai ajudá-los se “sabem como parar” e ainda “podem parar quando quiserem”?
Não existe muito o que fazer com a célula do prepotente, afinal, ele “já sabe como fazer” e interrompe cada conselho. Quando escuta, as palavras entram por um ouvido e saem pelo outro. Não tem disposição para aprender.
Naamã, o condecorado militar da Síria relatado na Bíblia, estava disposto a pagar o que fosse pelo tratamento da sua lepra, a passar por qualquer ritual religioso que fosse necessário ou ainda conseguir qualquer outra coisa difícil.
Porém teve muitas dificuldades para ouvir a direção do profeta Eliseu e se banhar 7 vezes no pequeno riacho chamado Jordão. Dar ordens fazia parte de Naamã; receber um confronto, uma direção; isso não.
Os arrogantes têm dificuldades de resolver problemas que envolvem autoresponsabilidade. Saul quando foi confrontado por Samuel sobre sua desobediência colocou a culpa nos soldados. Arão ao deixar o povo a solta, quando foi confrontado por Moisés colocou a culpa no acaso.
Sim, para os altivos a culpa é de Deus, do diabo, de qualquer um menos sua. Acontece que os erros dos outros não justificam os seus próprios erros. Mesmo que às vezes expliquem, não justificam.
Existe um preço a ser pago. Humilhar-se diante de Deus e das pessoas.
Você precisa começar a fazer isso agora. Confesse a arrogância, confesse a soberba, confesse a prepotência. Peça perdão para Jesus!
Estes pecados podem parecer inofensivos porém além de limitarem o crescimento e impedirem as bênçãos de chegar podem abrir a porta para a ação de demônios.
Satanás foi o primeiro orgulhoso e por isso foi expulso do céu. Com sua altivez contaminou 1/3 dos anjos que existiam no céu naquela época. A altivez é contagiosa e muitas vezes ataca travestida de comentários inocentes.
Para desfrutar de uma vida cristã vitoriosa, feliz e abençoada é necessário abandonar o orgulho, a altivez, a soberba e todos os sentimentos e comportamentos semelhantes.
O preço do arrependimento
O arrependimento precede o avivamento.
Antes de Jesus vir a terra e mudar a história, primeiro veio João Batista anunciando arrependimento.
A confissão antecede a liberdade.
E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. Tiago 5:15,16.
O texto acima nos ensina que a pecados que serão vencidos através da confissão (e ajuda) de irmãos mais experientes. Porém ainda mais claramente o texto nos mostra que existem enfermidades que se alojam por conta de pecados e pelo arrependimento, seguido de confissão e oração a cura pode chegar.
Antes de você levar as suas mãos para repreender o capeta, dobre seus joelhos para pedir perdão a Jesus.
Uma pessoa só consegue viver em liberdade e paz, quando adota um estilo de arrependimento, confissão e mudança de vida.
Jesus deixou bem claro para várias pessoas:
“Não peque mais”.
Não adianta você ficar insistindo em oração, pedindo bênçãos, ouvindo pregações, sendo discipulado… Se você não abandonar o pecado jamais vai desfrutar de tudo que Deus tem pra ti. Digo até mais, vai correr o risco de no final de tudo, depois de viver uma vida toda mais ou menos ainda ir parar no inferno.
Você precisa abandonar os pecados.
Tantas pessoas se engajam em tantas coisas… Uns em causas meio ambiente, outros em causas de animais, e ainda muitos em causas políticas… Todavia a primeira guerra que você precisa fazer é contra o pecado!
E se você acha que não tem mais nada para se arrepender, por favor, volte um pouco no texto para a parte em que falamos da altivez.
Admita! Aceite ajuda!
Às vezes há pessoas lutando a anos por uma transformação em uma área da sua vida e que ainda não conseguiram.
É tempo de uma análise mais profunda. De uma varredura geral para descobrir se não há pecados não confessados ali. Coisas ocultas que estão travando esta área.
Nem sempre os pecados são coisas gritantes. Podem ser uma palavra desrespeitosa, uma piada de mau gosto ou suja… Desonra contra uma autoridade civil, um líder Espiritual, familiar… Pode ser uma iniquidade familiar, uma consagração de território…
O preço da preparação
Outro preço importantíssimo a ser pago é a preparação.
Todo mundo quer uma família feliz, um bom emprego, uma célula que cresce e se multiplica…
Acontece que você só se torna bom em algo com estudo, treinamento e supervisão.
Quantos livros você já leu sobre família?
Com quem você se aconselhou antes de noivar, casar?
Com quem você abre sobre as dificuldades do âmbito familiar?
Quem tem liberdade para opinar sobre seu casamento e criação de filhos?
Quantos livros você já leu sobre finanças?
