terça-feira, 29 de março de 2022

Imaturidade Emocional

 Nunca houve uma geração com acesso a tanta informação como a nossa. Isso não nos torna necessariamente o povo mais inteligente que já pisou sobre a terra, muito menos o mais sábio. Afinal de contas, apenas ter acesso a conteúdos, não significa sabedoria.

Um dos grandes aspectos que tem afastado essa geração da sabedoria é a imaturidade emocional. Verdadeiras crianças em corpos de adultos andam por aí; alguns até cheios de informações, porém, muitos, sem saber lidar com as próprias emoções.


Aitofel foi um conselheiro de Davi. Por muito tempo as palavras dele eram consideradas como as do próprio Deus dada a sua sabedoria. Porém, chegou em uma encruzilhada onde suas decisões revelaram que embora sua inteligência e sabedoria fossem sensacionais, não era emocionalmente bem resolvido.


Vendo Aitofel que o seu conselho não havia sido aceito, selou seu jumento e foi para casa, para a sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem, e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai. 2 Samuel 17:23

Baixar mp3

YouTube

 


 


1. Sábio por fora, uma criança por dentro


Absalão havia iniciado uma revolta e tomado o trono de Davi seu pai. Aitofel aderiu a revolta e aconselhou Absalão a coabitar com as concubinas de seu pai à vista do povo. Conselho seguido pelo rapaz.

Davi e os leais a ele fugiram e tudo indicava que o golpe seria um sucesso. O próximo passo, orquestrado por Aitofel, seria o golpe final e daria fim a Davi.

Porém, um infiltrado de Davi chamado Husai, confunde Absalão com um conselho diferente do conselho de Aitofel. O resultado é que Davi vence e retoma o trono. Porém, antes disso se concretizar, Aitofel vendo que seu conselho havia sido desprezado, tira a própria vida. Medo das consequências? Ou sua queda já havia começado muito antes disso?


As coisas não saíram como ele queria: Ele não sobe lidar com o fato de que as coisas saíram diferentes daquilo que ele esperava. E infelizmente existem muitas pessoas que ficam de “beicinho” quando isso acontece. Tudo bem ver uma criança fazendo birra quando suas vontades não são atendidas. Uma boa educação pouco a pouco vai tirar isso dela. Agora, um adulto, fazer escândalo?

Como você reage quando as coisas saem diferentes do que você espera?


Uma demissão…

Um acidente…


Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Provérbios 24:10.


Como você reage quando é contrariado? Aitofel queria partir para o Ataque. O “golpista” Absalão não permitiu. E agora?


Suas palavras forma questionadas. Husai colocou a credibilidade de Aitofel em cheque. Este último, sabia que tinha razão. Porém, não suportou o contraditório. Como você reage diante de pessoas que pensam o contrário de você? Ele escutou o famoso NÃO.


Aitofel era acostumado a receber elogios e aplausos. Mas não desta vez. Recebeu foi crítica. Supunha que por ter abdicado de estar com Davi para estar com Absalão e por dar o conselho que os levaria a vitória, seria aplaudido, exaltado, ganharia um lugar de destaque… Como você reage quando ninguém te agradece, nem elogia… Ou ainda pior, quando ninguém nem percebe o que você fez?


Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. Colossenses 3:23.


Você fez para Deus ou para as pessoas? Se fez para Deus não tem sentido se frustrar pela falta de elogios. Se fez simplesmente para as pessoas, sua motivação estava errada.


Para Aitofel, era inadmissível que estivessem confiando mais em Husai do que nele. Isso não deixa de ser um tipo de inveja. Ele não queria que Husai estivesse naquela posição. Era o lugar onde ele queria estar.

O que você sente quando outros conseguem o que você se acha merecedor ou deseja?


Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.

Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos maus. Salmos 73:2,3.


Aitofel teve medo do futuro. O que aconteceria? Seria julgado por alta traição? Mutilado? Enforcado? Preso?

Fato é que ele agiu de forma oposta a mulher virtuosa de Pv 31.


Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Provérbios 31:25.


Para essa mulher o amanhã era carregado de possibilidades e a fazia sonhar. Para Aitofel o amanhã só poderia ser bem pior do que o hoje.


Aitofel tomou a crítica da ideia como uma crítica a pessoa. É possível que eu discorde de você e isso não significa que eu não te ame ou ache você uma pessoa ruim.


