terça-feira, 5 de outubro de 2021

Do outro lado

Você é daqueles que acredita que as tempestades da vida, as lutas do dia a dia são obra do acaso? Ou quem sabe, você acredita que tudo aquilo que surge de ruim é obra de Satanás?

Verdade é que independentemente do que você acredita, dias complicados aparecem na vida de cada um de nós. O próprio Jesus, enfrentou desde dias difíceis até, literalmente, tempestades violentas.


Amanhã é o 20 de setembro. O Brasil vivia tempos conturbados e revoltas eclodiam por todos os lados. E mediante as negociações do Duque de Caxias a paz foi reestabelecida. Nossa cidade toma esse nome em homenagem ao citado Duque. Está em nossa história sermos pacificadores. Porém nem sempre a paz vem de graça. Às vezes ela precisa ser conquistada pela luta.


E antes que você se empolgue e me interprete mal, estou falando da luta do bem contra o mau. Estou falando da paz que você procura para o seu coração.


Leiamos

Lucas 8:22-56

 

Baixar em mp3

YouTube


 

 

1. O outro lado


Você já ouviu falar do processo de “destilação”? Sabe com funciona? É bem simples. Se eu desenhar uma linha aqui na plataforma e passar para cá, pronto, eu estava daquele lado e agora eu estou deste lado…

Brincadeiras a parte, no verso 22, Jesus convida seus discípulos para irem ao “outro lado”. Ora, estava tudo dando certo “deste lado”, pessoas estavam sendo curadas, endemoninhados estavam sendo libertos e o evangelho era pregado a todos sem distinção.


Por quê Jesus decide atravessar aquela lagoa e quais seriam as consequências disso?


Muitas vezes nós nos encontramos assim, em um ponto CONHECIDO dentro de situações CONFORTÁVEIS. Agora, você vai concordar comigo que nem sempre uma posição confortável é algo bom.

Quantas vezes aquela posição que gostamos de ficar no sofá é a que arrebenta a coluna? Quantas vezes aquele colchão que já tem a o encaixe do nosso corpo é justamente o que nos faz acordar doloridos? Algumas vezes quando minha coluna estava fora do lugar, precisei não da cama confortável, mas, do chão. Deitar 5 minutos no chão duro para quem está com dores no começo parece uma tortura, mas, depois alivia com poucas coisas.


Jesus parte com seus discípulos do conhecido para o desconhecido. Do confortável para o desconfortável. Ora, um discipulador que às vezes não faz isso, não está discipulado direito. Até um pai e uma mãe precisam agir desta maneira com seus filhos.


E o que os aguardava, a começar já no meio do mar da Galileia? O verso 23 nos conta que um forte vendaval, uma tempestade vem sobre eles e a água das ondas começou a entrar no barco. A Bíblia inclusive admite que eles corriam grande perigo.


Então Jesus tira eles de um lugar onde estavam sendo aplaudidos, onde as coisas estavam dando certo e os leva à um lugar deserto, escuro e no qual corriam risco de vida. E o mais impressionante é que Jesus estava dormindo!


A boa notícia é que Jesus voltou para o céu e não dorme mais. Hehe. Porém ainda continuam existindo momentos onde Ele não apenas permite, mas, convida você a enfrentar tempestades, tomar decisões.


Todavia o objetivo de Jesus não era fazê-los morrer ali! A TEMPESTADE NÃO ERA O OBJETIVO, NÃO ERA O FIM! A TEMPESTADE ERA O MEIO PARA CHEGAR AO OUTRO LADO!


Aquela era a LUTA, porém, o objetivo era a paz! Ei! Você nunca vai chegar ao outro lado se não estiver disposto a lidar com as tempestades! Você entra no próximo nível quando vence no nível atual. O próximo nível vem quando o atual é vencido! Pegou essa?



2. Discernimento


Preste atenção: os discípulos vão acordá-lo CLAMANDO! Eles GRITAM com Jesus. Guarde isso.


Vamos lá me ajude. Uma tempestade no meio do mar a noite é algo normal? Sim. E na vida de uma pessoa, lutas, adversidades, provações e tentações são coisas normais?


Qual foi a reação dos discípulos diante das TEMPESTADES? Abriram um griteiro! E o que muitas vezes nós fazemos diante dos desafios que no surgem? A mesma coisa que eles, entramos em parafuso. Misericórdia. Eles gritaram, espernearam, ficaram aflitos e talvez alguém diga: “Mas pastor, o desespero deles era legítimo, eles corriam risco de vida”.Concordo, pelo menos CLAMARAM para a pessoa certa, porém, não foi a melhor opção. “Existia algo melhor do que que clamar a Jesus naquele momento”? Sim! Fica claro que Jesus esperava que eles discernissem e resolvessem a situação. Porém, eles não estavam seguros de sua IDENTIDADE e por conta disso se sentiam INCAPAZES de trazer a solução.


Inclusive, a boca deles em meio ao desespero, já declarava o pior: “Vamos morrer”!


Jesus então REPREENDE o vento e a VIOLÊNCIA das águas.


Será que Jesus estava conversando com o vento e com a água ou existia algo ali, além do que os olhos podem ver? Claro que Jesus poderia estar conversando com os elementos da natureza, afinal Ele mesmo que os criou… Porém, nesse caso específico, será que era isso mesmo que estava acontecendo?


Meus queridos e amados irmãos. Nós precisamos ter discernimento sobre o que acontece em nossas vidas!