Com quem você se aconselhou sobre dinheiro?
Para quem você da liberdade de influenciar sua vida financeira?
Quantos livros você já leu sobre célula e discipulado?
Quantos treinamentos você já participou?
Você aceita direção de seus líderes?
Muitas vezes toda a ajuda da qual precisamos está ao nosso redor. Porém inimigos como a prepotência, a preguiça… Podem nos impedir de receber ajuda.
O preço da luta
Por fim, quero falar um pouco a respeito do preço de “entrar na briga”.
“Se você ainda não achou uma causa pela qual valha a pena morrer, você ainda não achou razão de viver.” Martin Luther King Jr.
A Bíblia é cheia de exemplos de pessoas que foram genuínas no que acreditavam e agradaram a Deus e de outras que não tiveram coragem de lutar pelos seus ideais e se afastaram do Senhor.
Ester teve coragem de arriscar a própria vida pra salvar o povo judeu de Amã. Arriscou sua coroa e a própria vida. Jejuou, orou, e interpelou o famoso Xerxes pela vida do seu povo. Ela sabia que estava na posição, na função que estava como rainha por um propósito divino.
Davi honrou Saul mesmo quando isso colocou sua vida em risco, não por causa de Saul, mas do seu princípio em Deus de honrar as autoridades.
Pedro e Paulo pregaram veementemente o evangelho em que criam. Foram espancados e presos e mesmo assim continuaram. Foram mortos; porém não pararam de glorificar ao seu Deus.
Todavia nem todos que a Bíblia cita foram exemplos positivos.
Nunca existiu ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova, pressionado por sua mulher Jezabel. 1 Reis 21:25.
Acabe não deve coragem de ser ele mesmo. Não deve coragem de levantar a bandeira dos seus princípios.
Acabe preferiu fazer o que sabia que era errado para poder casar com sua paixão carnal, Jezabel. Depois preferiu perseguir o povo de Deus para evitar conflitos com sua mulher.
Depois, decidiu colocar a culpa pelo juízo de Deus que estava sobre sua vida no profeta Elias.
Existiram muitos outros reis terríveis em Israel e Judá. Porém o pior foi Acabe.
Outros reis foram mais cruéis. Outros reis acreditavam menos em Deus. Outros reis foram mais idólatras.
Porém nenhum rei foi tão vendido. Que não teve coragem de viver o que sabia que era certo. Tão incongruente entre o que acreditava e o que fazia.
Seja genuíno!
Seja autêntico!
Pague o preço de ser um cristão.
Assuma uma postura correta.
A sociedade está em convulsão.
Ouve um tempo de falarmo aos poucos sobre Jesus. Acabou.
Existiu uma época de anunciarmos sutilmente a fé. Já era.
Passamos por dia de apresentar Jesus nas entrelinhas… Não estamos mais neles.
Chegou a hora de falarmos abertamente de Jesus.
As pessoas estão sedentas, desesperadas…
Elas estão buscando no espiritual respostas que em nenhum outro lugar estão conseguindo.
E de quem elas vão ouvir essas respostas?
Se não for da Igreja de Jesus, de quem será?
Se não for da sua boca, vai ser da boca de quem?
Ministração
Escute só…
O Dr. Garcia é um médico. Porém nestes dias de UTIs lotadas, resolveu ir para casa e ficar em isolamento. Ele é jovem, não tem nenhum problema de saúde e mora sozinho. Mesmo assim não quis se expor. Achou melhor não correr o risco de pegar covid. Ele mesmo diz que é um direito dele, que a vida é dele e não precisa se arriscar por ninguém.
A sociedade ficou indignada, e até calcularam que a ajuda dele já poderia ter evitado 100 mortes nessa pandemia.
O que você me diz da atitude deste homem?
Quer saber a pior parte?
Ele é cristão. Cristão evangélico. Crente pentecostal!
Pode isso?
Pois é…
E quantas vezes você tem feito o mesmo? Na verdade, quantas vezes você tem feito bem pior que isso.
Dr. Garcia é um personagem inventado, mas, se fosse real seria linchado pela sociedade.
Agora você é real, e existem pessoas ao seu redor correndo risco de perder a vida não só aqui, mas, por toda a eternidade. Você vai pagar o preço por elas?
Vai se assumir como um cristão genuíno; de sair do seu esconderijo e anunciar Jesus Cristo!
Vai levar oxigênio para aquelas que estão sufocadas pelos pecados e pelas obras do diabo?
Os profissionais da saúde são fantásticos e não quero com isso menosprezar em nada o trabalho que estão fazendo…
Só quero lembrá-lo que você tem uma missão mais nobre ainda e não a tempo de fazer ela pela metade.
2021, É um ano para ganharmos vidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!