quarta-feira, 2 de março de 2022

Jesus é a saída, ops, a porta

Por que você segue Jesus? Como chegou até aqui?

Sim, existem aqueles que já frequentavam alguma igreja com os pais. Ou os que simplesmente vieram para acompanhar algum amigo. Porém, muitos, vieram até o Senhor buscando ajuda para resolver problemas ou ainda, porque se sentiam como um problema: Dívidas, vícios, problemas conjugais, com os filhos, doenças…

Verdade é que muitas pessoas chegam até Jesus acreditando que Ele é a saída! E em certo sentido até é. Ele nos ajuda a resolver nossos problemas e a evitarmos novos. Porém, Jesus nunca disse: “Eu sou a saída”. Ao contrário, o que Ele disse foi: “Eu sou a porta”. Jo 10:9.


Precisamos entender que a conversão, é comparável a troca de um país. Morávamos no Império das Trevas, regido pelo legalismo e pelo ódio, cujo déspota é Satanás.

Agora somos do Reino de Deus, governados por seus princípios que nos foram revelados na sua Palavra.


Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Cl 1:13.


Estávamos acostumados a viver segundo a antiga ordem, com as regras de nossa velha casa e agora precisamos aprender a viver no Reino. Como um cidadão que troca de país, aprender o idioma, a cultura, as leis e até mesmo ler as placas e compreender os costumes é muito importante.

 

Baixar mp3

YouTube





1. Outro idioma


Uma das grandes barreiras transculturais é o idioma. A maneira de falar influencia no povo. Os alemães têm uma linguagem mais dura e direta e são conhecidos como um povo eficiente, literal e científico. Os latinos têm uma língua mais romântica e são tidos como um povo mais emotivo, expressivo, alegre e por aí vai.

Pode até ser que você procurou Jesus como uma saída, mas, agora que entrou por essa Porta, vai precisar mudar sua linguagem:


Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29.


No mundo, as pessoas falam muitas palavras sem serventia. Conversa inútil e muitas vezes depreciativa. Já no Reino, pensamos antes de falar e quando falamos é algo abençoador, que traz benefício para quem está ao nosso redor.

Pense nas suas conversas do dia a dia. Quantas delas trazem benefício, crescimento, alegria, amor, edificação para quem está escutando. E quantas, lá no seu trabalho, na escola, na família… Só deixam as pessoas irritadas, tristes, desanimadas, sem esperança, sem vistas a uma melhora.


Precisamos lembrar que Deus criou as coisas pela Sua Palavra e nós como filhos de Deus, como representantes de Jesus na Terra, precisamos usar nossas palavras para apontar o caminho para onde nossas vidas, nossas células, a igreja, o trabalho, a família vão caminhar.


Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.

Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Tiago 3:2-4.


Se você conseguir dominar a Linguagem do Reino, vai se dar bem nessa caminhada, afinal, além de ser a porta, Jesus é também o Caminho (Jo 14:6).




3. Porta e caminho



Como explicamos no começo, Jesus não é a saída, Ele é a Porta e o Caminho. Logo, precisamos mudar a mentalidade de supermercado e de restaurante. Aquele pensamento de sentar e esperar: “O que vão me servir hoje? O que essa igreja pode fazer por mim? Ah, não gostei das músicas. Estava meio sujo. Esse tema da pregação não foi bom”… Para: “O que eu posso fazer hoje? Como posso servir meus irmãos? Que privilégio poder adorar a Jesus. Vou me oferecer para ajudar a limpar. Se não gostei do tema dessa mensagem talvez seja porque era justamente o que eu precisava ouvir.

Ou ainda, sair pelos corredores pegando uma cura aqui, uma sensação de bem-estar ali, uma profecia acolá… E depois que encher o carrinho ir para casa e voltar só quando os mantimentos estiverem acabando de novo.


Deus quer você; entretanto… Ele não precisa de você!

Ele pode te agradar; todavia… Não te deve nada!

Se Ele não fizer nada do que você deseja, imagina ou sonha, vai continuar sendo Deus todo Poderoso e você vai continuar com o dever de adorá-lo de todo seu coração porque Ele é Deus e resolveu por livre e espontânea vontade te salvar das garras de Satanás e te trazer para o Reino do Seu Amor.


Jamais se ache no direito de prensar Deus. Não faça a asneira de querer colocar o dedo na cara dEle.

As únicas coisas que você pode ter certeza é que Ele vai agir da forma como nos revelou na Bíblia.


Se Ele fosse apenas uma “saída” seria coerente ir a igreja só de vez em quando. Porém, já quele Ele é a Porta e o Caminho, entendemos que estamos em um processo. E uma das palavras mais importantes é PERSEVERANÇA.


E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6:9.



4. Fé



Para encerrar, quero falar da fé.

Uma vez que entendemos que nossos pensamentos e palavras precisam ser transformados; existe a necessidade de que isso seja feito por meio da fé.


Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6.

Ora, a fé é a certeza (firme fundamento) daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1.


Os nossos pensamentos e as nossas palavras refletiam até então um padrão de crenças e valores do Império das Trevas com o qual nos habituamos desde crianças. Agora precisamos nos expor a Palavra de Deus e ao Espírito Santo para que os nossos Pensamentos, Palavras e Atitudes reflitam a realidade do Reino de Deus.


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.


Não podemos ser como a geração dos 10 espias, príncipes de Israel que foram incrédulos, difamaram a terra e morreram, levando consigo milhões de pessoas, fazendo-as andar em círculos por 40 anos no deserto, só para depois morrer.


Esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor. Números 14:37.


Precisamos ser como Josué e Calebe, cheios do Espírito Santo, capazes de profetizar de acordo com as promessas do Senhor e mudar realidades pela fé.


Fomos salvos para servir e não para sermos servidos.

Fomos salvos justamente para morrer para nós mesmos e viver por Aquele que é maior do que todos.




Ministração



Muitas vezes a frustração do cristão vem justamente por esperar que Deus faça coisas que nunca prometeu fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!