Sim, existem muitas coisas que são normais do dia a dia porém tantas outras que são batalhas espirituais. Em todas elas você pode e deve pedir ajuda para Jesus, em todas elas você precisa assumir a sua identidade de filho de Deus. Em todas elas você precisa fazer alguma coisa. Porém, há aquelas que se discernem espiritualmente e nessas, nosso fazer é REPREENDER A AÇÃO DO INIMIGO.


Ei! Está na hora de você perceber quando DOR não é a apenas dor. Quando a PREGUIÇA não é apenas cansaço. Quando a BRIGUINHA do casal, tem algo mais por trás. Quando o MAL HUMOR do chefe, não é por ter dormido mal a noite…


Acredito sim, que você precisa ser alguém responsável e entender que muito do que acontece em sua vida são consequências de suas ações. Que muitos problemas são meramente resultado de nossas decisões ou das decisões das pessoas ao nosso redor.


Assim como no mar da Galileia. Enfrentar tempestades era normal. Especialmente devido ao dia, hora e local em que se navegava. Mas essa tempestade tinha algo diferente. E Jesus discerne essa peculiaridade e luta com ARMAS ESPIRITUAIS.


Me responda:

O que você tem passado no trabalho?

Nos estudos?

Na célula?

Na saúde?

Na santidade?

Nas finanças?

No trabalho?

No casamento?

Na criação dos filhos?


Essa TEMPESTADE é de causa natural ou tem algo que precisa ser REPREENDIDO, CANCELADO, EXPULSO?


Essa TEMPESTADE é de CAUSAS NATURAIS ou existe um elemento SOBRENATURAL nelas?


Suba na montanha da oração e você vai conseguir enxergar mais longe. No caso daquele barquinho, o que estava do outro lado?


Para encerrar essa parte, observe como ficaram os discípulos: AMEDRONTADOS e ADMIRADOS.



3. Do outro lado do espelho


Quando Jesus PISA (27) do outro lado, algo acontece. Um endemoninhado sai ao seu encontro. Entenda que o pisar de um cristão em um lugar é uma evocação de propriedade.

Agora as coisas ficam mais claras. Certamente que o enfrentado no meio do mar da Galileia não foi uma tempestade normal.


Fatos sobre esta vítima de Satanás.

- Endemoninhado.

Não sabemos o motivo. Fato é que essa possessão estava acabando com a vida dele.


- Muito tempo.

Um homem sem história. Sem presente, sem futuro, sem história.

Anos e anos se passavam e ninguém mais fazia nada por ele.


- Não usava roupas.

O demônio sempre trás vergonha, de um jeito ou de outro.


- Não tinha casa.

Não apenas casa. Não tinha família. Não tinha convívio. Não possuía relacionamentos.

- Vivia entre os túmulos.

A morte era sua vizinha.

Cemitério era sua paisagem.

- Quebrava correntes.

Por fora, porém por dentro estava acorrentado.


- Era levado a lugares solitários.

Característica do inimigo: Isolar.



4. Jesus que restaura


Jesus não vê apenas um endemoninhado, vê um ser humano precisando de salvação.


Quer restaurar sua identidade: QUAL É O SEU NOME?


- Os discípulos foram provados na identidade. Poderiam ter repreendido a tempestade.

- Aqui, Satanás havia roubado a identidade daquele homem.


- Os demônios entendiam a AUTORIDADE de Jesus (31,32).

- Os discípulos estranharam Jesus dar “órdens”.


- Os discípulos ficaram AMEDRONTADOS.

- Os porqueiros FUGIRAM (34) e o povo ficou com MEDO.


Percebe que a TEMPESTADE que os discípulos enfrentaram PROVOU eles exatamente naquilo que ENFRENTARIAM do outro lado?


Ei! Você quer ir até o outro lado?

Quer ir de SERVIDO para SERVO?


Quer ir de LIBERTO para LIBERTADOR?


De EVANGELIZADO para EVANGELISTA?


Então vai precisar sair do porto seguro e atravessar o MAR DAS PROVAÇÕES porque do outro lado estarão pessoas necessitando que VOCÊ ministre o evangelho para elas!


Dezenas de milhares de “seguidores” ficaram do LADO DE LÁ do MAR DAS PROVAÇÕES. Porém 12 tiveram a coragem de subir no barco e passar para o OUTRO LADO.


Se é pra ser IGREJA que sejamos uma Igreja que tem coragem de ATRAVESSAR PAR AO OUTRO LADO.



5. Um mundo que não está nem aí


Enquanto Jesus sai do CONHECIDO para o DESCONHECIDO. Tira seus discípulos do CONFORTO… Enfrenta as TEMPESTADES das PROVAÇÕES… Restaura a IDENTIDADE…


Há um mundo ali que SE ASSUSTA com a LIBERTAÇÃO e por outro lado já TINHA SE ACOSTUMADO com o SOFRIMENTO do OPRIMIDO.


Um mundo que FICA COM RAIVINHA por perder os porcos porém não estava nem aí para PERDER UMA ALMA.


Que se escandaliza de vê-lo AOS PÉS DE JESUS todavia não se escandalizava em vê-lo de JOELHOS PARA SATANÁS.


Um mundo que sente MEDO DO LIBERTADOR porém tinha se acostumado COM O OPRESSOR.


Afinal, QUAL O VALOR DE UM SER HUMANO?



Ministração


- Jesus enfrentou tudo e todos para ajudar aquele homem.

- Há pessoas ao seu redor precisando de ajuda?


- Você precisa de ajuda hoje?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!