quarta-feira, 23 de março de 2022

O Fim dos Tempos

 Se existe um tema que desperta a curiosidade de muitas pessoas, com certeza, é o “Fim dos Tempos”. Muita gente quer saber sobre o arrebatamento, a volta de Jesus, a grande tribulação e etc.

Fui surpreendido quando o Senhor tocou no meu coração para compartilhar com vocês hoje a respeito dessas coisas.

Bem verdade é que existem diversas maneiras de entender e interpretar algumas profecias. Vou compartilhar hoje o que tenho entendido a partir do estudo da Bíblia e de livros sobre a maneira como acredito que as coisas transcorrerão.

Essa parte na teologia se chama escatologia e estuda as coisas referentes ao fim.

Baixar mp3

YouTube





1. O princípio das dores


O primeiro momento é chamado “o princípio das dores” e boa parte dos estudiosos entendem que estamos vivendo este período.


Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.

Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.

Tudo isso será o início das dores. Mateus 24:6-8.


Vivemos este período que precede o desenrolar dos últimos capítulos da história da humanidade na terra. Coisas terríveis acontecem como guerras, pandemias, fomes, ataques contra a família… Porém todas estas coisas são apenas uma introdução de outras que estão por vir.

Este é o tempo de nos dedicarmos mais do que qualquer outra geração na evangelização mundial. Pois o tempo é curto e ainda existem muitas vidas que precisam ser salvas.


Tudo então se preparará para receber uma figura assombrosa: O Anticristo. Ele será uma imitação fajuta e reversa de Jesus. Um homem dominado pelo Diabo.

Talvez ele já esteja atuando por aí; ganhando força política, dirigindo alguma nação, ou quem sabe juntando dinheiro ou desenvolvendo pesquisas…


Fato é que o final deste período se dá quando o Anticristo for estabelecido como líder mundial. Ele assumirá com propostas de trazer a paz, resolver a fome, enfrentar as doenças e pandemias e harmonizar o mundo.


Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.

Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus. 2 Tessalonicenses 2:3,4.



2. O arrebatamento


Acontece que o Anticristo não vai conseguir dar o “start” no seu perverso plano até que a era da igreja se encerre. A Igreja começou quando Espírito Santo desceu em pentecostes. Não que o Espírito já não trabalhasse na terra; porém, desta maneira específica foi apenas após a fundação da Igreja em Pentecostes. Assim, quando a Igreja subir, o que impede a execução do plano nefasto do Anticristo, subirá juntamente com ela, a saber, o Espírito Santo.


E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo.

A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. 2 Tessalonicenses 2:6,7


O Espírito Santo subirá e com ele sua habitação a Igreja. Aqueles no qual o Espírito Santo mora e selou para o dia da redenção.


Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Efésios 4:30.


Aqueles que não creem em Jesus ficarão! Mesmo que sejam pessoas “boas” para o padrão humano, se não crerem em Cristo, ficarão.


Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. 1 João 5:12.


Aqueles que mesmo tento um dia recebido Jesus, porém, estiveram amando mais as coisas dessa terra do que as eternas, ficarão!


Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. 2 Timóteo 4:10.


Subirá a verdadeira Igreja de Jesus.


Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Efésios 5:25-27.


Santa.

Lavada pela Palavra.

Gloriosa.

Sem mancha.

Sem ruga.

Sem coisa semelhante.

Santa.

Inculpável.


Você faz parte dessa Igreja que vai ser arrebatada?

Ou em você existe pecado, culpa; falta Palavra, falta glória e está com manchas, rugas e coisas semelhantes?


Eu vou Subir!

Alguém mais?

Quem vai subir?


Pois ai daquele que não subir! As coisas que vem a seguir jamais foram vistas e não existem paralelos e nem palavras que possam descrever quão terríveis serão os próximos capítulos desta história.



3. Duas histórias


A verdadeira Igreja de Jesus será arrebatada


Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 1 Tessalonicenses 4:16,17.


Fique claro que as pessoas que morreram estão “dormindo” (salvo poucas exceções com Moisés e Elias) e quando chegar o dia do Arrebatamento elas serão ressuscitadas e em seguida nós, os que estivermos vivos no dia do arrebatamento nos juntaremos a elas num encontro com elas num lugar espiritual chamado “nuvens” ou “nos ares”. Ali festejaremos por 7 anos as Bodas do Cordeiro. A festa de Casamento da Igreja com Jesus. Farão parte deste momento os Fiéis a Deus que morreram em todas os tempos.