Torço para o Internacional e se você é gremista eu acho isso uma péssima ideia; discordo totalmente da sua escolha. Porém, eu continuo amando você; rejeitar uma ideia é diferente de rejeitar uma pessoa.

Porém, atualmente, as pessoas tomam toda discordância como agressão pessoal e nunca como divergência de opiniões.


Quando eu era criança, estávamos eu e meu primo comendo cada um uma bala do seu time e ele disse: “O Inter é podre”. Eu retruquei: “O Grêmio que é podre”. Ele me deu um soco no olho e eu devolvi da mesma forma.


Veja bem, você há de concordar comigo que isso é uma reação infantil; que carece de correção!

Então por que às vezes você age exatamente assim?


Cortando relações, ficando magoadinho, “cancelando” (como está na moda dizer agora). Ei! Pare com isso! Deixa de meninice!



2. Albardou o jumento


Voltando a falar da minha infância; um dia minha irmã estava revoltada. Chorava, brigava, fazia birra. Então meu pai a repreendeu: “Para com isso, vai amarrar esse teu burrinho lá fora na chuva”.

Obviamente estava chovendo e ela começou a chorar desesperadamente. Interpelamos tentando descobrir o motivo do choro, supondo que havia sido a repreensão do pai. Porém, para nossa surpresa, ela começou a dizer: “Tira o meu burrinho da chuva; porque tu colocou meu burrinho na chuva”… Ela pensara que seu burrinho de brinquedo estava na chuva….


Brincadeiras a parte, Aitofel foi amarrar o seu burrinho.

Sobre o animal, ficou ruminado seus maus sentimentos a viagem inteira.

Dispôs-se” a voltar para a “terra natal”.

O sábio conselheiro do palácio volta a ser um matuto de seu próprio mundinho.


Quando volto a ter atitudes imaturas às quais um já havia superado, minha esposa me adverte dizendo: “Olha o Sidisinho do Caraá”. Se referindo ao local onde morei na minha infância.

Pergunta o nome do irmão aí do lado e acidade onde ele passou a infância. Agora solta aí: “Olha o Fulaninho de tal cidade”.


Ele buscou isolamento em vez de solução.

Fugiu do confronto e caiu em conflito (ainda que consigo mesmo).

Negou a vez do diálogo.


Alguns fogem da esposa, do marido…

Outros do patrão, do governo…

Da professora...



3. Caráter Importa


Aitofel tinha um caráter duvidoso.

Quem pode confiar em um homem como esse?

E você? Dá para confiar em você?


Ele não foi leal a Davi.

Era mercenário. Não estava com Davi por amor ou direção de Deus, apenas por interesse. Quando trocou a “bola da vez”; lá estava ele com Absalão.

Tem gente que é assim com igreja. Congrega em um lugar não porque tenha recebido a direção de Deus para estar lá ou porque ama o ministério. Vai apenas porque esta “bombando” e se não está, corre para a próxima “bola da vez”.


Se você “vem” na Fonte Church, pode vir ou não vir. Agora se você “é” Fonte Church não deixa de ser do nada. Eu sou Fonte Church. Entendo que foi Deus quem me colocou nesta denominação e para sair só se Deus me der direção clara e é uma grande responsabilidade dizer que “Deus deu direção de sair”.


A filosofia de vida de Aitofel era: O que importa é o que funciona.

Mandar o filho se deitar com as concubinas do pai era uma alta imoralidade. Um verdadeiro ataque contra as famílias, contra Deus.

Entretanto, para Aitofel não importavam os princípios, desde que funcionasse. Na cabeça de pessoas assim, os fins justificam os meios.


Houve sim um momento onde ele tirou a própria vida. Porém, seus pensamentos e atitudes já estavam drenando ela a muito tempo.



5. Mecanismos de defesa para não se tornar um Aitofel


Confesse seus pecados para Deus e receba perdão. 1Jo 1:9.

Confesse seus pecados para um irmão maduro para receber cura. Tg 5:16.


Uma vida não supervisionada não é vivida com responsabilidade. Josué Gonçalves.


Viva por princípios e não por circunstâncias.

Tenha um coração ensinável.



Ministração


Como estão as suas emoções?


Você é maduro?


Como reage diante das adversidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário isso nos ajudar a crescer!