Enquanto isso, imagine só a confusão que estará a terra com o desaparecimento de milhões de pessoas!


Sem a Igreja, sem o Espírito Santo; o Anticristo assumirá o controle da terra. Por 3,5 anos conseguirá enganar a muitos e parecerá ser o salvador da humanidade. Porém, depois disto, suas garras vão aparecer. Este período inicial de 3,5 anos é a Tribulação.


Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado". Daniel 9:27.


Os 3,5 anos que vem a seguir serão ainda piores do que os primeiros de “relativa paz satânica”. Serão dias onde os homens padecerão debaixo do governo terreno de Satanás e do castigo divino de Deus sobre a terra.


Quando a Grande Tribulação se encerrar, todas as forças do mal se juntarão em Megido para um conflito contra o Senhor Jesus, o chamado Armagedom. Esse será O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR. A tão esperada Volta de Jesus ou Segunda Vinda.


Vejam, o dia do Senhor vem, quando no meio de vocês os seus bens serão divididos.

Reunirei todos os povos para lutarem contra Jerusalém; a cidade será conquistada, as casas saqueadas e as mulheres violentadas. Metade da população será levada para o exílio, mas o restante do povo não será tirado da cidade.

Depois o Senhor sairá à guerra contra aquelas nações, como ele faz em dia de batalha.

Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale, metade do monte será removido para o norte, a outra metade para o sul.

[Será a vez da oliveira cortar a prensa ao meio].

Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos.

Naquele dia não haverá calor nem frio.

Será um dia único, no qual não haverá separação entre dia e noite, porque quando chegar a noite ainda estará claro. Um dia que o Senhor conhece.

Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno.

O Senhor será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor e o seu nome será o único nome. Zacarias 14:1-9


Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.

Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus.

Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos.

De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. "Ele as governará com cetro de ferro". Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso.

Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Vi um anjo que estava de pé no sol e que clamava em alta voz a todas as aves que voavam pelo meio do céu: "Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus,

para comerem carne de reis, generais e poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos: livres e escravos, pequenos e grandes".

Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército.

Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles. Apocalipse 19:11-21.


Obviamente, Satanás perderá esta batalha. Ele será aprisionado por 1000 anos.


Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente.

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1-3.


Durante o citado Milênio, Jesus governará a terra a partir de Jerusalém.



4. Os julgamentos


Depois de 1000 anos, Satanás será solto e novamente derrotado. Sua sentença promulgada e executada. Será aprisionado para sempre no Lago de Fogo. Ap 20:7-10.


Os santos já terão sido julgados após o arrebatamento. É um julgamento diferente, visto, que os crentes fiéis a Cristo não são julgados em relação a Salvação, mas, ao galardão.


Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5:24.


Se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer, esse receberá recompensa [galardão].

Se a obra de alguém se queimar, esse sofrerá dano. Porém ele mesmo será salvo, mas como que através do fogo. 1 Coríntios 3:14,15.


Agora, os ímpios serão julgados no terrível julgamento do Trono Branco. Será tão assustador que a terra e o céu fugirão da presença deste trono.


Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.

O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.

Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:11-15.


A condenação virá sobre os que não creram em Cristo.

Imagine que coisa terrível tentar argumentar neste tribunal. Quão terrível estar diante do Deus que tanto disseram que não existia? Ou do Deus que um dia seguiram, mas, abandonaram? (Ex 32:33).



5. A nova Jerusalém


A morada Eterna será chamada de Nova Jerusalém.


Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.

Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Apocalipse 21:1-3.



Ministração


Onde você estará nessa história?

Nas nuvens ou na tribulação?

Nas Bodas ou governado pelo Anticristo?


Onde estarão as pessoas que você ama?

Onde estarão seu padeiro e seu açougueiro?


Em que parte dessa história se encaixam o seu patrão ou os seus funcionários?


PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA, PORQUE O TEMPO É CURTO.


Fale de Jesus, evangelize. Convide para a sua célula. Convide para o culto!


Se esforce, pois não temos muito tempo; JESUS ESTÁ CHEGANDO!


E sabe o que mais?


Não desista, não desanime. O dia da nossa vitória se aproxima!

Um futuro glorioso nos espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!